sábado, 8 de outubro de 2016

COMO É QUE A CÂMARA CONCEDE LICENÇA DE UTILIZAÇÃO A UM BLOCO HABITACIONAL CONSTRUÍDO COM PLACAS DE GESSO?

Vendidos ou não, usados ou por usar na reportagem que o Noticias de Alpiarça fez no passado dia 5 à ‘Urbanização dos Gagos’ acompanhado por um especialista na construção civil uma anomalia foi por nós encontrada praticamente em todo o edifício  e mostrada no NA conforme se pode ver na foto (lado direito)  desta noticia e que pode ser lida com  maior pormenor em: ROUBOS E VANDALISMO NA URBANIZAÇÃO DOS GAGOS
Por mais razões ou argumentos encontrados e discutidos ficou uma questão que ninguém soube responder ou esclarecer.
As paredes interiores em vez de serem construídas em tijolo são de “placas de gesso” excepto as do exterior que supostamente serão de tijolo.
As perguntas e razões que ficam por apurar mais não são que: como é que o executivo camarário, na altura, concede “Licença de Utilização” a prédios construídos nestas condições e  aprova em reunião de Câmara?
Talvez seja esta a razão porque o bloco está todo deteriorado, abandonado para continuar a ser utilizado por pessoas duvidosas e outras utilizações estranhas.

Avieiros do Patacão

«Foto de Joaquim José Duarte Garrido»

MEMÓRIAS DO TEMPO






MEMÓRIAS DO TEMPO

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Aviso - Vírus Facebook:


O vírus propaga-se através do Messenger, ferramenta do Facebook que permite a troca de mensagens privadas. Como?
Recebe uma mensagem de um dos seus contactos com um suposto vídeo cuja imagem inicial pode ser a sua própria fotografia de perfil e a indicação "xic.graphics". Ao clicar abre-se uma falsa página do youtube e é-lhe pedido que instale uma extensão do browser. Ao concordar, o vírus instala-se.
Portanto, o melhor a fazer se receber este tipo de mensagens é não abrir e apagar a mensagem. Se abrir, há uma forma de se livrar do vírus. Se utilizar o Google Chrome, vá às Definições e clique em Extensões. Aí procure a extensão "EKO" e elimine-a. Para ter a certeza de que está protegido, passe um anti-vírus e troque a palavra-passe.

Presidente da Câmara no banco dos réus por injúria agravada



O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra o presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, que vai responder em tribunal por um crime de injúria agravada com publicidade.
Mário Pereira (foto), eleito pela CDU, terá proferido a expressão “vai para o cara***” dirigida ao vereador Francisco Cunha, no final de uma reunião pública da Câmara, em setembro de 2014.
Segundo o despacho de pronúncia, a que a Rede Regional teve acesso, essa reunião terminou em clima de grande crispação, com o presidente e o vereador eleito pelo movimento “Todos por Alpiarça” envolvidos numa acesa troca de palavras.
Terá sido nessa sequência que Mário Pereira proferiu a expressão visando Francisco Cunha, que se sentiu ofendido e apresentou queixa-crime.
Em sede de instrução, o presidente da Câmara admitiu que, no calor da discussão, talvez tivesse mandado o vereador “para o caraças”, mas negou ter dito o substantivo mais vernáculo.
No debate instrutório, todas as testemunhas arroladas por Francisco Cunha confirmaram que o presidente disse mesmo “vai para o cara***”, ao passo que nenhuma das testemunhas indicadas por Mário Pereira negou cabalmente os factos em questão.
O juiz de instrução acabou por decidir levar Mário Pereira a julgamento, acusado pelo MP de um crime de injúria, agravado pelo facto do episódio ter sido noticiado, na altura, em dois jornais, um regional e outro nacional.
O julgamento vai decorrer na Instância Local de Almeirim e ainda não tem data marcada.
À Rede Regional, o vereador Francisco Cunha disse estar disposto a retirar a queixa caso Mário Pereira apresente lhe um pedido formal de desculpa.
Mas, segundo o mesmo, “não bastam apenas duas ou três palavras e um aperto de mão. Ele desconsiderou-me no desempenho de funções de autarca, dentro da Câmara Municipal, pelo que penso que o pedido de desculpas terá que ser formal e feito no mesmo local”.
A Rede Regional tentou ouvir o presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, que não respondeu a nenhum dos vários contatos efetuados.
«Texto e foto: Rede Regional»

