sexta-feira, 27 de abril de 2018

ALPIARÇA NÃO APRESENTOU NENHUMA NOVA EMPRESA EM MARÇO


A criação de empresas no distrito de Santarém voltou a ter novo ânimo no mês de março. Depois de um mês de fevereiro onde nasceram na região 88 empresas, março volta a ter um acréscimo, com 104 empresas criadas. Benavente, Ourém e Santarém foram os concelhos que mais empresas criaram.

De facto, Santarém e Ourém têm vindo a ser, ao longo dos últimos meses, em média, os concelhos que mais sociedades têm criado no distrito de Santarém. O mês de março sofreu, no entanto, uma reviravolta, com o concelho de Benavente a tomar dianteira quanto à criação de sociedades na região. Este concelho da Lezíria do Tejo criou, durante o mês de março, 16 sociedades, estando logo de seguida no pódio, os concelhos de Ourém, com 15 sociedades, e de Santarém, com 14 sociedades.
O concelho de Torres Novas aparece em 4.º lugar, com a criação de 13 sociedades no mês de março. Salvaterra de Magos posiciona-se em 5.º lugar, com a criação de 11 sociedades no passado mês.
No ranking, segue-se Tomar, com a criação de 8 sociedades, Abrantes, com 5, e Ferreira do Zêzere com 4. Coruche, Rio Maior e Mação criaram 3 sociedades, Alcanena, Cartaxo e Constância, duas, e Almeirim, Chamusca e Entroncamento, uma sociedade cada concelho. Alpiarça, Golegã e Vila Nova da Barquinha não apresentaram, em março, criação de sociedades.
Relativamente aos setores de atividade, destaque para a criação de sociedades nas áreas de "compra e venda de bens imobiliários" (6), "associações culturais e recreativas" (4) e "atividades de engenharia e técnicas afins" (3).

quinta-feira, 26 de abril de 2018

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALPIARÇA EDITAL Nº 08/2018



Fernando Rodrigues Louro, Presidente da Assembleia Municipal de Alpiarça, torna público de acordo com as disposições legais aplicáveis que, no próximo dia 30 de Abril, 2ª feira, pelas 20h30m, no auditório do Edifício da Câmara Municipal de Alpiarça, terá lugar uma Sessão Ordinária deste Órgão Deliberativo, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

Ponto 1 - Informação escrita do Sr. Presidente da Câmara Municipal, acerca da atividade do Município e da sua situação financeira, ao abrigo da alínea c) do n.º 2 do art.º 25 da Lei n.º 75 de 2013 de 12 de Setembro.

Ponto 2 - Apreciação e votação do Projeto de alteração dos Estatutos e aumento do capital social da AR - Águas do Ribatejo, EM., S.A.

Ponto 3 - Apreciação e votação da Prestação de contas relativa ao ano de 2017.

Ponto 4 - Apreciação, discussão e votação do 13º Relatório Semestral do PSF - Plano de Saneamento Financeiro.

Ponto 5 - Apreciação e votação do Regimento da Assembleia Municipal de Alpiarça.

Ponto 6 - Apreciação e votação do Regulamento do Conselho Municipal de Segurança.

Ponto 7 - Leitura, discussão e votação das atas da Assembleia Municipal, realizadas nos dias 30/11/2017 e 20/12/2017.


Ponto 8 - Apresentação, discussão e votação de recomendações, moções e votos, conforme disposto no n.º 2 do art.º 20 do Regimento.

Para geral conhecimento se publica este edital e outros de igual teor que vão ser afixados nos lugares públicos do costume.

Alpiarça, 23 de Abril de 2018
O Presidente da Assembleia Municipal de Alpiarça 
Fernando Rodrigues Louro

terça-feira, 24 de abril de 2018

25º ANIVERSÁRIO DO CORO DE ALPIARÇA




O Coro Polifónico de Alpiarça, da SFA 1º de Dezembro, comemora os seus 25 anos de atividade com a realização de um Concerto no dia 29 de abril, pelas 16 horas, no Pólo Enoturístico da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça. Neste espetáculo comemorativo, ao coro anfitrião juntam-se o Orfeão do Paraíso Social, de Aguada de Baixo, e o Orfeão Vox Caeli, de Cantanhede.

Com o objetivo de criar o gosto pela música, fomentar a amizade e reforçar a atividade cultural no concelho, o Coro Polifónico de Alpiarça – SFA constitui-se no dia 21 de abril de 1993, então com a designação de “Orfeão da SFA 1º de Dezembro”.

Dirigido, atualmente, pelo maestro Miguel Galhofo e com mais de três dezenas de coralistas de diversos escalões etários e profissões, o coro alpiarcense dedica-se a todo o género de música coral polifónica. Realiza, anualmente, dois concertos fixos no concelho, o de Natal e o de aniversário e participa, regularmente, nas atividades realizadas pela autarquia local. Para além da participação em concertos por todo o país, em 2003 atuou na cidade espanhola de Valladolid, integrou o CD “Os melhores Coros do Ribatejo” e realizou concertos em França (2010), em Sèvres-Anxaumont e Montierneuf - Poitiers, e em Grigñon / Espanha (2017).

