sábado, 16 de dezembro de 2017

MÁRIO PEREIRA: UM PRESIDENTE SEMPRE EM MOVIMENTO










Algumas fotos do meu périplo deste Sábado por algumas das actividades realizadas durante a tarde em Alpiarça: almoço no Centro de Cultura e Recreio do Casalinho, a convite da equipa que organiza a Festa Popular do Casalinho; Torneio de Karaté da SFA, no Pavilhão Miguel Jourdan na Escola EB2,3/Secundária; prova distrital de atletismo de pista-coberta, na Nave Desportiva; mostra de artesanato local, no átrio do CD "Os Águias".
Porque "conversa puxa conversa", porque o tempo não estica e, ainda, porque também tenho vida e responsabilidades familiares não consegui passar pela Biblioteca Municipal nem pelo Auditório da Casa dos Patudos a tempo de apanhar as iniciativas (apresentação de um livro e festa do jardim infantil da Fundação José Relvas, respectivamente). 
Mas o mais engraçado é que o vereador do PS mostrou alguma indignação por eu não ter estado hoje na iniciativa da Biblioteca; logo ele, que só esteve nessa e cujos 'compagnons de route' não põem os pés em praticamente nenhuma das muitas iniciativas que se realizam em Alpiarça em cada fim-de-semana, sejam organizadas pelas autarquias ou pelo movimento associativo.
«De: M.P.»

ALPIARÇA ESTE ANO NÃO TERÁ A HABITUAL ILUMINAÇÃO NATALÍCIA



A iluminação natalícia que costumava estar instalada nas várias artérias do concelho e  nos edifícios ou locais emblemáticos não não será colocada este ano.

A Câmara contratou uma empresa especializada em iluminação natalícia  que incluía a montagem e desmontagem da iluminação das festividades.

Por razões várias  a empresa não assumiu o compromisso o que obrigou o executivo a procurar de emergência outras empresas do género mas nenhuma esteve disponível.

Assim a iluminação ficará reduzida ao mínimo e será colocada pela própria autarquia em locais próprios para que faça lembrar a época natalícia

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

SÓNIA SANFONA EM SINTONIA COM O EXECUTIVO DA CDU E OPTIMISTA QUANTO AO FUTURO



Em sintonia porque a vereadora Socialista (foto) quer o bem de Alpiarça e não tem intenção alguma de criar desavenças com o maioria comunista e muito menos criar “guerras” com quem quer que seja.

Para “guerras e outras palhaçadas” já chegou quem lá esteve no último mandato.

O “ponto de ordem” agora e futuramente é: defender ideias e projectos para que Alpiarça “ande para a frente” .

****/****

Sónia Sanfona  reconheceu  na  reunião de Câmara de hoje que  finalmente Alpiarça já possui  “todas as condições em termos de saúde” porque os alpiarcenses passaram  “ a ter médico de família” (LerInauguração da Unidade de Saúde Familiar Alpiarça) e não deixou de felicitar a “Câmara pelo esforço que fez”.

No ar ficou a mensagem se os médicos estão para ficar ou se: "apenas será por pouco tempo".

 ****/****

O ambiente é de cordialidade e camaradagem mesmo que às vezes não haja entendimento em algumas questões como foi a da Inauguração-benção da nova capela do Frade de Cima que a Igreja local em vez de convidar todo o executivo só convidou o presidente da Câmara o que “incomodou” Sónia Sanfona que entendia dever  ter sido convidada para o evento.

Mário Pereira disse-lhe que nada tinha a haver com  assuntos da Igreja e da nova capela, que, “até nem é crente” e muito menos, não "sabia explicar as razões" porque o Bispo de Santarém D. José Traquina só o convidou a ele.

Como nota deixou o recado: “nem os  vereadores da CDU foram convidados”.

Sónia Sanfona  “torceu o nariz” porque há algo que não bate certo e muito menos ficou convencida  com a explicação do presidente.

Se a socialista tiver duvidas ou satisfações “peça-as ao Bispo Traquinas” adiantou o edil.


