sábado, 10 de junho de 2017

NUNCA TENHAS MEDO

Por: Filomena Frazão

“Era uma vez o medo.
Todas as vidas deveriam começar assim. Como histórias encantadas, contos infantis para adultos.Carinho para os velhinhos, amor aos animais.
Era uma vez o medo...
Se nunca estiveste perante algo que te assustasse: então nunca estiveste perante algo que te elevasse.”
O medo, o medo é triste, é perturbador, destruidor.
O medo não deve existir, mas existe!
O maior medo é de não conseguir, e de ser um fracasso.
O medo nunca nos pode destruir.
Nunca tenhas Medo"

Uma vez mais Alpiarça respondeu "presente!"



Uma vez mais Alpiarça respondeu "presente!" e o Largo dos Águias encheu para a apresentação dos primeiros candidatos da CDU aos órgãos autárquicos.
Comigo -- com muita honra candidato a Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça -- foram apresentados Fernando Louro, candidato à Assembleia Municipal, e a Fernanda Cardigo, à Assembleia de Freguesia / Presidente da Junta de Freguesia de Alpiarça.
O comício contou com as intervenções de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, de José Luís Ferreira, deputado na AR e dirigente do PEV, e de José Marcelino, pela ID. Para além de vários dirigentes das forças que integram a CDU, marcou também presença António Filipe, deputado do PCP eleito pelo distrito de Santarém na AR.
Agradeço o carinho e as variadas manifestações de apoio que, muito para além da presença massiva nesta iniciativa de ontem, muitas mais pessoas me fizeram chegar (assim como aos outros candidatos apresentados pela CDU), que muito nos animam e motivam nesta caminhada. 
Juntos renovamos a confiança de Alpiarça nos candidatos da CDU e definiremos um futuro melhor para os alpiarcenses e o País.

10 de Junho de 2017 
Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
«De: M.P.»

ESTE É O CIVISMO DE QUEM AQUI TRABALHA E VIVE?




Este é o civismo de quem aqui trabalha e vive


Não basta quem trabalha no lixo NUNCA fechar os contentores, nenhum, ainda põe o lixo no chão e o contentor nem está cheio, e mesmo que estivesse há mais 2 a 20 metros de distância.
É isto que fica para todo o fim de semana.
É isto que visitantes e clientes vêm.
É este o civismo de quem vive e trabalha nesta zona.
E nem é dos dias piores...
«Texto e foto de Luís Cebola»

Autárquicas: Mário Pereira é candidato da CDU a um terceiro mandato em Alpiarça


A candidatura do atual presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Mário Pereira (CDU), a um novo mandato autárquico (o terceiro) foi apresentada ontem à noite, numa sessão que contou com a presença do secretário-geral do PCP.
Mário Pereira, 48 anos, professor de História, militante do PCP e membro da concelhia e da distrital de Santarém do partido, preside à Câmara de Alpiarça desde 2009, tendo sido eleito vereador no mandato anterior (liderado pelo PS).
Numa sessão, realizada no largo dos "Águias", que contou com várias centenas de pessoas, foram ainda apresentados os cabeça-de-lista à Assembleia Municipal, Fernando Louro, e à Assembleia de Freguesia, Fernanda Cardigo.
O candidato afirmou que, apesar de este ter sido "o primeiro ato público formal do processo" eleitoral autárquico, há já "um longo trabalho de envolvimento e contacto com ativistas", no âmbito da preparação do programa eleitoral.
Mário Pereira elencou um conjunto de medidas tomadas nos seus mandatos, destacando o esforço na redução da dívida de 13 milhões de euros que "herdou" em 2009, ano em que a receita do município foi de 8 milhões de euros.

