quinta-feira, 9 de julho de 2020

Mega operação do SEF fez três detenções em Almeirim e Alpiarça



O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) realizou uma megaoperação em várias explorações agrícolas nos concelhos de Almeirim e Alpiarça, que resultou na detenção de três empresários suspeitos dos crimes de tráfico de pessoas e de auxílio à imigração ilegal.

Durante a madrugada desta quarta-feira, 8 de julho, cerca de 120 inspetores e elementos do SEF deram cumprimento a 40 mandados de busca e apreensão emitidos a pedido do Ministério Público, tendo passado também por apartamentos que acolhiam trabalhadores agrícolas oriundos de países do leste asiático.
Segundo um comunicado de imprensa do SEF, nesta operação “Lezíria”, foram identificados cerca de 140 trabalhadores, “sendo que cerca de 20 foram já sinalizados como vítimas do crime de tráfico de pessoas”.
Estes cidadãos, na sua maioria nascidos em países como a Índia, Paquistão, Nepal e Bangladesh, estavam “sujeitos a condições degradantes de trabalho, alojamento e salubridade”, acrescenta o mesmo comunicado.
Esta operação “teve como principal objetivo o desmantelamento de uma rede de tráfico de seres humanos e crimes conexos, com a introdução de trabalhadores estrangeiros, alguns em situação irregular, em explorações agrícolas no Ribatejo”, esclarece o SEF, acrescentando que “durante as buscas foram apreendidos vários meios informáticos, diversa prova documental da prática dos crimes identificados e uma avultada quantia de dinheiro”.
As diligências no terreno continuam, prevendo-se mais detenções nas próximas horas, acrescenta o SEF que utilizou as instalações do Cnema, em Santarém, como a base logística de toda esta operação.
“Trata-se de uma investigação delegada no SEF pelo Ministério Público de Santarém e que decorreu ao longo de um ano”, explica ainda o comunicado, que acrescenta que a “operação decorreu com a presença de elementos das Equipas Multidisciplinares Especializadas para Assistência a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos, de forma a garantir o tratamento adequado das situações ali detetadas.
«Rede Regional»

Sem comentários:

Enviar um comentário