sábado, 24 de março de 2018

Assembleia Geral Ordinária

Assembleia Geral Ordinária

Ao abrigo do artº29, ponto 2 do Regulamento Interno, convoco a Assembleia Geral Ordinária do Clube Desportivo “Os Águias” de Alpiarça, para reunir no Ginásio Auxiliar, pelas 20,30horas, do dia 30 de Março de 2018, com a seguinte ordem de trabalhos:
1- Apresentação, discussão e votação do Relatório e Contas da Direcção e parecer do Conselho Fiscal;
2- Outros assuntos de interesse para o Clube.
Se não houver a presença de metade dos associados na hora indicada, a Assembleia reunirá em 2ª convocatória (Artº31 dos Estatutos) uma hora mais tarde, com qualquer número de sócios e com a mesma ordem de trabalhos.
Alpiarça, 5 de Março de 2018
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

sexta-feira, 23 de março de 2018

COLOCAÇÃO DE FIBRA ÓPTICA EM TODO O CONCELHO DE ALPIARÇA





O concelho de Alpiarça é palc
o de trabalhos de instalação / expansão da rede de fibra óptica, realizados por empreitadas de responsabilidade das empresas de telecomunicações.
A colocação deste equipamento obriga à intervenção por parte destas empresas em alguns pontos da rede viária e de passeios, cujos pavimentos deverão ser obrigatoriamente repostos nas devidas condições, cabendo aos serviços municipais a supervisão e fiscalização dos trabalhos de reposição.
Na sequência destes trabalhos todo o concelho ficará brevemente coberto pelo acesso aos serviços disponibilizados pela existência desta importante infraestrutura de fibra óptica.
«CMA»

CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS DE ALPIARÇA EM RISCO DE FECHAR



Clientes devem passar para Almeirim

Os clientes da Caixa Geral de Depósitos de Alpiarça que têm aplicações e outros produtos financeiros estão a ser informados pelo seu banco que doravante passarão a tratar destes assuntos na sucursal da CGD de Almeirim.
A vereação PS fez o alerta na reunião de Câmara de ontem e lembrou que, tal como aconteceu com os CTT quando uma papelaria assumiu os serviços postais, os “sinais” de alerta são evidentes. Para Sónia Sanfona, vereadora socialista, Alpiarça não pode ver desaparecer mais um serviço público do concelho que pode por em causa o plano de desenvolvimento económico local.
Já algum tempo atrás que a população de Alpiarça mostrava preocupação pelo facto de haver redução do número de funcionários neste Banco que ocupa um espaço vasto na Praça José Pinhão.
Paulo Macedo, ao explicar aos deputados na Assembleia da República o plano de reestruturação do Banco referiu a redução prevista de 170 agências e de 2.200 pessoas, bem como um corte de 100 milhões de euros nos custos. Para o administrador da CGD a liderança da Caixa na banca nacional “não passa por ter mais balcões e pessoas que os clientes dizem que não querem pagar”.
Resta aguardar o resultado do contacto que a autarquia de Alpiarça vai pedir à administração do Banco público.
«O Almeirinense»

quinta-feira, 22 de março de 2018

DESPORTO




24 De Março
Sábado  
FUTEBOL
9h30m - CD Águias x Ac. Santarém (Infantis)
11h - CD Águias x GD Benavente (Sub 11)
Estádio Municipal
--JOGOS FORA--
15h - Fazendense "A"/Ac. Santarém "B"/ Ac. Santarém "A" x CD Águias (Sub 7)
Complexo José Gameiro Sousa

25 De Março
Domingo 
PESCA
9h - Pesca Desportiva
Barragem de Alpiarça

Feira do Espanhol do Agrupamento de Escolas de José Relvas




«Fotos de Mário Pereira»

quarta-feira, 21 de março de 2018

7 Maravilhas à Mesa


O Município de Alpiarça candidatou-se à iniciativa 7 Maravilhas de Portugal, que este ano se denomina 7 Maravilhas à Mesa, procurando desta forma divulgar e valorizar o melhor da nossa gastronomia, vinhos e património.
Entre as categorias a concurso a candidatura de Alpiarça incidiu sobre pratos tradicionais como: 

- Tomatada de Bacalhau (categoria dos Petiscos);
- Sopa de Couve e feijoca (categoria das Sopas);
- Carneiro à moda de Alpiarça com miga fervida e melão de Alpiarça (categoria das carnes);
- Lagoalva Reserva Branco (categoria dos Vinhos Brancos);
- Quinta da Lagoalva de Cima - Grande Escolha (categoria Vinhos Tintos);
- Azeite Virgem Extra - Quinta da Lagoalva (categoria Azeites);
- Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça (categoria - Roteiros - Museu).