****/****

A Vereadora Sónia Sanfona  questionou o Executivo da CDU para saber como funciona o “quadro do pessoal” da Casa Museu dos Patudos porquanto esta coisa de atender os visitantes do museu e saber explicar-lhes o que na verdade é o ex-libris de Alpiarça como quem foi José Relvas tem muito que se lhe diga e não é para qualquer um.

Uma questão muito bem apresentada pela vereadora da oposição com bons argumentos mostrando que a casa de José Relvas exige funcionários com profunda preparação.

Adiantou ainda que na Câmara existem funcionários com uma certa qualificação mas mal aproveitados, isto é: que deviam estar a desempenhar cargos para os quais estão devidamente preparados e não a  trabalhar em locais que não são minimamente  adequados  aos conhecimentos que possuem.

De pouco lhe valeu.

 O presidente da autarquia astuto e com  experiência suficiente para saber dar a volta à “coisa” quando não lhe agrada certas perguntas não esclareceu quem tinha duvidas fazendo com que   Sónia Sanfona   tivesse que   sorrir sozinha para a mesa das decisões e abanasse a cabeça, como quem diz: “não vale apena porque daqui não levo nada…”

Se dúvidas Sónia Sanfona tinha apesar dos poucos  esclarecimentos do presidente e do Vereador João Pedro com dúvidas ficou porque  as resposta foram invasivas ficando a promessa de que: “vamos estudar o assunto”

Inauguração da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Alpiarça






Inauguração da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Alpiarça, nas instalações do centro de saúde, com a presença do Presidente do CD da ARS-LVT, da Directora do ACES Lezíria do Tejo, do Bispo de Santarém, dos eleitos locais do Município e da Freguesia, da Comissão de Utentes, dos profissionais de saúde e de representantes convidados de várias entidades parceiras.
Com a constituição desta USF, Alpiarça torna-se um dos poucos concelhos com a totalidades da sua população com médico de família atribuído, num importante salto qualitativo no serviço prestado ao nível dos cuidados de saúde primários sob a responsabilidade do SNS.
«De: M.P.»

DESPORTO





16 De Dezembro
Sábado  
FUTEBOL
9h30m - CD Águias x Coruchense (Infantis)
11h - CD Águias x GD Benavente (Sub10)
Estádio Municipal
--JOGOS FORA--
11h - CD Amiense x CD Águias (Sub11)
Campo da Azenha

ATLETISMO
15h - Prova de Atletismo
Nave Desportiva de Alpiarça

17 De Dezembro
Domingo 
FUTEBOL
10h - CD Águias x CCD Caxarias (Juvenis)
Estádio Municipal

PESCA
9h - Pesca Desportiva
Barragem de Alpiarça

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Inauguração da Unidade de Saúde Familiar Alpiarça



O actual Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP, Dr. Luís Pisco, inaugura no dia 15 de dezembro, pelas 10 horas, a Unidade de Saúde Familiar Alpiarça.

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Alpiarça, do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lezíria, vai servir cerca de 6.680 utentes inscritos. Nesta unidade vão trabalhar quatro médicos, quatro enfermeiros e quatro assistentes técnicos, num horário de funcionamento de segunda a sexta, das 08:00 às 18:00 horas.

Com cerca de 200.000 utentes, o ACES Lezíria tem por missão garantir a prestação de cuidados de saúde à população dos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém, numa área territorial de 3.485 Km².

O ACES Lezíria tem em funcionamento 12 Unidades de Saúde Familiar (USF), três Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e sete Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC). Tem também uma Unidade de Saúde Pública (USP) e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP).

O ACES Lezíria, para além das actividades de âmbito clínico que presta à sua população desenvolve atividades de vigilância epidemiológica, investigação em saúde, controlo e avaliação dos resultados e participa na formação de diversos grupos profissionais nas suas diferentes fases, pré-graduada, pós-graduada e contínua.

EXECUTIVO DA CDU QUASE “OBRIGADO” A AUMENTAR O IMI

Por: António Centeio


Com os aumentos nos próximos anos” coloca-se ao executivo da CDU o “aproveitamento das verbas do quadro comunitário Portugal 2020”.