Nas eleições autárquicas de 2013, a CDU venceu a Câmara Municipal com 53,61% dos votos (três mandatos), seguindo-se o PS com 21,25% dos votos (um mandato) e o PSD/MPT com 18,92% (um mandato), num total de 3.990 votantes em 6.520 inscritos.
«DN»

sexta-feira, 9 de junho de 2017

CANDIDATURA DE SÓNIA SANFONA


A apresentação pública dos candidatos do Partido Socialista às eleições autárquicas 2017 - Alpiarça contará com a presença do Dr. José António Vieira da Silva, em representação do Partido Socialista nacional.
Saliente-se que o PS de Alpiarça, que nas próximas eleições autárquicas terá a ex-deputada Sónia Sanfona  como cabeça de lista, vai fazer a apresentação pública dos nomes que compõem a sua candidatura no próximo dia 11 de junho, às 17 horas, na Sociedade Filarmónica Alpiarcense.




Carta da candidata Sónia Sanfona aos Alpiarcenses


quarta-feira, 7 de junho de 2017

MÁRIO PEREIRA ANUNCIA QUE É O CANDIDATO DA CDU A PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA



Caros (as) amigos (as),
É com muita honra que anuncio que sou o candidato da CDU a Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça.

Assumo esta candidatura a mais um mandato com a consciência de tudo ter sempre procurado fazer – com toda a restante equipa CDU – para concretizar os compromissos para com a nossa população, numa postura de humildade na conduta, de seriedade e de proximidade na abordagem aos problemas do concelho e às pessoas.
Nestes últimos anos, mesmo que num quadro muito difícil para o Poder Local e de enormes restrições financeiras à intervenção da nossa autarquia, foi possível prosseguir um caminho seguro de recuperação da sustentabilidade e saúde financeira do Município, diminuindo em mais de 30% a dívida global, realizando um conjunto de obras importantes para o concelho, quer com meios próprios quer aproveitando co-financiamentos disponíveis, aumentando os montantes de apoio social e ao movimento associativo cultural e desportivo.
Desenvolvemos este processo sem sobrecarregar a nossa população: não aumentámos as tarifas, taxas e licenças em 8 anos; isentámos de derrama durante 3 anos as novas empresas que se fixem, para criar emprego; reduzimos o IMI para a taxa mínima de 0,3%, abdicando anualmente de uma verba considerável em favor dos Alpiarcenses. Pela via da redução da fiscalidade municipal investimos mais de 2 milhões de euros na nossa população.
Para o novo mandato queremos concluir, logo nos primeiros anos, o processo de recuperação financeira iniciado em 2010. A gestão cuidadosa e de rigor da CDU criou as condições para abordarmos os próximos anos, no que representam enquanto desafios, com confiança.
Com o alívio do peso do endividamento, estaremos em melhor situação para concretizarmos diversos projectos de requalificação urbana e de espaços públicos, da rede viária, de equipamentos desportivos, da Escola EB2,3/Secundária e de novas infraestruturas de apoio social e cuidados integrados, aproveitando também os fundos disponíveis no quadro comunitário.
Estaremos em melhor situação para darmos um salto qualitativo no serviço prestado, no atendimento, no socorro, na limpeza urbana, no apoio social e associativo, à actividade económica, desportiva e cultural. O próximo mandato será marcado pela sustentabilidade e por uma maior capacidade de promover o desenvolvimento económico e social do concelho.
É com a humildade de sempre que nos julgamos merecedores da renovação da confiança na CDU à frente das autarquias em Alpiarça. Pela nossa forma de gestão. Pela proximidade e ligação à nossa terra e à sua rica história de luta pela Liberdade e Democracia. Pela capacidade demonstrada de projectar esses valores no futuro. Por ser justo!
Convido-vos, por tudo isto, a participar na APRESENTAÇÃO DOS CANDIDATOS DA CDU AOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS DE ALPIARÇA que se realizará no próximo dia 9 de JUNHO, às 21.30 horas, no Largo dos Águias, num Comício ao ar livre que contará com a participação de Jerónimo de Sousa.
Convido-vos a tomar parte num caminho seguro e comum.
Mário Fernando Pereira

MORADORA DA URBANIZAÇÃO DOS GAGOS PEDE SOCORRO AO PRESIDENTE DA CÂMARA

SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA SOCORRA-NOS



Moradora da Urbanização dos Gagos (identificada) fez-nos chegar um "PEDIDO DE SOCORRO" dirigido ao Presidente da Câmara de Alpiarça que publicamos na íntegra

“Boa tarde Senhor Mário Pereira  não deixe esta urbanização ficar assim.
É  uma vergonha tanta gente sempre de volta da Rotunda e da Barragem mas a aparência de Alpiarça não é só nas entradas mas também por dentro.