Em 2005, 2013 e 2014, o Coro Polifónico de Alpiarça organizou o I, II e III  Encontro Internacional de Coros de Alpiarça, com a participação, respetivamente,  do coro francês “La Grand Goule”, de Sèvres, Coral Polifónica de Piloño, de Vila de Cruces (Espanha) e Coral de Santiago Apóstol de Casarrubuelos (Espanha).

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Festival Internacional de Folclore, Culturas e Artes




O Festival Internacional de Folclore, Culturas e Artes (FIFCA) está de volta a Alpiarça. As comitivas da Bulgária e Roménia iniciaram hoje, dia 23 de abril, a sua digressão pelo concelho, atuando nas instituições ARPICA e Fundação José Relvas.
«De Mário Pereira»

domingo, 22 de abril de 2018

ARTIGO DE OPINIÃO: Consensos

Por:
RODOLFO COLHE
Presidente da Juventude Socialista
de
Alpiarça



O mundo da política nacional é bastante volátil nos tempos que correm, uma mudança de dirigentes pode significar uma mudança significativa da abordagem em relação a muitos temas e principalmente na convivência democrática com os outros partidos.

Para alguém que é puramente do Partido Socialista e de esquerda e que claramente não acredita num Bloco Central, nem acredita que algum partido o queira na verdade. Fiquei muito feliz e saúdo o acordo feito entre PS e PSD, os dois partidos mais votados em Portugal e os dois que à partida têm condições para tomar iniciativa de formar governo. Este acordo não é de governo nem de futuro governo muito menos é um colocar de parte das outras forças, é sim o assumir que há muitíssimos pontos que devem ser discutidos em conjunto por diversas razões, nomeadamente, porque dizem e muito respeito às Câmaras Municipais onde mais uma vez PS e PSD são os dois partidos com maior representação. Muitas áreas do nosso país devem ser debatidas em conjunto cabendo sempre a quem está no poder tomar a dianteira das negociações e depois à execução daquilo que é acordado. Pessoalmente, parece-me que a discussão de áreas de base como a saúde e a educação devem reunir alguns consensos ao nível das obras a executar, dos conteúdos programáticos e do pessoal têm sempre de ter essas tais premissas em comum que sirvam depois de base ao governo que estiver em funções. É impensável que a preparação do próximo programa de fundos comunitários não seja discutido em conjunto apesar de quem está no poder ter de assumir sempre dianteira e terá sempre a palavra final.

Algum partido político português duvida que é necessária uma intervenção forte sobre a nossa ferrovia? Certamente que não, mas, no entanto o grau de relevância do problema e a forma de resolução do mesmo seria diferente de partido para partido, daí ser de todo importante que determinados assuntos sejam tratados em conjunto.
Muitas vezes o populismo e caça ao voto (que afeta todos os partidos) não permitem que este tipo de discussões seja tida, basta ver a posição que muitos líderes de opinião e até do recém-candidato à presidência do PSD têm sobre este tema. Eu não sou de todo um entendido, mas é óbvio que o paradigma político a nível mundial já mudou há bastante tempo apesar de em Portugal se achar que as coisas se devem manter como sempre foram, e aí devemos dar créditos a liderança de António Costa, pois conseguiu fazer pontes com a esquerda e agora pontes com direita.

Vendo este desenrolar de acontecimentos no panorama nacional fico com a ideia de que a nível local são os dirigentes, subentenda-se de todos os partidos, os principais responsáveis pelas dificuldades de entendimento na construção de projetos de futuro nos seus concelhos. Afinal que sentido faria uma aposta deliberada numa determinada área para depois após uma mudança na cor política essa aposta ser classificada como menos importante, ou mesmo ser colocada na gaveta? Não seria interessante existir em Alpiarça esse tipo de consensos? Esse tipo de programa a longo prazo? Existirá um dia da parte de todos os dirigentes abertura para que isso seja feito? Não sou bom em futurologia, mas vou confiar desconfiando que possa vir a acontecer.

Umas palavras para o PS e para 45º aniversário de luta por Portugal e pelos Portugueses. É um orgulho pertencer a um partido que se pode orgulhar do seu passado, do seu presente e que constrói um futuro. Nem tudo foi bem feito ao longo destes anos, mas tudo foi feito para o bem de Portugal. 

Encontro Nacional de Vespas



No 10° Encontro Nacional de Vespas de Alpiarça, organizado pela VespÁguias (secção vespista do CD "Os Águias"), uma vez mais com uma grande participação de grupos vindos de diversos pontos do País, animando o nosso concelho. 
Parabéns a todos pela organização.
Parabéns também à Susana e ao Valter, os grandes vencedores do Concurso de Elegância.
«De Mário Pereira»