sexta-feira, 6 de maio de 2016

Encontro Interconcelhio "Optimismo Senior"



Na manhã desta sexta-feira, no cineteatro da Chamusca: participação na abertura do Encontro Interconcelhio "Optimismo Senior", com os meus colegas presidentes das câmaras da Chamusca, Paulo Queimado, e Golegã, Rui Medinas, os vereadores Francisco Matias, Cláudia Moreira e João Arraiolos e o director regional da Segurança Social, Tiago Leite.
O Encontro foi organizado no âmbito da acção da Plataforma Supraconcelhia da Lezíria do Tejo, que reuniu autarcas, técnicos e membros de IPSS e associações diversas com intervenção na Rede Social (CLAS) destes concelhos.
O Município de Alpiarça marcou também presença através das integrantes do programa "+ Desporto + Vida" que realizaram uma demonstração no palco.

«Texto e fotos de Mário Pereira»

Padrasto abusa e mãe é cúmplice

Mãe da criança constituída arguida por saber e não denunciar.


Os abusos sexuais ocorreram ao longo de três anos, numa casa em Alpiarça onde a menor de 13 anos residia com a mãe e o companheiro desta. O homem, de 30 anos, foi agora detido pela Polícia Judiciária pela prática de vários crimes de abuso sexual de criança e vai aguardar julgamento em prisão preventiva, depois de ter sido ouvido por um juiz de instrução criminal no Tribunal de Santarém, durante a tarde de terça-feira. A mãe, de 32 anos, também foi constituída arguida, por alegadamente ter conhecimento da relação íntima entre o suspeito e a vítima, sem nunca ter feito participação do caso às autoridades. Segundo o CM apurou, a mulher admitiu que já tinha ordenado ao companheiro de longa duração para parar com aquele comportamento. 

A menor, que começou a ser abusada aos dez anos de idade, foi retirada à família e vai ser institucionalizada. A denuncia do caso à PJ partiu da GNR de Alpiarça, vila onde vários vizinhos e moradores estranhavam a relação de proximidade que o padrasto e a menor exibiam em público, nomeadamente em cafés e bares que frequentavam. Segundo um comunicado da Judiciária, os abusos foram consumados "com muita frequência" pelo arguido, que se aproveitou da "proximidade e relação de confiança" com a criança. O suspeito e a mãe, ambos sem emprego regular, mantinham uma relação há muitos anos. O detido tem antecedentes criminais, mas não por ilícitos de natureza sexual. 

Por: Por João Nuno Pepino, João Tavares/Correio da Manhã


Alpiarça hoje de novo na Comunicação Social pelas piores razões



Segundo a reportagem da SIC os abusos sexuais da menor pelo padastro, aconteciam há cerca de 3 anos com o silêncio-cúmplice de muita gente.
Finalmente este crime sexual terminou graças ao conhecimento e consequênte investigação e intervenção da GNR de Alpiarça. a tal que a autarquia CDU se recusou a aprovar um louvor municipal, mesmo que apoiado por toda a oposição

Por: Eduardo Costa (*)
(*) Também pode ser lido no Facebook na página pessoal do autor

Prisão preventiva para suspeito de tráfico de droga


Militares do Núcleo de Investigação Criminal de Santarém detiveram no dia 4 de maio, em Alpiarça, um casal, por suspeita de tráfico de estupefacientes, tendo o homem ficado em prisão preventiva.

A ação foi o culminar de uma investigação iniciada em setembro do ano passado, altura em que o suspeito foi detido pelo mesmo crime.

Durante as revistas efetuadas ao casal e busca domiciliária, foram apreendidas:

·         114 doses de MDMA em cristal;

·         113 doses de cocaína;

·         31 doses de haxixe;

·         dois telemóveis;

·         balanças digitais;

·         duas armas brancas.

Os detidos, de 21 e 31 anos, foram presentes a tribunal ontem, dia 5 de maio, tendo sido aplicada a prisão preventiva ao homem e termo de identidade e residência à mulher.   

