sábado, 6 de agosto de 2016

Jardim de Alpiarça: “quem te viu e quem te vai ver…"


315 mil euros vão ser gastos na remodelação do Jardim de Alpiarça.  Brevemente vamos ter o jardim dividido em três espaços.
Um  para eventos, festas e outros afins; outro para a instalação de um bar e casas de banho e o terceiro para um parque infantil.

A imagem do “velho jardim” irá desaparecer porque afinal e como disse o presidente da Câmara, é preciso “modernizar e centralizar a imagem urbana”
O concurso  vai ser lançado brevemente.

«Foto de Ricardo Hiólito»

Os “milhões" da Câmara de Alpiarça

Por: V.R.V.
 Os “milhões" da Câmara de Alpiarça estão para os alpiarcenses como estão as viagens oferecidas pela GALP aos governantes para irem ver o “Europeu” à França
Tudo não passa de barulho e  fumaça onde quem  ganha com o  assunto são: os jornais, que à falta de noticias precisam de “merdices” para vender  papel e à oposição que não tendo nada para fazer ou dizer  agarra-se a estes assuntos como uma lapa à rocha
Todos sabemos que os bancos não negam empréstimos às Câmaras pela simples razão de que até hoje nenhuma Câmara fechou as portas por causa de dividas aos bancos ao contrário de muitas empresas.
Além do mais os jornais e também alguns  vereadores da oposição, especialmente do burgo alpiarcense, desconhecem que a melhor garantia que um banco pode ter é:  se a Câmara não pagar o que pediu  é  requerer ao Estado que suspenda o envio dos duodécimos para passarem a ser recebidos pela banco até estar liquidada a divida.
Caro vereador do TPA é tão fácil e elementar como isto.
Quanto ao resto são lérias e é a pura amostra que vocês só sabem e fazer e dizer o “bota-abaixo” porque quanto ao resto não valem um cêntimo.
Não é por acaso que os distintos eleitos dessa "amostra de partido" (TPA) são os ressabiados de outros partidos que por força querem um lugar ao sol.

REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE 05 AGOSTO DE 2016


REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA REALIZADA NO DIA 5 DE AGOSTO DE 2016 NO AUDITÓRIO DOS PAÇOS DO CONCELHO
Estiveram presentes: Mário Pereira, Presidente; João Arraiolos, Pedro Gaspar e António Moreira, Vereadores. O Vereador Carlos Pereira esteve ausente por motivos de férias.

PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA

O Presidente e os Vereadores abordaram diversos assuntos de interesse municipal


ORDEM DE TRABALHOS:

1. CÂMARA MUNICIPAL DE RIO MAIOR 
Agradecimento pela colaboração da Biblioteca Municipal de Alpiarça na atividade “Histórias em Pijama na Biblioteca”
Tomado Conhecimento

2. GRUPO PARLAMENTAR OS VERDES 
Projeto Resolução n.º 327/XIII/1ª(PEV) – Defesa do Hospital Distrital de Santarém 
Tomado conhecimento 

3. MUNICÍPIO DE ALPIARÇA - PROPOSTA N.º 20/JA/2016 – Subsídio CD Águias – Férias Desportivas 
Aprovado por unanimidade

4. - MUNICÍPIO DE ALPIARÇA - Arrendamento da loja n.º 2 do Mercado Municipal – Requerente: TAGUSPAN LDA 
Ratificado por maioria com a abstenção do Sr. Vereador Pedro Gaspar

5. MUNICÍPIO DE ALPIARÇA - INFORMAÇÃO INTERNA N.º 171/2016, Serviço Técnico de Obras, pedido de Informação – Legalização de Pecuária, Requerente: AUGUSTO DOS SANTOS SÁ 
Ponto retirado.