Câmara Municipal da Chamusca aprova desconto no IMI a 577 famílias com filhos

Impostos para 2017 vão ser os mais benéficos de sempre para as famílias e empresas do Concelho

Paulo Queimado, Presidente da Câmara da Chamusca propôs, no passado dia 22 de Setembro, desconto no IMI para famílias com 1 ou mais dependentes a seu encargo e isenção de Derrama para empresas com volume de negócio inferior a 150.000 euros. No sentido de ajudar as famílias do concelho, o Presidente da autarquia propôs a redução fixa em 20 euros para 1 dependente a cargo, 40 euros para 2 dependentes a cargo e 70 euros para 3 ou mais dependentes a cargo. No total são 577 os agregados familiares do concelho da Chamusca a usufruir desta medida em 2017.
Para os cofres da autarquia esta será uma diminuição de 19% da coleta deste imposto (IMI) aplicada às famílias com dependentes a seu cargo. Segundo Paulo Queimado “a medida de fixação do IMI no próximo ano surge para combater as dificuldades das famílias do concelho. Considerando que o concelho da Chamusca tem apresentado uma diminuição significativa de habitantes nas últimas décadas, cerca de 1000 habitantes entre censos, o que representa quase 100 habitantes por ano, a fixação das famílias e habitantes é fundamental para a manutenção dos serviços básicos de proximidade. Enquanto autarcas, temos de dar um sinal de confiança não ficando alheios às dificuldades financeiras pelas quais passam as famílias.”
A taxa de IMI para 2017 irá fixar-se nos 0,3%. Para além do desconto aplicado à taxa de IMI, foi proposto pelo Presidente da Câmara que a percentagem da participação variável de IRS se mantenha nos 5% na taxa de IRS (Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares).
A preocupação com o tecido empresarial do concelho tem sido um cuidado do Presidente Socialista Paulo Queimado desde o inicio do mandato (2013), que atualmente com as contas públicas da autarquia no bom caminho, propôs lançamento da Derrama para o ano de 2017 a manter-se nos 1,05% sobre o lucro tributável sujeito a IRC. Ainda na mesma medida de apoio à economia local, Paulo Queimado propôs que os sujeitos passivos com volume de negócio que no ano de 2016 não ultrapasse os 150.000 euros, fiquem isentos de lançamento de derrama durante o ano de 2017. 

ASSEMBLEIAS MUNICPAIS EM ALPIARÇA: Uma autêntica Ribaldaria

Sem rei nem roque. O presidente da Assembleia Municipal de Alpiarça, Fernando Louro (CDU) não tem mão  no órgão que dirige. Os eleitos das várias bancadas entram em diálogo e discutem entre si, o que não é permitido pelo regimento. A coisa chegou a tal ponto que, a determinada altura, o presidente da Câmara, Mário pereira (CDU), disse que ia fazer uma pergunta ao eleito do movimento Todos por Alpiarça, Mário Santiago (PSD/MPT), para responder a uma provocação deste. Fernando Louro disse que Mário Pereira não podia fazer nenhuma pergunta aos eleitos da assembleia, mas o presidente da câmara não fez caso e perguntou mesmo o que pretendia. Uma autêntica ribaldaria em que o presidente da mesa parece cada vez mais à vontade no papel de figura decorativa” (Fonte: ‘O Mirante’)

