sexta-feira, 5 de abril de 2019

ÁGUAS DO RIBATEJO CONSOLIDOU CRESCIMENTO SUSTENTADO EM 2018



ÁGUAS DO RIBATEJO terminou o exercício de 2018 com um resultado líquido de 1.676.155,00 €. Os proveitos serão aplicados em investimentos e na melhoria do tarifário para famílias numerosas e carenciadas.
Relatório de Gestão e Contas de 2018 foram aprovados por unanimidade na assembleia geral de 28 de março após apreciação nos sete municípios que integram a AR: Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas.
Pedro Ribeiro, Presidente da Assembleia Geral da AR congratulou-se com os resultados obtidos. “Este relatório mostra que a AR foi uma excelente opção e continua no bom caminho para garantir a sustentabilidade económico-financeira assegurando serviços de qualidade aos clientes, consumidores e utilizadores”, referiu o Presidente da Câmara de Almeirim.   
Ainda assim, a AR regista-se uma quebra de 22% no resultado líquido, em relação ao ano anterior, que teve a ver com a redução do volume de negócios e dos subsídios.
Em 2018, os volumes de água e água residual faturados registaram uma descida de 6,5% e 3,5%, respetivamente.
Os primeiros meses do ano de 2018 registaram níveis de precipitação muito acima do normal, o que se traduziu num decréscimo significativo da água produzida e faturada.
“Se do ponto de vista das disponibilidades hídricas esta situação é favorável, já no que se refere às receitas geradas pela empresa a situação é a inversa. Foi possível ainda assim manter um nível de resultados positivo, consolidando a situação económico-financeira da empresa”, refere o Presidente do Conselho de Administração, Francisco Oliveira, citando o relatório e contas.
No ano de 2018, a AR subiu o número de clientes do serviço de abastecimento e saneamento. Atualmente a AR terminou o exercício com 75630 clientes mais 391 que no ano anterior, contrariando uma tendência para a redução de clientes.

A Dívida Líquida Financeira registou uma descida superior a 4%, muito por força da diminuição dos custos dos financiamentos externos obtidos para concretização das empreitadas, que se traduziu no decréscimo do Passivo Não Corrente, em comparação com o período homólogo.
Os níveis de Autonomia Financeira e de Solvabilidade melhoraram quando comparados com os do período homólogo, “significando que a capacidade da empresa para fazer face aos seus compromissos é hoje maior do que no passado”, refere o Presidente Francisco Oliveira.

Plano de Investimentos da AR prevê a concretização de 21,5 ME até ao final de 2021
em operações nos sistemas de tratamento de águas residuais e nos sistemas de abastecimento de água.
As intervenções para construção de novos equipamentos e infraestruturas serão financiadas pelo programa europeu POSEUR PORTUGAL 2020, ainda assim, exigem um enorme esforço financeiro da empresa com recurso à banca e a capitais próprios.
Todavia, algumas intervenções de ampliação e requalificação de sistemas serão realizadas apenas com capitais da AR.

Na Assembleia Geral ficou vincada a necessidade de sensibilizar os clientes para se ligarem às redes de saneamento de modo a não comprometer o funcionamento das infraestruturas e equipamentos construídos e a garantir a sustentabilidade dos sistemas.
Foi ainda manifestada preocupação em relação à anunciada seca no período de Verão que vai exigir o reforço das campanhas de informação e sensibilização para o uso eficiente da água e combate ao desperdício.
A AR vincou o compromisso de reduzir as perdas de água, que no final de 2018 eram de 32%, valor abaixo da média nacional, mas ainda longe do objetivo dos 20%. 

RESUMO DOS Dados Económico-Financeiros


DEZEMBRO

DEZEMBRO

Var.



2018

2017

%

Volume de Negócios (1)
 
15.938.844
 
16.461.031
 
-3,17%

EBITDA (2)
 
8.525.235
 
9.733.396
 
-12,41%

Res. Antes Impostos
 
2.213.130
 
2.862.074
 
-22,67%

Resultado Líquido

1.676.155

2.166.172

-22,62%

Valores em euros
      

       

(1) Vendas + Prestação de Serviços
     
(2) Resultado Operacional + Amortizações + Provisões

Medalha de Mérito Desportivo Coletivo atribuído pela Câmara Municipal de Alpiarça à Secção de Patinagem de Velocidade da Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1o de Dezembro