6. MUNICÍPIO DE ALPIARÇA – Processo n.º 2/2016, Serviço Técnico de Obras, Concessão de Alvará para destaque de uma única parcela de terreno, Requerente: MARIA MANUELA DA CRUZ FIDALGO 
Aprovado por Unanimidade 

7. MUNICÍPIO DE ALPIARÇA 
Plano de Saneamento Financeiro – 10º Relatório Semestral – junho de 2016 
Aprovado por maioria com a abstenção do SR. Vereador António Moreira - Remeter à Assembleia Municipal 

8. MUNICÍPIO DE ALPIARÇA 
Licença Especial de Ruído para realização de espetáculo “Aqui... ao Luar”, no Frade de Cima, junto ao Café Ramos & Celeste – do dia 06/08/2016 às 02h00 do dia 07/08/2016, Requerente: JUNTA DE FREGUESIA DE ALPIARÇA 
Solicita isenção de Taxas 
Aprovado por Unanimidade

9. MUNICÍPIO DE ALPIARÇA 
Licença Especial de Ruído para realização de espetáculo “Aqui... ao Luar”, na Rua Jacinto dos Mártires Falcão, junto ao Supermercado José J. Rosa – do dia 13/08/2016 às 02h00 do dia 14/08/2016, Requerente: JUNTA DE FREGUESIA DE ALPIARÇA 
Solicita isenção de Taxas 
Aprovado por Unanimidade

10. MUNICÍPIO DE ALPIARÇA 
Licença Especial de Ruído para realização de espetáculo “Aqui... ao Luar”, no Frade de Baixo, Rua José do Vale, junto ao Café Vitor Graça – do dia 27/08/2016 às 02h00 do dia 28/08/2016, Requerente: JUNTA DE FREGUESIA DE ALPIARÇA 
Solicita isenção de Taxas 
Aprovado por Unanimidade 

11. MUNICÍPIO DE ALPIARÇA 
Licença Especial de Ruído para realização de espetáculo no Parque de Campismo de Alpiarça – do dia 06/08/2016 às 02h00 do dia 07/08/2016, Requerente: TRILHOS DO SOL, SOC UNIPESSOAL LDA 
Aprovado por Unanimidade



sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Alpiarça está contigo no Rio 2016




Com grande significado e reveladora do reconhecimento da comunidade foi a cerimónia de Saudação a Miguel Arraiolos, o primeiro Alpiarcense a competir nos Jogos Olímpicos. 
No Rio de Janeiro, no próximo dia 18 de Agosto, ao participar na Prova Olímpica de Triatlo do Rio 2016 representando Portugal na mais importante competição desportiva mundial, e tal como tem feito até aqui, o Miguel irá dar o melhor de si, dignificando a sua gente, a sua terra e o seu País. É o que lhe pedimos e desejamos.
Força Miguel!
Alpiarça está contigo no Rio 2016.


«Texto de Mário Pereira»

MEMÓRIAS DO TEMPO: 30 anos depois, o reencontro futebolístico e gastronómico de uma geração

Texto e Fotos de Mário Pereira

A 'malta' das equipas de júniores / juvenis do Clube Desportivo "Os Águias" de Alpiarça da já distante época 1985/86, com a presença das famílias e do 'mister' Duarte Santos. Tudo ainda pessoal muito jeitoso para jogar à bola e para comer e beber. 
Foi um enorme prazer reencontrar alguns dos que não via há muitos anos.
Um abraço para todos os que não puderam participar (para o ano há mais, preparem a agenda).
A grata memória dos bons tempos e da nossa amizade para os que já não estão entre nós: o Humberto, o Óscar, o Vítor, o Paulo, o Tozé, o Fernando Mira e o José João Lomeu.
Para o ano, fica o desafio de alargar este convívio também a outros antigos jogadores que, de alguma forma, fizeram parte deste percurso, bem como a treinadores e dirigentes, que, com muito altruísmo, deram grande parte das suas vidas ao associativismo, ao Clube e a Alpiarça. 


quinta-feira, 4 de agosto de 2016

ANTÓNIO MOREIRA: Um Vereador (TPA) que não gosta de responder a questões que lhe sejam apresentadas por escrito