Prepare o bolso: Vem aí um dos maiores aumentos de combustíveis do ano

A escalada imparável do petróleo ao longo das últimas duas semanas vai finalmente chegar à carteira dos condutores portugueses.
Aproveite o fim de semana para encher o depósito, caso contrário arrisca-se a pagar bastante mais na próxima segunda-feira.
Já se esperava que mais cedo ou mais tarde, o aumento do preço do brent e do crude ao longo das últimas duas semanas chegasse à gasolina e ao gasóleo, mas ainda assim é preciso assinalar que se aproxima uma das maiores subidas do ano. 
Olhando para os preços dos dois combustíveis mais consumidos em Portugal nos mercados internacionais, vemos que tanto a gasolina como o gasóleo subiram de forma significativa ao longo da última semana, permitindo prever um aumento dos preços nos postos de abastecimento. A gasolina deverá registar o maior agravamento, que poderá mesmo chegar aos 3 cêntimos por litro. A subida do preço do gasóleo deverá rondar os 2 cêntimos por litro na maior parte dos postos nacionais. Em ambos os casos, a subida nos postos de marca branca deverá ser mais baixo do que nas petrolíferas de referência. «NM»

Operação “Idosos em Segurança 2016”


A Guarda Nacional Republicana realiza durante o mês de outubro e em todo o território nacional, um conjunto de ações de sensibilização direcionadas aos idosos, com o objetivo de aconselhar e sensibilizar esta população para a adoção de procedimentos de segurança, no sentido de não serem vítimas de crimes, em particular de situações de violência, burlas e furtos e roubos em residências.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

TURISMO: Alpiarça no seu melhor


Hoje de manhã, na Barragem dos Patudos, em Alpiarça, era assim. É bom para todos. Para quem vem, para quem está e para quem vê, como foi o meu caso.


«Fotos e texto de José João Pais»

 

«Fotos CMA»

EDITAL N.º 67 - ORDEM DE TRABALHOS DA PRÓXIMA REUNIÃO DE CÂMARA, DIA 07/10/2016



Mário Fernando Atracado Pereira, Presidente da Câmara Municipal, faz saber, em cumprimento do disposto no n.º 1 do Artigo 50º, da Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, a Ordem de Trabalhos da Reunião N.º 19/2016 da Câmara Municipal, que terá lugar no dia 07 de Outubro de 2016, às 15h, no auditório da Câmara Municipal

ANTES ORDEM DO DIA

Proposta de ata n.º 18 - Reunião realizada no dia 16/09/2016

ORDEM DO DIA

Ponto 1 - Agradecimento da GNR, à Câmara Municipal de Alpiarça, sobre a cedência da sala de aulas do Quartel dos Bombeiros Municipais de Alpiarça e os meios informáticos, para o briefing da Operação “Almanaque”, que se realizou no dia 21/09/2016- Requerente: Guarda Nacional Republicana. /Para conhecimento

Ponto 2 - Licença especial de ruído para um evento de Karaoke, que se realizou do dia 30 de Setembro para o dia 01 de Outubro de 2016, no Bar da Música, na Rua da Feira, em Alpiarça.- Requerente: Mário Machacaz Cadimas. /Para Ratificação.

Ponto 3 - Proposta n.º 24/2016/VJPA – Acção Social Escolar 2016/2017 – Auxílios Económicos- Município de Alpiarça. /Para Deliberação

Ponto 4 - Proposta n.º 25/2016/VJP - “Concurso Público N.º 04/2016/CEE, Acordo de Quadro para prestação de Serviços para Certificação Energética dos Edifícios – Central de Compras Eletrónicas da CIMLT”. - Município de Alpiarça. /Para Deliberação

 Ponto 5 - Proposta de Delimitação da Área de Reabilitação Urbana 2 de Alpiarça-Município de Alpiarça. /Para Deliberação

Ponto 6 - Proposta de Deliberação – Resultado do Período de Discussão Pública e Aprovação das Delimitações e das Operações de Reabilitação Urbana em Instrumento Próprio – Programas Estratégicos de Reabilitação Urbana da ARU1 e ARU3 de Alpiarça

Município de Alpiarça. /Para Deliberação- GAP/ACF

 Ponto 7 - Concessão de Alvará para Destaque de uma única Parcela de Terreno. - Operação Destaque n.º 3/2016-Requerente: Júlio do Céu Calado, Cabeça de Casal da Herança de. /Para Deliberação

