sábado, 28 de outubro de 2017

I TORNEIO DA AMIZADE EM PATINAGEM DE VELOCIDADE


I Torneio da Amizade em patinagem de velocidade, realizado em Alpiarça, ao longo de todo o dia, numa organização da secção de patinagem da Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1° de Dezembro, no espaço da Eira do Paciência. 
Parabéns a todos os atletas, clubes e dirigentes envolvidos, com o natural destaque para os da SFA e, de entre estes, o Lívio Medeiros, a Ana Paula Marques e o Vasco Aguiar.
«MP»

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Autarquias gastaram mais 500 milhões de euros até Setembro


Em ano de eleições autárquicas, os gastos dos municípios aumentaram 11%, face ao ano passado. Investimento e a aquisição de bens e serviços justificam a subida da despesa da administração local.

Em ano de eleições autárquicas, os gastos dos municípios aumentaram 11%, face ao ano passado. Investimento e a aquisição de bens e serviços justificam a subida da despesa da administração local.
A execução orçamental até setembro mostra a influência das eleições autárquicas de outubro nos gastos das autarquias. O investimento disparou 53,3% e a aquisição de bens e serviços — o maior gasto após a despesa com pessoal — cresceu 6,6%. Ao todo, os municípios acabaram por gastar mais 507,7 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2016. O saldo global continuou positivo, mas piorou 148,6 milhões de euros, segundo os dados revelados esta quinta-feira pela Direção-Geral do Orçamento.
“Na Administração Local, o crescimento [da despesa] fixou-se em 11% em termos homólogos, tendo como principais contributos o aumento do investimento (7,0 pontos percentuais) e da aquisição de bens e serviços (2,1 p.p.)”, lê-se na síntese de execução orçamental relativa ao mês de setembro.
Ao todo, as autarquias gastaram mais 323,1 milhões de euros em investimento e mais 97,3 milhões de euros em aquisição de bens e serviços. O próprio investimento público das administrações públicas (que incluem todos os subsetores, como a administração local) está a aumentar sobretudo graças à subida do investimento local.
Défice melhora 2,29 mil milhões de euros até setembro
Por outro lado, “na Administração Local, a receita aumentou 6,8%, destacando-se o contributo da receita fiscal (4,2 p.p.) e da outra receita corrente (1,1 p.p.)”. Ou seja, os gastos foram parcialmente cobertos por mais 225,3 milhões de euros em receitas de impostos.
Destaca-se a subida da receita da derrama paga pelas empresas (+74 milhões de euros), do Imposto Municipal sobre as Transmissões (IMT, +132 milhões de euros) e das taxas/multas (+81 milhões de euros).
Feitas as contas, o saldo das autarquias fixou-se nos 551,2 milhões de euros, contribuindo de forma positiva para o défice das administrações públicas que, até setembro, caiu 2,29 mil milhões de euros. Contudo, o excedente dos municípios deteriorou-se em 148,6 milhões de euros, dado que a despesa subiu mais do que a receita.
A administração local tinha, até setembro, 107 milhões de euros de pagamentos em atraso. Ou seja, dívidas por pagar há mais de 90 dias.
«Eco»

" GERINGONÇA À MODA DE ALPIARÇA"


Por: M. Ramos

O texto mais ou menos alinhavado, sob o título “O caso da Assembleia de Freguesia de Alpiarça” publicado na "Rede Regional" por um destacado membro do MUDA Alpiarça é uma clara provocação à CDU na pessoa do seu candidato Ricardo Arranzeiro Hipólito, ex-presidente da Assembleia de Freguesia de Alpiarça e também candidato nesta corrida de 1 de Outubro. Diz o autor do texto: "O anterior Presidente da Assembleia de Freguesia (CDU) demonstrou por diversas vezes não ter estado à altura do cargo..." Então, seguindo o raciocínio, nada como a CDU dispensar o seu candidato e chamar a eleita do Muda Alpiarça para resolver a situação! Eleita esta, assumidamente do CDS, com 5,1 % da votação expressa nas urnas para este órgão, porque só assim, diz o articulista "permitirá que os trabalhos sejam dirigidos com a devida isenção e elevação que é exigida ao titular deste cargo." Ora, a CDU deve ter escolhido mal o seu candidato de há anos que, na opinião do autor, não tem a "devida isenção e elevação que é exigida ao titular deste cargo." Ricardo Hipólito, que anda nestas andanças há muitos e muitos anos, estará maravilhado com estes mimos. Os seus camaradas então, bendizem a hora desta escolha e, por certo, estarão encantados com o respeito demonstrado publicamente pelo seu parceiro político: MUDA Alpiarça. É evidente, que alguém neste momento, estará a engolir um daqueles enormes e pachorrentos sapos das hortas, que nem os sais de fruto e os quatro anos de mandato ajudarão a digerir. Uma verdadeira espinha na garganta da CDU de Alpiarça! É um facto.

