quarta-feira, 19 de junho de 2019

PROVA DO CAMPEONATO NACIONAL DE MOTONÁUTICA




PROVA DO CAMPEONATO NACIONAL DE MOTONÁUTICA
FÓRMULA FUTURO - ALPIARÇA 2019
ALBUFEIRA DOS PATUDOS

A Albufeira dos Patudos em Alpiarça recebe no próximo fim-de-semana, dias 22 e 23 de Junho de 2019, a prova do Campeonato Nacional de Motonáutica - "Formula Futuro" para jovens nos escalões dos 8 aos 18 anos.
PROGRAMA
Dia 22 (Sábado)
> Início dos treinos - 11h30
> Fim dos treinos - 13h00

> Início das provas - 14h30
> Fim das provas - 17h00

Dia 23 (Domingo)
> Início das provas - 14h30
> Fim das provas - 17h00
---
> Entrega de Prémios - 17h30


Uma organização da Federação Portuguesa de Motonáutica, com o apoio da Câmara Municipal de Alpiarça

1º FESTIVAL STREET FOOD ALPIARÇA 2019



Abertura do festival dia 21 de Junho (sexta-feira) às 18h30
Junto às piscinas municipais de Alpiarça.

De 21 a 23 de Junho de 2019 a comida de rua vem até Alpiarça, com uma variada oferta gastronómica e muita animação musical e infantil. São 3 dias para dar a conhecer e experimentar novos conceitos gastronómicos!


Uma organização da associação "SIR STRONG" com o apoio da Câmara Municipal de Alpiarça

Adeus, livrete. O Documento Único Automóvel vai mudar



A partir de agosto o Documento Único Automóvel vai passar a caber na carteira.

O livrete dos carros - Documento Único Automóvel (DUA) - vai mudar. Vai passar ter um formato semelhante ao de um cartão do cidadão.
O novo Documento Único Automóvel entra em vigor a 1 de agosto e aplica-se, numa primeira fase, a novas matrículas. A partir de 2020 deve chegar a todos os veículos.


Em comunicado, o ministério da Justiça anuncia a ideia é que seja mais fácil de guardar na carteira, mas também que seja simplificado o conteúdo informativo disponível no documento que reúne dados relativos às características do veículo e do seu proprietário.
A medida faz parte do Simplex+.
«TSF»

segunda-feira, 17 de junho de 2019

QUINTA DA LAGOALVA VENCE PRÉMIO "MELHOR ENOTURISMO 2018" DO TURISMO DO ALENTEJO E RIBATEJO


A Quinta da Lagoalva venceu pela quinta vez o PRÉMIO MELHOR ENOTURISMO RIBATEJO referente ao ano de 2018 atribuído pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, em cerimônia realizada no Cine-Teatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, no passado dia 15 de Junho.
O Município de Alpiarça endereça os parabéns à Quinta da Lagoalva pelo prémio uma vez mais conquistado, acima de tudo porque distingue justamente a qualidade excepcional dos vinhos produzidos e do projecto turístico que lhe está associado, bem como todo o trabalho realizado, traduzindo-se assim na promoção e valorização do concelho de Alpiarça e da região.
CMA 

ARTIGO DE OPINIÃO: Política interna em ebulição

Por:
Rodolfo Colhe

Política interna em ebulição

A grande maioria dos portugueses encontra-se neste período preocupado com as suas futuras férias longe de ainda se preocuparem com as futuras eleições legislativas. Muitos já sabem em quem vão votar, outros aguardam o andar da carruagem para perceber onde vão depositar o seu voto e outros mais decidem mesmo se irão votar. A verdade é que dentro de um mês já teremos listas mesmo que não definitivas (faltando aprovação nacional), e isso marcará o início de algo que já se iniciou á vários meses.
Confesso que enquanto militante do Partido Socialista e da Juventude Socialista esta fase é particularmente interessante no que diz respeito á tentativa de acompanhar todas as movimentações no país e mais concretamente no distrito de Santarém.
Certamente as listas não deixarão todos satisfeitos, supostamente mais serão os que ficarão insatisfeitos, os lugares são limitados e há muitos putativos candidatos, e isto continua a ser visto pelos portugueses em geral muito por ação do populismo como uma luta por tachos, bem a verdade é que de todo não é verdade.
Se a expressão “cada cabeça a sua sentença” não é 100% válida quando falamos de militantes de um partido. A verdade é que o grau de preocupação com as bandeiras, caraterísticas individuais das pessoas, a zona de proveniência, a relação com o poder autárquico e a ligação ou não as estruturas autónomas como a JS e o Departamento das Mulheres Socialistas criam diferenças importantes nos putativos candidatos e claro na ação dos futuros deputados, se em cada 50 deputados 30 olharão para o ambiente como uma das principais bandeiras a serem agitadas, isso não irá modificar a legislatura? É claro que vai. Este período é de todo relevante apesar de muito fechado no seio do partido. Apesar disso o PS já abre por exemplo a formulação do programa eleitoral a todos os portugueses. Com isto não estou a propor que se abra demasiado a formulação das listas, tenho muitas dúvidas mesmo que as diretas sejam o melhor caminho (na escolha da lista de deputados), se calhar até o são, no entanto, este será um processo que necessita ser maturado e desenvolvido sem pressas e sem populismos. É importante encontrar maneira de reformular a forma de fazer política, para que as pessoas se aproximem das estruturas de governação e para que aumente a participação cívica da população em geral.
Enquanto militante tenho as minhas predileções para a lista pelo distrito de Santarém no entanto é importante a lista que venha a sair seja a lista de todos, depois quando as eleições passarem então aí poderemos avaliar o que foi bem e mal programado.

