terça-feira, 31 de maio de 2016

Embaixada de Espanha


Durante o decorrer do IV Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo, evento que se está a realizar entre Vila Velha de Ródão e Oeiras em embarcações tradicionais do Rio Tejo e com o apoio dos Fuzileiros Navais da Marinha de Guerra Portuguesa, um cidadão de nacionalidade espanhola sofreu uma queda num precipício nas escarpas do Rio Tejo entre a Barragem do Fratel e a Barca da Amieira, no sábado, 28 de Maio de 2016. O grave acidente ocorreu na altura em que, por coincidência, as embarcações do IV Cruzeiro estavam a passar pelo local e se constatou que os Bombeiros presentes não tinham meios suficientes para retirar a pessoa sinistrada do local, dadas as dificílimas condições de acesso.


Pelas referidas dificuldades de acesso ao local onde a vítima se encontrava e à demora estimada de intervenção do meio aéreo, os Bombeiros solicitaram o apoio dos Fuzileiros que integravam o IV Cruzeiro. Este foi imediatamente interrompido e os meios dos Fuzileiros foram destacados para dar apoio aos Bombeiros e à vítima.


Com esta colaboração conjunta e com um enorme risco de queda para todos os intervenientes, foi possível aos Bombeiros estabilizarem a vítima numa maca e descê-la para um dos botes dos Fuzileiros que a transportou finalmente para a margem do Tejo, onde pôde ser socorrida em condições. A operação durou cerca de 45 minutos. Esta operação foi de uma enorme complexidade e com enormes dificuldades que todos tiveram para que  a vítima fosse evacuada em segurança na embarcação dos Fuzileiros, transportada rapidamente para a margem e depois para a ambulância que se encontrava no cais da Amieira do Tejo. 

Após manobras de estabilização, a vítima foi transportada para o Hospital de Portalegre. Segundo dados do Hospital, o nome do cidadão da zona de Badajoz é José Manuel Montes Rodriguez. 

A vítima sofreu um sério traumatismo craniano e uma severa contusão no tórax. Foi a intervenção dos Fuzileiros e dos Bombeiros que evitou danos mais graves, se a assistência tivesse sido mais demorada. Sabemos entretanto que a vítima conseguiu recuperar e que se encontra livre de perigo.

O Cruzeiro foi retomado somente depois de a pessoa sinistrada ter sido colocada na ambulância e enviada para o Hospital de Portalegre.




Sem comentários:

Enviar um comentário