Actividades do 'Águias'



28 De Outubro
Sábado 
FUTEBOL
9h30m -  Águias x AA Santarém (Sub10)
11h - Águias x U.Chamusca (Infantis)
Estádio Municipal 

JANTAR DE ANIVERSARIO / GALA DO ÁGUIAS
20h - Jantar e espetáculo com Joana Almeirante 

29 De Outubro
Domingo
FUTEBOL
10h30m - Águias x Ferreira do Zêzere (Juvenis)
Estádio Municipal

KARATÉ
11h - Karaté vem á rua
Largo Frente ao Clube
 

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

TOMADA DE POSSE DOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS


No passado dia 22 de Outubro de 2017, no Auditório da Casa dos Museu dos Patudos - Museu de Alpiarça, teve lugar a cerimónia de instalação dos Órgãos do Município, na sequência das Eleições Autárquicas de 1 de Outubro, tendo competido a Fernando Rodrigues Louro, na qualidade de Presidente da Assembleia Municipal cessante proceder à instalação da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal.

Segundo os resultados eleitorais obtidos nas referidas Eleições, os dois Órgãos ficaram assim constituídos:
Câmara Municipal:
Mário Fernando Atracado Pereira - CDU – (PCP/PEV)
Sónia Isabel Fernandes Cruz Mendes - Partido Socialista - (PS)
Carlos Jorge Duarte Pereira CDU – (PCP/PEV)
António da Conceição Moreira - Partido Socialista (PS)
João Pedro Costa Arraiolos - CDU – (PCP/PEV)
Assembleia Municipal:
Fernando Rodrigues Louro – CDU – (PCP/PEV)
Joaquim Luís Rosa do Céu – Partido Socialista – PS
Júlio Manuel Fernandes Pratas - CDU – (PCP/PEV)
Maria Graciete da Costa Pereira de Brito - Partido Socialista – PS
Liliana dos Santos Carapinha - CDU – (PCP/PEV)
Abel Ferreira Melro Pedro – Partido Socialista – PS
João Pedro Antunes Osório – CDU – (PCP/PEV)
Maria Filomena Lopes Rúbio – Partido Socialista – PS
Anabela Feliciano da Costa – CDU – (PCP/PEV)
Armindo Pinto Batata – MUDA ALPIARÇA - (PPD/PSD – CDS-PP MPT)
Carlos Alberto Dias Marques – Partido Socialista – PS
Celestino Tomaz Pereira Brazileiro – Partido Socialista – PS
Ana Margarida Vendes Rosa do Céu – Partido Socialista – PS
Fernanda Maria Maia Nunes Fragoso Garnel – CDU – (PCP/PEV)
Ana Rita Monteiro Marques – Partido Socialista – PS
Fernanda Maria Fontainhas Amorim Cardigo – CDU – (PCP/PEV)
Após o ato de instalação procedeu-se à eleição da Mesa da Assembleia, que ficou assim constituída:
Presidente da Assembleia – Fernando Rodrigues Louro
1.º Secretário - Liliana dos Santos Carapinha
2.º Secretário - Fernanda Maria Maia Nunes Fragoso Garnel

ACTIVE-SE "URGENTEMENTE" O PLANO DA BARRAGEM DOS PATUDOS

Foto

Dos projectos eleitorais apresentados para as Eleições Autárquicas de 2017, o da candidata Sónia Sanfona era o que mais defendia e apresentava melhores ideias para o desenvolvimento e aumento de actividades na Barragem dos Patudos cujo objectivo não era mais do que “aproveitar a ‘riqueza’ da barragem”.

A barragem tem uma enorme rentabilidade que nunca foi explorada e Sónia Sanfona tinha no seu projecto, digamos, algumas “ideias revolucionárias” que postas em prática podiam e podem mudar todo o tecido turístico e desportivo que envolve o espaço da Barragem dos Patudos.

Saliente-se que nos concelhos vizinhos nenhum tem as condições que Alpiarça possui:

Um enorme Parque de Campismo e uma barragem à beira da Estrada Nacional com acessos de excelente qualidade.

Seria interessante para todo o concelho que o executivo camarário pegasse neste “projecto” e de mãos dadas com a autora da ideia metesse “mão à obra” para beneficiar Alpiarça.

É altura de se acabar com as quezílias partidárias e meter os interesses da terra à frente de tudo e de todos.

Ganha a Autarquia e ganhamos todos nós

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Comunistas e coligação de centro-direita entendem-se para deixar PS fora do poder em Alpiarça

Resultado de imagem para Maria Domingas Mendonça de alpiarça


CDU ficou com a presidência da assembleia municipal, que também era disputada pelo PS, e cedeu à coligação PSD/CDS/MPT a presidência da assembleia de freguesia.

