sábado, 28 de novembro de 2020

CÂMARA DE ALPIARÇA APROVA REDUÇÃO DA TAXA DE IMI PARA 2021



A Câmara Municipal de Alpiarça, em reunião realizada no dia 27 de novembro, deliberou baixar a taxa do Imposto Municipal de Imóveis (IMI) para os prédios urbanos no próximo ano de 2021 para 0,39%.

Num ano de 2021 em que está previsto para Alpiarça o maior volume de investimento de sempre concentrado num só ano, que se adivinha de grande incerteza quanto às receitas municipais tendo em conta a indefinição da atividade económica que poderá se refletir na diminuição acentuada das receitas do IMT e da Derrama, o município de Alpiarça não quis deixar de reconhecer o momento difícil que vivemos e manteve a trajetória de descida do IMI que se registou nos últimos 2 anos.

No que respeita aos outros impostos municipais, a CMA deliberou manter 5% na participação do Imposto sobre o Rendimento de pessoas singulares (IRS) e 0,25% na Taxa Municipal de Direitos de Passagem (TMDP), cobrada às empresas de comunicações fixas.

A Taxa de Derrama, referente aos lucros tributáveis apresentados pelas empresas, a deliberação mantém o valor de 1,5% para as firmas com volume de negócios superior a 150 mil euros e em 1% para as empresas abaixo deste volume de negócios.
De modo a criar condições para a atração de investimento, as empresas que se fixaram no concelho em 2019 ou 2020 e que tenham criado três ou mais postos de trabalho ficam isentas.

As propostas aprovadas serão discutidas e aprovadas na próxima sessão da Assembleia Municipal de Alpiarça.

«CMA»