Águas do Ribatejo abre ETAR gigante para mostrar “tratamento eficiente de esgotos”

Alunos do 9º ano estudam sistema de tratamento na ETAR de Almeirim/Alpiarça



Dezenas de alunos do 9ª ano do Agrupamento de Escolas de Almeirim estão a realizar um ciclo de visitas à Estação de Tratamento de Águas Residuais-ETAR de Almeirim/Alpiarça. A ETAR é a maior do universo de dezenas de ETAR da Águas do Ribatejo.
O equipamento implementado num terreno com uma área de 18 hectares (20 campos de futebol) garante o tratamento primário, secundário e terciário das águas residuais dos dois concelhos com mais de 30 mil pessoas.
As cinco lagoas de grande dimensão, onde vivem várias espécies animais e vegetais, são os ponto de atração dos alunos . As visitas visa perceber o processo de tratamento e o impacto nas linhas de água existentes na região. Até ao final do ano letivo todos os alunos do 9ª ano de Almeirim irão visitar o equipamento.
Em sede de aula, os alunos estudaram os fatores abióticos e a sua influência na dinâmica dos ecossistemas. Os estudantes estão a avaliar o modo como a poluição e as invasões biológicas afetam o equilíbrio no ecossistema. 
O Sistema de Tratamento dos “esgotos” de Almeirim e Alpiarça é feito com um processo de biomassa suspensa em lagonagem. Após a maturação a água residual entra num microtamizador para afinação das cargas de sólidos em suspensão, sendo a desinfeção final feita por Ultra Violeta. As lamas que resultam do processo são encaminhadas para valorização agrícola e a água limpa e tratada é encaminhada para a Vala de Alpiarça que vai desaguar ao Rio Tejo.
A ETAR Almeirim/Alpiarça é uma das mais eficientes da Águas do Ribatejo e a sua requalificação em conjunto com as obras em todo o sistema de saneamento custaram mais de 4 ME. Os dois concelhos dispõe de tratamento de saneamento para mais de 90% da população com um dos sistemas mais modernos usados na União Europeia.  
A ETAR está preparada para receber os esgotos recolhidos em fossas sépticas e as águas residuais provenientes de unidades industriais e agro-industriais mediante autorização da AR  e controlo analítico prévio.



quinta-feira, 5 de maio de 2016

Almoço / convívio de 'Quinta-feira da Ascensão' dos trabalhadores do Município de Alpiarça



Almoço / convívio de 'Quinta-feira da Ascensão' dos trabalhadores do Município de Alpiarça, organizado pela DECULT, mantendo viva a tradição da nossa região. 

O dia chuvoso não permitiu o habitual piquenique, mas o convívio e a qualidade gastronómica largamente compensaram esse aparente revés.

«Texto e fotos de Mário Pereira»

Almeirim - Quatro detidas por invasão de propriedade

Militares do Posto Territorial de Almeirim detiveram ontem, dia 4 de maio, quatro mulheres, com idades compreendidas entre os 25 e 56 anos, por invasão de propriedade e identificaram como condutor das suspeitas, um homem de 44 anos, em Almeirim.
A detenção ocorreu quando as suspeitas se encontravam dentro de propriedade privada, sem autorização do proprietário.
Há ainda suspeita que as mulheres estejam envolvidas em delitos diversos como roubos, furto em interior de residências e burlas.
As detidas foram constituídas arguidas e prestaram termo de identidade e residência.

ABERTAS ATÉ 17 DE JUNHO, AS INSCRIÇÕES E APRESENTAÇÕES DE PROPOSTAS PARA OCUPAÇÃO DE ESPAÇOS NA ALPIAGRA 2016

A Alpiagra 2016 irá decorrer de 3 a 11 de setembro.

