sábado, 25 de abril de 2020

25 DE ABRIL - MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA



Caros conterrâneos,
Caros amigos,


Hoje é 25 de Abril – Dia da Liberdade; data querida dos Alpiarcenses e do Povo português.
Há 46 anos, logo pela madrugada, ao som de "Grândola, Vila Morena", o MFA inicia o derrube de uma ditadura opressiva de várias décadas e cria as condições para a instauração de um novo regime democrático em Portugal, assente nas liberdades, abrindo o caminho para uma sociedade mais justa e progressista.
O 25 de Abril de 1974 foi o culminar de uma luta de muitas gerações de democratas e antifascistas portugueses contra a opressão, o medo, a miséria, a exploração e a guerra colonial. É o “dia inicial inteiro e limpo” de um novo tempo.
Os alpiarcenses sabem bem o que representou essa luta pela liberdade, marcada pela repressão, pela perseguição, pelas prisões políticas de quase duas centenas homens e mulheres resistentes antifascistas, pela tortura e até pelo assassínio de alguns dos melhores filhos da nossa terra.
O nome de ALPIARÇA ESTÁ ASSINALADO A LETRAS DE OURO NO LIVRO DA HISTÓRIA DA LUTA DOS PORTUGUESES CONTRA O FASCISMO de Salazar e Caetano e prolonga-se no capítulo respeitante à construção do novo regime democrático.
O 25 de Abril é, por tudo isto, e apesar das inúmeras torpes tentativas de a desvalorizar a que assistimos, a data mais querida ao Povo português! O 25 de Abril é uma FESTA popular todos os anos renovada pela participação das populações e pelo reconhecimento profundo das conquistas alcançadas.
Este ano, a situação de combate à pandemia provocada pelo CoVid-19 obrigou-nos a cancelar o conjunto de iniciativas previstas que corporizavam as comemorações populares do Dia da Liberdade.
Apesar da contingência e de todas as limitações que a actual situação acarreta, O 46º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL NÃO PODE DEIXAR DE SER COMEMORADO – ainda que simbolicamente – PELAS AUTARQUIAS LOCAIS DE ALPIARÇA, relevando a importância desta data maior da nossa história contemporânea que derrubou a ditadura fascista e fundou o regime democrático em Portugal, do qual emana directamente o PODER LOCAL como uma das suas mais significativas expressões.
Assim, respeitando necessariamente as normas de prevenção e de distanciamento social em vigor, o Município de Alpiarça e a Freguesia de Alpiarça irão celebrar o 25 de Abril com a HOMENAGEM AOS MILITARES DE ABRIL E A TODOS OS LUTADORES ANTIFASCISTAS no Largo Salgueiro Maia, junto ao “Cravo”, pelas 14.45 horas.
Para tal foi convidado a marcar presença nesta Homenagem um GRUPO DE 6 ELEITOS LOCAIS QUE POSSA REPRESENTAR A PLURALIDADE DAS FORÇAS POLÍTICAS com assento nos órgãos autárquicos, com a seguinte constituição: 2 eleitos representando a CDU-PCP/PEV; 2 eleitos representando o PS; a eleita do CDS/MUDA; o eleito do PSD/MUDA. Decidimos ainda convidar um elemento da Banda da SFA 1º de Dezembro (a Banda desde sempre marcou presença nas cerimónias comemorativas do 25 de Abril), por forma a representar todo o movimento associativo popular do concelho.
Contrariamente à habitual participação popular dos outros anos – e que se deseja para o futuro –, na Homenagem deste ano pretende-se que a POPULAÇÃO FIQUE EM CASA, respeitando o confinamento a que as circunstâncias obrigam, e que, às 15 horas, venha às janelas cantar a GRÂNDOLA, VILA MORENA e o HINO NACIONAL.
A necessária contenção da doença impõe-nos que FIQUEMOS EM CASA. Mas este Dia da Liberdade continua a ser um dia de FESTA com uma expressão mais INTERIOR e SIMBÓLICA, de afirmação dos VALORES DE ABRIL.
Festa que passará necessariamente pela intransigente DEFESA DAS CONQUISTAS DE ABRIL EM TODOS OS DEMAIS DIAS DO ANO.
Viva a LIBERDADE conquistada pela Revolução de Abril!
Viva o PODER LOCAL DEMOCRÁTICO ao serviço das populações!
Viva o SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE, arma fundamental no combate à doença e na promoção do bem-estar dos portugueses!
Viva a ESCOLA PÚBLICA promotora da igualdade e do desenvolvimento social!

