quarta-feira, 29 de abril de 2020

Apontamentos para a História da desanexação da Freguesia de Vale de Cavalos do Concelho da Chamusca

De:
Joaquim Jose Duarte Garrido
Situada mais perto de Alpiarça do que da Chamusca e tendo muitas relações e muitas características em comum com a vila vizinha, Vale de Cavalos, foi uma terra disputada entre os dois concelhos, nos anos vinte.

Assim foi anexada ao pequeno município de Alpiarça, criado a seguir à implantação da República, por influência de José Relvas, convinha a anexação da extensa e rica Freguesia de Vale de Cavalos.
Conseguiu-o durante sete anos, de 1919 a 1926, mas a vontade manifestada pela população de pertencer ao concelho da Chamusca acabou por prevalecer, e a Freguesia viria a ser reintegrada a 2 de Setembro de 1926. Sendo nesta data publicado no Diário da República o Decreto-lei nº 12.257 de 2/9/1926 da Direcção Geral da Administração Pública
(Ministério do Interior), designando que se voltasse a integrar Vale de Cavalos no concelho da Chamusca. Este regresso foi motivo de grande regozijo, e de tal modo se considerou importante este evento, que a data da reintegração a 2 de Setembro, passou a ser durante alguns anos feriado municipal.
Logo em 1919 os Chamusquenses, João Matias, António Martinho, António Condeço e Joaquim Vicente Prestes iniciaram a luta para o regresso desta Freguesia à sua sede natural.
Este opúsculo impresso nesse ano na Tipografia Soares da Golegã, reúne toda a correspondência trocada com as duas Câmaras e também com o parlamento e o Governo da altura.
É um documento também ele clarificador do que se passou naquele ano.
Um documento que também ele, faz a história desta desanexação temporária de Vale de Cavalos.

terça-feira, 28 de abril de 2020

TESTES COVID-19 PARA FUNCIONÁRIOS DOS LARES DE IDOSOS DE ALPIARÇA E DA REGIÃO



Começaram os testes de despistagem CoVid-19 aos trabalhadores dos lares de idosos (ERPI) do concelho de Alpiarça com a intervenção de três equipas de enfermagem do ACES Lezíria.
Foram testados mais de 85 funcionários da FJR ao longo desta terça-feira. No final , os testes recolhidos serão transportados pela Câmara Municipal de Alpiarça para a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.
O Executivo municipal acompanhou o início deste processo no concelho.
Num dos próximos dias será a vez da realização dos testes pelos trabalhadores da ARPICA.
Os testes estão a ser feitos na nossa região na sequência da contratação pelas Câmaras Municipais, através da CIMLT, e também por acção das entidades da Saúde.
«CMA»