Começámos em 2015, também em Abril, com pequenas atividades de demostração e divulgação desta modalidade. Desde esta altura que esta dinâmica está presente e nunca se perdeu, graças às várias pessoas que foram fazendo parte da secção. O que conseguimos alcançar até ao momento, foi obra e graça do esforço conjunto da secção, pais e atletas, bem como do apoio de várias instituições públicas tais como Bombeiros Voluntários de Alpiarça, Junta de Freguesia de Alpiarça e obviamente a Câmara Municipal de Alpiarça. É com todos vós que conseguimos ser dinâmicos, ativos e também felizes!!
Acreditamos que ainda estamos no início dos nossos sonhos (por sinal, este mês fazemos 4 anos) e, até ao momento, organizámos várias atividades, entre as quais, destacamos o Campeonato Nacional de Estrada em junho de 2018 que promoveu a participação de 160 atletas de 15 clubes.
Já organizámos 2 Torneios da Amizade em Alpiarça, torneio de caráter regional e, este ano, vamos organizar o terceiro no dia 1 de junho!! A este torneio, associámos o nome de uma pessoa que, infelizmente já não se encontra entre nós e que foi imprescindível na implementação desta modalidade em Alpiarça: Vasco Pimenta d'Aguiar!!
Entre outras, organizamos também aulas abertas, a próxima é este mês dia 27, bem como ações várias de angariação de fundos para a nossa atividade.
Obrigado a todos os que têm contribuído para o nosso crescimento, para o nosso desenvolvimento, para a nossa felicidade!!!
«de Ana Paula Marques»

As Melhores Histórias Nascem aqui!



No dia 6 de abril, sábado, pelas 15h00
As Melhores Histórias Nascem aqui!
Vamos conversar sobre cidadania, respeito pelo outro e pelos animais,
saber como podemos proteger o ambiente e cuidar da nossa saúde através de pequenas mudanças nos nossos hábitos.
E ainda vamos cozinhar e comer coisas muito apetitosas
Participem, é gratuito!
O mundo vegano está a gerar grandes transformações sociais, adoptando um estilo de vida consciente, respeitador do ambiente, defendendo a abolição dos produtos animais e seus derivados no prato.
As Melhores Histórias Nascem aqui tem como mote o livro Cozinhar ComPaixão. As suas quatro autoras, Maria João Lima, Cristina Nunes, Maria Beatriz Vaudano e Ana Cristina Marques, professoras na Escola Secundária Professor José Augusto Lucas, Linda-a-Velha, decidiram dinamizar um projecto que defende um estilo de vida diferente. Do terreno da escola e do êxito que tem constituído junto dos alunos e dos professores, a ideia vai alargar-se a outras escolas portuguesas e este livro é um primeiro passo para expandir a iniciativa a todo o país.
«n: fnac.pt»

OTL/CAF PÁSCOA 2019


quarta-feira, 3 de abril de 2019

FALTA DE VIATURAS NO POSTO TERRITORIAL DA GNR DE ALPIARÇA



Uma delegação de dirigentes da Associação dos Profissionais da Guarda – APG/GNR realizou uma volta ao dispositivo do Comando territorial de Santarém, no sentido de aferir os problemas sentidospelos profissionais.
A tónica dominante entre os profissionais é o descontentamento motivado pelo facto de ainda não se ter processado a contabilização do tempo de congelamento das carreiras, algo que já aconteceu nas carreiras gerais da administração pública, o atraso das promoções relativas ao anode 2018, assim como o tempo de espera para promoção de Cabo a Cabo-chefe, em que nalgumas situações chegam aos 19 anos até que estas ocorram.
A falta de viaturas e as precárias condições físicas de instalações têm como exemplos mais gritantes o Destacamento Territorial de Coruche e o Posto Territorial de Alpiarça.
A APG/GNR congratula-se com o início das obras de requalificação do Posto Territorial de Salvaterrade Magos e do Posto Territorial de Alcanena, situações que a seu tempo foram levantadas por esta Associação, no sentido de garantir condições de serviço ao respectivo efetivo.
Relativamente ao Posto de Alcanena, considerando que as obras se encontram avançadas, a Associação espera que a inauguração ocorra durante o 1º semestre de 2019, deixando no entanto o alerta para que o edifício seja inaugurado com garantia de que seja equipado com mobiliário novo e adequado àquela nova estrutura, não sendo admissível que tal venha a ser colocado em causa.
A APG/GNR, a maior e mais antiga Associação Profissional da GNR nunca cederá na defesa dosdireitos dos profissionais da GNR, mantendo-se atenta e sempre pronta para atuar mesmo em tempos de repressão, como atualmente se vivem.