sexta-feira, 20 de setembro de 2019

CONCELHO DE ALPIARÇA VAI TER EQUIPA MÓVEL DE APOIO À VÍTIMA


A Câmara Municipal de Alpiarça assinou hoje um Protocolo de Colaboração com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), numa sessão que decorreu no auditório dos Paços do Concelho, com a presença dos presidentes da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal, da Junta de Freguesia, Vereadores, Presidente Executivo da APAV, Dr. João Lázaro, técnicos municipais e representantes das entidades parceiras da Rede Social do concelho.
Esta Equipa Móvel de Apoio à Vítima da Lezíria do Tejo irá fazer atendimento presencial e qualificado no espaço do antigo Lavadouro Municipal (na rua Bernardino Machado, 17), uma vez por semana, com especialistas no âmbito do apoio emocional, jurídico, psicológico e social às vítimas de crime, garantindo a confidencialidade dos processos e das pessoas.
O protocolo garante apoio financeiro e logístico por parte da Câmara Municipal de Alpiarça, tem a duração de 2 anos (renovável), prevendo uma comparticipação de 5 000 € anuais por parte da autarquia.
«CMA»

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

QUANDO A CÂMARA DE ALMEIRIM EMPRESTOU ALCATRÃO E MÃO DE OBRA PARA ALCATROAR ESTRADAS DE ALPIARÇA


No ano das eleições (2017) o partido hoje eleito (PCP/CDU/PSD/CDS-PP) fez um "empréstimo" de Alcatrão e mão-de-obra (conhecimento do assunto...) e efectivamente taparam ou tentaram tapar os olhos aos eleitores e ao povo de Alpiarça alcatroando estradas da vila efectivamente em muito mau estado, arranjaram alguns becos e ainda restauraram uma casa para famílias em dificuldades financeiras...
Até aqui ok...
Mas o que é certo é que o dito empréstimo de Alcatrão, matérias, material de "mão de obra de auxílio" ainda estão por liquidar... ao Sr. Presidente Pedro Ribeiro (Almeirim/PS.
Não fossemos nós uma das autarquias mais endividadas do distrito, quando a má gestão é da CMA...
Se há dinheiro para festarolas, e para esbanjar na Alpiagra (como este ano).. não pode haver para obras de requalificação da vila?... 
Contentem-se com as obras no mercado e mais uma vez vamos ver no que vai dar..
«De uma leitora devidamente identificada»

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

A CÂMARA DE ALPIARÇA RECEBEU PROFESSORES E EDUCADORES COLOCADOS NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE JOSÉ RELVAS






A CÂMARA DE ALPIARÇA RECEBEU PROFESSORES E EDUCADORES COLOCADOS NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE JOSÉ RELVAS
- AÇÃO DE FORMAÇÃO "O PATRIMÓNIO ARQUEOLÓGICO E AS EMOÇÕES NA EDUCAÇÃO"

A sessão de abertura decorreu no auditório da Casa dos Patudos, no passado dia 10 de Setembro, e contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Mário Fernando Pereira, da Presidente da Junta de Freguesia, Fernanda Cardigo, da Diretora do Agrupamento de Escolas de José Relvas, Isabel Silva, e do Diretor do Centro de Formação da Lezíria do Tejo, José Luís Avelino.
A Ação de Formação "O património arqueológico e as emoções na educação" teve como principais oradores Vasco Gaspar, psicólogo, Sandra de Paula, professora, e António Costa, formador do PiiCiE LT. Desta Ação constou também uma visita a estações arqueológicas de Alpiarça, sob a orientação de Nuno Prates, conservador da Casa-Museu dos Patudos.
A recepção aos professores e educadores colocados no Agrupamento de Escolas de José Relvas terminou com um jantar-volante no pólo enoturístico da Casa dos Patudos.
«CMA»

ARTIGO DE OPINIÃO: Faltam duas semanas

Por:
Rodolfo Colhe
Faltam duas semanas

Nos dias que correm não é fácil ser Rui Rio, tudo o que diz e deixa de dizer o prejudica, já nem os empresários demonstram estar com ele. As sondagens (não são resultados oficiais) não ajudam nada, e o enorme trabalho do governo impossibilitou-lhe a vitória e a sua forma de comunicar tirou-lhe a hipótese de ser verdadeira opção.
Ser bom comunicador é hoje obrigatório para qualquer político, mais ainda se falarmos num candidato a Primeiro-ministro, e Rui Rio comunica muito mal, mesmo muito mal.
Quando assume que “Não tenho um particular entusiasmo em ser deputado”, Rui Rio diz que não quer o cargo ao qual se candidata, mas e muitas vezes há um mas, a ideia seria assumir que o objetivo da sua candidatura é chegar a Primeiro-ministro e não ser deputado, no entanto é tarde para isso. Acreditando minimamente nas sondagens mesmo que o PS não chegue à maioria como poderia ele formar governo? Com o apoio daqueles a quem os seus apoiantes chamam de extrema-esquerda? Será que ainda acredita que a direita pode atingir um número de deputados suficiente para formar governo? É óbvio que Rui Rio pretende ser Primeiro-ministro e não deputado tal como António Costa pretendia ser Primeiro-ministro e não deputado em 2015, a diferença? Rui Rio não pode falhar, é um líder a prazo.

Debates

Mais uma semana de debates em que ninguém ganha claramente com eles, sendo que o grande ponto positivo dos mesmos é o clima de respeito entre candidatos que se tem vivido com exceção de um (o último debate que vi foi na sexta-feira), espero eu que fruto de uma consciencialização geral de que os debates devem-se pautar por uma “agressividade saudável” e que a maioria dos portugueses já dispensa bem o estilo trauliteiro que muitas vezes foi utilizado.
Se a tranquilidade com que António Costa desarmou as posições extremadas de André Silva é normal, nada normal é a forma como o líder do PAN “venceu” o debate com Rui Rio. É certo que todos os moderadores têm sido muito amigos do PAN, diria que incompreensivelmente amigos, no entanto não se justifica que o líder do PSD passe todo o debate a defender-se do líder do PAN, e isto não é só falta de preparação (para o debate entenda-se) é em grande parte também erro de comunicação.
O debate António Costa com Assunção Cristas deveria ser visto por todas as pessoas deste país, mas principalmente por quem vota ou pensa vir a votar nesta senhora, correndo o risco de ser aquilo que critico. Assunção Cristas foi mal-educada durante todo o debate. Que as contas não eram o forte dela já sabíamos há muito e este debate ainda o veio confirmar, que a sua responsabilidade é zero também já sabíamos e esse conhecimento foi reforçado durante esta legislatura. Que para ela há portugueses de primeira, de segunda e de terceira também já sabíamos e a forma como olha para o acesso ao ensino superior diz tudo, agora que não consiga respeitar o moderador (moderador esse geralmente nada simpático com o Partido Socialista, imagino se fosse) e a pessoa que com ela debate é para mim uma surpresa que só vem confirmar o nervosismo da líder do CDS-PP, líder por pouco tempo penso eu.


Sondagens

As sondagens em que ninguém diz acreditar, mas que influenciam de forma muito vincada a comunicação e ação dos diferentes partidos, apontam-nos diferentes resultados e possibilidades. Se por um lado a sondagem da Intercampus deixa o PS abaixo da maioria ainda que por pouco, já no estudo apresentado pelo Expresso/Sic o PS teria maioria absoluta (tomando os 39% como referência aparentemente aceite) com uma vantagem de 19 pontos percentuais em relação ao PSD. Nos próximos dias certamente teremos outros estudos que influenciarão o decorrer da campanha e possivelmente o resultado final, mas só o voto decidirá.