sábado, 7 de outubro de 2017

Vereadores da oposição entregam louvor por “imperativo de consciência”



Mesmo sem a aprovação oficial da Assembleia Municipal ou da Câmara de Alpiarça, os vereadores Pedro Gaspar, do PS, e Francisco Cunha, do movimento Todos Por Alpiarça (TPA), entregaram um louvor em nome próprio à GNR da vila, reconhecendo o “excelente desempenho dos seus militares” no período 2013 – 2017.
A entrega simbólica do documento foi feita pelos dois eleitos em fim de mandato na manhã de quinta-feira, dia 5 de outubro, dentro das instalações da GNR, pois o Comando de Santarém da GNR não deu ordem para que o sargento Sérgio Malacão, comandante do posto, ou outro qualquer militar se deslocasse ao exterior para participar na homenagem e receber o documento.
No exterior, concentraram-se vários populares e elementos ligados aos partidos políticos dos vereadores, nomeadamente Sónia Sanfona, candidata pelo PS nas últimas autárquicas, Joaquim Rosa do Céu, cabeça de lista socialista à Assembleia Municipal, e Paulo Sardinheiro, também candidato a Câmara pelo movimento “Muda Alpiarça”, que não foi eleito.
Lamentando a ausência de representantes da CDU, ambos os vereadores explicaram que decidiram entregar o voto de louvor “por imperativo de consciência”.
“Este é o nosso último ato enquanto vereadores, e acreditamos que esta é uma iniciativa justa e com dignidade”, disse Francisco Cunha, lembrando as razões que levaram estes dois eleitos a propor o reconhecimento público.
“Em quatro anos, houve uma redução de 50% a nível da criminalidade, os roubos agrícolas caíram a pique e recuperou-se material que tinha sido furtado, as ignições de incêndios caíram 90% e houve um grande trabalho a nível preventivo, que em muito contribuiu para estes números”, salientou o eleito do TPA.
“A população reconhece este trabalho da GNR, e somos nós, curiosamente no dia em que se comemora a implantação da República, que estamos aqui a dar voz à população de Alpiarça”, disse Pedro Gaspar, lamentando também que a CDU tivesse optado por não aprovar o louvor na Assembleia Municipal.
«RR»

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Viva a República!



Nas comemorações do 5 de Outubro, ontem, em Alpiarça, com a deposição da habitual coroa de flores de homenagem aos republicanos junto ao monumento a José Relvas no Jardim Municipal (actualmente em obras de requalificação), de manhã, e com o espectáculo de música popular portuguesa no novo Auditório da Casa-Museu dos Patudos, à tarde.
Viva o 5 de Outubro!
Viva a República!
«De: M.P.»

Programa do 95º Aniversário do Clube Desportivo 'Os Águias'


quinta-feira, 5 de outubro de 2017

E SE EU VENDER VINHOS “ D' TORRE” À REVELIA DOS VERDADEIROS DONOS E DA VERDADEIRA MARCA?

Por: V. Vidigal
Atribuir um louvor à revelia do poder  eleito democraticamente e sem ser mandatário para tal é a mesma coisa que eu vender vinhos “D' Torre" à revelia dos verdadeiros donos.

Haja respeito minha gente,  portem-se como gente e deixem-se de “birras”.

Isto tudo porque, segundo a comunicação social da região,  os dois vereadores da oposição na Câmara Municipal de Alpiarça, Pedro Gaspar, do PS, e Francisco Cunha, do movimento Todos Por Alpiarça (TPA) pensaram  atribuir por SI PRÓPRIOS um voto de louvor à GNR de Alpiarça na manhã  de hoje, 5 de outubro, como se vivêssemos numa espécie de anarquia quando na verdade esta atitude de quem nunca conseguiu elevar a sua voz  não passa de uma teimosia  de crianças quando os protagonistas são pessoas adultas .