Noticias de Alpiarça” contactou por escrito, António Moreira (foto), vereador do movimento “Todos por Alpiarça” para que nos esclarecesse as razões “da sua presença nas reuniões de Câmara” substituindo Francisco Cunha.
Questionamos ainda António Moreira para que nos dissesse se considera que o  “executivo da CDU leva em atenção as suas intervenções” porquanto temos a sensação que  Mário Pereira apenas tem consideração por  Moreira  e porque é um vereador que tem estado presente nas reuniões representando os interesse dos alpiarcense que votaram no TPA findamos as questões  com a pergunta: “que gostaria de ver resolvido enquanto vereador?”.
António Moreira recusou-se a responder-nos por escrito mas prometeu-nos dar as respostas verbalmente o que não aceitamos porque a experiência ensinou-nos que às vezes  “as palavras perdem-se com o vento
Compreendemos e respeitemos a “recusa do vereador do TPA” pela simples razão de que ainda estamos a meio de 2016.
Possivelmente para o próximo ano já estará disponível para nos responder a estas questões e muitas outras.
Ficamos à espera

Água da torneira atingiu nível de excelência e 99% é segura

A água da torneira atingiu um nível de excelência, segundo critérios internacionais, ao chegar aos 99% com boa qualidade, distribuída por todo o país, afirmou hoje um responsável da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos


‏"Passamos de uma qualidade muito boa para uma situação de excelência, e atingimos pela primeira vez, em 2015, 99% de água segura, o que um critério considerado internacionalmente um nível de excelência", disse à agência Lusa o diretor do Departamento da Qualidade da Água da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR).

Luís Simas, que falava a propósito da divulgação do relatório anual sobre o "Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano" referente a 2015, esclareceu que, dos casos de incumprimento detetados, 80% são parâmetros indicadores e que não afetam diretamente a saúde.

"A grande maioria dos incumprimentos que, neste momento, estão a ser detetados na água não têm uma relação direta com a proteção da saúde humana, mas que funcionam como um alerta para que sejam tomadas as medidas adequadas e evitar que a situação piore", explicou o responsável.

Grande parte daquelas situações, apontou, "estão no interior do país, nas zonas de abastecimento mais pequenas, e menos no litoral e nas zonas densamente habitadas".

Luís Simas referiu que os restantes incumprimentos, "referem-se a parâmetros obrigatórios que [acontecem] pontualmente, por características das origens da água ou porque o tratamento não funcionou com a eficiência que deveria ter funcionado e, quando [são] detetados, a entidade gestora está obrigada a corrigi-los".

No ano passado, foram realizadas mais de meio milhão de análises, ficando por fazer 330, o que, segundo o diretor do Departamento da Qualidade da Água, está em linha com anos anteriores e significa que o controlo continua a ser feito "com grande rigor e com resultados que permitem ter uma ideia muito precisa e exata do que é a qualidade da água nas torneiras".

Questionado sobre a existência de casos em que fosse necessária intervenção das autoridades, Luís Simas esclareceu que não há registo de situações específicas que obrigassem "à tomada de medidas um pouco mais drásticas" para correção de incumprimentos.

As 15 entidades gestoras em alta (venda de água aos municípios) continuam a revelar melhorias na qualidade da água fornecida e realizaram todas as análises regulamentares, com uma taxa de cumprimento dos valores paramétricos de 99,84%, segundo a ERSAR.

O desempenho das entidades gestoras em baixa (serviço direto ao consumidor) continua a refletir as assimetrias regionais, sendo no interior que se concentram os incumprimentos, essencialmente nas zonas de abastecimento com menos de 5.000 habitantes.

Nos locais do país em que não há rede pública de distribuição de água, estão disponíveis 280 fontes ou fontanários, nos quais "declaradamente a água é controlada".

O responsável da ERSAR alertou para a necessidade de evitar as fontes assinaladas com a informação "água não controlada".

