segunda-feira, 14 de maio de 2018

“O Tejo à Mesa”

Por:
Rodolfo Colhe
Presidente do Juventude Socialista
de
Alpiarça


“O Tejo à Mesa”

Participar activamente em Juventudes ou partidos políticos dá-nos uma oportunidade que não devemos desperdiçar de defender aquilo que é nosso e aquilo que achamos importante defender para que o nosso concelho e a nossa região prosperem. No entanto e não obstante da boa vontade e do bom conhecimento do território e das suas condições e características específicas, por vezes há coisas que ficam para trás e ficam exactamente para trás por via de alguma falta de conhecimentos para essa defesa.

Um grupo de militantes da JS na qual me incluo, chegou há algum tempo à conclusão que a generalidade dos nossos jovens não tinha condições para defender os vinhos do Tejo. Em primeiro lugar, porque não conheciam bem o produto e depois porque eles próprios se deixavam levar pelo estigma de que o nosso vinho não tem qualidade para competir com outras regiões do país, o que é totalmente mentira e os prémios em concursos internacionais onde a prova é cega demonstram-no na perfeição. Mais do que isso não tenho dúvidas em afirmar que os vinhos do Tejo possuem uma das melhores relações qualidade/preço no nosso país.

Foi neste sentido que em 2017 se realizou em Alpiarça a 1ºedição de “O Tejo à Mesa” que contou com o Presidente da Associação de Municípios Portugueses do Vinho AMPV, Dr. Pedro Magalhães Ribeiro, com o Eng.º Sérgio Oliveira, também da AMPV e com o Presidente da Câmara de Provadores dos Vinhos do Tejo, Eng.º. Pedro Gil, que após uma animada discussão sobre vários temas relacionados com o mundo dos vinhos e dos vinhos do Tejo em particular nos acompanhou durante a prova de 3 vinhos brancos e de 3 vinhos tintos oriundos dos concelhos organizados neste caso Alpiarça, Almeirim e Cartaxo.

Em 2018, e visto que o tema continua a ser pertinente, iremos realizar a 2º edição de “O Tejo à Mesa” desta vez no Cartaxo mas novamente com vinhos dos três concelhos organizadores, e que certamente será um sucesso.

A vida política e cívica não se resume aos temas que são manchetes de jornal e as discussões quase que filosóficas são também estas pequenas grandes coisas e as pequenas mudanças que ao longo do tempo possamos ir fazendo na opinião das pessoas que fazem valer a pena.

Com isto deixo o convite aos que lerem este meu artigo a marcarem presença no próximo dia 19, na 2º edição de “O Tejo à Mesa”, mais informação para breve.

Espero que a CMA de Alpiarça aproveite o mote e numa fase em que certamente se está a preparar a Feira da Alpiagra que apresente também actividades relacionadas com o vinho e com os vinhos do Tejo. Que seja feito algo pelo vinho, um produto tão nosso e esquecido pelo nosso executivo.


Sem comentários:

Enviar um comentário