Ponto 8 - Tarifário Águas do Ribatejo para 2017 e Orçamento--Requerente: Águas do Ribatejo. /Para Deliberação


Uma mensagem perfeita

Por: Miguel Sá Pereira
No discurso do nosso Presidente da República em que finalmente o dia 5 Outubro volta a ser feriado ele foca um ponto essencial em Democracia, dizendo - "Os órgãos políticos elegem - se pelo voto do povo, e nunca como alguns podem pensar, se herda. Não é uma dinastia que passa de uns para outros, é sim temporária" - não foram bem estas as palavras, mas sem duvida foi esta a mensagem.
Uma mensagem perfeita do nosso PR que serve a muita gente desta terra!

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Viva a República!



Homenagem a José Relvas e aos republicanos, com a deposição de uma coroa de flores junto ao Monumento ao ilustre republicano de Alpiarça, a quem coube a proclamação da República na varanda da Câmara de Lisboa, a 5 de Outubro de 1910.
Os ideais da República, mesmo que não concretizados à época, guiaram os democratas portugueses ao longo da ditadura fascista e enformaram a nossa Constituição, saída da Revolução de Abril. São ideais perenes, de elevação civilizacional e, por isso, mantêm-se e projectam-se no futuro. 
Viva o 5 de Outubro!
Viva a República!



«Texto e fotos de Mário Pereira»

ALPIARÇA ORGULHA-SE DOS SEUS FILHOS

E TAMBÉM DAS GERAÇÕES QUE FAZEM COM QUE NUNCA SE QUEBRE A TRADIÇÃO



“Candidatura de Rosa do Céu” em cima da mesa

Por: V.R.V.
Em cima da mesa dos socialistas está o “processo Rosa do Céu” para ser analisado e discutido de forma a que a Concelhia se "decida se vale apena ou não avançar com a candidatura de Rosa do Céu para presidente da Câmara nas próximas eleições autárquicas a levar a efeito em 2017."
Uma contenda interior que parece ter o “parecer favorável” da maioria dos socialistas locais que veem em Rosa do Céu a pessoa certa para o lugar certo.
Sabido que é o trabalho que o ex-presidente fez quando presidente da Câmara de Alpiarça como os grandes investimentos são razões para ser estimado até nas hostes dos adversários que acima de tudo o reconhecem com um “homem de visão que fez imensa obra em Alpiarça”.
Até os homens da “Rua Silvestre Bernardo Lima” temem que a Concelhia de Alpiarça do Partido Socialista possa levar por diante a candidatura do “homem do Casalinho” que a concretizar-se pode fazer "grandes rombos na coligação PCP/CDU."
Se alguém consegue tirar Alpiarça do marasmo em que se encontra só pode ser o ex-presidente que "continua a reunir condições para ter o apoio de todos os socialistas como da maioria dos alpiarcenses."
O “buraco dos 13 milhões de euros” que o ex-autarca deixou é reconhecido hoje, até "pela linha ortodoxa do PCP/Alpiarça", como um “benefício para o concelho” e todas as acusações feitas, quando da última candidatura de Mário Pereira, mais não foi de que “argumentos esfarrapados” do período eleitoral que se avizinhava e que os comunistas temiam perder a favor de Pedro Gaspar.
Uma aposta falhada, de apresentarem Pedro Gaspar, que ainda recentemente o presidente da Concelhia do PS reconheceu que foi uma “falhanço” a candidatura de Gaspar.
Sabido que é o desânimo que apoquenta os alpiarcenses e muitos dos comunistas que são “oposição” para com as decisões internas do PCP/CDU, é possível que algo venha a acontecer em termos eleitorais no concelho.
Confirmado está o não haver quaisquer receios nas estruturas socialistas em levar por diante a candidatura de Rosa do Céu e há quem até avance que a haver prejudicados será o "TPA que verá alguns dos seus eleitos sairem para irem  em busca de  novas oportunidades"