Nos fontanários para consumo humano, "foi atingido praticamente [o nível] 95% de água segura", salientou.

«Lusa»

GNR de Alpiarça dá conselhos a banhistas no Patacão


Vários militares do posto da GNR de Alpiarça realizaram uma ação de sensibilização junto de vários banhistas que frequentam a praia fluvial do Patacão.
Os elementos da Guarda abordaram 25 veraneantes, a quem distribuíram um flyer com diversos conselhos, numa ação de sensibilização inédita a nível nacional.
Os avisos deixados pela GNR foram no sentido de alertar os banhistas para adotar normas de segurança e evitar acidentes quando utilizam este tipo de praias, que não têm qualquer tipo de vigilância.

Os militares deixaram ainda conselhos para prevenir furtos no interior de veículos e alguns cuidados a ter na defesa da floresta e prevenção de incêndios.
«Fonte RR»

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Partidos políticos têm 27,3 milhões em imóveis isentos de IMI

O partido mais rico em imóveis é o PCP

Isenção de IMI está na lei, mas se todos os partidos pagassem este imposto, Estado arrecadaria cerca de 1 milhão de euros.
Os cinco maiores partidos políticos têm 27,3 milhões de euros em imóveis, segundo os relatórios de contas relativos a 2014 entregues no Tribunal Constitucional. Estes imóveis estão isentos do pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), mas se o pagassem o Estado poderia arrecadar cerca de 1 milhão de euros – isto tendo em conta o valor deste imposto praticado na maior parte dos municípios (o,4%) e que os partidos declaram no seu balanço o montante igual ao verdadeiro valor patrimonial tributável.
O partido mais rico em imóveis volta a ser o PCP. Declarou 12,3 milhões de euros. De seguida, aparece o PS com 7,2 milhões, o PSD com 5,9 milhões, o BE com 1,4 milhões e o CDS com 574 mil euros. Na esmagadora maioria dos casos, estes imóveis dizem respeito a sedes dos partidos espalhadas pelo país.
A isenção de IMI é um dos benefícios concedidos aos partidos através da Lei de Financiamento dos Partidos Políticos e, em 2013, o Movimento Revolução Branca apresentou uma ação em tribunal em que acusava o Estado de ter dois pesos e duas medidas em matéria de benefícios fiscais, pedindo que os partidos percam esse direito.
De acordo com a Lei de Financiamento, os partidos estão também isentos de pagamento do imposto de selo, imposto sobre sucessões e doações, contribuição autárquica sobre o valor tributável dos imóveis ou de parte de imóveis de sua propriedade e destinados à sua atividade, imposto automóvel nos veículos que adquiram para a sua atividade, IVA na aquisição e transmissão de bens e serviços que visem difundir a sua mensagem política.
As isenções de IMI, contudo, não são exclusivas dos partidos. Também têm direito a elas os sindicatos, associações patronais, instituições privadas de solidariedade social, estádios de futebol e edifícios classificados.
«Observador»

COISAS DO IMI: Vamos taxar as janelas?

