sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Continente abre primeiro supermercado com zona Plastic Free



A Sonae MC inaugurou um novo Continente Bom Dia do Via Catarina, no Porto, a primeira “praça” de frutas e legumes do país a adotar a política single-use-plastic free, medida que vem fortalecer o posicionamento da marca no âmbito do Compromisso Plástico Responsável.

Em alternativa aos sacos de plástico descartáveis, os clientes desta loja Continente Bom Dia podem utilizar, na secção de Frutas e Legumes, os sacos de algodão ou poliéster – reutilizáveis e laváveis -, os sacos de papel gratuitos (que suportam até 2,5 kg) ou ainda trazer os seus sacos de casa. E claro que, neste espaço específico, não existem alimentos embalados em plástico.

Ao assumir-se como o primeiro retalhista alimentar português a responder ao Decreto-Lei n.º 351/XIII que proíbe os sacos de plástico descartáveis e de cuvetes em plástico para as frutas e legumes a partir de 2023, o Continente consolida a sua posição de referência nas temáticas da sustentabilidade como player dinamizador em toda a cadeia de valor.

O compromisso assumido pelo Continente é o de antecipar, para 2025, a ambição definida pela União Europeia para 2030, reduzindo (ou mesmo eliminando quando possível) a utilização de materiais de plástico de origem fóssil, no que diz respeito aos produtos de marca própria, assegurando que todos eles têm embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.

Desde o início do ano que a marca Continente tem vindo a defender a política de utilização responsável do plástico, reconhecendo em casos específicos a mais-valia deste material no que diz respeito a questões de segurança alimentar, preservação dos alimentos e garantia de qualidade. É por este motivo que na loja Via Catarina, para além da zona 0% plástico, se encontram frescos embalados por razões relacionadas com o acondicionamento de alimentos delicados e de pequeno porte (ex. bagas), a preservação de fracionados para agregados mais pequenos (ex. melancia) ou a conservação de frescos que contêm humidade (ex. alface), evitando assim o desperdício alimentar.

Agenda Desportiva


Alpiarça com orçamento de 10 milhões de euros para 2020


Assembleia Municipal de Alpiarça vota nesta sexta-feira, 20 de dezembro, o orçamento do município para 2020, sensivelmente abaixo dos 10 milhões de euros, o primeiro fora das condicionantes por endividamento excessivo, que vigoravam desde 2008.
O presidente da Câmara de Alpiarça,Mário Pereira, disse à Lusa que, desde que assumiu funções, em 2009, o município conseguiu reduzir a dívida para metade, passando dos 13,3 milhões para os 6,7 milhões de euros. O processo de saneamento foi sanado em abril passado.
“O orçamento para 2020 encontra-se em linha [com um valor semelhante] com o que vigorou este ano, que se revelou rigoroso”, disse o autarca, salientando que a taxa de execução ronda os 80%.
Segundo o autarca, o orçamento para 2020, aprovado pelo executivo municipal no passado dia 13, continua a espelhar a aposta nas funções sociais, na educação, no associativismo e na cultura, áreas em que os apoios têm aumentado todos os anos, bem como na dinamização da economia local.


A Proteção Civil, em particular os Bombeiros Municipais de Alpiarça, verão satisfeitas algumas necessidades, estando prevista a aquisição de uma ambulância de socorro e de uma viatura para combate a incêndios, disse.
O autarca espera que em 2020 avance a construção do novo quartel da GNR, inscrito no plano de investimentos do Ministério da Administração Interna e para o qual o município já cedeu um terreno junto à escola secundária.
Em preparação está a candidatura para a reabilitação da EB 2,3 e secundária a fundos comunitários, uma obra orçada em 2 milhões de euros, sendo a contrapartida nacional repartida entre o município e o Ministério da Educação, adiantou.
Dentro dos projetos com fundos comunitários aprovados no âmbito da Comunidade intermunicipal da Lezíria do Tejo, deverão avançar as obras nas escolas de primeiro ciclo e jardim de infância de Alpiarça e Frade de Baixo, sendo que as intervenções nas várias escolas incluem a remoção de fibrocimento com amianto, disse o autarca.
O orçamento para 2020 tem ainda inscrita a intervenção na albufeira dos Patudos, tanto na massa de água (há vários anos afetada pela diminuição acentuada dos níveis de oxigénio devido ao excesso de algas), como na envolvente, e a reabilitação da Vala de Alpiarça, a qual deverá ocorrer nos primeiros meses do ano.
Com candidaturas a fundos comunitários, há ainda o projeto para um parque de autocaravanas junto ao parque de campismo, situado na área da albufeira dos Patudos, e a recuperação do canil e gatil, este já aprovado.
Para 2020, o município decidiu baixar o Imposto Municipal de Imóveis (IMI) para os prédios urbanos de 0,41% para 0,40% sobre o valor patrimonial dos prédios (os limites previstos são de 0,3% a 0,45%), mantendo-se a taxa para os prédios rústicos nos 0,8% (limite legal).
As empresas que se fixaram no concelho nos dois últimos anos e que criaram pelo menos três postos de trabalho ficam isentas de Derrama, imposto que se mantém nos 1,5% para as empresas com volume de negócios superior a 150.000 euros e nos 1% para as que ficam abaixo.
A participação do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) mantém-se nos 5% e a Taxa Municipal de Direitos de Passagem (TMDP) em 0,25%.
A Câmara de Alpiarça é liderada pela CDU, que elegeu quatro representantes nas eleições de 2017 (45,6%), tendo o PS eleito dois vereadores (41%).
Com 7.702 habitantes, o concelho tem apenas uma freguesia.
«Lusa/MaisRibatejo»