Atribuir um voto de louvor à revelia do executivo tem tanto valor como uma “folha de alface

Não sei se o fizeram porque nem quis perder tempo para ver esta palhaçada e, não acredito que o Comandante do Posto, colabore com tal trapalhada recebendo o louvor  de quem não está autorizado a tal coisa.

Tudo isto porque Francisco Cunha do TPA e Pedro Gaspar do PS têm uma certa dificuldade em compreender que a maioria eleita nunca os levou a sério nos cargos que não deveriam ter ocupado.

Entraram pela "porta grande" e saiem pela "porta pequena" 

E andaram alguns alpiarcenses a votar nesta espécie rara de vereadores


quarta-feira, 4 de outubro de 2017

ORGULHAMO-NOS DE BOMBEIROS COMO ESTA “BOMBEIRA”

Do lado esquerdo a "bombeira" Sara Fábio Dias"

Uma “mulher bombeira” que é capaz de dar a sua vida para salvar a vida dos outros ou de deixar a sua família para cuidar  dos outros

Uma “mulher bombeira” com uma enorme sensibilidade e uma infinita compaixão.

Uma “mulher bombeira” que quer e gosta de  elevar sempre o nome dos “nossos bombeiros” bem alto.


Orgulhamo-nos então de bombeiros  como esta “Bombeira”

“RUA ARMINDO JOÃO GASPAR PINHÃO”

Armindo João Gaspar Pinhão

O nome de ruas ou de bairros de uma localidade é uma forma de identificação que é feita pelas autarquias.

Sem os nomes seria muito complicado uma pessoa situar-se ou circular dentro de uma  localidade.

 A verdade é que todas as ruas precisam de uma identificação.

Há nomes de ruas em Alpiarça que nem sabemos quem foram as pessoas ou o que fizeram por Alpiarça para ter o seu nome atribuído.

A população deveria ser ouvida quando há a pretensão de atribuir o nome a uma nova rua, avenida, largo ou lá o quer que seja.

A população deve sugerir ou levar em conta o nome de uma pessoa que foi importante para Alpiarça ou que levou a efeito actos ou atitudes que merecem ser perpetuados.

Mas por razões politicas nesta terra tudo é feito com “sentido politico”.

O que é politico sobrepõe-se à memória coletiva e ao valor das pessoas.

O PS, quando poder, entendeu, dar o nome de JOSÉ PINHÃO ao largo onde se encontra a Estátua da “Melhor Casta” mais conhecido pelo largo onde se encontra a “mulher nua”.


Todos sabemos que o José Pinhão não fez nada por Alpiarça que mereça ter o seu nome escarrapachado na praça mais emblemática de Alpiarça;

Toda a gente sabe que “FRANCISCO CASQUEIRO” não fez nada por Alpiarça mas tem uma rua com o seu nome.

Não descriminamos mais nomes para evitar ferir a sensibilidade de quem quer que seja e estes dois nomes são apenas para servir de exemplo.

No entanto, há, entre outros, um homem que foi presidente da Câmara Municipal de Alpiarça  e que foi um dos principais  responsáveis pelo inicio do desenvolvimento de Alpiarça.

A ele se deve a construção da “Urbanização dos 46 Fogos” do crescimento da “Zona Alta” (Antigo Eucaliptal); da “Urbanização dos 20 Fogos”; do Quartel dos Bombeiros, do arranjo do piso do Estádio Municipal de Alpiarça, do Parque de Campismo, da construção da Barragem dos Patudos , das zonas de habitação que ladeiam a Avenida da Casa do Povo, do alcatroamento das principais ruas de Alpiarça, da continuação dos esgotos no concelho, do desenvolvimento desportivo e associativo e a ele se deve a informatização na autarquia, entre outras grande obras e iniciativas.

Este homem e presidente Câmara foi:

 ARMINDO JOÃO GASPAR PINHÃO

Um alpiarcense genuíno, um homem que fez e deu o melhor à sua terra e que deixou obras feitas das quais nos devemos orgulhar todos, estejamos ou não de acordo com elas e possamos gostar ou não na sua ideologia politica.

