sexta-feira, 20 de maio de 2016

MEDALHA DE OURO PARA AZEITE DA QUINTA DA LAGOALVA


Azeite virgem extra da Quinta de Alpiarça premiado em Los Angeles (EUA)



OS “FREGUESES” DOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS


A “relação de confiança entre a Junta  (de Freguesia) e os seus fregueses” é uma afirmação da presidente da Junta de Freguesia de Alcanede ao semanário ‘Correio do Ribatejo’.
Curiosamente também  li recentemente algures uma afirmação do género  dita pela presidente da Junta de Freguesia, Fernanda Cardigo.
Tendo em atenção a “coincidência” no uso de tal palavrão por partes das eleitas das  “Juntas” e desconhecer de onde partiu a “ordem” suponho que deve ter partido numa  qualquer sugestão da  Associação Nacional  de  Freguesias (ANAFRE) com a aprovação de todos os associados.
Sendo assim a “nobre classe politica passou a desprestigiar os eleitores também conhecidos por  vulgos munícipes ou simples contribuintes/pagantes para os passar a rotular de “fregueses” como se os cidadãos quando se deslocam a uma Junta de Freguesia mais não são do que uns  reles fregueses onde só lhes ainda não é permitido pedir  “um copo de cinco” porque, por este andamento, muito não faltará para as juntas passarem também  a ter no seu interior “tascas” ou “tabernas” onde não faltarão  os pipos do “branco” e do “tinto”.
E assim vamos indo com estas modernices.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

FESTIVAL DO MELÃO 2016


Plano de Valorização e Comunicação Turística de Alpiarça

O Município de Alpiarça e a Entidade de Turismo Alentejo-Ribatejo estão em parceria a desenvolver o Plano de Valorização e Comunicação Turística do concelho de Alpiarça. 
Este plano trata-se de uma ferramenta de Planeamento-Ação que pretende, conceber e estruturar produto turístico, por via da valorização das potencialidades e dos recursos etnográficos, culturais e naturais, desenvolvendo uma estratégia de comunicação promotora de visibilidade externa dos valores existentes. 
Sendo o Turismo, uma atividade em amplo crescimento no tecido económico nacional, um plano desta natureza, pretende ser também um instrumento de apoio ao desenvolvimento social e económico, concebendo novos conceitos, novos produtos e novas estratégias de empreendedorismo, geradores de emprego, de investimento e reinvestimento empresarial. 
A dinâmica de funcionamento do Plano sustenta-se na aplicação de um processo interativo e participado, e pretende-se, com este facto promover a existência formal de tempos e espaços de partilha das opções e decisões tomadas e a tomar, através da realização de discussões públicas e setoriais com a comunidade e com os atores locais, (políticos, empresariais e associativos).

Simplex: Três milhões e meio de contribuintes vão deixar de apresentar IRS

Em entrevista à SIC Notícias Maria Manuel Leitão Marques desvendou uma das 255 medidas que são apresentadas hoje pelo Governo. "Esta medida vai começar a ser aplicada a trabalhadores da categoria A (trabalho dependente) e também para os trabalhadores reformados e aposentados, disse a Ministra .
O Simplex 2016 vai ser hoje apresentado. O Governo anuncia que vai avançar com 255 medidas para simplificar e desburocratizar a sociedade portuguesa.
Uma das mais emblemáticas é a que diz que os trabalhadores por conta de outrem e reformados vão deixar de entregar declarações do IRS. A ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para explicar esta medida. A ministra garante que no total serão cerca de três milhões e meio de pessoas que vão deixar de ser obrigadas a entregar a declaração de IRS.
Isto é, diz a SIC, quem for trabalhador dependente já não vai ter de entregar declaração de IRS a partir do próximo ano, passarão a estar já pré-preenchidas. Mas há mais. Multas, notificações e facturas vão passar a ser recebidas no telemóvel.
"Esta medida vai começar a ser aplicada a trabalhadores da categoria A (trabalho dependente) e também para os trabalhadores reformados e aposentados, disse a Ministra da Modernização Administrativa. Vai assim ser um procedimento automático com base na informação recolhida pela Autoridade Tributária. Os cidadãos poderão sempre corrigir os erros", esclarece a Ministra, ao mesmo tempo que diz que são estimados  cerca de três milhões e meio de contribuintes, com esta medida.
O Primeiro Vice-Presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, está em Lisboa hoje e vai participar no lançamento do Simplex, entre as 11h30 e as 13h00, com o Primeiro Ministro, António Costa, e com a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques. 
O prazo deste programa é Maio de 2017.
O Negócios avança que o Governo está a preparar a criação de mecanismos que possibilitem a compensação de créditos entre os contribuintes e o Estado sempre que este esteja devedor. O objectivo é que sempre que o Estado deva dinheiro aos contribuintes se faça a compensação automática de impostos que estes tenham em dívida. A implementação será faseada. 
Já o Correio da Manhã, que cita a Lusa, fala  de um 'Refugee welcome kit' [guia de acolhimento a refugiados] que tem como objectivo apoiar o primeiro contacto dos refugiados com o país de acolhimento, contendo um conjunto de informações que se encontram actualmente dispersas. Este 'kit' inclui um guia de acolhimento da pessoa refugiada, disponível na sua própria língua, com mensagens de boas-vindas, explicações sobre Portugal, hábitos e cultura, referência aos direitos básicos dos cidadãos e das pessoas refugiadas (vacinação, cuidados de saúde, direitos das mulheres, educação, entre outros), informações práticas sobre protecção social, linhas de telefone úteis, entre outros.
Por sua vez o Expresso anuncia na sua edição online, quinze novas unidades móveis de serviços públicos de prestação de cuidados de saúde nas Beiras e Serra da Estrela serão inauguradas no segundo trimestre de 2017, no âmbito do novo programa Simplex posto em marcha pelo Governo. Este programa inclui também a simplificação da contratação pública com vista a aumentar a participação das pequenas e médias empresas (a aplicar já no terceiro trimestre deste ano) e uma “senha fiscal na hora” (a implementar no último trimestre de 2016). Assim, os concursos passarão a incluir por exemplo critérios geográficos (dividindo os concursos por regiões) ou outros, como tipologia de bens.
Quanto à senha fiscal será gerada automaticamente aquando da criação do número de identificação fiscal, o que permite acesso imediato à internet e, assim, encurtar os tempos de resposta e atendimento nos processos administrativos, diz o Expresso.
O programa irá ter medidas especiais para atrair investimentos na área do turismo, disse publicamente o primeiro ministro no último fim de semana, sem especificar.
A Ministra da Modernização Administrativa  avançou que há medidas que não vão concluídas até Maio de 2017 "uma das que não vai ficar concluída até ao fim do programa, é o balcão do empreendedor, em todas as suas valências, para que as empresas possam tratar de todas as licenças num único balcão", disse.
Uma medida que vai ser aplicada com este programa é que as empresas passam a poder usar o débito directo para o pagamento fiscal, disse também a governante.
«E»