Uma “oportunidade para executar obras e medidas importantes” para “o desenvolvimento do concelho” que são comparticipadas a 85% “ mas cabendo ao Município “assegurar a sua parte de co-financiamento”.

Daqui o Executivo ter que encontrar o restante em falta.

Nos últimos 5 anos os prédios urbanos situados no concelho de Alpiarça têm sido taxados no valor mínimo (0,3%), na sequência de uma opção política do município que tem beneficiados os seus proprietários”.

Salienta a Câmara em comunicado próprio que “Alpiarça é um dos dois únicos municípios com taxa mínima na nossa região”.

Por causa deste valor mínimo a autarquia deixou de receber perto de “2 milhões de euros, cerca de 400 mil euros por ano em relação ao que receberia se fosse aplicada a taxa mínima (0,5%) que anteriormente vigorava”.

Foram cerca de 2 milhões de euros que os proprietários desses prédios urbanos pouparam, mas que muita falta têm feito aos orçamentos da CMA, tendo afectado negativamente a capacidade de realização da autarquia ao serviço de toda a população.

A AMORTIZAÇÃO DA DIVIDA QUE ASCENDE A CERCA DE 1 MILHÃO E 300 MIL EUROS POR ANO

O processo de recuperação financeira a caminho da sustentabilidade que tem seguido (redução de mais de 5 milhões de euros da divida municipal registada em 2009) traduz-se num grande esforço de amortização da divida que ascende a cerca de 1 milhão e 300 mil euros por ano, verba essa que muito constrange e limita a capacidade de realização e de investimento, bem como condiciona também a capacidade de manutenção de equipamentos colectivos e a aquisição de fornecimentos fundamentais à prestação de um melhor serviço a todos os munícipes”.

Para que a divida possa ser reduzida e a actividade camarária volte à normalidade como o desenvolvimento no concelho a CMA propôs à “Assembleia Municipal a aprovação de uma taxa de IMI de 0,42 para o ano de 2018 de forma a garantir a sustentabilidade financeira municipal e a possibilitar o necessário investimento no futuro do concelho e de todos os alpiarcenses”.

O aumento desta taxa já foi aprovado.

Saliente-se que o Município tem um “conjunto de projectos em execução e outros para executar, nomeadamente a: Revitalização do Mercado Municipal; Ampliação e Requalificação do Jardim; Requalificação da Escola EB”,3/Secundária; Substituição da Iluminação Pública em todo o concelho com lâmpadas LED; Projecto de Promoção do Sucesso Educativo; Recuperação da Barragem dos Patudos e da Vala; Recuperação da rede viária municipal; Manutenção das Bolsas de Estudo, do apoio social escolar e ao movimento associativo desportivo, cultural e social, entre outros.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Inauguração-benção da nova capela do Frade de Cima



Na inauguração-benção da nova capela do Frade de Cima, com o novo Bispo de Santarém, D. José Traquina, e com o pároco de Alpiarça, Padre Tiago Pires, na tarde deste Domingo. 
A disponibilização do edifício e espaço envolvente da antiga Escola Primária do Frade de Cima para o culto religioso e outras actividades abertas à população surge na sequência de um protocolo de cedência assinado entre a Câmara Municipal de Alpiarça e a Igreja, que permitiu a recuperação do edificado e a sua devolução ao serviço da comunidade.
«De: M.P.»

O 10° aniversário da Águas do Ribatejo



Em Samora Correia, no seminário que assinala o 10° aniversário da Águas do Ribatejo EM, com a presença dos anteriores a actuais eleitos locais dos municípios integrantes e do Secretário de Estado do Ambiente.
«De. M.P.»

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

OS QUE "SACANEARAM" LEONEL PISCALHO


De: Leonel Piscalho

Sou apenas e só um simples biengenheiro civil, filho de um operário e duma camponesa, comunistas de Alpiarça, ambos já falecidos ( nada tiveram a ver com a AOC de então). Não sendo um expert em cultura, arte ou história não me impede de usar a minha massa cinzenta como bem entendo. 
Vai para 115 anos que Julio Dantas escreveu " a Ceia dos Cardeais" e ficou célebre a expressão " como é diferente o amor em Portugal " dita pelo personagem cardeal G.de Castro se fosse solicitada uma versão alpiarcense diria o tal cardeal ou outro personagem ( talvez um politico atual) "como é diferente o conceito de coerência ou de honestidade em Alpiarça". 

