sexta-feira, 16 de março de 2018

DESPORTO





17 De Março
Sábado  
FUTEBOL
--JOGOS FORA--
9h30m - GD Samora Correia x CD Águias (Infantis)
11h - GD Samora Correia x CD Águias (Sub 11)
Campo Apoio Estádio Murteira

15h - U. Almeirim x CD Águias (Sub 10)
Campo Fut 7 Pq Desp Municipal 

18 De Março
Domingo 
FUTEBOL
10h - U.Chamusca x CD Águias (Juvenis)
Campo Municipal Chamusca 

quinta-feira, 15 de março de 2018

Autarquias podem substituir proprietários na limpeza de matas e depois apresentar fatura


O Governo cedeu aos alertas de proprietários e municípios e as coimas a aplicar no caso de não se fazerem as limpezas na floresta e nas matas privadas não vão ser aplicadas aplicadas até junho. A partir de hoje, as autarquias podem substituir os proprietários nessa limpeza e apresentar depois a fatura.


CINEMA NO AUDITÓRIO MÁRIO FELICIANO - BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALPIARÇA



Lucky

Um filme de John Carrol Lynch | M14

O Município de Alpiarça, inicia uma parceria com o Cineclube de Santarém e, a partir de março, terá um filme no Auditório Mário Feliciano da Biblioteca Municipal, às terceiras sextas-feiras de cada mês.
Iniciamos o projeto com o Filme "Lucky" que é uma verdadeira obra-prima cinematográfica.
Não falte!
As entradas são gratuitas!

LUCKY ilustra a jornada espiritual de um ateu com 90 anos e as personagens peculiares que habitam na sua cidade desértica, no meio de nenhures.

segunda-feira, 12 de março de 2018

AINDA BEM QUE A VEREADORA SÓNIA SANFONA NÃO ENTROU “NESTE FILME!”


Opinião de V. Vidigal


O executivo camarário aprovou no passado dia 9 uma moção para a “Reabertura da Estação dos CTT em Alpiarça” quando na verdade eu sei, todos sabemos, que a Administração dos CTT não vai alterar  a decisão que já tomou, a de encerrar a estação de Alpiarça pela simples razão de que “encerrada está encerrada vai ficar”.

Exigir agora ao “Governo que intervenha” ou ao Conselho de Administração dos CTT que abra o que foi “estação” é o mesmo que estar a malhar a ferro frio.

Já de nada vale  corrigir o que nunca foi corrigido.

Esta moção mais não é do que “tapar os olhos” a quem nunca os teve abertos ou querer lavar as mãos de quem não conseguiu impedir o encerramento da estação.

Uma espécie de:

Olhem que nós fizemos tudo para evitar este desaire mas não conseguimos e até fizemos com que fosse aprovada em reunião de Câmara esta moção” que afinal não passa de uma mera moção.

Ou seja:

Fizemos trabalho mas foi um  trabalho  em vão (ou mal conduzido)

Politiquices é o que é esta Moção.

Bem esteve a Vereadora Sónia Sanfona que não quis participar neste filme de “fachada” porque todos sabemos que esta coisa chamada de “moção” não vai dar em nada como de nada vale a não ser para o povo que frequenta a Rua Silvestre Bernardo Lima.

