sábado, 8 de abril de 2017

CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA APROVA CANDIDATURA DA REMODELAÇÃO DE TODA A ILUMINAÇÃO PÚBLICA DO CONCELHO PARA TECNOLOGIA LED


A Câmara Municipal de Alpiarça aprovou a autorização para a submissão da uma candidatura de valor global de 400 mil euros para a substituição das luminárias da Iluminação Pública do concelho para a tecnologia LED.
Esta candidatura visa a substituição de aproximadamente 1900 luminárias, prevendo-se um investimento de cerca de 400.000,00€, sendo 5% do investimento nas a cargo do município e os restantes 95% financiados pelo FEDER no âmbito do Portugal 2020. 
Com esta substituição serão atingidos níveis muito superiores de iluminação do espaço público, permitindo também importantes poupanças na despesa da autarquia.
Prevê-se a devolução da restante verba a partir das poupanças alcançadas com reembolsos semestrais de 70% das mesmas ao longo de um período máximo de 12 anos.
Para efeitos de instrução da candidatura da operação para a Eficiência Energética em Iluminação Pública, o Programa Operacional (PO) Regional do Alentejo prevê, no seu Eixo Prioritário 7, o objetivo de apoiar a transição para uma economia de baixo teor de carbono em todos os setores, que inclui a Prioridade de Investimento (PI) 4.iii – “Apoio à eficiência energética, à gestão inteligente da energia e à utilização das energias renováveis nas infraestruturas públicas, nomeadamente nos edifícios públicos e no setor da habitação”.
No âmbito desta PI destaca‐se o Objetivo Específico 1 – “Aumento da eficiência energética nas infraestruturas públicas, apoiando a implementação de medidas de eficiência energética e de produção de energias renováveis nos edifícios públicos”, objeto do Aviso n.º ALT20-03-2016-25 onde se podem enquadrar desde já a intervenção na substituição de cerca de 89% das Luminárias existentes no Município de Alpiarça.

Sem comentários:

Enviar um comentário