sexta-feira, 2 de junho de 2017

CASALINHO EM FESTA

Foto

INFORMAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA



CTT/CORREIOS ABRE NOVA LOJA EM ALPIARÇA MANTENDO O FUNCIONAMENTO DA ESTAÇÃO DOS CORREIOS

O concelho de Alpiarça passou a contar com uma nova Loja dos CTT/Correios desde o mês de Maio, que funcionará em paralelo à Estação dos Correios. 
Desta opção de gestão da empresa, cujo processo tem sido acompanhado de perto pela Câmara Municipal de Alpiarça (CMA), importa esclarecer o seguinte:

1. a CMA, logo que tomou conhecimento da intenção de abertura da nova Loja, em Março deste ano, e tendo presente o risco de a essa opção poder estar associada qualquer eventual intenção de fecho da Estação dos Correios actual, solicitou de imediato uma reunião à Administração dos CTT;

2. essa reunião realizou-se no dia 31 de Março de 2017, e o Presidente da Câmara colocou todas as questões aos representantes da administração que CONFIRMARAM A ABERTURA DA LOJA E GARANTIRAM NÃO SER INTENÇÃO DA EMPRESA FECHAR A ESTAÇÃO, mas sim, bem pelo contrário, de acordo com a estratégia definida, REFORÇAR A OFERTA DE SERVIÇOS À POPULAÇÃO E POSSIBILITAR O ALARGAMENTO DO HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO NA NOVA LOJA, MANTENDO NOS MESMOS TERMOS TODOS OS SERVIÇOS PRESTADOS NA ESTAÇÃO DE ALPIARÇA;

3. nessa reunião de 31 de Março foram ainda abordados outros assuntos, tendo a CMA manifestado a necessidade de melhoria do serviço de distribuição de correspondência, só exequível com o aumento do número de trabalhadores, nomeadamente de carteiros;

4. a 10 de Maio, o Presidente da Câmara reunião com a Direcção do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT), tendo sido abordados os mesmos assuntos, agora com os representantes dos trabalhadores;

5. o Presidente da Câmara informou os eleitos autárquicos, em reunião de Câmara e de Assembleia Municipal, sobre o essencial do desenrolar do processo;

6. hoje, a 1 de Junho de 2017, a situação é exactamente a que foi garantida pela empresa, ou seja, ABRIU A NOVA LOJA COM O REFERIDO REFORÇO DA OFERTA E DO HORÁRIO E MANTÉM-SE O NORMAL FUNCIONAMENTO DA ESTAÇÃO DOS CORREIOS DE ALPIARÇA.

Ora, a CMA relaciona-se com outras entidades e instituições com base no princípio da boa-fé, pelo que, tendo em conta a realidade factual, não tem qualquer motivo para duvidar do cumprimento do compromisso da empresa CTT/Correios. 

No entanto, a CMA continuará atenta à evolução dos serviços públicos no nosso concelho, acompanhando, intervindo, reunindo com os responsáveis e informando os munícipes. 

E, se necessário for, como noutros episódios no passado recente, A CMA ASSUMIRÁ SEMPRE O SEU PAPEL DE DEFESA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS AO LADO DA POPULAÇÃO DE ALPIARÇA.

Futebol


3 De Junho 
Sábado 
FUTEBOL 
10h30 - Torneio Complementai Infantis Fut 7 
Local: Estádio Municipal 

4 De Junho 
Domingo 
PESCA 
10H - Concurso de Pesca Infantil 
Local: Albufeira dos Patudos

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Dia Mundial da Criança



Alpiarça está a comemorar o Dia Mundial da Criança com espectáculos de teatro infantil "Corre, corre cabacinha" para as crianças do ensino pré-escolar e do 1° ciclo do Agrupamento de Escolas e do centro infantil da Fundação José Relvas.
«Texto e Fotos de M.P.»

Alpiarça recebe dia de campo dedicado ao “SafeBrocolo”


O auditório da Câmara Municipal de Alpiarça acolhe, a 6 de junho, o Dia de Campo dedicado ao projeto “Safebrócolo; Mosca-da-Couve e Alternariose”.
“Brócolo: Cultura de Primavera: caracterização”, “A mosca da couve: dados biológicos” e “Modelo(s) de tomada de decisão” são os temas em discussão.

