sexta-feira, 26 de julho de 2019

LIMPEZA E REABILITAÇÃO DA VALA DE ALPIARÇA NA ÁREA DO CONCELHO - INVESTIMENTO DE 215 MIL EUROS COMPARTICIPADO A 85% PELO FPRH


Na sequência de uma CANDIDATURA apresentada pela Câmara Municipal de Alpiarça (CMA) ao Fundo de Proteção dos Recursos Hídricos (FPRH) já APROVADA , os respetivos trabalhos de limpeza e reabilitação do Canal de Alpiarça - Vala de Alpiarça irão ter início muito brevemente, logo que estejam concluídos todos os procedimentos necessários.
O valor total da intervenção é de 215 mil Euros, comparticipado a 85% pelo FPRH e em 15% pela CMA. Prevê a remoção das plantas infestantes no plano de água, bem como a limpeza e consolidação das margens em todo o curso da Vala na área do concelho de Alpiarça.
Assim, tendo em conta a expetativa de arranque próximo dos trabalhos objeto de elegibilidade para comparticipação a 85% pelo FPRH, a limpeza das plantas infestantes (erva-pinheirinha) no troço junto ao Parque do Carril e à Ponte de Alpiarça que nos últimos anos tem sido feita pelis serviços da CMA no período que antecede o Festival do Melão não se efetuará ainda, neste momento, na que é uma opção consciente de NÃO DUPLICAÇÃO DE CUSTOS FINANCEIROS ESCASSOS E DE MEIOS HUMANOS E LOGÍSTICOS.
O investimento previsto na recuperação da Vala de Alpiarça permitirá melhorar significativamente a QUALIDADE AMBIENTAL deste importante curso de água que atravessa o nosso território e BENEFICIAR a sua utilização enquanto recurso disponível para a ATIVIDADE AGRÍCOLA e de LAZER com consequências positivas no desenvolvimento local e regional.
«Câmara Municipal de Alpiarça»

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Alpiarça instala pontos de acesso gratuitos à internet


No âmbito do programa de Redes WIFI em centros históricos e de interesse turístico do Turismo de Portugal.

O Município de Alpiarça está a instalar um conjunto de pontos de acesso wifi, assim como um Mupi interativo equipado com tecnologia touchscreen (situado no Jardim Municipal junto ao Posto de Turismo), onde os visitantes ou os habitantes locais poderão aceder à Internet e a conteúdos informativos de forma gratuita. Trata-se de uma rede wifi "aberta" que poderá ser acedida a partir de qualquer dispositivo móvel ou equipamento informático.
«pegadaclick.com»

quarta-feira, 24 de julho de 2019

ALPIARÇA, UMA VILA COSMOPOLITA

Por: Manuel Dacosta

Nesta última década, Alpiarça tem recebido gente das mais variadas raças e credos. Não temos nada contra e, seja bem-vindo quem vier por bem! Apesar de nem todos partilharem da mesma opinião. Dizem que é a democracia a funcionar. Primeiro, vieram chineses, russos e ucranianos, em seguida romenos, húngaros e búlgaros, depois nepaleses dos altos do Himalaia, paquistaneses e indianos. No passado Domingo à tardinha, pela avenida da Casa do Povo, junto à Unidade de Saúde Familiar e Agrupamento de Escolas José Relvas, passeava alguém bem aperaltado com traje árabe a rigor, perante a admiração dos alpiarcenses que com ele cruzavam. Cá para nós, ver um árabe em Alpiarça, seria a última coisa que nos passaria pelo cabeça há vinte anos atrás, quando convivíamos directamente com eles nas suas terras de origem. Os ventos da história estão realmente a mudar. Se mudam para melhor ou pior, só os deuses o podem saber. Será que há petróleo em Alpiarça e nós ainda não demos por isso? É a questão.

