sábado, 8 de abril de 2017

CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA APROVA CANDIDATURA DA REMODELAÇÃO DE TODA A ILUMINAÇÃO PÚBLICA DO CONCELHO PARA TECNOLOGIA LED


A Câmara Municipal de Alpiarça aprovou a autorização para a submissão da uma candidatura de valor global de 400 mil euros para a substituição das luminárias da Iluminação Pública do concelho para a tecnologia LED.
Esta candidatura visa a substituição de aproximadamente 1900 luminárias, prevendo-se um investimento de cerca de 400.000,00€, sendo 5% do investimento nas a cargo do município e os restantes 95% financiados pelo FEDER no âmbito do Portugal 2020. 
Com esta substituição serão atingidos níveis muito superiores de iluminação do espaço público, permitindo também importantes poupanças na despesa da autarquia.
Prevê-se a devolução da restante verba a partir das poupanças alcançadas com reembolsos semestrais de 70% das mesmas ao longo de um período máximo de 12 anos.
Para efeitos de instrução da candidatura da operação para a Eficiência Energética em Iluminação Pública, o Programa Operacional (PO) Regional do Alentejo prevê, no seu Eixo Prioritário 7, o objetivo de apoiar a transição para uma economia de baixo teor de carbono em todos os setores, que inclui a Prioridade de Investimento (PI) 4.iii – “Apoio à eficiência energética, à gestão inteligente da energia e à utilização das energias renováveis nas infraestruturas públicas, nomeadamente nos edifícios públicos e no setor da habitação”.
No âmbito desta PI destaca‐se o Objetivo Específico 1 – “Aumento da eficiência energética nas infraestruturas públicas, apoiando a implementação de medidas de eficiência energética e de produção de energias renováveis nos edifícios públicos”, objeto do Aviso n.º ALT20-03-2016-25 onde se podem enquadrar desde já a intervenção na substituição de cerca de 89% das Luminárias existentes no Município de Alpiarça.

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Entrega das bolsas de estudo aos estudantes



Entrega das bolsas de estudo aos estudantes do ensino superior do concelho de Alpiarça, atribuídas pela Câmara Municipal, após a reunião do executivo municipal, no auditório da Biblioteca.

Desde 2010, ano em que atribuímos pela primeira vez este apoio -- que não é uma responsabilidade directa das autarquias locais, mas sim do Estado central --, o Município de Alpiarça investiu já 80 mil euros neste apoio aos jovens alpiarcenses e às suas famílias. 
As maiores felicidades para todos no percurso académico, profissional e pessoal.
«Mário Pereira»

quinta-feira, 6 de abril de 2017

GNR de Alpiarça captura romeno foragido à Interpol

A GNR de Alpiarça deteve um homem de nacionalidade romena sobre quem pendia um mandato de captura internacional emitido pela Interpol, por suspeitas de homicídio e roubo qualificado.
A detenção ocorreu ao final da tarde desta terça-feira, 4 de abril, junto a um estabelecimento escolar em Alpiarça.
O homem, de 41 anos, foi conduzido ao posto da GNR de Alpiarça e posteriormente entregue à Polícia Judiciária (PJ), que tratará agora do processo de extradição do arguido para o seu país e origem.
«RR»

quarta-feira, 5 de abril de 2017

CONVOCATÓRIA


O COMANDANTE DO POSTO DA GNR DE ALPIARÇA



Sérgio Malacão é um “estremocense” de “cinco costados”.

Oriundo de boas famílias, bem cedo o “Sérgio” quis integrar o corpo da Guarda Nacional Republicana.

Com um enorme esforço conseguiu chegar onde chegou e hoje é Comandante do Posto da GNR em Alpiarça.

Como me dizia um amigo meu, natural de Estremoz:

O Sérgio tem um coração do tamanho do mundo. É um homem espectacular.”

Também já li, de alguém bem próximo do Sérgio Malacão:

 “ Não fosses tu filho do meu amigo Malacão  (o pai de Sérgio) também um coração de manteiga

É VERDADE O COMANDANTE MALACÃO É UM HOMEM EXTRAORDINÁRIO.

Não o conheço pessoalmente mas acompanho nos bastidores os seus movimentos porque de Santarém dizem-me tudo o que a “GNR de Alpiarça leva a efeito”.

Reconheça-se que desde que Alpiarça tem como comandante o Sargento Sérgio Malacão, esta terra mudou do dia para a noite para todos passarmos a estar mais descansados porque o concelho está em boas mãos.

A maioria dos alpiarcenses gosta do comandante da GNR.

Até há por ai alguns políticos que gostam de embandeirar-se nas acções do comandante Malacão como se o Sérgio alguma vez precisasse dos favores de quem quer subir na politica.

Mas há uma pequena fasquia que gostaria de o ver bastante longe de Alpiarça.

Esta fasquia é constituída por aqueles que todos sabemos quem são.

Ontem pessoa amiga fez-me saber o ultimo acto de bravura do Sérgio e dos seus homens.

Saliento que o Comandante Malacão não gosta muito que falamos  dele mas sim quando dele falarmos que não esqueçamos os “SEUS HOMENS”.

