sexta-feira, 3 de junho de 2016

RUAS E CASAS COM HISTÓRIA

A História de um local, de uma região ou de um país não pode assentar, por exemplo, apenas nas elites, sejam elas políticas, económicas ou de qualquer outra natureza ou nas edificações monumentais.
A nossa História passará, naturalmente, por esses aspectos, mas não poderá ignorar a gente comum, afinal a maioria, os seus costumes e as suas vivências. Se assim não fosse muitos locais, muitas regiões, muitos povos, não teriam História.
Com o projecto Ruas e Casas com História a Câmara Municipal de Alpiarça pretende evidenciar diversos aspectos da História de Alpiarça e das suas gentes, aspectos que, com certeza, não farão parte de compêndios de História mas que contribuíram para a marca identitária da nossa terra e das nossas gentes.
Um singela casa que tem História e os seus ocupantes estórias para contar; a rua ou largo que ficaram associados a eventos ou factos marcantes; o espaço que outrora foi palco de acontecimentos relevantes para a comunidade alpiarcense poderão fazer parte desse projecto.
Um projecto que terá como missão dar a conhecer ou a relembrar a importância de pessoas, de locais ou espaços, assim como de eventos a eles ligados e registar para o futuro memórias passadas com sinaléptica adequada e, sempre que possível, com a edição associada de documentação, preservando-se e divulgando-se, também assim, o nosso património material e imaterial.
Como primeira iniciativa deste projecto teremos no dia 4 de Junho a abordagem da PRAÇA DE JORNA, as suas localizações desde o início do século passado até ao princípio dos seus anos 70 e uma homenagem ao assalariado agrícola alpiarcense Alfredo Lima, ferido mortalmente numa dessas praças, junto à antiga "Praça Velha" (Largo Vasco da Gama), pelas forças repressivas do regime salazarista.
«CMA»

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Nos últimos 10 anos a Câmara Municipal de Alpiarça perdeu quase 100 trabalhadores



Início da tarde, uma visita aos trabalhadores dos serviços de higiene e limpeza dos espaços públicos municipais. 

Nos últimos 10 anos a Câmara Municipal de Alpiarça perdeu quase 100 trabalhadores. 
Com as regras restritivas à contratação de pessoal -- desrespeitadoras da autonomia local --, e com o aumento de área de espaços verdes de responsabilidade do Município, tem sido com um enorme esforço de organização e, sobretudo, de dedicação por parte dos trabalhadores, que tem sido possível atingir os níveis de resposta que a nossa população exige e merece.


«Texto e fotos de Mário Pereira»

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Comemorações do Dia da Criança em Alpiarça.

1 de Junho de 2016



«Fotos. CMA»

Cartão de Aplicador Profissional dos produtos fitofarmacêuticos

 
O Governo estimou hoje que 273 mil pessoas, incluindo agricultores, estejam legalmente habilitadas para comprar e aplicar pesticidas, depois de terem concluído a formação exigida para o fazerem.
A estimativa foi avançada, em comunicado, pelo Ministério da Agricultura, no dia em que termina o prazo adicional para se aceder, mediante a conclusão de uma formação prévia, ao Cartão de Aplicador Profissional dos produtos fitofarmacêuticos (produtos químicos contra pragas e doenças em plantas e culturas agrícolas).
De acordo com dados provisórios, 273.075 pessoas estão habilitadas, por lei, para comprar e aplicar os produtos, de uso profissional.
Com certificado de formação, atribuído entre janeiro e abril, incluem-se 103.152 pessoas, das quais 53.044 têm emitido o Cartão de Aplicador Profissional, documento obrigatório, para o qual é necessário o cumprimento de, pelo menos, um primeiro módulo de formação. 
Ainda sem certificado, mas com formação efetuada em maio, estão 71.273 candidatos.
A nota do Ministério da Agricultura adianta que, até 31 de dezembro do ano passado, 98.650 pessoas tinham formação certificada.
Perante o "elevado número" de pessoas habilitadas a requererem o Cartão de Aplicador Profissional, e a falta de resposta atempada dos serviços, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária emitiu hoje um despacho a autorizar os agricultores e outras pessoas a acederem aos produtos fitofarmacêuticos, nos pontos de venda, mediante a apresentação de cópia do certificado de formação, ou da declaração de realização de prova de conhecimentos emitida pelas direções regionais de Agricultura e Pescas e do comprovativo do pagamento do cartão.
A autorização é válida até 31 de março de 2017.
Desde 26 de novembro, segundo a legislação nacional e comunitária, que qualquer agricultor ou cidadão sem um curso de formação sobre aplicação de pesticidas ficava impedido de o fazer, por motivos de segurança.
Contudo, em dezembro, face ao ainda escasso número de pessoas com formação, um decreto-lei permitiu que os agricultores pudessem continuar a comprar e a aplicar produtos fitofarmacêuticos até maio, desde que estivessem inscritos numa ação de formação no Ministério da Agricultura, nas organizações de agricultores ou em entidades privadas que organizam esta formação. 
O sistema de controlo para atribuição de apoios comunitários começa na quarta-feira, sendo por esta razão que foi fixada a data de 31 de maio para a conclusão do primeiro módulo de formação.
O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, citado no comunicado hoje divulgado, estima entre 250 mil e 300 mil o universo de potenciais aplicadores de fitofarmacêuticos de uso profissional.