Na Urbanização dos Gagos até parece que não mora ninguém.

 Desculpe se o estou a incomodar mas de outra forma já não dá e até nem vale apena  falar dos ninhos e da porcaria que os carros têm em cimaAjude-nos senhor Presidente”

Coligação da CDU dá a conhecer os primeiros candidatos


Programa Feira Nacional da Agricultura – Município de Alpiarça


Integrados no stand da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, Alpiarça participa mais um ano na Feira Nacional da Agricultura, sendo no dia 11 de Junho que o nosso concelho se fará representar neste espaço.
A importância da participação neste certame passa pela possibilidade de podermos promover e valorizar o melhor deste concelho, através de iniciativas como mostras e degustações gastronómicas, prova de vinhos, promoção turística, entre outros.
Segue o programa:
  • Prova de Vinhos pela Adega AgroAlpiarça
  • Mostra e Degustação Gastronómica pelo Restaurante “A Casa da Emília”
  • Prova de Vinhos pela Casa Agrícola Paciência
  • Showcooking e Degustação Gastronómica pelo Restaurante “Os Arcos”
  • Mostra e Degustação Gastronómica pelo Restaurante/Marisqueira DaniDoce

ARTIGO DE OPINIÃO: Ainda a propósito do hipotético encerramento da Estação dos CTT/Correios de Alpiarça...

Por: M. Ramos

Será que as notícias supostamente alarmistas (como dá a entender a Câmara Municipal de Alpiarça em comunicado, diga-se pouco claro, já que muitos alpiarcenses entenderam que a nova loja "que funcionará em paralelo à Estação dos Correios" seria a loja do João Chinês ou outra próxima) do encerramento da Estação dos CTT/Correios de Alpiarça tratam-se apenas de simples guerras políticas entre partidos? Ou a abertura da nova agência na "Prazer dos Números" (antiga Papelaria Carvalho) de serviço paralelo com os CTT/Correios vai aos poucos absorvendo o normal expediente da velha Estação até esta fechar definitivamente as portas? Estes são os receios dos cidadãos moradores no Concelho que têm vindo a assistir ao encerramento de alguns serviços em Alpiarça (EDP) e outros que trabalham a meio gás (Posto de Atendimento da Segurança Social) chegando-se a recear pelo Serviço de Finanças e agora Estação de Correios. De acordo com algumas fontes dignas de crédito, não há trabalhadores dos CTT/Correios que se ofereçam de modo voluntário para trabalhar na Estação de Alpiarça. A razão prende-se , de acordo com as mesmas fontes, com o futuro incerto deste posto de trabalho que já foi dos mais seguros do Concelho de Alpiarça enquanto empresa pública e, agora, é o que se vê. Embora a nova delegação "Prazer dos Números" consiga fazer muito do normal expediente dos correios, até com um atendimento em horário mais alargado e vantajoso para o utente, não terá certamente condições para lidar com todos os serviços actualmente prestados pela conhecida e familiar Estação de Correios, como é o caso do pagamento de vales e outras operações congéneres. Pelos vistos e como refere a ANACOM, os CTT/Correios têm obrigações muito claras quanto à prestação de determinado serviço público, nomeadamente a entrega e expedição de correspondência etc. mas, é a empresa que gere o seu negócio quando e como lhe aprouver.
Determina a ANACOM a este propósito:
"Compete aos CTT gerir a rede postal, cumprindo determinadas regras, pelo que a empresa pode decidir encerrar estações ou postos de correio ou reduzir o respetivo horário de funcionamento."
E, sendo assim, em bom português e colocando de lado a politiquice, poucas dúvidas restam. Estamos esclarecidos.

SÓNIA SANFONA “EMBANDEIRADA” NAS OBRAS QUE ROSA DO CÉU FEZ

Opinião de: V. Vidigal


Ontem pela calada da noite meteram na minha caixa de correio um panfleto intitulado “Recuperar o Orgulho” referente à candidatura de Sónia Sanfona


Um panfleto que li e reli mas nada de novo me trouxe e muito menos novidades para tirar Alpiarça do marasmo em que se encontra.