domingo, 11 de março de 2018

ARTIGO DE OPINIÃO: A todas as mulheres

Por:
Rodolfo Colhe
Presidente da Juventude Socialista
de
Alpiarça

A todas as mulheres

No dia 8 de março comemorou-se o Dia Internacional da Mulher, um dia que mais do que uma comemoração tem como objectivo lembrar o caminho que falta percorrer.
Em pleno seculo XXI é comum ouvirmos algumas mulheres, pelo menos, as portuguesas dizerem que o Dia da Mulher não faz sentido, confesso que eu próprio durante a minha infância e princípio de juventude achava o mesmo mas hoje sei que não é assim. Muitas mulheres pensam que este dia não faz sentido porque pensam na mulher ocidental que é o exemplo delas próprias e em parte também porque ou já estão em cima ou preferem não olhar para cima como parte da população. Peguemos no exemplo da política nacional para constatarmos que em 308 municipios apenas 32 têm mulheres como presidentes. Passemos para o mundo laboral e chegamos à conclusão que os homens ganham em média mais 166€ que as mulheres e passemos agora ás empresas cotadas em bolsa para perceber que nos Conselhos de Administração das empresas do PSI20, a presença de mulheres é de apenas 14%. Os exemplos que dei foram retirados da campanha nacional da Juventude Socialista, mas, infelizmente, encontrar exemplos é facil, e estamos a falar no mundo ocidental, porque se nos reportarmos a outras culturas onde em 2018 as mulheres atingem o feito de poder conduzir, ou de poder votar e até de poder entrar em estádios de futebol o caso é outro, mas o pior é que muitas e muitas ainda não o podem fazer. É certo e sabido que o mundo tem várias velocidades devido à capacidade económica, militar, tecnológica, social, etc. mas um mundo com diferentes velocidades provocado pelo género, é algo que deveria hoje ser impensável tal como o deveria ser em relação às opções sexuais ou as raças, pois não compreendo como podemos viver num mundo de tamanhas desigualdades.
Mas há futuro como sempre houve e acredito que sempre existirá, se o passado nos deu mulheres como Maria Barroso ou Maria Lamas o presente dá-nos muitas mulheres com as mesmas capacidades humanas e políticas que reivindicam o lugar que é seu por direito não porque são mulheres mas porque são capazes. E se muitas vezes as redes sociais são um bom exemplo de maus exemplos, no dia 8 assisti a um coro de críticas por parte de um conjunto de jovens, algumas bem mais jovens do que eu (até porque em alguns círculos já não sou assim tão jovem) com um discurso bastante bem construido e desmontando aquilo que estavam a tornar o Dia internacional da Mulher, neste caso por parte de uma autarquia, que não vou revelar qual mas que não é da nossa zona e que como grande acção de comemoração deste dia organizou um workshop de maquilhagem. Eu, tal como a grande maioria dos homens gosta de mulheres belas e femininas, mas a sua essência vai bem para lá de pinturas faciais. 
Este dia e os que se seguem devem ser na minha opinião usados para celebrar a mulher, mas também para colocar as mulheres e não só a discutir sobre como vamos diminuir e depois irradicar as desigualdades. 

A descentralização administrativa e a limpeza de terrenos


Participação no programa "Conversas de Ribatejo" da RCA/Rádio Bonfim sobre a descentralização administrativa e a limpeza de terrenos no âmbito da defesa contra incêndios florestais, na manhã de hoje, em directo das Tasquinhas de Rio Maior.
«M.P.»

Benemérito oferece autotanque aos bombeiros de Alpiarça


Um empresário benemérito ofereceu um novo autotanque aos Bombeiros Municipais de Alpiarça, naquela que foi a melhor prenda que a corporação recebeu nas comemorações do seu 69º aniversário, que decorreram este sábado, 10 de março.
O veículo, uma Volvo 470 em bom estado de conservação, foi oferecida por António Frade, proprietário dos Transportes Ideal da Estremadura, com sede em Loures, e a transformação ficou a cargo dos bombeiros alpiarcenses, tendo um custo que ronda os 45 mil euros.
“Esta não é a primeira viatura que ofereço a corporações de bombeiros, e eu gosto de dizer presente nestas ocasiões. É a minha forma de estar na vida”, salientou à Rede Regional António Frade, que também já ofereceu veículos aos bombeiros do Zambujal, Armamar, Sacavém e Palmela.
“O novo veículo vem culminar uma necessidade operacional que nós sentíamos, porque o outro autotanque já era um carro com alguma idade e que teve um acidente no decorrer dos fogos florestais”, explicou o comandante dos Bombeiros Municipais de Alpiarça, Hugo Teodoro.
“É um carro com uma capacidade para 16 mil litros de água, mais 5 no reboque, o que dá uma capacidade total de 21 mil litros, para reforçar e abastecer os carros que estejam em trabalho nos teatros de operações”, acrescentou o comandante, elogiando o gesto do empresário António Frade.
“Todas as prendas são especiais e tudo o que nos possam oferecer, sobretudo vindo de beneméritos, é sempre bem vindo e cumpre-nos agradecer”, salientou.
As comemorações do 69º aniversário dos Municipais de Alpiarça incluiu ainda a entrega de louvores aos elementos do corpo ativo que estiveram envolvidos no último DECIF, de novos casacos para os bombeiros e um desfile de todas as viaturas pelas estradas do concelho, entre outras iniciativas.
«RR»