09h30m - Receção dos participantes (Auditório)
09h45m - Brócolo: Cultura de Primavera: caracterização Oradores: Ana Paula Nunes (COTHN), Cristina Rodrigues (Cadova)
10h00m - A mosca da couve: dados biológicos Oradores: Elsa Valério (ESAS), equipa (ISA) 10h15m - Modelo(s) de tomada de decisão Oradores: Carlos Damásio (FCT/UNL)
 10h30m - Debate
10h45m – Pausa
11h15m - Visita de campo
12h30m - Encerramento

quarta-feira, 31 de maio de 2017

ALCATROAMENTO DE RUAS DO CONCELHO



Segunda Fase

Conforme o inicialmente programado, encontra-se já em conclusão a segunda fase da empreitada de Alcatroamento de diversas ruas do concelho, melhorando as condições de mobilidade e a imagem urbana. 
Nesta segunda fase continuou-se o trabalho de regularização de um novo conjunto de ruas que apresentavam maior desgaste: ruas 1° de Dezembro, Maria Rocha Coutinho, Conselheiro Figueiredo Leal (parte), Ricardo Durão (parte) e Largo Salgueiro Maia. 
A Câmara Municipal de Alpiarça pede aos munícipes a compreensão para alguns incómodos e limitações à circulação na rede viária concelhia provocados pelas obras.
«Texto e foto de M.P.»

ACTIVIDADES DA FUNDAÇÃO JOSE RELVAS


A Fundação José Relvas acabou de distribuir o seu “Newsletter” referente às actividades do ano corrente.
Pelo mesmo ficamos a saber que para o “prosseguimento das suas actividades a Fundação José Relvas conta com receitas provenientes das mensalidades pagas pelos seus utentes, das que provêm de acordos com o Estado, de donativos e com os rendimentos dos legados dos beneméritos José Mascarenhas Relvas, Manuel Nunes Ferreira, Joaquim Nunes Ferreira, Álvaro da Silva Simões, Ana Pereira Piscalho e Luísa Casimiro Coutinho.
Daqui os rendimentos que “permite garantir bem-estar aos seus utentes, sejam eles utilizadores do Lar de Idosos, do Centro de Dia, do Serviço de Apoio Domiciliário, do Centro de Acolhimento Temporário, da Intervenção Precoce na Infância da Creche ou do Pré-Escolar."
Das várias actividades levadas a efeito destacamos: “Clube Europeu”, “Carnaval”, “Ateliê de Música”, “Dia Internacional da Mulher”, “Expressão  Plástica”, “Actividades Físicas”,etc..

MOVIMENTO “MUDA ALPIARÇA” APRESENTOU CANDIDATOS ÀS AUTÁRQUICAS

O movimento “Muda Alpiarça”, que reúne o PSD, CDS e MPT, apresentou publicamente os três cabeças de lista aos órgãos autárquicos do concelho, durante uma sessão pública que decorreu no sábado, 28 de maio, no ginásio auxiliar do CD “Os Águias”.
Além de Paulo Sardinheiro (foto), que já tinha sido divulgado como cabeça de lista à Câmara Municipal nas próximas autárquicas de 1 de outubro, o movimento anunciou que Armindo Batata, um engenheiro mecânico reformado, é o primeiro nome da lista à Assembleia Municipal, e Domingas Mendonça, bancária, será a cabeça de lista à Junta de Freguesia de Alpiarça.
Na sessão, foi também divulgado que a antiga vereadora Gabriela Pinhão e Mário Santiago, ex-presidente da Assembleia Municipal de Alpiarça, vão ocupar os números dois e três, respetivamente, da lista de Paulo Sardinheiro à Câmara Municipal.

Além dos cabeças de lista e candidatos, esta apresentação contou com as presenças e intervenções de Nuno Serra, presidente da distrital do PSD, José Vasco Mata-Fome, presidente da distrital do CDS, e Carlos Romeira, o coordenador autárquico do MPT.
«RR»

terça-feira, 30 de maio de 2017

O magnífico espaço da Barragem dos Patudos



Alpiarça, o magnífico espaço da Barragem dos Patudos, o Programa de Promoção da Dieta Mediterrânica e o Dia do Desporto do Agrupamento de Escolas de José Relvas em destaque na RTP 1.
O pretexto da vinda do 'Portugal em Directo' da RTP1 foi o bem sucedido -- e pioneiro -- Programa de Promoção da Dieta Mediterrânica desenvolvido pelos Agrupamentos de Escolas de José Relvas (Alpiarça), Ginestal Machado e Sá da Bandeira (Santarém), com a participação das Câmaras Municipais de Alpiarça e de Santarém e com a coordenação da ARS-LVT.
«Texto e fotos de M.P.»