Foi um PRESIDENTE POPULAR e acessível que falava com todos e, se necessário, andava com a “malta” na paródia.

Questionamos quem de direito:


Porque ARMINDO JOÃO GASPAR PINHÃO continua a não ter o seu nome numa rua para perpectuar às futuras gerações quem foi e o que fez?

terça-feira, 3 de outubro de 2017

A ampliação e requalificação do Jardim Municipal decorre a bom ritmo



A intervenção de ampliação e requalificação do Jardim Municipal decorre a bom ritmo. Uma visita aos trabalhos, na tarde de hoje. 
Como é notório, não foi necessário inaugurar o novo Jardim antes das eleições para que este executivo da CDU visse reforçada a confiança dos alpiarcenses no dia 1 de Outubro.
«De: M.P.»

OS ELEITOS DO PS PRETENDEM VER REALIZADOS E DISCUTIDOS TODOS OS PROJECTOS QUE FAZIAM PARTE DO “PROGRAMA ELEITORAL” DA CANDIDATURA DE SÓNIA SANFONA


Segundo a informação de um eleito do Partido Socialista os 15 projectos que faziam parte do “Programa Eleitoral” da candidatura de Sónia Sanfona irão ser levados “um a um” às reuniões de Câmara para serem discutidos.

A “Reabilitação, valorização e promoção da praia do Patacão e da Aldeia Avieira” será um dos que será apresentado na mesa de reuniões da Câmara Municipal de Alpiarça porquanto é importante o “crescimento económico do turismo no Concelho."

Na mesma variante está o “desenvolvimento do turismo” na área da barragem.


Aqui merece destaque a pretensão de uma “unidade hoteleira” (ver foto) para diversificar a oferta do Parque de Campismo.

Saliente-se que durante os  mandatos de Rosa do Céu esteve quase a concretizar-se a construção de um hotel.

Um tema que os actuais  eleitos do PS pretendem levar por diante.

Mais nos acrescentou o mesmo eleito, que os vereadores do PS eleitos no passado domingo, estão prontos para ”discutir e levar por diante  todos os projectos que faziam parte do programa eleitoral da candidatura de Sónia Sanfona.”

Resta saber se a maioria do executivo da CDU não vai impedir, como o fez para com o vereador do TPA, o crescimento e desenvolvimento de Alpiarça colocando na “gaveta” os projectos que vão ser apresentados por Sónia Sanfona para discussão/alteração de forma a que Alpiarça seja beneficiada com ideias e projectos novos.

Há momentos que as diversas forças políticas devem estar juntas para o bem da terra e que sejam deixadas de parte a ideologia de cada um.

Acreditamos que Mário Pereira e Sónia Sanfona podem fazer muito por Alpiarça.


Estaremos cá para ver.

Por: António Centeio

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

A ALPIARCENSE DORA CORDEIRO ESTEVE NA EXPOSIÇÃO CANINA E FELINA DE AVEIRO

1.º lugar para o "BONGO"


E cá está... 

temos vencedor...

1.º lugar na classe Juniores machos...

O Bongo...




Gentileza da Dora Cordeiro. 
Os nossos agradecimentos

"COM UM ABRAÇO DE MÁRIO FERNANDO ATRACADO PEREIRA” O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA




A CDU venceu as eleições para todos os órgãos autárquicos do concelho de Alpiarça, com maioria absoluta na Câmara Municipal.
Tal como proposto, a CDU viu reforçada a confiança dos alpiarcenses, confirmando as anteriores vitórias de 2009 e 2013, assente no prestígio do seu projecto autárquico e dos seus eleitos e activistas. 
Foi uma vitória justa!