PRÉMIO DE MÉRITO 2015/2016

PARABÉNS AFONSO E RAFAEL


Os alunos Afonso Cláudio Almeida do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias e Rafael Peixoto de Magalhães Vaz do Curso Profissional de Tecnico de Apoio à Gestão Desportiva irão receber os Diplomas de Mérito do ensino secundário referente ao ano letivo 2015/2016.
Este diploma é atribuído aos alunos que, no âmbito dos cursos Científico-Humanísticos e Profissionais, tenham obtido a melhor classificação final de conclusão do ensino secundário, calculada nos termos legais, arredondada às décimas.
Os Diplomas de Mérito serão entregues no dia 7 de outubro (Dia do Diploma), na cerimónia a realizar para o efeito, onde serão também entregues os certificados e diplomas aos alunos que no ano letivo anterior tenham terminado o ensino secundário.
Nesta cerimónia irá também ser assinalado o sucesso escolar, a valorização do conhecimento e o bom comportamento através da entrega de prémios aos alunos que integram os Quadros de Valor e Excelência e a Turma do Ano 2015/2016.

A Direção Executiva felicita todos os alunos, em especial o Afonso e o Rafael e respetivas famílias, pelo excelente desempenho e pela merecida distinção.
Que o futuro lhes reserve muitas felicidades.

Isabel Silva 
Diretora

ROUBOS E VANDALISMO NA URBANIZAÇÃO DOS GAGOS



A Urbanização dos Gagos têm vindo a  sofrer nos últimos tempos um aumento significativo de roubos e vandalismo.
Quase todos os dias têm havido situações de vandalismo em pleno dia e roubos de noite.
É o que aconteceu nas últimas horas  no  último  bloco residencial (o último do lado esquerdo quando se entra na urbanização) que se  tem encontrado  de portas abertas, quase dia e noite e entregue  um completo abandono.
Roubaram e continuam a roubar: janelas, portas, sanitas, etc.etc., o que leva os outros residentes a andarem preocupados como medo de serem assaltados porque não sabem que anda a roubar.
Segundo declarações de uma residente ao NA a “Urbanização dos Gagos começa a ser um espaço pouco seguro” para nos acrescentar que a “mesma durante a noite e carece de vigia por parte das autoridades”.
Já outro morador da urbanização aproveitou a oportunidade de o NA alí se encontrar para nos dizer que este “abandono é um chamariz para os malandros”.
Moradores há que defendem que o “edifício em questão deveria estar vedado provisoriamente no exterior de forma a impedir que pudessem entrar no mesmo” já que os “vândalos, os consumidores de drogas” ou  quem  “vem para ali se prostituir pela calada da noite” tal é o “movimento dos carros que alia param de noite” e estando vedado o edifício esta “pouca vergonha acabava logo” ou então “alguns agentes da GNR esconderem-se para apanhar a canalha”.



 OS MORADORES DA 'URBANIZAÇÃO DOS GAGOS' SÃO PESSOAS SÉRIAS E TRABALHADORAS 


Mesmo sendo a “Urbanização dos Gagos” uma zona privada e que já foi uma ex-libris de Alpiarça pelo zelo e conservação então existente não podemos nem devemos apontar o dedo apenas aos autores desconhecidos dos roubos e do vandalismo que por ali abunda porquanto `no que toca à prostituição nocturna temos um depoimento de um morador que mora nas proximidades da urbanização que nos garante que durante a “noite,  às tantas da madrugada, carros a deixarem passageiros ou  ‘meninas' é coisa que não falta como alguns dos frequentadores pelo corpanzil que possuem até assusta quem olha para eles” fazendo parecer que nos 'Gagos'  "vale tudo menos tirar olhos ou como se esta urbanização não seja pertença de pessoas sérias  e trabalhadoras que precisam de descansar mas cujos responsáveis parece não se incomodar muito com esta situação”.
A “Urbanização dos Gagos” foi e merece ser continuar a ser uma ex-libris de Alpiarça
Na reportagem levada a  efeito pelo NA também podemos confirmar  (ver fotos) que a recolha do lixo e a falta de conservação do espaço público, da responsabilidade da autarquia, também deixa muito a desejar.
Passeios destruídos e entregues ao abandono, lixo mal recolhido, acumulação de restos de madeira e outras porcarias que por ali abundam em nada dignifica os serviços de higiene e salubridade da autarquia alpiarcense que deveria ser a primeira a cuidar diariamente por aquilo que é da sur responsabilidade.


