sexta-feira, 28 de julho de 2017

A CDU NO SEU "MÁXIMO"

«MP»

MAIS UMA ENCHENTE NO LARGO DOS ÁGUIAS


Apresentação das listas de candidatos da CDU aos órgãos autárquicos do concelho de Alpiarça, ontem à noite, com mais uma enchente no Largo dos Águias. 
Obrigado a todos pela presença. Obrigado a todos os que não tendo podido marcar presença estão com este projecto autárquico. Obrigado a todos pelo apoio.

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Mandato 2017/2021


No Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de José Relvas, hoje ao final da tarde, para a tomada de posse da Directora, Dra Isabel Silva, eleita para o novo mandato 2017-2021.
Parabéns e felicidades à Isabel e a toda a sua equipa (Teresa Gomes, Albertina Teodoro, Sandra de Paula e João Galego) para o mandato.
«M.P.»

CDU apresenta candidatos


ALPIARÇA EM FESTA: Diogo Carapinha o grande vencedor da segunda edição do Festfado Alto Alentejo


Diogo Carapinha, de Alpiarça, foi o grande vencedor da segunda edição do Festfado Alto Alentejo, que terminou na noite da passada sexta-feira. Os lugares secundários do pódio foram para Helena Brita de Elvas e Maria Passarinho, do Seixal. A gala final, da edição deste ano, contou com as participações especiais de Bernardo Fouto e Lenita Gentil.
«Fonte: http://www.portalalentejano.com»

ORDEM DE TRABALHOS DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA A REALIZAR NO DIA 28 DE JULHO DE 2017


Mário Fernando Atracado Pereira, Presidente da Câmara Municipal, faz saber, em cumprimento do
disposto no n.º 1 do Artigo 50º, da Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, a Ordem de Trabalhos da
Reunião N.º 14/2017 da Câmara Municipal, que terá lugar no dia 28 de Julho de 2017, às 15h, no
auditório da Câmara Municipal.----------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------ORDEM DO DIA------------------------------------------------------
Ponto 1 - Agradecimento à Câmara Municipal de Alpiarça, pelo convite feito para o Passeio Sénior
a Peniche.---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Requerente: ARPICA - Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Alpiarça---
Para Conhecimento:--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ponto 2 - Declaração de Intenções de Compromisso--------------------------------------------------------------
Requerente: Clube Desportivo Os Águias / Para Deliberação:--------------------------------------------------
Ponto 3 - Proposta para o "Programa Férias Desportivas de Verão 2017"------------------------------------
Município de Alpiarça - Proposta Vereador João Pedro Arraiolos / Para Deliberação:---------------------
Ponto 4 - Emissão de Parecer - Constituição de Compropriedade----------------------------------------------
Requerente: Vitor Figueiredo / Para Deliberação:------------------------------------------------------------------
Ponto 5 - Emissão de Parecer - Constituição de Compropriedade----------------------------------------------
Requerente: Vitor Figueiredo / Para Deliberação:------------------------------------------------------------------
Para geral conhecimento, se publica o presente Edital e outros de igual teor, que vão ser afixados
nos lugares públicos do costume, e publicado no site da Câmara Municipal-----------------------------------
-------------------------------------------------Alpiarça, 27 de Julho de 2017 ----------------------------------------------
 O Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça

Não conseguimos encontrar o 'barbeiro' da Patracola



Quarta-feira ao final da tarde, no quinto dia da campanha de contactos porta-a-porta da CDU em Alpiarça, pela zona alta da vila, desde a travessa da Patracola (não conseguimos encontrar o 'barbeiro'?!), largo da Feira, até à rua Maria Albertina Sabino.
A CDU a trabalhar para ver reforçada a confiança da população de Alpiarça e poder cumprir o rumo traçado para a sustentabilidade e o desenvolvimento do concelho. 
Hoje há mais, no Largo dos Águias.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

GNR: MEDALHA DO CONCELHO E VOTO DE LOUVOR

Por:  M. Ramos


MEDALHA DO CONCELHO E VOTO DE LOUVOR (Ao comandante da força da GNR aqui estacionada)
“O Presidente e a Câmara Municipal agraciaram o Senhor Comandante do Posto da Golegã da Guarda Nacional Republicana com a Medalha do Concelho e um Voto de Louvor, respetivamente.
Estas distinções tiveram na sua base a forma empenhada, dedicada e profissional com que sempre exerceu as suas funções, bem como a proximidade que estabeleceu com as entidades e com as pessoas do nosso Concelho.”

Registamos a notícia e, sem querermos enveredar pela politiquice barata em tempo de campanha autárquica, transcrevemos aleatoriamente alguns comentários feitos por munícipes goleganenses, a este propósito, na página do seu município:

- “Reconhecimento do trabalho desenvolvido, parabéns Francisco Narciso Fernandes. A ver se vens comandar o posto de Sardoal antes da reserva”.

- “Mais que merecido.
Parabéns ao Sr. Comandante do Posto da Guarda Nacional Republicana, na Golegã, Sr. 
Francisco Narciso Fernandes por esta justa homenagem, recebendo a Medalha do Concelho e um Voto de Louvor, da Câmara Municipal da Golegã.
Congratular, Sr. Comandante, pela forma, seria, dedicada, profissional, como se entregou à terra da Golegã, exercendo as suas funções exemplarmente.
Um policiamento de proximidade para com a população, sempre disponível, implicativo na vida dos munícipes, sempre presente nas ações e atividades do concelho.
No que à segurança diz respeito, pela sua ação proativa, fez com que diminuísse os atos ilícitos no concelho, contribuindo ativamente para o bem estar de toda a população.
Obrigado, Obrigado, Obrigado , por tudo o que fez pela nossa terra.”