Ser Comandante é isto.

Ontem pessoa amiga fez-me saber do último acto de bravura do Sérgio e dos seus homens.

Fiquei vaidoso mas ao mesmo tempo emocionado.

Já sabia que este homem natural de Estremoz onde é bastante estimado e admirado, tem “um coração do tamanho do mundo” mas desconhecia o seu lado humano, aquele que pelo cargo que exerce deve deixar de lado os sentimentos.

Mas não:

Porque o Comandante do  Posto da GNR de Alpiarça, também é humano  como todos nós.

Ontem o seu lado humano foi posto à prova.

O Sargento Malacão ”conjuntamente com camaradas” do posto que comanda teve que efectuar a “detenção de um individuo” coisa normal entre agentes da GNR.

Normal já não é quando quem vai ser detido ter na sua companhia um filho de dez anos.

Um filho que se agarrou ao Sargento da GNR a chorar e a suplicar-lhe que não levasse o pai dele.

O que esta criança fez e pediu ao nosso comandante, ao Sargento Malacão, tocou-lhe profundamente.

Cito as palavras do Sérgio: “só quem está neste lado da barricada entende o alcance deste desabafo”

E que desabafo Sargento Sérgio Malacão...e que desabafo.


Espero que os seus superiores a promovam ao posto imediato porque: para além de um bom militar também é humano.

Por: António Centeio

FESTIVAL DE FOLCLORE


segunda-feira, 3 de abril de 2017

Alpiarça orgulha-se de vós!


Cerimónia comemorativa do 2 de Abril, feriado municipal e Dia do Concelho de Alpiarça, ao final da tarde de ontem no auditório da Biblioteca Municipal, com a entrega das placas de reconhecimento aos funcionários do Município e das Medalhas Municipais de Honra e de Valor e Mérito.
Nesta sessão comemorativa actuaram os alunos da Escola de Música da SFA 1° de Dezembro. 
No espaço exterior à Biblioteca assinalou-se o Dia do Livro Infantil. 
Parabéns a todos os galardoados.
Alpiarça orgulha-se de vós!
«Mário Pereira»


domingo, 2 de abril de 2017

ARTIGO DE OPINIÃO: 2 de Abril

Por:
Rodolfo Colhe
Presidente da Juventude Socialista
Alpiarcense

2 de Abril
Neste dia comemora-se a elevação de Alpiarça a concelho, por isso, o nosso grande dia festivo, o nosso feriado municipal. No ano de 2017 comemora-se já o 103º aniversário dessa elevação, um número que por si só já é bastante significativo. É certo que mal se notam as comemorações e diria que se não fossem as medalhas entregues, provavelmente, nem a comunicação social teria feito algum eco sobre este dia. Não querendo ser crítico neste dia, acho que deveria ser comemorado de outra forma com outra elevação por exemplo com um espetáculo musical que animasse as nossas gentes. Certo será que a argumentação contrária a minha ideia irá ser a falta de verba mas quando vemos que faz parte do programa uma caminhada cuja organização pertence a uma empresa privada e não é da organização dos técnicos da autarquia essa ideia cai por terra. Os privados precisam de trabalhar e ás vezes de serem ajudados mas não podem ser sempre os mesmos, e quem se queixa sistematicamente de falta de verba não pode seguir este caminho. Muitas razões tenho para felicitar os vereadores do PS, não só pelos laços de sangue e de amizade que mantenho com eles, mas também por um trabalho sério e digno que têm feito em defesa de Alpiarça, sem preocupações pessoais ou partidárias, e neste caso quero dar-lhes os parabéns por terem proposto o nome do José João Marques Pais para receber a Medalha Municipal de Valor e Mérito, Grau de Ouro, uma homenagem que unanimemente merecida e que não levanta dúvidas da direita á esquerda e que foi com toda a certeza bem recebida por todos os Alpiarcenses. Se o trabalho do José João Marques Pais enquanto historiador é de enorme relevo e importância, o autarca e dirigente desportivo merece também esta homenagem. Outra homenagem que a mim muito me agrada é, sem dúvida, a atribuição da Medalha Municipal de Honra ao meu amigo Miguel Arraiolos, quem sabe quando voltará Alpiarça a ter novamente um atleta olímpico. Aproveito também para felicitar os outros homenageados.

Se há sempre muito para criticar hoje não é dia disso, mas sim de elevar Alpiarça, e sinceramente para mim é fácil falar bem de Alpiarça. A minha terra é linda, sendo difícil dizer qual a sua paisagem mais fantástica. As nossas terras são férteis, os nossos vinhos e gastronomia do melhor que há neste Portugal mas são as pessoas a nossa mais-valia. É certo que nem sempre temos tido as melhores lideranças dentro das diferentes áreas da nossa terra, mas esta terra é de grandes homens e de grandes mulheres, lutadores pela liberdade e pela igualdade. A nossa história é bonita, já o nosso presente não tão risonho, mas acredito no nosso futuro porque as nossas mais-valias humanas um dia irão potenciar as outras mais-valias de Alpiarça. Um dia teremos mais Alpiarça com toda a certeza.