Senão vejamos:

a) - em 23/10/1986 comunicação da AM de Alpiarça em maioria CDU a comunicar e concretizar uma moção.

b)- em 02/04)2007 por proposta dum vereador CDU em mandato de maioria PS a condecoração anexa numa noticia do MIRANTE .

c) em março de 2017 por proposta de nem quem e aprovado por unanimidade a atribuição do meu nome ao parque defronte da barragem.

Em nenhuma destas situações pedi ou solicitei a atribuição ou qualquer outra situação afim. Como podem avaliar são 3 situações espaçadas 20 e 10 anos respectivamente...

Finalmente desejo aos meus conterrâneos e amigos, incluso os que me "sacanearam" e lembrar-lhes que a terra ainda é redonda e, pese as ameaças que sobre ela incidem nos encontraremos um dia no" Vale da Cigana" pois faz parte das minhas intenções voltar á terra onde nasci, nem que seja deitado... E lá decerto não nos falaremos mais. Boas Festas a todos, sem excepção...

domingo, 10 de dezembro de 2017

ARTIGO DE OPINIÃO: Portugal na liderança

Por:
Rodolfo Colhe
Presidente da Juventude Socialista
de
Alpiarça
 

Portugal na liderança

Confesso que cada vez mais fico surpreendido com a capacidade que os portugueses têm de se superar e de atingir feitos que são à partida para os outros, mas nós conseguimos superar tudo quando estamos focados. Podia estar a falar de mais uma Bola de Ouro ganha por Cristiano Ronaldo ou por se ter tornado o 1º jogador da história a marcar em todos os jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões, mas não era a esse craque nem a esse Ronaldo que me referia, falo sim do Ronaldo das finanças.
A alcunha segundo alguns foi colocada em tom de gozo, mas sinceramente não acho que isso seja importante, nem foi sequer a primeira vez que foi gozado, lembro-me facilmente do riso de Pedro Passos Coelho na estreia no Parlamento ou da forma como Marques Mendes ridicularizou a possibilidade de Mário Centeno ser equacionado para a Presidência do Eurogrupo (se for um indivíduo correcto irá com certeza pedir desculpas e admitir que foi incorrecto, veremos se é homem para isso).
O mais concreto no meio de todo o ruído é que um ministro de Portugal, de um governo de esquerda, suportado por partidos à sua esquerda consegue liderar um órgão europeu que deve ter relevância. E isto não se consegue aparecendo em directo com alguém a desfazer-lhe a barba, isto consegue-se com base em trabalho e em resultados. Trabalho realizado em prol do nosso país mas também com muito trabalho de casa feito com os parceiros europeus que têm na minha opinião vindo a ser conquistado com as eleições de António Costa e Carlos César para órgãos internacionais. E é importante que se diga que António Costa tem uma elevada percentagem do mérito da eleição de Centeno. Acredito seriamente que apesar de estarmos novamente debaixo do foco de atenção da Europa esta eleição só pode ser óptima para o nosso país mas também para a própria Europa que precisa de novas ideias e de novas caras na liderança, sendo indispensável que deixe de ser gerida exclusivamente pela vontade de dois ou três países e passe a ser gerida com vista ao melhoramento de toda a Europa e ao encurtamento de diferenças.

Vivemos momentos altamente conturbados à escala mundial, o risco de guerra e posteriormente de crise aumentou e caso não se atinjam consensos vai aumentar ainda mais nos próximos tempos. É imperativo que todas as lideranças sejam elas nacionais ou internacionais tenham em conta o actual momento, deve ser um enorme orgulho para qualquer português ter compatriotas em lugares de enorme importância, ainda mais para aqueles que, como eu, são socialistas.