COMEMORAÇÕES DO 104.º ANIVERSÁRIO DO CONCELHO DE ALPIARÇA


00h01- Salva de Morteiros

09h00 às 19h30 - Recolha de Sangue com Unidade Móvel do IPS
Org.: Grupo de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho de Alpiarça Local: Largo do C.D.'Os Águias'


16h00 Inauguração do Jardim Municipal
Com a presença do Sr. Secretário de Estado das Autarquias Locais Dr. Carlos Miguel

Animação com: 

Tocá Rufar 
Banda da Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1° de Dezembro
Albandeio
Rancho da Casa do Povo de Alpiarça
Animação de Rua com 'Quideia Animações': Foto Piu Piu e Marioneta Humana
Biblioteca no Jardim
Feira do Livro Infantil – Pela Livraria 'Aqui Há Gato'


21h00 - Cerimónia de Entrega de Medalhas de Reconhecimento da Câmara Municipal pelo tempo de Serviço Prestado
Momentos alusivos ao Dia Internacional do Livro Infantil pela equipa da Biblioteca Municipal Local: Auditório Mário Feliciano / Biblioteca Municipal
Parabéns Alpiarça!

Poesia Viva!", a poesia sai à rua em Alpiarça


Hoje, dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia, pela manhã, a poesia, a palavra poética, sai à rua. Nos cafés e nos espaços públicos do concelho estão a ser colocados pendões com excertos dos melhores momentos da poesia portuguesa; está a ser declamada poesia e deixados poemas, em forma de panfleto, para que possam ser partilhados durante o dia, dando assim a visibilidade que a palavra poética bem merece.

Na Biblioteca Municipal, pelas 11h00, será apresentado o conto “As Fadas” de Antero de Quental aos alunos da Escola EB1 Prof. Abel Avelino.

terça-feira, 20 de março de 2018

VISITA A ALPIARÇA DA SECRETÁRIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA



A convite do Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Dr. Mário Fernando Pereira, feito numa recente reunião realizada em Lisboa, no MAI, a Secretária de Estado da Administração Interna, Dra Isabel Oneto, visitou as instalações do Posto da GNR em Alpiarça, com a participação do Tenente-General e do Comandante Distrital da GNR, na passada terça-feira.

De seguida a comitiva visitou também um terreno municipal na zona do Eucaliptal, apto a poder receber a construção de um eventual novo Quartel da GNR no concelho.

O Governo irá brevemente decidir, em articulação com o Comando-Geral da GNR e com a consulta à autarquia, entre as duas opções existentes: construção de raíz de um novo Quartel em Alpiarça ou a recuperação das actuais instalações do Posto.

segunda-feira, 19 de março de 2018

Alunos e professores portugueses e estrangeiros do programa Erasmus+, na manhã de hoje, no auditório dos Paços do Concelho





Recepção de boas-vindas a Alpiarça aos alunos e professores portugueses e estrangeiros do programa Erasmus+, na manhã de hoje, no auditório dos Paços do Concelho. 

Durante toda a semana o Agrupamento de Escolas de José Relvas recebe alunos e professores de Espanha, Itália, Croácia, Polónia e Grécia, com visitas a unidades produtivas e empresariais, mas também tomarão contacto com os elementos patrimoniais e culturais do concelho e da região, num Erasmus+ virado para o empreendedorismo. 
Sejam bem-vindos. Divirtam-se e que levem boas recordações da nossa escola e da nossa terra.
«De: M.P.»