Para consultar as normas da ALPIAGRA 2016 leia ou imprima o EDITAL N.º 32/2016.
Já se encontram abertas até ao dia 17 de junho próximo, as inscrições e apresentações de propostas para os vários espaços, que podem ser efectuadas em impressos disponibilizados nos seguintes links:

terça-feira, 3 de maio de 2016

Tribunal absolve chefe de gabinete do presidente de Alpiarça que chamou ladrão a Francisco Cunha


O chefe de gabinete do presidente da Câmara de Alpiarça, que chamou ladrão ao vereador da oposição, Francisco Cunha (PSD/MPT), foi absolvido do crime de difamação. João Osório (foto) foi ainda absolvido do pagamento de 7500 euros de indemnização pedida pelo vereador. Francisco Cunha vai recorrer da decisão para o Tribunal da Relação de Évora.
Leia mais em:
«Foto: O Mirante»

O utente, em articulação com o médico de família, será encaminhado para a unidade que preferir

A partir deste mês, os utentes podem ter consultas de especialidade em qualquer hospital do Serviço Nacional de Saúde. Já foi publicado em "Diário da República" o despacho que determina as condições para o livre acesso e circulação no SNS.
“O cidadão que aguarde pela primeira consulta de especialidade hospitalar pode, em articulação com o médico de família responsável pela referenciação, optar por qualquer uma das unidades hospitalares do SNS onde exista a especialidade em causa”, diz o diploma.
Os critérios de escolha serão, prioritariamente, “o interesse do utente, a proximidade geográfica e os tempos médios de resposta, acessíveis através do Portal do SNS, para a primeira consulta de especialidade hospitalar nas várias instituições do SNS”, explica em comunicado o Ministério da Saúde.
Em declarações à Renascença, a presidente do Conselho Directivo da Administração Central do Sistema de Saúde, Marta Temido, explica que o médico de familia irá "partilhar com o seu utente informações sobre a proximidade geográfica da unidade hospitalar e também os tempos de espera que ela oferece, para que conjuntamente possam encontrar a melhor solução para a resolução do problema de saúde de cada caso concreto".
"Em matéria de especialidades cirúrgicas aquilo que se prevê é que os utentes possam ter informação não só sobre o tempo de espera para a consulta de especialidade mas também sobre o próprio tempo de espera para a hipotética cirurgia de que necessitem", acrescent
A medida tinha sido anunciada pelo secretário de Estado da Saúde no final de 2015.
Dentro do SNS queremos criar um mercado interno de competitividade, criando mais capacidade para executar mais actos em áreas em que o tempo de espera é mais relevante", explicou Fernando Araújo. «Lusa»

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Não consigo tolerar eruditismo selectivo e altivez académica

Já não tenho paciência para algumas coisas, não porque me tenha tornado arrogante, mas simplesmente porque cheguei a um ponto da minha vida em que não me apetece perder mais tempo com aquilo que me desagrada ou fere. Já não tenho pachorra para cinismo, críticas em excesso e exigências de qualquer natureza. Perdi a vontade de agradar a quem não agrado, de amar quem não me ama, de sorrir para quem quer retirar-me o sorriso. Já não dedico um minuto que seja a quem me mente ou quer manipular. Decidi não conviver mais com pretensiosismo, hipocrisia, desonestidade e elogios baratos. Já não consigo tolerar eruditismo selectivo e altivez académica. Não compactuo mais com bairrismo ou coscuvilhice. Não suporto conflitos e comparações. Acredito num mundo de opostos e por isso evito pessoas de carácter rígido e inflexível. Desagrada-me a falta de lealdade e a traição. Não lido nada bem com quem não sabe elogiar ou incentivar. E acima de tudo já não tenho paciência nenhuma para quem não merece a minha paciência.
«De:José Micard Teixeira. Postado por Filomena Frazão»

domingo, 1 de maio de 2016

Concursos de vinho - Festa do Vinho do Cartaxo

O Concurso de Vinhos do Concelho do Cartaxo e o Concurso de Vinhos do Tejo, que decorrem há 32 e há 17 anos, respetivamente, contaram com mais de 48 produtores da região, 11 dos quais se apresentaram a concurso pela primeira vez.

O Auditório da Quinta das Pratas recebeu, no passado dia 29 de abril, a cerimónia de entrega dos prémios dos dois concursos de vinho que o município organiza no âmbito da Festa do Vinho, e nos quais avalia O Melhor Vinho na Produção. As provas decorreram no Centro de Promoção Vitivinícola do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo, tendo sido avaliadas 97 amostras de vinho – 48 de tinto, 36 de branco e 13 de rosé –, o maior número de sempre.