«Lusa»

terça-feira, 31 de maio de 2016

A Praça de Jorna em Alpiarça. A saga do trabalho e da dignidade

Lançamento do Caderno Cultural Nº14 - A Praça de Jorna em Alpiarça. A saga do trabalho e da dignidade, da autoria do Eng.º Ricardo Hipólito.
O lançamento do livro terá lugar no próximo sábado dia 4 de Junho de 2016, às 18 horas, na rua Guerra Junqueiro, em Alpiarça, nas proximidades da "Praça Velha", um dos locais onde noutros tempos se realizava a praça de jorna.

Embaixada de Espanha


Durante o decorrer do IV Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo, evento que se está a realizar entre Vila Velha de Ródão e Oeiras em embarcações tradicionais do Rio Tejo e com o apoio dos Fuzileiros Navais da Marinha de Guerra Portuguesa, um cidadão de nacionalidade espanhola sofreu uma queda num precipício nas escarpas do Rio Tejo entre a Barragem do Fratel e a Barca da Amieira, no sábado, 28 de Maio de 2016. O grave acidente ocorreu na altura em que, por coincidência, as embarcações do IV Cruzeiro estavam a passar pelo local e se constatou que os Bombeiros presentes não tinham meios suficientes para retirar a pessoa sinistrada do local, dadas as dificílimas condições de acesso.


Pelas referidas dificuldades de acesso ao local onde a vítima se encontrava e à demora estimada de intervenção do meio aéreo, os Bombeiros solicitaram o apoio dos Fuzileiros que integravam o IV Cruzeiro. Este foi imediatamente interrompido e os meios dos Fuzileiros foram destacados para dar apoio aos Bombeiros e à vítima.


Com esta colaboração conjunta e com um enorme risco de queda para todos os intervenientes, foi possível aos Bombeiros estabilizarem a vítima numa maca e descê-la para um dos botes dos Fuzileiros que a transportou finalmente para a margem do Tejo, onde pôde ser socorrida em condições. A operação durou cerca de 45 minutos. Esta operação foi de uma enorme complexidade e com enormes dificuldades que todos tiveram para que  a vítima fosse evacuada em segurança na embarcação dos Fuzileiros, transportada rapidamente para a margem e depois para a ambulância que se encontrava no cais da Amieira do Tejo. 

Após manobras de estabilização, a vítima foi transportada para o Hospital de Portalegre. Segundo dados do Hospital, o nome do cidadão da zona de Badajoz é José Manuel Montes Rodriguez. 

A vítima sofreu um sério traumatismo craniano e uma severa contusão no tórax. Foi a intervenção dos Fuzileiros e dos Bombeiros que evitou danos mais graves, se a assistência tivesse sido mais demorada. Sabemos entretanto que a vítima conseguiu recuperar e que se encontra livre de perigo.

O Cruzeiro foi retomado somente depois de a pessoa sinistrada ter sido colocada na ambulância e enviada para o Hospital de Portalegre.




FESTIVAL DO MELÃO 2016


domingo, 29 de maio de 2016

Exposição de pintura e cerâmica



Abertura da Exposição de pintura e cerâmica de Fernanda Centeio, na Galeria de exposições da Casa dos Patudos, no final da tarde de ontem. 
A Exposição das obras desta artista alpiarcense estará patente até 31 de Julho.


«Fotos e texto de Mário Pereira»

X Assembleia da Organização Regional de Santarém do PCP


Está a decorrer ao longo de todo o dia a X Assembleia da Organização Regional de Santarém do PCP -- "Com os trabalhadores e o Povo do Distrito Mais força ao PCP!" --, no Tramagal (Abrantes). Intervenção da Fernanda Cardigo, pela Organização Concelhia de Alpiarça.

 
 «Fotos e texto de Mário Pereira»

Baile de Finalistas do 12° Ano do Agrupamento de Escolas de José Relvas


Baile de Finalistas do 12° Ano do Agrupamento de Escolas de José Relvas, na noite de hoje, na Quinta da Torre, em Alpiarça. 
Parabéns a todos os finalistas do ensino secundário, pela superação desta tão importante etapa, e as maiores felicidades para o futuro.


«Fotos e textos de Mário Pereira»