Diz Sónia Sanfona que devemos recuperar o nosso orgulho.

Do seu programa a conclusão para mudar Alpiarça é a coisa mais fácil.

Se for eleita vai limitar-se a mudar os vasos porque as flores serão as mesmas, isto é: 

Empreendimentos privados, investimentos privados, industria, comércio nem “ponta de corno”.

Vai continuar a conservar a Zona Industrial, fazer um Campo de Tiro, fazer um Campo de Petanca, promover um Festival de Musica, renovar a Alpiagra, reabilitar a Aldeia Avieira (O Patacão, que nenhum candidato deixa de usar com “promessa eleitoral” para depois tudo continuar na mesma),fazer cultura de plantas e pouco mais.

É ISTO QUE VAI TIRAR ALPIARÇA DO MARASMO EM QUE SE ENCONTRA?

São  estas as  promessas que vão mudar Alpiarça?

POUPE-NOS SÓNIA SANFONA PORQUE A SUA TERRA MERECE MAIS MAS MUITO MAIS DO QUE NOS OFERECE.

E porque a candidata quer mudar o habitat” da nossa terra até foi buscar uma promessa esfarrapada do tempo do candidato Rosa do Céu para nos prometer a “Concretização do Hotel na Albufeira dos Patudos.


POUPE-NOS SÓNIA SANFONA

Porque a sua terra merece mais mas muito mais do que nos oferece  esta do “Hotel” é uma promessa “sem pernas para andar”.

Já assim foi quando os socialistas estiveram na Câmara e agora vem a senhora prometer-nos o que nem o Diabo quis?

Mas o curioso do folheto é Sónia Sanfona utilizar o trabalho que Rosa do Ceu conseguiu fazer enquanto foi presidente como se a candidata tenha alguma coisa a haver com as obras que Rosa do Céu fez.

A única verdade que existe no “Fizemos” é que foi um socialista a fazê-las o que é diferente da Sónia usar e utilizar as obras que foram feitas por outro candidato.

Entre o então e o “fizemos” vai a distância entre o Céu e Terra

Ao presidente da Câmara Rosa do Céu e a agora candidata Sónia Sanfona existe uma diferença abismal.

É que Rosa do Céu era um visionário e um empreendedor.

De tal forma que fez grandes obras no concelho.

Agora Sónia Sanfona querer-se igualar ao presidente socialista ainda tem que percorrer um longo caminho para ter ideias como o homem do Casalinho e quando o conseguir já está na reforma.

Deixe-se de parecenças e de usar como bandeira o que os outros fizeram.

Mostre sim o que seria capaz de fazer parecido com o seu camarada Rosa do Céu e que nos  diga onde vai buscar o dinheiro.

Quanto ao que a antiga Deputada e Governadora Civil diz sobre a “Verdade da Mentira” quanto a mim respondo-lhe:


Para ALPIARÇA quando a Sónia quando esteve na Assembleia da República e no Governo Civil de Santarém pouco ou nada fez para ajudar a sua terra mas agora promete tudo sem fazer nada, excepto mandar tirar umas ervas aqui, mandar pintar acolá umas paredes e envernizar as pedras da calçada acolá:

“SE DE UM LADO CHOVE DOUTRO FAZ VENTO”

COMO NOTA POSITIVA:

A candidata socialista tem toda a razão quando aponta o dedo ao executivo da CDU sobre as ervas que abundavam pelas ruas, pelos passeios e algumas deficiências na recolha do lixo.

E são estas situações pontuais que vão tirar Alpiarça do marasmo em que se encontra e que você promete mudar?

POUPE-ME SÓNIA SANFONA!

Tenha sim mais respeito pelos alpiarcenses nomeadamente pelos seus camaradas socialistas quando usa para seu “beneficio” as obras que Rosa do Céu fez em Alpiarça.

Não confunda o trigo com o joio porque os alpiarcenses sabem muito bem quem fez e faz alguma coisa pela terra e quem nada faz.