Por: Anabela Melão
Deixo aqui o apontamento de Fernando Sobral, 'O Pulo do Gato no Negócios de hoje':
«Vamos taxar as janelas?
Em 1686 o Parlamento inglês votou a “window tax” (a “taxa das janelas”). Quanto mais janelas tivesse uma casa mais imposto pagava o proprietário. Os mais ricos, claro, podiam pagar a dádiva. Os mais pobres tiveram de começar a tapar as janelas e ficar às escuras. Charles Dickens escreveu, mais tarde, que a expressão “livre como o ar” se tinha tornado obsoleta porque desde a imposição da taxa “nem o ar nem a luz são grátis”. Muitos
anos depois as mentes criativas da Autoridade Fiscal, aconchegadas pela vontade (às escondidas) do Governo de continuar a aumentar impostos, decidiram que Portugal deve regressar à Idade Média inglesa. Agora, claro, há mais escolha: na época quem não podia pagar para ter janelas, fechava-
as; hoje, quem tiver de viver com vista para a sombra, para poupar IMI, pode acender (e pagar) luz eléctrica. Chama-se a isto democracia. As mentes prodigiosas que desenharam a nova lei do IMI recuperaram, com requintes pós-modernos, a taxa das janelas britânica. Num país de impostos estas almas penadas vivem à velocidade de um Fórmula 1. Inventam tudo sob o manto protector do Governo e da Assembleia da República porque isso permite, no caso, arrecadar mais dinheiro para as autarquias e aliviar as transferências do Estado central para elas. Como sempre é o comum cidadão que paga as invenções da Autoridade Fiscal. Habituados à pacatez dos portugueses, estas almas vão continuando a funcionar como Drácula: os portugueses aguentam (ai aguentam, aguentam…) sempre mais um imposto ou taxa. Claro que isso corrói a economia nacional. Mas como o que interessa é alimentar um Estado que não consegue gerir o essencial (saúde, educação, defesa) e tem de alimentar diferentes sanguessugas que vivem da sua bondade e cumplicidade, os impostos estão sempre a crescer. É o milagre da multiplicação, mesmo num momento em que se promete o alívio da carga fiscal. Alguém já reparou no que se está a pagar na factura da luz ou da electricidade? Um dia destes o Estado vai criar um imposto sobre as janelas. Duvidam?»

Alpiarça será sempre uma “terra queimada”

Por. V.R.V.
Por mais boa vontade que haja, por mais que empresários e investidores visitem a nossa terra, Alpiarça será  sempre uma “terra queimada”.
Ninguém aqui investe e ninguém se interessa pelos nossos problemas.
Todo o resto  mais não são de que modestas “cortesias”.
Os tempos das vacas gordas acabaram por estas bandas e tudo o que possam dizer ou mostrar não passa de mera propaganda politica.
Se ainda houver gente que pense que Alpiarça é um concelho pronto para receber grandes investimentos venham  eles da China do Taiwan ou do “Cú de Judas” está puramente enganado ou então vive na terra do “faz-de-conta”.
Os tempos em que o dinheiro caía do céu, os tempos em que até para fazer um retrete pública no prédio da esquina se apresentava um projecto e o dinheiro aparecia logo ou que os agricultores se amanhavam a torto e a direito metendo ao bolso aquilo que era para investir acabaram como começam a acabar certas mordomias.
Os tempos áureos em que tudo era um “mar de rosas” foram-se e os que então nos governavam nada conseguiram fazer ou trazer para que Alpiarça crescesse e se desenvolvesse salvo um ou dois dedos de uma mão que ainda conseguiram fazer alguma coisa.
Coisas estas que mais não foram do que as flores continuassem  a ser  as mesmas para apenas os  vasos tivessem mudado de sitio.
Quanto ao resto, para quem nos visita, que apreciem a boa pinga que temos.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Comitiva de empresários e investidores de Taiwan em Alpiarça



Recebemos hoje, em Alpiarça, o Embaixador de Taiwan, Abel Lin, e os membros da Direcção da Câmara de Comércio e Indústria de Taipei (com o presidente Correia de Almeida), que participaram num conjunto de reuniões e de visitas de preparação da vinda de uma comitiva de empresários e investidores de Taiwan. 
O principal objectivo é contactar com a realidade económica do nosso concelho e avaliar as possibilidades de negócio e de investimento aos níveis da produção agrícola e agro-industrial, do turismo, do imobiliário e dos vinhos e gastronomia.






«Texto e fotos de Mário Pereira»

Detido por posse ilegal de armas


Militares do Posto Territorial de Alpiarça detiveram ontem, dia 1 de agosto, um homem com 20 anos por posse ilegal de armas.