domingo, 16 de junho de 2019

REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA REALIZADA NO DIA 14 DE JUNHO DE 2019 NO AUDITÓRIO DOS PAÇOS DO CONCELHO




Estiveram presentes: Mário Pereira, Presidente da Câmara Municipal; João Arraiolos, Sónia Sanfona e António Moreira, Vereadores. Ausência do Vereador Carlos Pereira, por se encontrar no exterior ao serviço da Câmara Municipal de Alpiarça.
PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA 
O Presidente da Câmara e os Vereadores abordaram diversos assuntos de interesse municipal.

ORDEM DO DIA
Ponto 01 – Ata para apreciação e votação.
Proposta de Ata n.º 09/2019 - Reunião realizada no dia 10/05/2019
Município de Alpiarça
Aprovado por unanimidade.

Ponto 02 – Ata para apreciação e votação.
Proposta de Ata n.º 10/2019 - Reunião realizada no dia 29/05/2019
Município de Alpiarça
Aprovado por unanimidade.

Ponto 03 – Proposta – Alteração ao Mapa de Pessoal para 2019.
Município de Alpiarça
Remeter à Assembleia Municipal
Aprovado por maioria com a abstenção dos Vereadores do PS.

Ponto 04 – Proposta – Modificação ao Orçamento / Revisão Nº 1 – Modificação às G.O.P. / Revisão Nº 1 - Ano de 2019.
Município de Alpiarça
Remeter à Assembleia Municipal
Aprovado por maioria com a abstenção dos Vereadores do PS.

Ponto 05 – Proposta – Rejeição das Competências Transferidas pelos Decretos-Lei Nº 58/2019 de 30 de Abril e Decreto-Lei Nº 72/2019 de 28 de Maio.
Município de Alpiarça
Remeter à Assembleia Municipal
Aprovado por unanimidade.

Ponto 06 – Aprovação de Minuta de contrato interadministrativo de delegação de competências no âmbito das instalações de armazenamento e postos de abastecimento de combustíveis. Município de Alpiarça
Remeter à Assembleia Municipal
Aprovado por unanimidade.

Ponto 07 – Proposta – Documentos de Prestação de Contas Consolidadas – 2018.
Município de Alpiarça
Remeter à Assembleia Municipal
Aprovado por maioria com a abstenção dos Vereadores do PS.

Ponto 08 – Reabilitação e Adaptação do Mercado Municipal – Aprovação do Plano de Segurança e Saúde.
Município de Alpiarça
Para Ratificação: Aprovado por unanimidade.

Ponto 09 – Proposta para a contratação de um empréstimo de médio e longo prazo à linha BEI Portugal 2020 – Autarquias – Eficiência Energética em iluminação pública no Município de Alpiarça – Código ALT20-07-1203-FEDER-000003.
Município de Alpiarça
Aprovado por maioria com a abstenção dos Vereadores do PS.

Ponto 10 – Proposta para a contratação de um empréstimo de médio e longo prazo à linha BEI Portugal 2020 – Autarquias – Reabilitação e Adaptação do Mercado Municipal – Código ALT20-082316-FEDER-000048.
Município de Alpiarça 
Aprovado por maioria com a abstenção dos Vereadores do PS.

Ponto 11 – Licença Especial de Ruído, com inicio às 21,00 h do dia 22/06/2019 e termo às 02,00 h do dia 23/06/2019, para realização do evento “Há Festa na Minha Rua”, a realizar na Praceta José Faustino Rodrigues Pinhão, em Alpiarça e com início às 21,00 h do dia 29/06/2019 e termo às 02,00 h do dia 30/06/2019, para realização do evento “Festa da Gouxaria”, a realizar no Jardim da Gouxaria, em Alpiarça.
Solicita isenção de taxas.
Requerente: Junta de Freguesia de Alpiarça
Aprovado por unanimidade.

Ponto 12 - Licença Especial de Ruído, com inicio às 18,00 h do dia 28/06/2019 e termo às 02,00 h do dia 29/06/2019, para realização do evento “Festival de Folclore”, a realizar no Parque de Estacionamento da Casa do Povo, em Alpiarça.
Solicita isenção de Taxas.
Requerente: Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alpiarça
Aprovado por unanimidade.

Ponto 13 – Aplicação dos valores constantes da tabela de taxas aprovada anualmente pela Federação de Bombeiros do distrito de Santarém pela prestação de serviços de proteção e socorro.
Município de Alpiarça.
Remeter à Assembleia Municipal
Aprovado por unanimidade.

Alpiarça, 14 de Junho de 2019 
Câmara Municipal de Alpiarça