ARTIGO DE OPINIÃO: Em Alpiarça também há boas notícias

Por: Rodolfo Colhe
Presidente da Juventude Socialista
de
Alpiarça

Em Alpiarça também há boas notícias


Tudo o que é bem feito pode ser considerado arte, desde o teatro, à gastronomia passando pelo desporto e pela música tudo pode ser considerado arte. Criticar e aceitar críticas é também uma arte, caso seja bem feito. Uns são bons numa parte, outros na outra parte e outros em nenhuma das duas mas no meu caso prefiro não ter de passar por nenhuma das duas experiências mas a verdade é que me vejo forçado a ser crítico semana após semana neste meu espaço de opinião e a ser criticado depois por algumas das minhas opiniões. Mas desta vez é diferente pois posso deixar elogios, o que muito me alegra, e também muito me alegra ter lido que finalmente Alpiarça irá ter um novo posto da GNR. O plano existia, o local também, a verdade é que 10 anos passaram e nada, e isso agora parece que se irá tornar realidade, por isso dou os parabéns ao executivo por finalmente ter percebido que o ataque e o uso do estado central como defesa para tudo não resulta, sendo muito mais produtivo chamar ou procurar o estado central para ajudar a resolver os problemas. Com isto não só o executivo está de parabéns como o governo português o está também como tem vindo a ser hábito. E como um mal nunca vem só, desta vez é um bem que não vem só com o executivo camarário e o governo ao barulho, e falo claro da inclusão de precários que está a ser feita e que no município de Alpiarça segundo se ouve dizer pode chegar a 22 pessoas. Um número alto onde duvido que 100% dos casos sejam efectivados, mas se a taxa de sucesso for acima dos 60% já seria óptimo sendo que desejo que sejam todos incluídos porque seria bom para o funcionamento da autarquia e para as próprias pessoas. Os “anti-estado” e “anti-funcionários públicos” têm por hábito dizer que as autarquias têm excesso de funcionários e em Alpiarça há uma tendência para achar que são sempre demais quando na verdade é que em determinadas áreas cirúrgicas há uma enorme falta de pessoal e uma enorme falta de pessoal com vínculo por tempo indeterminado com a autarquia. Se olharmos para uma área primária como higiene e limpeza, percebemos que não existem pessoas suficientes e que a maioria das pessoas que existem não tem vínculo por tempo indeterminado. Na educação a situação é igualmente má com a agravante de que exige determinados tipos de qualidades às pessoas que exercem funções nesta área, o que deveria tornar mais difícil ainda suprimirem essas vagas, mas em muitas outras áreas como carpinteiros, canalizadores, pedreiros etc., as necessidades são igualmente grandes. Se é certo que ninguém nas autarquias supunha que existiria uma tão grande dificuldade em contratar com as dificuldades impostas pela troika e o mais que a troika do governo do PSD/CDS, também nenhuma força política se precaveu para isso. Parabéns ao governo PS e aos seus parceiros por ajudarem a resolver este problema gravíssimo que flagelava as autarquias. 

domingo, 18 de março de 2018

Sequelas da guerra e do pós-guerra


Embora seja um texto um pouco extenso, vale a pena ler e reflectir neste grito de dor e de revolta ainda com eco nos dias de hoje, do ex-oficial Comando Pedro Tinoco de Faria. Este sentimento de abandono e esquecimento a que foram votados milhares de homens, jovens na altura, vítimas da Guerra Colonial não tem razão de ser. Eles não instigaram a guerra, não desejaram a guerra.. Eles apenas cumpriram ordens do Estado Português! Foram feridos, estropiados, ficaram deficientes. Cabe ao Estado Português a responsabilidade de olhar por eles e proporcionar-lhes um resto de vida com a dignidade a que têm direito.




OS NOSSOS SOLDADOS E O MEDO DE EXISTIR

Segundo o Filosofo e pensador José Gil, pertencemos a um espaço não publico todos nós, o Espaço Publico é definido pela politica e pelos midia. Quem está fora do espaço publico, não é publico e por isso nao existe, é não publico, não aparece, não altera, não muda embora tendo a ilusão que está dentro está fora.

" Não há espaço publico em Portugal, porque este está nas mãos de uma quantas pessoas cujo discurso não faz mais que alimentar a inercia e o fechamento sobre si proprios da estrrutura das relações de força que elas representam....os debates confinam-se a trocas de opiniões entre homens politicos, sempre de um partido, visto que no mundo da politica não ha espaço para ser independente, ou entre comentadores, pretensos # opinian makers #, que dialogam constantemente entre si, em circulo fechado "

Jose´Gil do Livro " Portugal hoje, o medo de existir"

Hoje vim a correr de coimbra a lisboa, para estar presente numa concentração em frente ao hospital Militar Principal de Belem, organizada pelo General Médico João Bargão Dos Santos.