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Abertura do 'Espaço do Cidadão'



Abertura do 'Espaço do Cidadão' em Alpiarça, ao final da tarde de hoje, com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Dra Graça Fonseca.
Os alpiarcenses poderão agora tratar de um conjunto de assuntos no GAMT/Espaço do Cidadão sem ter de sair do concelho, sendo-lhes disponibilizadas novas valências por via digital, sem pôr em causa os serviços públicos de proximidade que continuarão a funcionar nas respectivas repartições.

«Texto e fotos de Mário Pereira»

MIGUEL ARRAIOLOS NOS JOGOS OLÍMPICOS RIO DE JANEIRO 2016

O 1° ALPIARCENSE A COMPETIR NOS JOGOS OLÍMPICOS


O triatleta Alpiarcense Miguel Arraiolos foi qualificado para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.
Miguel Arraiolos, que actualmente representa o SL Benfica, depois de ter feito toda a formação no CD "Os Águias" de Alpiarça, será o primeiro Alpiarcense a competir no mais importante evento desportivo mundial, depois de os Águias ter sido representado em Roma 1960, por Francisco Valada, e em Sidney 2000, por Bruno Castanheira, na prova de Ciclismo. 
A confirmação pelo Comité Olimpico de Portugal desta qualificação constitui um momento de alegria e de grande orgulho dos Alpiarcenses. 
O Município de Alpiarça endereça os parabéns ao Miguel e deseja-lhe as maiores felicidades na participação na prova de Triatlo no Rio de Janeiro 2016.
«CMA»

Município da Chamusca comparticipa totalidade de manuais escolares a alunos do concelho

O executivo da Câmara Municipal da Chamusca aprovou hoje, dia 17 de Maio, por proposta da Vereadora do Pelouro da Educação, Cláudia Moreira, a comparticipação da totalidade do valor dos manuais escolares a todas as crianças e jovens residentes no concelho e que frequentem o Agrupamento de Escolas da Chamusca, cumprindo a escolaridade obrigatória, numa medida que rondará os 100.000€ de investimento. A medida entrar em vigor no próximo ano letivo 2016/2017 e pretende assumir a educação como instrumento fundamental de integração social, de participação cívica e como elemento transversal à maioria das famílias do concelho, indo ao encontro das orientações estratégicas do executivo, que vem priorizando a educação como área-chave da gestão municipal, e suportável financeiramente, dados os números dos últimos relatórios.
Cláudia Moreira, afirma que “enquanto autarcas, devemos reconhecer que o ativo mais importante de uma comunidade são as pessoas. Devemos reconhecer, também, que o investimento primordial a ser feito está na valorização do capital humano, na prossecução de uma sociedade empreendedora, com espírito dinâmico e construtivo. Valorizar as pessoas é, antes de mais, defender a igualdade nas oportunidades nas mais diversas áreas, mas, por excelência, na educação.”
A gestão rigorosa que se vem verificando no Município desde 2013 e a recuperação financeira que se consolidou em 2015 permitem, atualmente, programar projetos a curto/médio prazo, que perspetivam investimentos infraestruturais nas áreas do turismo, da reabilitação urbana, da saúde, do comércio, da cultura, das artes, do desporto e da educação, entre outras.
Para as famílias, mantiveram-se os impostos de deliberação municipal pela taxa mínima. Ainda assim, as cargas fiscais elevadas pelos normativos em vigor continuam a comprometer a gestão de alguns lares do concelho. É, pois, necessário ajudar as famílias, apoiá-las, devolver-lhes a confiança no futuro e a capacidade de acreditar na construção de uma sociedade mais justa.
Para Paulo Queimado, Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, “esta é uma medida que vai dar um substancial apoio às famílias do concelho, num território de baixa densidade populacional, mas que tem vindo a recuperar nos últimos anos. A Câmara Municipal e o Município têm esta responsabilidade social de dar um sinal de recuperação não só financeira, mas principalmente do potencial humano existente no concelho, promovendo a fixação das famílias e o desenvolvimento intelectual das crianças e jovens, perspetivando um futuro de qualidade para todos.

terça-feira, 17 de maio de 2016

segunda-feira, 16 de maio de 2016

CORRIDA DA FAMÍLIA EM ALPIARÇA


Junto à Albufeira dos Patudos, realizou-se no passado Domingo, dia 15, a 'Corrida da Família' no concelho de Alpiarça, integrada no programa "+ Lezíria" da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT)

«CMA»