É uma vitória muito saborosa, porque obtida em condições muito difíceis, na sequência de um mandato de quatro anos marcado pela escassez de meios financeiros e humanos, por um lado, e pelo constante e violento ataque da demagogia e do populismo mais despudorado, reaccionário, preconceituoso e anticomunista, que teve por alvo a CDU e os seus eleitos.
Neste quadro, a resposta da maioria dos alpiarcenses revela a permanência dos valores que definem esta terra e este povo, cuja história de luta pela dignidade, pela liberdade e pela democracia está inscrita na própria história geral do último século em Portugal.
A todos os que contribuíram para estes resultados, o meu grande OBRIGADO!
OBRIGADO ao meu Partido, o PCP, à CDU, a todos os homens e mulheres que deram o melhor de si ao longo do mandato e nesta campanha eleitoral, chegando às pessoas, explicando, convencendo, mobilizando para o apoio e o voto nas nossas propostas e nas nossas listas.
OBRIGADO aos alpiarcenses pelo carinho demonstrado.
OBRIGADO, também, por fim -- mas da maior importância --, à minha família, com destaque para a minha mulher, São, por tudo: pelo amor; pelo apoio: pelo trabalho ao serviço deste projecto.
Uma palavra aos meus adversários políticos para referir que será com respeito democrático que continuarei a entender o papel que poderão desempenhar no Poder Local, e que os procurarei envolver na construção das decisões colectivas, no quadro do necessário respeito institucional e pessoal.
O novo mandato que surge diante de nós, continuando a antever dificuldades, deverá constituir o início de um novo ciclo de sustentabilidade que permita medidas e intervenções da autarquia que promovam o desenvolvimento e o progresso social no concelho de Alpiarça.
Um abraço,
Mário Fernando Atracado Pereira

CDU MANTÉM MAIORIA ABSOLUTA

 Mário Pereira (CDU)
 João Pedro Arraiolos (CDU)
 Carlos Jorge (CDU)
 Sónia Sanfona (PS)
António Moreira (PS)

O PSD sai do executivo e o PS passa a ter dois vereadores, Sónia Sanfona e António Moreira


RESULTADOS DAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2017




O ÚLTIMO MANDATO DE MÁRIO PEREIRA

Por: António Centeio

Vários artigos foram aqui publicados no Noticias de Alpiarça’ como algumas opiniões, nomeadamente do nosso colaborador V. Vidigal, sobre a vitória da CDU nas eleições de ontem.

Até a sondagem levada a efeito pelo NA indicava uma clara vitória de Mário Pereira.

Assim aconteceu.

Quem se interessa pelo que acontece na nossa terra e no que aqui é publicado nada  passou despercebido e até  os mais atentos  acabaram por poder confirmar que os nossos vaticínios e opiniões não falharam.

Andámos na rua ouvindo “este e aquele” para fazermos um “juízo” que os alpiarcenses pensavam das eleições que deram a vitória a Mário Pereira.

Ouvimos os adversários políticos da CDU e tiramos as nossas conclusões.

Soubemos encontrar os “fracos” dos principais candidatos e as “falsas promessas” dos partidos da oposição.

Soubemos dizer com toda a frontalidade a “pobreza” dos Programas Eleitorais quer do PS quer do  PSD.

Foi tudo publicado aqui no ‘Noticias de Alpiarça'.

Tínhamos razão quanto ao que escrevemos e os resultados estão à vista.

Contra factos não há argumentos.

Resta-nos desejar ao novo presidente Mário Pereira as maiores felicidades para o desempenho do seu último mandato.


domingo, 1 de outubro de 2017

MÁRIO PEREIRA: REELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA

Mário Pereira

A Coligação Democrática Unitária venceu em Alpiarça as Eleições Autárquicas 2017 com uma diferença de 180 votos.
Vamos ter assim Mário Pereira como presidente da Câmara de Alpiarça por mais 4 anos.
Em segundo lugar ficou o Partido Socialista seguido do PSD.
Voltaremos ao tema logo que sejamos possuidores dos resultados oficiais como publicaremos um tema  sobre as eleições locais