sábado, 25 de abril de 2020

25 DE ABRIL - MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA



Caros conterrâneos,
Caros amigos,


Hoje é 25 de Abril – Dia da Liberdade; data querida dos Alpiarcenses e do Povo português.
Há 46 anos, logo pela madrugada, ao som de "Grândola, Vila Morena", o MFA inicia o derrube de uma ditadura opressiva de várias décadas e cria as condições para a instauração de um novo regime democrático em Portugal, assente nas liberdades, abrindo o caminho para uma sociedade mais justa e progressista.
O 25 de Abril de 1974 foi o culminar de uma luta de muitas gerações de democratas e antifascistas portugueses contra a opressão, o medo, a miséria, a exploração e a guerra colonial. É o “dia inicial inteiro e limpo” de um novo tempo.
Os alpiarcenses sabem bem o que representou essa luta pela liberdade, marcada pela repressão, pela perseguição, pelas prisões políticas de quase duas centenas homens e mulheres resistentes antifascistas, pela tortura e até pelo assassínio de alguns dos melhores filhos da nossa terra.
O nome de ALPIARÇA ESTÁ ASSINALADO A LETRAS DE OURO NO LIVRO DA HISTÓRIA DA LUTA DOS PORTUGUESES CONTRA O FASCISMO de Salazar e Caetano e prolonga-se no capítulo respeitante à construção do novo regime democrático.
O 25 de Abril é, por tudo isto, e apesar das inúmeras torpes tentativas de a desvalorizar a que assistimos, a data mais querida ao Povo português! O 25 de Abril é uma FESTA popular todos os anos renovada pela participação das populações e pelo reconhecimento profundo das conquistas alcançadas.
Este ano, a situação de combate à pandemia provocada pelo CoVid-19 obrigou-nos a cancelar o conjunto de iniciativas previstas que corporizavam as comemorações populares do Dia da Liberdade.
Apesar da contingência e de todas as limitações que a actual situação acarreta, O 46º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL NÃO PODE DEIXAR DE SER COMEMORADO – ainda que simbolicamente – PELAS AUTARQUIAS LOCAIS DE ALPIARÇA, relevando a importância desta data maior da nossa história contemporânea que derrubou a ditadura fascista e fundou o regime democrático em Portugal, do qual emana directamente o PODER LOCAL como uma das suas mais significativas expressões.
Assim, respeitando necessariamente as normas de prevenção e de distanciamento social em vigor, o Município de Alpiarça e a Freguesia de Alpiarça irão celebrar o 25 de Abril com a HOMENAGEM AOS MILITARES DE ABRIL E A TODOS OS LUTADORES ANTIFASCISTAS no Largo Salgueiro Maia, junto ao “Cravo”, pelas 14.45 horas.
Para tal foi convidado a marcar presença nesta Homenagem um GRUPO DE 6 ELEITOS LOCAIS QUE POSSA REPRESENTAR A PLURALIDADE DAS FORÇAS POLÍTICAS com assento nos órgãos autárquicos, com a seguinte constituição: 2 eleitos representando a CDU-PCP/PEV; 2 eleitos representando o PS; a eleita do CDS/MUDA; o eleito do PSD/MUDA. Decidimos ainda convidar um elemento da Banda da SFA 1º de Dezembro (a Banda desde sempre marcou presença nas cerimónias comemorativas do 25 de Abril), por forma a representar todo o movimento associativo popular do concelho.
Contrariamente à habitual participação popular dos outros anos – e que se deseja para o futuro –, na Homenagem deste ano pretende-se que a POPULAÇÃO FIQUE EM CASA, respeitando o confinamento a que as circunstâncias obrigam, e que, às 15 horas, venha às janelas cantar a GRÂNDOLA, VILA MORENA e o HINO NACIONAL.
A necessária contenção da doença impõe-nos que FIQUEMOS EM CASA. Mas este Dia da Liberdade continua a ser um dia de FESTA com uma expressão mais INTERIOR e SIMBÓLICA, de afirmação dos VALORES DE ABRIL.
Festa que passará necessariamente pela intransigente DEFESA DAS CONQUISTAS DE ABRIL EM TODOS OS DEMAIS DIAS DO ANO.
Viva a LIBERDADE conquistada pela Revolução de Abril!
Viva o PODER LOCAL DEMOCRÁTICO ao serviço das populações!
Viva o SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE, arma fundamental no combate à doença e na promoção do bem-estar dos portugueses!
Viva a ESCOLA PÚBLICA promotora da igualdade e do desenvolvimento social!

Viva o 25 de Abril!
Mário Fernando Atracado Pereira
Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça

Sem comentários:

Enviar um comentário