O tempo ajudou-nos nao chovia, uma multidão minima recheava a rua com uma presença maxima de almas que ainda acreditam que fazer qualquer coisa , seja o que for, vale a pena.
Esta multidão com mutilados de guerra, a maioria da geração que fez a guerra colonial misturando-se a pele branca dos europeus e negra dos combatentes africanos da Guiné, senti-me em casa.

Da nova geração de Militares do Pós-Guerra colonial eramos 3.

Estava representada a Associação dos Deficientes das Forças Armadas.

O objectivo deste grupo de poucos que lutam por muitos, reabrir as portas fechadas do hospital militar à familia militar, não só para os mais velhos , mas tambem para assegurar a todos os que não estiveram presentes, uma saúde e uma segurança na velhice , numa instituição militar e alertar para as condições miseraveis em que estão a morrer jovens de ha 40 anos atrás que deram pela sua Pátria o melhor que tinham.

É sem duvida importante o Casamento de homosexuais, é importante lutar contra o assédio e acabar com a sedução, é importante que cãés e crocodilos comam nos restaurantes, é importante que o Presidente da Republica na Grecia prometa a um Sirio que lhe vai arranjar emprego num pais com uma taxa de desemprego altissima, é importante fazer de conta que nos ralamos , mas na realidade estamos nos todos a marimbar uns para os outros.

As ausências têm uma narrativa, os espaços vazios na rua, entre os carros, as pedras sem os sapatos a pisa-las, a ausência do burburinho e clamor de uma multidão, o vazio desta concentração fala tambem e inscreve no futuro das Forças Armadas e da essência do SER SOLDADO, uma sentença de morte.

Embora O meu General tenha dito " somos poucos mas bons", essa frase heroica não serve os tempos de hoje, servia em combate , cercados por turras. Hoje o combate é outro, nem estamos cercados por turras, estamos cercados e rodeados por acomodados à normalidade da imoralidade, às quintas e ao politicamente correcto, as ausências e o espaço entre as pedras, o silêncio da calçada e os pombos que continuaram a cagar dos beirais, chocou-me , deixou triste, mas não desanimado

Hoje senti ali , ao ver aqueles homens de muletas, cegos e sem braços, pretos e brancos vestidos de forma humilde, combatentes e soldados de Portugal, senti falta de muitas ausências que deveriam ter sido a alegria de muitas presenças.

Sr. Presidente da Republica senti a sua falta, poderiamos ter tirados uma selfie e poderiamos ter dado um beijo.

Sr. CEMFGA, que forma mais honrosa de começar o seu mandato , como apoiar como militar e General , esta causa com a sua presença, ao lado dos esquecidos da Pátria, dos que morrem na miseria porque a Saude é um negocio e o hospital militar faz parte dessa estrutura suja e corrupta da negociatas.

Sr. CEME, consigo já não falo, já sabia que não vinha, nem o seu amigo Ministro da Defesa, a sua imagem aos olhos da Nação está desenhada. Senti falta da SIC, DA RTP, da TVI, mas tambem já sabia que não vinham, e as radios, não vieram e os pasquins e jornais nao vieram,, estavam todos na manif da CGTP, muito mais importante e colunavel, não vieram porque lhes deram ordens expressas para não vir.

AOFA, LIGA DOS COMBATENTES, ANS, ASMIR, AP, e todas as associações Militares, senti a vossa falta, quando chegara o dia em que a união é mais importante que o protagonismo? Afinal tanta conversa e estamos festarolas, se nada acontece e nada acontece , porque não entenderam que a competição só gera perdedores e vencedores e nós somos os perdedores.

Senti falta de todos os Militares jovens , Oficiais, sargentos e praças e suas familias os benificiarios maximos da luta deste grupo que de tão pequeno se torna tão grande pela inquietude, pela satisfação da sua insatisfação, pela vontade de despertar.

Cantamos o hino Nacional, gritamos por Portugal, e pela ausência aprendi uma lição....

" Somos poucos mas bons" e os poucos poderão fazer muito, por muitos que se acomodaram aos seus sofas e á sua vidinha confortavel de : não vale a pena , não adianta, parece mal, é o medo de existir.


Os meus Parabens ao General João Bargão Dos Santos pela coragem e para mudar as coisas só criando um espaço Publico alternativo ao que existe e para isso é preciso o principio da massa e o da concentração.

«Pedro Tinoco de Faria/Manuel da Costa».