- “Parabéns Francisco Narciso Fernandes que tenhas muitos mais louvores e medalhas . Muitos parabéns um grande abraço e muitas felicidades para onde quer que vás”

- “É de todo de louvar actos reconhecidos,e mais ainda de quem os praticou em prole de uma população em conjunto com os demais ,se assim posso dizer,sem querer ser mal educada ou entendida, colegas de profissão.Um bem haja ao Sr Comandante e aos G.N.Rs da Golegã.”

- “Muitos parabéns...Quando o nosso trabalho é reconhecido pela população alvo, não há nada melhor...

Que cada um retire da notícia e dos comentários as ilações que entender. Por aquilo que temos assistido, uma coisa parece certa: enquanto este executivo se mantiver à frente dos destinos do Município de Alpiarça, não haverá louvores para ninguém da GNR local. Independentemente do mérito do seu trabalho em prol do concelho e suas gentes. A não ser, numa remota hipótese e para limpar a imagem inflexível da CDU, uma pequena referência ou homenagem ao comandante, na hora da despedida.

terça-feira, 25 de julho de 2017

Piscinas do Parque de Campismo e as actividades de tempos livres


À semelhança de anos anteriores as piscinas do Parque de Campismo de Alpiarça continuam a receber semanalmente  actividades de  Tempos Livres (ATL) durante as férias de verão destinadas a grupos de crianças em idade pré-escolar de vários concelhos da região.
O Parque de Campismo de Alpiarça tem ainda para oferecer aos seus utilizadores   zonas de campismo, caravanismo, piscinas e outras actividades de lazer
Para o efeito basta contactar a direcção do  Parque de Campismo

O dia em que Caldeira dos Santos liderou a insubordinação na fragata Gago Coutinho


Depois de ter sido desviada da sua missão original devido aos acontecimentos que se desenrolavam em Lisboa, a fragata navegava no rio Tejo quando o comandante Seixas Louçã recebeu ordem de fogo sobre as forças revolucionárias que se concentravam no Terreiro do Paço. 

Como se sabe, o imediato Caldeira dos Santos, primeiro, e todos os outros oficiais e restante guarnição, depois, recusaram-se a obedecer às ordens do comandante da fragata.

Ouça a entrevista em:

domingo, 23 de julho de 2017

ARTIGO DE OPINIÃO: Direito de serem respeitados

Por:
Rodolfo Colhe
Presidente da Juventude Socialista de
Alpiarça




Direito de serem respeitados
Muito se tem falado nas últimas semanas em racismo e em xenofobia, não só pelas declarações do Dr. Gentil Martins, como pelas declarações do Candidato do PSD/CDS-PP à Câmara Municipal de Loures, André Ventura. Se em relação ao primeiro há que dizer que ele tem todo o direito em dize-lo como todos os que o criticaram têm o direito de o fazer e é ai que está a liberdade de expressão. Pessoalmente, prefiro pensar que são já efeitos da idade. As declarações desta pessoa trouxeram para fora da toca muitas jovens mentes, já com cheiro a bafio que, infelizmente, tem espaço mediático para propagar o seu racismo, xenofobia e neste caso, homofobia. Estes problemas não estão erradicados nem lá perto diria, e há que perceber que não é por não contarmos em público anedotas que envolvam homossexuais que estamos a resolver o problema, é preciso, sim, perceber que a homossexualidade é algo normal e natural e tal como não devemos discriminar pela cor ou etnia não devemos discriminar pela opção sexual não se trata de gostar ou não gostar, trata-se de respeitar. Quanto a André Ventura, o caso é diferente e trouxe a nu pensamentos que em pleno século XXI já não deveriam existir mas a verdade é que existem e pelos vistos numa quantidade ainda muito elevada. Na minha opinião este é apenas mais um exemplo da “trumpização” da política, mais um exemplo claro de um candidato que “escolhe” uma temática sensível e que ataca o tema sem nenhum pudor, nem sensibilidade tentando usar no fundo os medos de uma franja da população para daí conseguir retirar votos. Neste caso em concreto nem os timings foram ao acaso, aliás nesta forma de fazer política os timings e a comunicação são tudo, tudo foi preparado para ter impacto tornando muito difícil que algum cidadão de Loures não tenha contacto com a informação. Mas outras análises podem ser feitas, nomeadamente, que esta foi mais uma bomba a cair no colo de Pedro Passos Coelho e mais uma vez ao jeito daqueles indivíduos menos coordenados, lá a bomba lhe saltou de uma mão para a outra até rebentar e lhe ferir ainda mais a imagem. Já o CDS muito habituado a descartar-se de responsabilidades, rapidamente, decidiu e bem retirar o apoio, mesmo que isso não pague que de facto o apoiaram e defenderam e com toda a certeza o candidato não mudou a sua génese do dia para a noite.

A minha grande preocupação com estas temáticas prende-se com o facto de pessoas que possuem espaço mediático inflamem a opinião de outros contra minorias, num estilo e consequências diferentes mas num raciocínio pouco diferente daquele que é tido por grupos terroristas que fazem enormes diferenciações sobre indivíduos. Todos diferentes, todos iguais, poderá ser um chavão mas é, sem dúvida, um chavão correcto.