terça-feira, 23 de julho de 2019

OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO E ADAPTAÇÃO DO MERCADO MUNICIPAL DE ALPIARÇA



As obras da empreitada de Requalificação e Adaptação do Mercado Municipal de Alpiarça decorrem com normalidade na área interior do edifício, neste momento.
O Mercado continua a funcionar durante o período de realização das obras com a utilização das lojas laterais por todos os vendedores habituais. As lojas estão abertas ao público no período habitual.
A CMA agradece antecipadamente a compreensão da população pelos inevitáveis incómodos provocados pela realização de todos os trabalhos desta obra, certa de que, após a sua conclusão, o Mercado ficará dotado de melhores condições para todos os seus utilizadores, em benefício da economia local.
«CMA»

As tomadas inteligentes da EDP e a eficiência dos CTT

Por; Manuel Dacosta




- Há alguns dias, reparei que a EDP estava a oferecer de forma gratuita e com portes incluídos, tomadas inteligentes que poderão (segundo eles) fazer-nos poupar algumas dezenas de euros anuais. Depois de alguma reflexão, resolvi encomendar 2 destas milagrosas tomadas, já que tenho 2 pontos de entrega de energia (2 contadores) e a oferta contemplar 1 unidade por contador. Como bom português pagante, pensei logo naquela máxima popular que diz: "Quando a esmola é grande, o pobre desconfia". Na verdade, e ao contrário das tomadas que são apregoadas por aí como poupando mais de 40% de energia, o que é absolutamente falso, estas tomadas da EDP, depois dos devidos procedimentos que constam do pequeno manual, têm o mérito de desligar o consumo de energia nos aparelhos que normalmente são deixados em standby. E, como sabemos, qualquer aparelho em standby consome energia. A menos que se trate de carregadores de telemóvel ou outras fontes de baixo consumo quando em carga máxima. Mas, não há bela sem senão! Estas tomadas da EDP têm um consumo de energia mesmo em standby de cerca de 0,25W. (É certo que tendo em conta os muitos aparelhos que antes se deixavam em standby até vamos poupar alguns Watts). Então qual será a melhor solução para não gastar energia? A melhor solução é, sem dúvida, usar 1 bloco de tomadas com interruptor e desligar o bloco e logo todos os aparelhos, quando não necessite deles. Se não quer esperar pela reactivação da Box, essa terá de ficar mesmo em standby noutra tomada de corrente permanente. Ou então, ligada ao ponto de entrada principal da tomada (master) para que permaneça em standby como equipamento principal até ser de novo requisitado (ON).

Agora, a eficiência dos CTT:

Logo pela manhã, toca a campainha e constato que era o carteiro a entregar uma encomenda registada com a tal "tomada inteligente". Assinei e perguntei ao senhor carteiro se não haveria uma outra encomenda, já que tinha pedido 2 blocos e estava a chegar apenas 1. O senhor carteiro confirmou ter para entrega apenas aquela encomenda nesta morada. Cerca de 1 hora depois, toca de novo a campainha e deparo-me com outro carteiro com outra encomenda para assinar. Era a encomenda que faltava. Intrigado com a situação perguntei: Mas há cerca de 1 hora um seu colega entregou-me 1 encomenda igual a esta. Não poderiam ter sido entregues na mesma altura por uma só pessoa? Então, simpaticamente o senhor carteiro explicou-me: " Sabe é que esse meu colega pertence a Riachos e eu pertenço a Santarém..." E esta hein! Depois queixam-se que têm prejuízo no negócio! Assim, nem é preciso ser especialista em economia e finanças para ver isso.