Após diligências de investigação levadas a cabo por militares daquele posto, o suspeito foi abordado na localidade do Casalinho – Alpiarça, tendo-lhe sido apreendidas na sua posse armas e munições, nomeadamente:

·         Uma réplica de pistola;

·         Uma arma de ar comprimido com mira telescópica;

·         Uma arma branca;

·         Uma caixa de chumbos 4,5mm.

O suspeito foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.

FALHAS NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM ALPIARÇA


A ÁGUAS DO RIBATEJO informa que devido a avaria no sistema de bombas da Estação de Tratamento de Água de Alpiarça com falha de comunicação no Sistema de Telegestão, os reservatórios atingiram o nível mínimo durante a noite, situação que causou falhas no abastecimento nas primeira horas da manhã de terça-feira, nomeadamente na zona alta de Alpiarça.
Neste momento a avaria está reparada e a situação está a normalizar.
A ÁGUAS DO RIBATEJO apela aos consumidores que restrinjam os consumos ao estritamente necessário evitando regas, enchimento de piscinas e lavagens durante o dia e noite desta terça-feira de modo a garantir o enchimento dos reservatórios.
A AR agradece a compreensão e a colaboração da Câmara Municipal de Alpiarça e de todos os munícipes afetados.

OTL DE VERÃO E AAAF DE ALPIARÇA 2016


Carregue em cima das fotos para ampliar
«CMA»

Esteja atento. A partir de hoje, até o sol pode fazer subir imposto

Alteração ao Código do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) foi publicado ontem em Diário da República.

Se é proprietário de uma casa, então esta notícia é para si. A partir de hoje, o IMI poderá sofrer alterações tendo em conta o coeficiente de localização e operacionalidade relativas do imóvel.

Por outras palavras, se a sua habitação usufruir de uma boa exposição solar (orientação a sul), tiver um terraço ou estiver num piso mais elevado, o coeficiente pode aumentar até 20%.

Em sentido oposto, se o imóvel estiver localizado numa zona de elevada poluição atmosférica ou sonora ou junto a uma ETAR ou um cemitério e não usufruir de uma boa exposição solar (orientação a norte), então nestes casos o coeficiente pode diminuir até 10%.

Apesar de estas alterações entrarem hoje em vigor, só deverão ter efeitos práticos quando houver uma avaliação do prédio, consideram os especialistas.

Quem mostrou desagrado relativamente a esta alteração foi o presidente da Associação Lisbonense de Proprietários que, em declarações à agência Lusa, garantiu que esta alteração “não faz sentido nenhum”, lembrando que a “ideia de tributar um património já de si é gravíssima, porque o património pode não gerar qualquer rendimento”.

Para Luís Menezes Leitão, quem ainda estiver a pagar a casa ao banco pode vir a ser vítima de “reavaliações brutais” ao valor do imóvel.
«Economia»

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Para sua segurança (e dos outros) aprenda como se circula numa Rotunda


Em Portugal, havia Estado Novo, ainda não havia PIDE, mas já havia partido único

Por: Anabela Melão
Berlim 1936: A máscara do nazismo. A 1 de agosto, Hitler fez a abertura da 11ª Olimpíada. Orquestras e bandas dirigidas por Richard Strauss saudaram a chegada do ditador para uma plateia maioritariamente alemã. "Ich rufe die Jugend der Welt" ('Eu chamo os jovens do mundo'). Era o lobo em pele de cordeiro. Com a Europa mergulhada nos fascismos, Hitler pretendeu fazer dos Jogos Olímpicos o momento ideal para a afirmação da superioridade ariana. Na pista, um afro-americano, Jesse Owens, o príncipe negro dos jogos de 1936, deu ao mundo a maior prova da igualdade racial, conquistando quatro medalhas de ouro e estabelecendo quatro recordes olímpicos no atletismo - modalidade rainha dos Jogos Olímpicos.
Toda a comitiva britânica fez questão de manifestar a sua oposição ao nazismo, num prelúdio do que havia de ditar a História próxima. Perante um mar de suásticas, todos os atletas e os restantes elementos da delegação britânica, se recusaram a fazer a saudação. Adivinhava-se o que aí vinha. Ou talvez não! Em Portugal, havia Estado Novo, ainda não havia PIDE, mas já havia partido único, Fátima, Família e Futebol. O futuro negro da Europa espreitava.


