sábado, 19 de maio de 2018

A CÂMARA NÃO CONSEGUE ACABAR COM A “BAGUNÇA” QUE EXISTE NA BARRAGEM


A Câmara está a alargar o trilho da margem direita da Barragem para que os veículos dos pescadores possam circular com melhores condições.
Um bom trabalho que deve ser de agrado dos pescadores.
Pena é a Câmara não conseguir acabar com a “bagunça” e falta de respeito que existe nos dias em que ali se realizam concursos de pesca.

Os pescadores estacionam as viaturas onde bem lhes apetece como se a barragem fosse pertença deles.
Não bastasse, cortam o caminho com o “poiso” das canas de pesca a quem passeia ou circula de bicicleta como fossem donos de todo o espaço que circunda a barragem.
Não há respeito para com ninguém e por ninguém.
E a Câmara não consegue por “tino” e regras aos pescadores.
É a lei do mais forte que impera na zona de lazer.
A barragem deixou de ser de todos para ser de alguns.
Falta “pulso” a este executivo para acabar com esta bagunça nos dias de pesca.
Desenvolver e apoiar o lazer nesta zona é tempo perdido.
Triste sina a de Alpiarça.
«H.V.»

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Alpiarça, José Relvas e a Casa-Museu dos Patudos na Assembleia da República



Alpiarça, José Relvas e a Casa-Museu dos Patudos na Assembleia da República, em Lisboa, hoje à tarde.
No fecho das comemorações do Dia dos Centros Históricos da APMCH, com a presença do Presidente da Assembleia da República, e após a atribuição das distinções da Associação a Victor Mendes (Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima), a Alexandra Gesta e a Júlio Elói, Alpiarça esteve em destaque com a apresentação da Fotobiografia de José Relvas pelo seu autor, José Raimundo Noras.
«De: Mário Pereira»

quinta-feira, 17 de maio de 2018

CANIL DE ALPIARÇA



"NOTÍCIAS DE ALPIARÇA" visitou hoje, de surpresa,  o Canil Municipal de Alpiarça

Situado no antigo Matadouro Municipal o canil encontra-se junto de uma “babilónia” de utensílios camarários onde até está  uma antiga “carreta funerária”.

No entanto o fim da nossa visita não era ver a “arrecadação de velharias” da Câmara mas sim o Canil.

Recebidos que fomos pelo Veterinário Municipal Silvestre Luz este permitiu-nos que visse-mos o interior  do canil.

Nada a apontar.

Canil asseado e desinfectado. Alimentação em quantidade e limpeza feita periodicamente por um funcionário da autarquia.

Na conversa que tivemos com o Veterinário ficamos a saber que o único problema que existe localmente a nível de canídeos é o excesso periódico mas que tem-se solucionado com a colaboração do Canil da Golegã.

Podemos estar descansados que os cães estão bem tratados e bem cuidados.



terça-feira, 15 de maio de 2018

CONSTRUÇÃO DE UM NOVO QUARTEL DA GNR EM ALPIARÇA





Mais um passo decisivo para a construção de um novo Quartel da GNR em Alpiarça. 
Assinei hoje em nome do Município de Alpiarça o Protocolo de Colaboração com vista à celebração de acordo administrativo para a elaboração do projecto técnico e construção de um novo Quartel da GNR em terreno a ceder pela Câmara Municipal junto ao pavilhão da Escola EB2,3/Secundária, no Ministério da Administração Interna, em Lisboa, com a presença da Secretária de Estado, do Comandante-Geral da GNR e do Secretário-geral do MAI.
«De: Mário Pereira.»

Bombeiro de Alpiarça participa em ultra trail para ajudar animais


Um bombeiro municipal de Alpiarça que vai participar no “Oh Meu Deus”, o ultra trail da Serra da Estrela, está a lançar uma campanha solidária para ajudar os animais à guarda do canil municipal da vila.
Uma vez que se prepara para percorrer 200 quilómetros, a distância mais longa na dura prova da Serra da Estrela, Luís Silva propõe-se a angariar um quilo de ração para animais por cada quilómetro percorrido.
“Duas pernas por quatro patas” é o nome que o atleta deu a este desafio, em que o seu objetivo é concluir a prova dentro dos tempos exigidos e recolher a quantidade de comida a que se propôs.
O “Oh Meu Deus” realiza-se no próximo dia 8 de junho, com partida e chegada junto à Câmara Municipal de Seia.
Quem quiser apoiar esta causa, pode entrar em contato com Luís Silva através das redes sociais.
«RR»

segunda-feira, 14 de maio de 2018

“O Tejo à Mesa”

Por:
Rodolfo Colhe
Presidente do Juventude Socialista
de
Alpiarça


“O Tejo à Mesa”

Participar activamente em Juventudes ou partidos políticos dá-nos uma oportunidade que não devemos desperdiçar de defender aquilo que é nosso e aquilo que achamos importante defender para que o nosso concelho e a nossa região prosperem. No entanto e não obstante da boa vontade e do bom conhecimento do território e das suas condições e características específicas, por vezes há coisas que ficam para trás e ficam exactamente para trás por via de alguma falta de conhecimentos para essa defesa.

Um grupo de militantes da JS na qual me incluo, chegou há algum tempo à conclusão que a generalidade dos nossos jovens não tinha condições para defender os vinhos do Tejo. Em primeiro lugar, porque não conheciam bem o produto e depois porque eles próprios se deixavam levar pelo estigma de que o nosso vinho não tem qualidade para competir com outras regiões do país, o que é totalmente mentira e os prémios em concursos internacionais onde a prova é cega demonstram-no na perfeição. Mais do que isso não tenho dúvidas em afirmar que os vinhos do Tejo possuem uma das melhores relações qualidade/preço no nosso país.

Foi neste sentido que em 2017 se realizou em Alpiarça a 1ºedição de “O Tejo à Mesa” que contou com o Presidente da Associação de Municípios Portugueses do Vinho AMPV, Dr. Pedro Magalhães Ribeiro, com o Eng.º Sérgio Oliveira, também da AMPV e com o Presidente da Câmara de Provadores dos Vinhos do Tejo, Eng.º. Pedro Gil, que após uma animada discussão sobre vários temas relacionados com o mundo dos vinhos e dos vinhos do Tejo em particular nos acompanhou durante a prova de 3 vinhos brancos e de 3 vinhos tintos oriundos dos concelhos organizados neste caso Alpiarça, Almeirim e Cartaxo.

Em 2018, e visto que o tema continua a ser pertinente, iremos realizar a 2º edição de “O Tejo à Mesa” desta vez no Cartaxo mas novamente com vinhos dos três concelhos organizadores, e que certamente será um sucesso.

A vida política e cívica não se resume aos temas que são manchetes de jornal e as discussões quase que filosóficas são também estas pequenas grandes coisas e as pequenas mudanças que ao longo do tempo possamos ir fazendo na opinião das pessoas que fazem valer a pena.

Com isto deixo o convite aos que lerem este meu artigo a marcarem presença no próximo dia 19, na 2º edição de “O Tejo à Mesa”, mais informação para breve.

Espero que a CMA de Alpiarça aproveite o mote e numa fase em que certamente se está a preparar a Feira da Alpiagra que apresente também actividades relacionadas com o vinho e com os vinhos do Tejo. Que seja feito algo pelo vinho, um produto tão nosso e esquecido pelo nosso executivo.