Carregue em cima da foto para ampliar


«Por:
António Centeio/ Noticias de Alpiarça»




MAIS UM ALPIARCENSE NO 'TOP'


VASCO GASPAR
Depois do Top da FNAC, entrada para o Top da Bertrand

Portugal faz hoje 873 anos


5 de Outubro.
Portugal faz hoje 873 anos
O mais velho Estado Nação do Mundo


5 de Outubro de 1143, esta é considerada como a data da independência de Portugal e o início da dinastia afonsina. 
É nesta data, o nascimento do Reino de Portugal.
A soberania portuguesa, reconhecida por Afonso VII em Zamora, veio a ser confirmada pelo Papa Alexandre III só em 1179, mas o título de Rei que D. Afonso Henriques usava desde 1140, foi confirmado em Zamora, comprometendo-se então o monarca português, ante o cardeal, a considerar-se vassalo da Santa Sé, obrigando-se, por si e pelos seus descendentes, ao pagamento de um censo anual.
A partir de 1143 D. Afonso Henriques vai enviar ao Papa remissórias declarando-se seu vassalo lígio e comprometendo-se a enviar anualmente uma determinada quantia de ouro. As negociações vão durar vários anos, de 1143 a 1179.
Em 1179 o Papa Alexandre III envia a D. Afonso Henriques a "Bula Manifestis probatum", na qual o Papa aceita que D. Afonso Henriques lhe preste vassalagem direta, reconhece-se definitivamente a independência do Reino de Portugal sem vassalagem em relação a D. Afonso VII de Leão e Castela (pois nenhum vassalo podia ter dois senhores diretos) e D. Afonso Henriques como primeiro rei de Portugal, ou seja, Afonso I de Portugal.

"Bula Manifestis probatum" que deu a independência a Portugal.
«De: Joaquim José Duarte Garrido»

106° aniversário da Implantação da República

5 de Outubro 
106° aniversário da Implantação da República


«Fotos de Mário Pereira»


terça-feira, 4 de outubro de 2016

Nada me excita mais politicamente que ver reaças soltarem a franga ameaçando com a revolução

Eu quero ver a manifestação  dos patrões. Eles são mais giros quando andam a pé. Calhando, até lhes dou ideias para os slogans e palavras de ordem. Nada me excita mais politicamente que ver reaças soltarem a franga ameaçando com a revolução. Ficam algumas ideias:

Abaixo a exploração dos patrões pelos empregados
É só mais um empurrão e o trabalhador vai ao chão

Pelo direito à exploração desenfreada.
Chicote sim, salário não. 
Não temos nada a perder pois os nossos depósitos em off-shores estão seguros.

«António Gil/Anabela Melão»

“Sopra Sorrisos”


A  ACES Leziria informa que se irá realizar no próximo dia 7 de outubro, pelas 14h30, na Unidade de Saúde Familiar CampuSaúde, na Golegã, a cerimónia de entrega do prémio Missão Sorriso 2015 ao projeto “Sopra Sorrisos”, da Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/ Golegã.
Dedicado à saúde materno-infantil, a Missão Continente Sorriso pretende dar apoio na concretização de projetos que se destaquem no âmbito da Educação e Literacia na Saúde, Saúde Infantil e Aleitamento Materno.

Ao Projeto “Sopra Sorrisos”, que pretende promover a literacia em saúde, aos pais, desde o nascimento do bebé até à entrada no jardim de infância, foi atribuído um prémio no valor de 20.000,00€, o qual permitirá implementar parte do projeto.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016