GNR/ALPIARÇA: Apreensão de 2 armas de fogo

 
O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Alpiarça, apreendeu hoje, dia 30 de maio, duas armas de fogo, em Alpiarça.
No decorrer de uma investigação por posse ilegal de armas foi realizada uma busca domiciliária e uma não domiciliária tendo sido apreendido:
·         Duas armas de fogo;
·         Uma arma de ar comprimido;
·         32 munições de diversos calibres;
·         Uma caixa com chumbos.
O suspeito, um homem de 46 anos, foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.
A operação contou com o apoio do Destacamento de Intervenção de Santarém.

TRABALHOS MAL EXECUTADOS


Por: V.Vidigal


A Câmara entregou, por empreitada, a uma empresa da especialidade o alcatroamento de algumas ruas que se encontravam quase sem piso.

Diga-se em abono da verdade que este tipo de alcatroamento deixa muito a desejar mas as ruas banhadas com esta “mixórdia” de alcatrão já apresentam outras condições para quem as utiliza.

Mas uma coisa é bem clara: o trabalho final parece que foi feito em "cima do joelho" porque de perfeição é que não tem nada.

As caixas de esgotos (ver foto) situadas nos passeios de algumas ruas foram tapadas com um bocado de papelão e uma pedra em cima para fazer peso.

Não bastasse junto das mesmas foram deixadas pequenas “bolas” de alcatrão como se: “ alguém da Câmara venha acabar aquilo que nós não acabamos, a empresa.”

Alpiarça é e sempre foi uma terra de grandes mestres nas mais variadas especialidades.

Estes trabalhos finais da empresa, com o consentimento da Câmara (que deveria ser a primeira a exigir à empresa primor nos trabalhos) mais não são do que uma “chafurdice.”

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Novos fardamentos aos elementos do corpo de Bombeiros Municipais de Alpiarça




Na manhã de hoje procedemos à entrega de novos fardamentos aos elementos do corpo de Bombeiros Municipais de Alpiarça.
A Câmara Municipal tem investido na renovação do fardamento dos nossos Bombeiros, com a aquisição de Equipamentos de Protecção Individual para combate a incêndios, através de uma candidatura ao anterior quadro comunitário, e agora com as peças de trabalho e serviço regular dos efectivos.
«M.P.»

domingo, 28 de maio de 2017

ARTIGO DE OPINIÃO: Os craques e os cromos da política nacional

Por:
Rodolfo Colhe
Presidente da Juventude Socialista
de Alpiarça

Os craques e os cromos da política nacional

Já todos lemos a história do patinho feio e já todos comparamos outras histórias de vida a história do patinho feio. Efectivamente esse conto infantil tem uma elevada moral e um enorme potencial de aproveitamento por parte da comunidade escolar e tem servido de inspiração. E casos de patinhos feios que se tornam cisnes não faltam, ocorre-me rapidamente o nosso Ederzito e a sua transformação com milhões de pessoas a assistir. Mas na política o caso é outro e os patinhos feios geralmente duram pouco tempo até, temos neste momento um chamado caso à parte e falo de Mário Centeno o “Ronaldo do Ecofin”. Embora todos percebamos o quanto não é amado nem em Portugal, nem pela maioria dos países da Europa, Mário Centeno é neste momento uma referência ao nível das boas políticas e das boas práticas. Mas ao recuarmos no tempo e nos lembrarmos os risos incessáveis de Passos Coelho e da sua equipa durante a primeira intervenção de Centeno na Assembleia da República e aproveito para fazer uma analogia com o futebol, Passos Coelho e a sua equipa seriam dignos de estar na “Liga dos Últimos”, com a diferença que esse mítico programa nos fazia rir e que Passos Coelho e a sua equipa fizeram muitas pessoas chorar e não fosse a actual solução governativa, certamente, ainda fariam. Ninguém à excepção de António Costa acreditava que estaríamos hoje como estamos e já agora fazendo outra analogia, António Costa será então o “Mourinho da Governação”, um treinador que também falha, sendo que falha bem menos que os outros. O caminho ainda vai a meio mas as vitórias que conseguimos já fazem parte da nossa história e marcam o caminho que queremos para o futuro. E não posso deixar de dar os parabéns ao PS por descentralizar as suas acções internas nomeadamente as suas Jornadas Parlamentares para zonas do país muitas vezes esquecidas pelos nossos governantes, este deveria ser o exemplo seguido por todos os actores políticos tanto nacionais como locais, a politica devera sempre ser de inclusão e nunca de exclusão, graus académicos e níveis sociais não devem ser usados para distinguir as populações. São nestes pequenos “pormaiores” que se vê o grau de comprometimento com todos os portugueses e não apenas com alguns. Muitos matraquilhos não gostam mas, a verdade está ao alcance dos olhos de quem quer ver.