domingo, 31 de julho de 2016

Câmara de Almeirim sempre atenta aos seus produtos


O vinho, sobretudo o branco, é desde sempre um produto de excelência deste concelho para além de representar muitíssimo na nossa economia. Atenta a isto a câmara em parceria com a CVR TEJO divulgam de 1 julho até 15 de Agosto o melhor que temos em brancos e rosés pelas praias de Portugal. Hoje foi dia de Portimão, na praia da Rocha. O sucesso foi mais uma vez enorme, provando que esta iniciativa está a valer a pena.
«De Pedro Miguel Ribeiro/FB»

Renegociação da dívida municipal

Fazer diminuir o peso do serviço da dívida (o montante que o Município de Alpiarça tem de pagar ao Banco todos os anos em resultado do excessivo endividamento registado em 2009) para poder investir nos Alpiarcenses -- este é o objectivo do empréstimo de substituição de dívida até 4.500.000 euros que a CM de Alpiarça pretende contratar, com um valor de 'spread' mais baixo e com o aumento do prazo de pagamento para 10 anos.
Uma opção racional de gestão financeira do Município, fundamental para o funcionamento dos serviços e para os necessários investimentos de projectos de desenvolvimento do concelho num futuro próximo. 

«Video da Reunião de Câmara de 25 de Julho de 2016»


«Texto de Mário Pereira»

SERÁ QUE O COMÉRCIO EM ALPIARÇA NÃO PASSA DA CEPA-TORTA OU SERÃO OS COMERCIANTES QUE NÃO PRESTAM PARA NADA?



Leitor devidamente identificado fez-nos chegar a sua “missiva” onde nos dá a saber que “nem sempre os comerciantes alpiarcenses sabem ser comerciantes” mas sabem andar dias inteiros a dizer  “que  isto  está cada vez está pior  ou que  o “comércio em Alpiarça não passa da cepa- torta” questionando-nos ainda o mesmo  se ”será que é  o  comércio em Alpiarça que não passa da cepa-torta ou  serão os comerciantes que não prestam para nada?”
Vejamos a carta que nos enviou e cada leitor tire as conclusões que bem entender.

“Caro senhor AC, por razões profissionais faço muito uso do meu computador portátil porque a minha profissão obriga-me a viajar muito e tenho que estar sempre a escrever no mesmo.
De tanto uso algumas das letras do teclado gastaram-se, de tal forma, que desapareceram por completo.
Pessoa amiga informou-me de que nas lojas de informática  existe umas pequena folhas chamadas de “layout de teclado” que mais não é do  que: as  letras que precisamos de colocar nas teclas descolam-se  individualmente  da tal folha e colocamos em cima da tecla que tem a letra gasta e o problema está resolvido. Tão simples como isto
Como durante a semana não estou em Alpiarça utilizei as redes sociais para contactar os poucos estabelecimentos de informática existentes no Concelho para saber se possuíam à venda o que acabo de descriminar.


Não sei se será por causa do calor que tem feito ou se por os comerciantes do ramo estarem de férias (ou não precisarem de dinheiro) o certo é que nenhum se dignou responder ao que lhes perguntei tendo por comprar a tal folha em Vila Franca de Xira pelo preço de 7 euros e fiquei com o problema resolvido.
Depois vêm estes comerciantes de “vão-de-escada” dizer que isto está cada vez está pior e que o comércio em Alpiarça não passa da cepa-torta.
Não sei se será como eles dizem ou se serão os tais comerciantes, agora denominados de “empresários” que não prestam para nada.
Mas uma coisa sei e todos sabemos, quando chega a época de Natal alguns dos ditos queixam-se que a Câmara não colabora com eles.
Pudera!...”