Oficina de Fanzines


Esta Oficina de Fanzines irá ser dedicada aos jovens e adultos que queiram experimentar esta expressão artística muito peculiar.
Decorrerá no espaço da nossa fanzineteca.

segunda-feira, 22 de julho de 2019

PESCA DESPORTIVA - Água Doce


PESCA DESPORTIVA - Água Doce
Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Esperanças 
27 e 28 de Julho de 2019 (Sábado e Domingo)
Na Albufeira dos Patudos


Sábado 27 Julho
11H00 - Concentração na sede do Clube Desportivo "Os Águias" de Alpiarça.
14H00 - Início da prova
18H00 - Fim da prova
Domingo 28 Julho
7H30 - Concentração na sede do Clube Desportivo "Os Águias" de Alpiarça.
10H30 - Início da prova
14H30 - Fim da prova
Organização da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva
com o apoio do Clube Desportivo "Os Águias de Alpiarça" e da Câmara Municipal de Alpiarça.

domingo, 21 de julho de 2019

ARTIGO DE OPINIÃO: Não esquecemos

Por:
Rodolfo Colhe


No passado dia 5 aproveitando uns dias em família visitei o Museu Nacional Resistência e Liberdade – Fortaleza de Peniche, e aconselho todos a fazê-lo. Certo será que a minha visita foi privilegiada por ter sido acompanhado por alguém que visitou o pai naquela prisão, neste caso o meu pai.
Foi muito agradável ler no memorial dos presos políticos o nome do meu avô Manuel Mendes Colhe, mas também de outros alpiarcenses como o Carlos Pinhão Correia e o António Malaquias Abalada, António Curvacho Centeio provavelmente outros nomes passaram-me ao lado e peço desculpa por falar neste assunto sem os referir. Confesso e falo com este grau de pessoalidade porque este artigo é mais do que pessoal. Senti uma série de sensações que não esperava sentir, com uma intensidade tal que o politicamente correto foi á vida naqueles momentos que lá passei, dificilmente consigo transmitir em palavras o que pensei, não tenho um décimo da habilidade na escrita de muitos dos que passaram na naquela prisão como Álvaro Cunhal (engraçado que ou por ser tantas vezes tocado ou por mestria do artista o nome Alvaro Cunhal destaca-se pela coloração no memorial) entre outro, mas há dois momentos que partilho, o primeiro uma declaração do José Pedro Soares disponível em vídeo, ele que estava preso aquando do 25 de abril, onde ele diz “saber que houve um levantamento militar, feito por JOVENS militares em que o povo foi logo atrás”, outro dos momentos foi a leitura do decálogo do Estado Novo nomeadamente o seu ponto 6 "Não há Estado Forte onde o Poder Executivo o não é. O Parlamentarismo subordinava o Governo à tirania da assembleia política, através da ditadura irresponsável e tumultuaria dos partidos. O ESTADO NOVO garante a existência do Estado Forte, pela segurança, independência e continuidade da chefia do Estado e do Governo”.
Partindo destes dois momentos e tendo recuperado em parte o politicamente correto perdido naquele dia vou tentar pelo menos explanar o que me veio à cabeça.

Certamente em primeira instância percebi o quanto são pequenos os que hoje usam indiscriminadamente e sem nenhum pudor o termo “liberdade de expressão” retirando-lho o peso que tem em nome de uma qualquer parvoíce, ordinarice e ou atitude racista ou fascista, temos liberdade de expressão, mas temos de respeitar os valores de quem trabalhou por ela. Depois, e, sem nenhuma simpatia ou boa educações lembrei-me dos que tanto desprezam o Estado e as suas estruturas bem como os partidos e os políticos, esses que talvez preferissem acabar com a “ditadura irresponsável e tumultuaria dos partidos”, estou a ser muito duro? Estou! Estou a ser injusto? Sinceramente penso que não. Há muito para mudar, mas só o há porque temos Estado e representantes com quem podemos concordar e discordar, mas também porque ainda é o voto quem mais ordena e porque somos livres PORRA.
Olhar para uma parte tão importante da nossa história coletiva naquela fortaleza deu-me força, fez-me acreditar na força dos portugueses no geral e nos alpiarcenses em específico, e voltando atrás as palavras do José Pedro Soares, os jovens agiram e o “povo foi logo atrás”. Ser jovem deve engrandecer-nos e nunca nos diminuir.
Mesmo não estando ainda concluídas as suas obras, ninguém deve perder a oportunidade de visitar este pedaço de história.