Viva o 25 de Abril!
Mário Fernando Atracado Pereira
Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça

ABRIL: UM SONHO POR CUMPRIR

Por:
Manuel Dacosta

"...Usarás como arma uma viola e um cantil de água fresca. De suas cordas virão sons suaves e melódicos de apelo à Liberdade, à Fraternidade, ao Amor e respeito pelo próximo. Com elas cortarás as grilhetas que aprisionam e calam os mais fracos e oprimidos. Do teu cantil de água fresca, darás de beber aos que têm sede de justiça!..."
Assim era Abril de um ano tão distante que o tempo já quase esqueceu. Éramos povo forjado numa geração sofrida, amordaçada, porém irreverente, combativa. Éramos fortes, verdadeiros, leais, solidários, sonhadores, poetas, artífices, camponeses, desportistas, militares, artistas, lutadores por um futuro diferente. Tínhamos tudo para mudar. Tínhamos tudo para fazer melhor. E...ficámos tão perto, tão perto. A condição humana tem destas limitações e, o velho planeta imponente e célere, continuou a rodar no seu próprio eixo à velocidade de 1,7 mil km/h e, nem deu pelo nosso feito. Havíamos iniciado uma Revolução pacífica, única no mundo, usando apenas cravos na ponta das espingardas e muita, muita fé no futuro.
Quarenta e seis anos depois, questiono-me: será que o sonho que nos movia, de um Abril libertador, de paz, de justiça equitativa, igualdade de oportunidades, esperança, evolução sustentada, abertura ao progresso efectivo, às novas gerações e novas mentalidades, foi realmente cumprido?

quinta-feira, 23 de abril de 2020

CIMLT REFORÇA FUNDO COVID PARA AQUISIÇÃO DE TESTES



INVESTIMENTO PARA APOIAR INSTITUIÇÕES HOSPITALARES E DE APOIO SOCIAL ULTRAPASSA 400 MIL EUROS

No âmbito do fundo de 270 mil euros inicialmente criado pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) para o combate à Covid19, foram adquiridas máscaras FFP 2, máscaras cirúrgicas, fatos de proteção individual e 9 ventiladores para entregar aos hospitais de referência na Lezíria do Tejo, designadamente o Hospital Distrital de Santarém e o Hospital de Vila Franca de Xira.

Face à excecionalidade da situação de emergência de saúde pública que se tem vivido e à proliferação de casos registados de contágio com Covid19, em especial junto da população mais vulnerável, a CIMLT estabeleceu uma parceria com a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e contratou a esta entidade 2000 testes PCR, pelo valor de 142 mil euros (o contrato vai ser assinado na próxima sexta feira, dia 24 de abril), os quais visam reforçar o número de testes a realizar pelo setor da Saúde em todos os Lares de Idosos da Lezíria do Tejo.

Ainda no âmbito dos testes, os municípios da Lezíria do Tejo congratulam-se também com o facto do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria do Tejo já ter iniciado os testes às forças de segurança e corporações de bombeiros e o Hospital Distrital de Santarém, aos profissionais de saúde. Assim, está garantido que estes grupos bastante expostos à Covid19 vão ser testados.

Para além dos 400 mil euros já investidos, os municípios da Lezíria do Tejo consideram e vão aumentar o investimento no combate ao Covid19, encontrando-se neste momento, a CIMLT, a efetuar um rigoroso levantamento dos equipamentos sociais da região (lares de idosos, centros de dia, centros de atividades ocupacionais, unidades de cuidados continuados, serviços de apoio domiciliário, e outros), pois entende que é de vital importância poder dotar todas as entidades (IPSS e equiparadas) de meios e equipamentos necessários ao combate da propagação da doença, designadamente dotar os utentes e funcionários de equipamentos de proteção individual como luvas, máscaras e gel desinfetante.

Sobre a utilização generalizada das máscaras comunitárias ou sociais, os municípios da Lezíria do Tejo garantem que acionarão os apoios através da ação social aos munícipes que tenham dificuldades financeiras para a sua aquisição.

Os municípios da Lezíria do Tejo continuam a apelar à população para o cumprimento integral das normas da Direção-Geral da Saúde, agradecendo a todos a forma cívica como têm cumprido o distanciamento social e compreendido a situação atual.

A CIMLT é constituída pelos municípios de Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém.

segunda-feira, 20 de abril de 2020

ANTECIPADOS OS TRABALHOS DE DESINFEÇÃO E HIGIENIZAÇÃO DOS CONTENTORES DE LIXO






Dada a situação atual de pandemia COVID-19, o Município de Alpiarça decidiu antecipar para hoje, dia 20 de Abril, os trabalhos de desinfeção e higienização dos contentores de lixo, que estavam previstos para o final do mês de Maio. Uma decisão de carácter preventivo e de contingência à disseminação de possíveis contágios, redobrando desta forma a segurança da população.
«CMA»