Não se embandeire naquilo que os outros fizeram como se fosse você a fazer.

Foi ele que as fez e não a senhora porque a cara Doutora não lhe chega (nem nunca chegará) aos calcanhares, como empreendedora, claro.

ROSA DO CÉU DE PARECIDO CONSIGO SÓ TEM O SER SOCIALISTA.

Mas um Socialista que fez e deu muito a Alpiarça “coisa” que você está muito longe de conseguir.

Se tiver votos suficientes para ser a única vereadora da oposição já é muito bom.

terça-feira, 6 de junho de 2017

Como eu chorei!

Por:
Filomena Frazão

"Perdi pessoas que eu achava que não viveria sem elas, e ganhei pessoas que eu nunca imaginei que entrariam em minha vida. Ri até chorar, e chorei como se não fosse mais rir. Sonhei alto, cai muito, magoei-me e  levantei-me. Senti saudade, morri de saudade, mas também deixei saudade. Disse coisas que não deveriam ser ditas. Calei-me quando mais deveria ter falado. Chorei. Como eu chorei! Mas também fiz pessoas chorarem. Briguei, brinquei e  arrepend-me. Guardei coisas bobas e deixei coisas importantes passarem. Algumas vezes fui feliz, outras vezes triste. Arrependi-me de coisas que disse, e disse coisas da qual não me arrependo. Ralhei, gritei e perdoei. Errei querendo acertar, e acertei quando achei que tinha errado. Acreditei no “Para sempre”, “Eu te amo” e “Conte comigo”, e também fiz pessoas acreditarem. Prometi coisas que não cumpri, e cumpri coisas que nem ao menos prometi. Perdi e ganhei. Sorri e chorei. Ergui-me e desabei. Mas nunca deixei de acreditar no AMOR."

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Recuperação de um espaço na envolvente à Casa-Museu dos Patudos.



Uma intervenção que corresponde a uma aspiração da população e a uma necessidade prática, que criará muito melhores condições a quem utiliza o Estádio Municipal e a Pista de Ciclismo de Alpiarça. 
A própria imagem urbana do concelho sai valorizada com esta recuperação de um espaço na envolvente à Casa-Museu dos Patudos.
«M.P.»

“CALOTES” DE QUATRO MIL EUROS NO EDIFÍCIO DO CENTRO COMERCIAL DE ALPIARÇA

A publicação da notícia “DESLEIXO E FALTA DE HIGIENE NO “CENTRO COMERCIAL PLANOTEJO” já deu a saber nas redes sociais que há condóminos que não cumprem as suas obrigações e daqui os problemas que levam com que não haja higiene no único centro comercial de Alpiarça.

Publicanos de seguida alguns dos comentários mais importantes encontrados nas redes sociais:


“…O condomínio é que tem que arranjar o espaço... Está muito mal assim


“…Acho graça que só agora se lembram dessas coisas é ervas é jardins é o certo comercial é estradas e etc.....
E pergunto eu e nas outras alturas não  é preciso ??????”




“…Realmente só nestas alturas é que se lembram de falar nestas coisas, porque será? Mas também digo se os condóminos pagassem a cota do condomínio as obras estavam feitas, porque alguns devem aos 4 mil euros e para fazer obras é preciso dinheiro, mas algumas pessoas que vivem aqui preferem andar de nariz empinado e a dizer à boca cheia  que não devem a ninguém, e assim o prédio se vai deteriorando. Alguém vai dizer que há advogado, realmente há mas a justiça é lenta em Portugal, porque neste país a justiça só é ingrata para os desgraçados…”


“… Pois.. toda a gente devia pagar a sua parte…”



Noticias relacionadas:




ARTIGO DE OPINIÃO: Alpiarça não aguenta tanta mediocridade

Por:
Rodolfo Colhe
Prwsidente da Juventude Socialista
de
Alpiarça


No dia 2 de junho tive a oportunidade de estar presente no jantar de apresentação da candidatura do engenheiro Rui Barreiro à Câmara Municipal de Santarém, jantar esse que contou com a presença do Primeiro-Ministro e Secretário-Geral do PS António Costa. A intervenção de António Costa, como sempre, demonstra a enorme convicção que tem de que o caminho que está a ser seguido é o correto e aquele que o nosso país necessita. Mas o mais importante da noite era ouvir o Eng. Rui Barreiro e o que tinha para dizer, e se no vídeo promocional da sua candidatura a sua paixão por Santarém ficou vincada, durante o seu discurso há uma frase que ficou no ar e que no geral dizia que “não são as obras públicas que marcam verdadeiramente a qualidade de um presidente, mas sim a ideia que têm para o seu concelho e a capacidade que têm para atrair investimento para o seu concelho”.   Lembrei-me de Alpiarça e da nossa situação em relação ás obras públicas e vem à cabeça o alcatroamento das ruas que está a ser levado a cabo e que apesar de necessário foi executado de uma forma péssima muito por culpa da má organização dos serviços. Mas mais preocupante é a ideia que se tem para o concelho e a capacidade de trazer investimento para Alpiarça. Estando perto de fechar um ciclo eleitoral questiono-me, o que foi feito para colocar Alpiarça no lugar certo? Mas já agora que lugar é esse onde nos querem colocar? Seremos uma vila agrícola? Seremos uma vila com um parque industrial que nos sustenta? Seremos uma vila turística com o comércio e a restauração a servirem de grande empregador? Mas qual foi o caminho que quiseram para Alpiarça? O que vão querer para o nosso futuro? Mas porquê tantas dúvidas e nenhuma certeza com excepção da quase certeza de que não há caminho nenhum. Quanto à atracção de investimento poderia facilmente dizer que não acontece devido a questões ideológicas e, certamente, muitos concordam com essa ideia, mas não é o meu caso, pessoalmente acho que é tudo uma questão de falta de competência do executivo que se encontra muito sozinho. Isto é visível na incapacidade e complacência com o que se passou na Renoldy, se não conseguiram lidar com o que têm, como vão atrair outros? Com base em que conhecimentos e em que contactos e em que ideias vão melhorar atrair investimento? Chegou a altura de mostrar ideias executáveis, Alpiarça não aguenta mais tanta mediocridade de ideias. Um dia será tarde e esse dia não está longe.

domingo, 4 de junho de 2017

AS OBRAS INACABADAS DA CÂMARA


O espaço que deveria ser de lazer para os utilizadores das Piscinas Municipais e visitantes da Barragem está inacabado e praticamente entregue ao esquecimento.
Veja-se pelas fotos enviadas por um leitor que:  apenas estão concluídas as obras da mesa e respectivos bancos porquanto a parte da cobertura está  por concluir.
Um obra inacabada “escondida” pelo enorme matagal que a cerca e assim longe dos olhares mais atentos.
Segundo o leitor este “mamarracho foi mais uma herança do executivo socialista” que o actual “executivo da CDU também não mostra minimamente interesse algum em terminar.”

PS de Alpiarça apresenta candidatos às autárquicas

O PS de Alpiarça, que nas próximas eleições autárquicas terá a ex-deputada Sónia Sanfona (foto) como cabeça de lista, vai fazer a apresentação pública dos nomes que compõem a sua candidatura no próximo dia 11 de junho, às 17 horas, na Sociedade Filarmónica Alpiarcense.
Sónia Sanfona, que é advogada de profissão e já foi também Governadora Civil do Distrito de Santarém, sucede como cabeça de lista a Pedro Gaspar, que nas autárquicas de 2013 conseguiu pouco mais que 21% dos votos para o PS, no concelho de Alpiarça.
«RR»

DESLEIXO E FALTA DE HIGIENE NO “CENTRO COMERCIAL PLANOTEJO”



Com este desleixo e falta de limpeza, que parece estar para durar, não é para  admirar que o “ Centro Comercial  Planotejo” tenha quase todos os espaços comerciais vazios.
Um desleixo que parece não incomodar a quem de direito já que o corredor que passa pelo interior apenas serve para quem precisa por lá passar.
Os poucos comerciantes que por lá existem também já não se sentem incomodados com a situação e até permitem que o “balde” por ali continue como tudo esteja  bem.