Um aparente entendimento entre a CDU (coligação PCP/PEV) e a coligação PSD/CDS/MPT (MUDA) permitiu que a cabeça-de-lista deste movimento, Maria Domingas Mendonça (foto), que foi o menos votado nas eleições autárquicas de 1 de Outubro para esse órgão, tenha sido eleita presidente da Assembleia de Freguesia de Alpiarça. CDU e PS têm seis eleitos cada nesse órgão e PSD/CDS/MPT apenas um, que acaba por ficar com presidente.


segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Tomada de posse de Mário Pereira




Tomada de posse para o terceiro mandato (2017/2021) como Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, ontem, Domingo, 22 de Outubro de 2017, no novo Auditório da Casa-Museu dos Patudos.

"Sábados a Contar"


domingo, 22 de outubro de 2017

ARTIGO DE OPINIÃO: Mais bom senso, por favor

Por:
RODOLFO COLHE
Presidente da Juventude Socialista
de Alpiarça


Mais bom senso, por favor

Como forma de introduzir um tema, começo com outro que à partida nada tem que ver, mas em que há um ponto em comum. Eu, como milhares de portugueses, uso pelo menos 5 dias por semana transportes públicos, e convém dizer que uso, não só, porque é mais barato, apesar de já não ser tão barato assim (e poderia escrever apenas sobre a necessidade de mudanças na CP), mas também porque prefiro em detrimento de ter que conduzir todos os dias. E de segunda a sexta assisto a situações que são de todo desagradáveis e nem me refiro à falta de noção das pessoas que falam ao telefone altíssimo durante toda a viagem ou as conversas em grupo sobre a filha da vizinha que incomodam todo o comboio, exceptuando, claro quem está na conversa. Esta semana em particular e num total de 10 viagens de comboio levantei-me do lugar onde estava para o ceder a grávidas e idosas, salvo erro por 5 vezes, e as pessoas que estavam sentadas ao meu lado nem olharam para as pessoas em clara dificuldade, e a isto se chama falta de bom senso, falta de noção da vida em sociedade, incumprimento da lei e por vezes falta de respeito. É certo que ninguém gosta de ir em pé, inclusive eu, não gostei e o mais certo é que todos os dias várias pessoas vão de pé o que levanta a dúvida da não introdução de mais uma carruagem na composição. Mas para mim é a falta de bom senso o mais importante nesta história, é sobre a falta de bom senso que quero falar após esta chamada de atenção para uma realidade que não é muito falada.
A falta de bom senso não é caso exclusivo dos utilizadores dos transportes públicos, e cada vez mais vemos essa falta de bom senso em toda a parte, e na minha opinião nos últimos dias tenho visto muita falta de bom senso. E eu próprio vou ter falta de bom senso político e falar sobre um tema que poderia querer enterrar, mas não consigo. Os incêndios em Portugal foram um desastre a uma escala desmedida e vieram provar que os nossos mecanismos de defesa a estes cataclismos são deficientes e necessitam de ser revistos. Mas não consigo deixar de ficar incomodado com o facto de que a primeira e principal preocupação durante bastante tempo fosse fazer cair a ministra. Desde já, posso dizer que não a conheço, nunca falei com ela, nem posso sequer dizer que é uma das pessoas pela qual tento equilibrar os meus raciocínios, mas o pedido de “sangue” foi, no mínimo, um absurdo quando ainda deflagravam tantos fogos em Portugal. Sempre achei que a ministra iria cair, tal como caiu, até porque mesmo não a conhecendo acho que humanamente não teria condições para continuar, mas gabo-lhe a capacidade para sair apenas após os incêndios estarem dados por controlados. E a questão aqui é bom senso, se após os incêndios de Pedrogão a Ministra se tem demitido ou tem sido demitida, quem fosse tomar o seu lugar no Ministério teria tempo de realizar a reestruturação que se impõe? Não iria a cabeça desse Ministro cair também, sem que tivesse sequer tido a oportunidade de tentar? Acho que a resposta é obvia, até porque não será nem num ano, nem apenas em uma Legislatura que os problemas serão todos resolvidos sendo que, também, tenho plena certeza que o atual governo pode não ter avançado o suficiente na resolução dos problemas, mas não os causou como o anterior.
Espero sentado para ver os críticos desvalorizarem as medidas que, com certeza, serão tomadas no combate aos incêndios. Espero também não ver mais matas de privados ou quintais por zelar, espero não ouvir críticas ao défice se este for mais alto do que o previsto por via de investimento na área da floresta e do combate aos incêndios. Espero não ouvir comentadores e políticos e políticas de trazer por casa, acusarem o governo sobre alterações que prejudiquem as empresas das madeiras e derivados.
Bom senso digo eu, bom senso.