sexta-feira, 10 de julho de 2020

FLASHES DE ALPIARÇA



Por: Manuel Dacosta

"Dizem que o mundo é das crianças!"

Novo Jardim Municipal de Alpiarça.
Inexplicavelmente deserto;
Apenas alguns ADULTOS brincam nos baloiços do Jardim Infantil;
Alguns pombos matam a sede também na pequena Piscina Infantil.
 Questionava Augusto Gil, em princípios do século passado: 
"Mas...as crianças, Senhor?!"

SINALÉTICA NA 'ROTUNDA DO CRAVO'



Ao leitor que informou o ‘Jornal Alpiarcense’ da má colocação de um sinal (STOP) numa das ruas circundantes da ‘Rotunda do Cravo" informamos que o sinal existente está bem colocado porquanto na mesma justifica-se a sinalética em virtude da rua  ser transitável (no sentido do local onde está o sinal).

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Mega operação do SEF fez três detenções em Almeirim e Alpiarça



O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) realizou uma megaoperação em várias explorações agrícolas nos concelhos de Almeirim e Alpiarça, que resultou na detenção de três empresários suspeitos dos crimes de tráfico de pessoas e de auxílio à imigração ilegal.

Durante a madrugada desta quarta-feira, 8 de julho, cerca de 120 inspetores e elementos do SEF deram cumprimento a 40 mandados de busca e apreensão emitidos a pedido do Ministério Público, tendo passado também por apartamentos que acolhiam trabalhadores agrícolas oriundos de países do leste asiático.
Segundo um comunicado de imprensa do SEF, nesta operação “Lezíria”, foram identificados cerca de 140 trabalhadores, “sendo que cerca de 20 foram já sinalizados como vítimas do crime de tráfico de pessoas”.
Estes cidadãos, na sua maioria nascidos em países como a Índia, Paquistão, Nepal e Bangladesh, estavam “sujeitos a condições degradantes de trabalho, alojamento e salubridade”, acrescenta o mesmo comunicado.
Esta operação “teve como principal objetivo o desmantelamento de uma rede de tráfico de seres humanos e crimes conexos, com a introdução de trabalhadores estrangeiros, alguns em situação irregular, em explorações agrícolas no Ribatejo”, esclarece o SEF, acrescentando que “durante as buscas foram apreendidos vários meios informáticos, diversa prova documental da prática dos crimes identificados e uma avultada quantia de dinheiro”.
As diligências no terreno continuam, prevendo-se mais detenções nas próximas horas, acrescenta o SEF que utilizou as instalações do Cnema, em Santarém, como a base logística de toda esta operação.
“Trata-se de uma investigação delegada no SEF pelo Ministério Público de Santarém e que decorreu ao longo de um ano”, explica ainda o comunicado, que acrescenta que a “operação decorreu com a presença de elementos das Equipas Multidisciplinares Especializadas para Assistência a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos, de forma a garantir o tratamento adequado das situações ali detetadas.
«Rede Regional»

quarta-feira, 8 de julho de 2020

ALPIARÇA VIROU MONARQUIA VITALICIA

De: Leonel Piscalho

Não estou contra o progresso de Alpiarça nem contra qualquer forma de inovação desde que técnica e eticamente sustentável e qualquer pessoa minimamente preocupada com as questões ambientais sabe do que estamos falando...
Uma praia fluvial faria sentido na própria barragem desde que garantida a qualidade e quantidade adequadas da água tal como no seu inicio quando aqui se fizeram algumas provas de triatlo com boa qualidade!
Não pretendo entrar em polémica com ninguém pois a barragem não é minha e, muito menos de quem nada fez de facto por ela e agora se põem em bicos de pés para ficarem na primeira fila da foto de família!
Se a autarquia quer criar uma praia fluvial mais acessível a população interessada tem o Tejo a 3 ou 4 kms conforme Mouchão ou Patacão mas também deve lutar pela qualidade da agua que ali passa, quer de origem pluvial nacional, quer a vinda do lado espanhol ( de risco radioativo de Almaraz). É bem sabido e conhecido o permanente estado de luta do PCP já que elementos do PEV não conheço face à minha ausência ou a este tipo de decisões. Já foram aqui sugeridas outras opções e se não querem aceitar as minhas por ter sido por vós proscrito (sem julgamento ou ombridade de darem a cara como homens que foram de facto os vossos pais) aceitem ao menos as dos vossos atuais "geringonçados made in Alpiarça" e tragam a agua do Paul da Gouxa que se está a perder ( mas terá de ser também avaliada). Finalmente repensem os tais pesqueiros e a sua inserção ambiental não vá parecer uma qualquer praia algarvia concessionada para atrair turistas ingleses ou paragens da rodoviária nacional dispersas algures em meio rural em colisão com as condições adequadas para outras eventuais actividades. Finalmente as Oposições (PS, PSD e Outros) que colaborem pondo os interesses de Alpiarça acima do vosso Umbigo pois foi isso que fiz antes, há mais de 30 anos e bastante prejudicado profissional e pessoalmente fui, culminando com a recente tentativa de "assassinato politico" que teria resultado se eu fosse um dependente ou carente vendido por um tacho partidário de carreira, como alguns conhecidos "lambe botas" para não me referir a outras partes extremas do corpo... Não se sintam acima da lei e vejam o que disse ontem o adversário "democrata do sr Trump sobre algumas das suas decisões polemicas e anti sociais" caso seja eleito! A não ser que sintam que vai ser como a Rússia, China ou Alpiarça virou Monarquia Vitalicia...