No Concurso do concelho do Cartaxo, a Adega Cooperativa do Cartaxo viu o seu vinho branco receber o primeiro prémio, enquanto a casa agrícola Encostas do Avô ocupou o primeiro lugar com o seu vinho tinto e a Pitada Verde viu reconhecido o seu vinho rosé, recebendo o primeiro prémio desta categoria.

No concurso de Vinhos do Tejo, o vinho branco da Sociedade Agrícola Encostas do Sobral, recebeu o primeiro prémio, assim como, o vinho tinto da Sociedade Agrícola Cova da Caldeira e, na categoria rosé, foi a Pitada Verde a ser distinguida com o primeiro prémio.

XXXII Concurso de Vinhos do Concelho do Cartaxo
Colheita 2015/2016

  Vinho Tinto
Classificação
Nome
Menção Honrosa
ADEGA COOPERATIVA DO CARTAXO
Menção Honrosa
ANTÓNIO MANUEL B. GOMES FAIA
3º Prémio
SOC. AGRÍCOLA CASAL DO CONDE, SA
2º Prémio
CASA AGRÍCOLA DA QUINTA DO FALCÃO, LDA
1º Prémio
ENCOSTAS DO AVÔ - MARCO SILVESTRE

Vinho Branco
Classificação
Nome
Menção Honrosa
CASA AGRÍCOLA FAIA E FILHO, LDA

Menção Honrosa
HELENA MARIA PEREIRA SÁ CARVALHO
3º Prémio
CASA AGRÍCOLA DA QUINTA DO FALCÃO, LDA
2º Prémio
PITADA VERDE-PRODUÇÃO AGRICOLA, LDA
1º Prémio
ADEGA COOPERATIVA DO CARTAXO

Vinho Rosé
Classificação
Nome
3º Prémio
ADEGA COOPERATIVA DO CARTAXO
2º Prémio
CASA AGRÍCOLA DA QUINTA DO FALCÃO, LDA
1º Prémio
PITADA VERDE- PRODUÇÃO AGRÍCOLA, LDA


XVII Concurso de Vinhos do Tejo
Colheita 2015/2016

Vinho Tinto
Classificação
Nome
Menção Honrosa
SOCIEDADE AGRÍCOLA CASAL DO CONDE, SA
Menção Honrosa
ANTÓNIO MANUEL B. GOMES FAIA
Menção Honrosa
ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE ALCOENTRE
Menção Honrosa
ENCOSTAS DO AVÔ – MARCO SILVESTRE
Menção Honrosa
CASA AGRÍCOLA QUINTA DO FALCÃO
Menção Honrosa
AGROVIA, SA
Menção Honrosa
SOLAR DOS LOENDROS
3º Prémio
AGRO- BATORÉUS
2º Prémio
DAVID HENRIQUES VIEIRA
1º Prémio
SOCIEDADE AGRÍCOLA COVA DA CALDEIRA

Vinho Branco
Classificação
Nome
Menção Honrosa
ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE SANTARÉM
Menção Honrosa
ENOPORT
Menção Honrosa
ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE ALCOENTRE
Menção Honrosa
PITADA VERDE – PRODUÇÃO AGRÍCOLA, LDA
Menção Honrosa
ADEGA COOPERATIVA DO CARTAXO
Menção Honrosa
SOC. AGRÍCOLA QUINTA DA RIBEIRINHA
3º Prémio
ADEGA COOPERATIVA DE ALMEIRIM
2º Prémio
SOC. AGRÍCOLA DA QUINTA DA LAGOALVA DE CIMA, SA
1º Prémio
ENCOSTA DO SOBRAL, SA

Vinho Rosé
Classificação
Nome
Menção Honrosa
ADEGA COOPERATIVA DO CARTAXO
Menção Honrosa
CASA AGRÍCOLA DA QUINTA DO FALCÃO, LDA
3º Prémio
SOC. AGRÍCOLA QUINTA DA LAGOALVA DE CIMA, SA
2º Prémio
SOC. AGRÍCOLA QUINTA DA RIBEIRINHA
1º Prémio
PITADA VERDE – PRODUÇÃO AGRÍCOLA, LDA