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

CORTA-MATO ESCOLAR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE JOSÉ RELVAS


 CORTA-MATO ESCOLAR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE JOSÉ RELVAS
Complexo Desportivo de Alpiarça
«CMA»

SABIA QUE A CÂMARA PAGOU QUASE 55 MIL EUROS PARA A VIGILÂNCIA À CASA MUSEU DOS PATUDOS




A Ex-libris de Alpiarça, a Casa Museu dos Patudos, custou à Câmara a quantia de 54. 487,60 para a vigilância diária humana.
A adjudicação foi feita à empresa “365 Segurança Privada” pelo prazo de 730 dias

CÂMARA DE ALPIARÇA PAGOU QUASE 27 MIL EUROS PARA SERVIÇOS DE IMPRESSÃO



(*)

Vário serviços de impressão e afins foram adjudicados à empresa “Cubique Lda” por trinta e seis meses. Esta adjudicação custou à autarquia 26.045,28 Euros.
(*) Foto Ilustrativa.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

NOVO PROJETO ERASMUS+ EM ALPIARÇA





"Tiles - from the past to the future"

Países: Alemanha, Croácia, Lituânia, Turquia e Portugal (Agrupamento de Escolas de José Relvas, Alpiarça)
Receção nos Paços do Concelho
«CMA»

domingo, 15 de dezembro de 2019

Reunião da Câmara de Alpiarça de 13-12-2019

ARTIGO DE OPINIÃO: Desvirtuação

Por:
Rodolfo Colhe


Desvirtuação

As redes sociais trouxeram muitos problemas, mas se as soubermos usar podemos aceder a muita informação importante como aquela apresentada esta semana pelo deputado do PS, Tiago Barbosa Ribeiro. Num dia 3 de dezembro este excelente parlamentar colocou um post com dois votos apresentados na Assembleia da República:
  • PAN  Voto de congratulação pelo fim da utilização de elefantes para passeios turísticos no Camboja a partir de 2020
  • CDS  Voto de Condenação pelo lançamento pela Correia do Norte de projéteis em dia de Ação de Graças dos EUA
Se alguém me explicar a relevância destes votos eu agradeço. Vamos por partes, não estou a dizer que é correcto ou incorrecto usar elefantes para passeios, muito menos sei se o projétil lançado violou alguma normativa internacional, a questão é claramente outra.
Que relevância tem a actividade política portuguesa no Camboja? Não estamos a falar da Venezuela ou do Luxemburgo onde a comunidade portuguesa é enorme, estamos a falar de um país com características muito próprias que é olhado pelos portugueses como destino turístico.
Todos sabemos que para o CDS o Estado não devia ser laico, mas, esta referência ao Dia de Ação de Graças dos EUA ultrapassa até a falta de bom senso que já se espera do CDS.
O que estamos a ver é um desvirtuamento do trabalho do parlamento, da casa da democracia, do local onde estão reunidos os representantes da nação. Têm claramente sido dias turbulentos na política portuguesa, com propostas sem nexo com pedidos de policiamento para abandonar o parlamento e muito mais. Afinal não iam os pequenos partidos dar voz ao povo? 
Aparentemente, diria que há partidos com mais candidatos à liderança que ideias, chegando ao ponto de ninguém estranhar o tempo de antena do líder do Chega que está a assumir o papel de líder da direita.
Parece-me óbvio que o Governo está a trabalhar para conseguir um orçamento que sirva aos portugueses, e com medidas de salutar, enquanto isso a oposição está preocupada com tudo menos com fazer o seu papel.