quinta-feira, 24 de maio de 2018

FESTA DO CASALINHO


5ª CAMINHADA NOTURNA COM SURPRESAS, PELO VALE DE TOJEIROS




A Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Agrupamento de Escolas de José Relvas de Alpiarça vai levar a efeito no  dia 01 de junho de 2018, pelas 21,00 horas a "5ª Caminhada Noturna com Surpresas, pelo Vale de Tojeiros".

Tem como objectivo proporcionar o convívio entre Pais e Filhos e toda a comunidade em geral.

Esta atividade não se resume a uma simples caminhada! Tem como conceito, aliar a atividade desportiva, momentos de lazer e promover a cultura na nossa comunidade educativa.

A forma encontrada para conciliar este objetivo, baseia-se em cada caminhada retratar um tema.

Para isto, conta a Associação de Pais com profissionais na arte de representar que ao longo do percurso, surgirão de surpresa, encarnando as personagens e retratando o tema escolhido.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

ARTIGO DE OPINIÃO: Primeira de algumas opiniões sobre a Alpiagra 2018

Por:
Rodolfo Colhe


Primeira de algumas opiniões sobre a Alpiagra 2018

Há um ponto em comum naquilo que escrevo, seja neste espaço seja em outros do mesmo género ou até nas redes sociais, são a minha opinião pessoal e não a opinião da JS ou muito menos do PS e digo isto porque neste caso a minha opinião pode divergir da opinião da maioria dos membros do meu partido.
Assumo sem nenhum tipo de pudor que a redução em si do número de dias da Alpiagra não me choca absolutamente nada. O modelo actual era óbvio que não estava a resultar e que era difícil recuperar dinâmicas antigas mantendo 10 dias de actividade apelativa e de qualidade e em muitos dos dias o número de visitantes já era baixo, os comerciantes já tinham prejuízo, a restauração funcionava pouco e mal, e o espaço jovem na minha opinião é deficitário.
Se olharmos para várias feiras do nosso distrito, elas não ultrapassam os 5 dias, FICOR 2018, 24 a 27 de maio em Coruche, Feira do Vinho e do Chocolate de 27 de abril a 1 de maio no Cartaxo, Festas em Honra do Mártir S. Sebastião de 2 a 6 de Fevereiro nos Amiais de Cima. Se retirarmos certames de outro campeonato como a Feira Nacional da Agricultura, sobra praticamente a Ascensão na Chamusca com mais de 5 dias, as restantes têm dinâmicas muito próprias e difíceis de mudar.
Na minha sincera opinião se a redução dos dias da Alpiagra significar aumento da qualidade, eu sou favorável, se servir apenas para diminuir a despesa e retirar preocupações ao executivo, sou contra. Com esta redução de dias, as noites de quinta-feira, sexta-feira, e de sábado terão de ser de enorme qualidade, colocando de parte a hipótese de uma delas ser ocupada com o tradicional festival de folclore, contra o qual nada tenho contra mas que no entanto só interessa a uma parte da população (de idade mais avançada) mas que pode por exemplo ocupar a tarde de domingo. Daquilo que foi até agora (sem avaliar preços, condições de acesso, etc.) há coisas que me parecem à partida bastante bem, nomeadamente o “Pavilhão do Vinho, Fumeiro e Petiscos”, um espaço que certamente irei analisar e usufruir na esperança de que sirva de dínamo para uma área que mais uma vez digo é completamente colocada de parte pelo município. Mas não sejamos tapados, a redução dos dias mesmo que o investimento seja o mesmo não resolve por si só os problemas que em 9 anos não se resolveram, entre os quais está o espaço jovem e animação nocturna que, como disse anteriormente, funciona bastante mal, não só porque o espaço em si nunca foi melhorado nem preparado para o efeito mantendo-se num estilo Feio e Frio. Outro dos graves problemas deste espaço prende-se com as opções tomadas ao nível da animação que não é do agrado da maioria dos jovens do concelho. Peço desculpa se estiver a ser injusto neste ponto, mas de facto é essa a mensagem que me chega. Outro dos pontos que me parece que deve ser analisado relativamente ao espaço jovem (e não só) é quem nele deve poder comercializar. Num momento em que a actividade nocturna em Alpiarça está tão em baixo, até porque por vezes temos assistido a excesso de espaços e nem todos situados de forma conveniente ao comércio, outras vezes já assistimos a grupos do mesmo tipo a estarem numa zona e outros noutra e esta indefinição não é boa para ninguém.
O fim da praça das tasquinhas não será nunca consensual no entanto percebo a necessidade de mudança mas com bastantes dúvidas. Logo de início, o horário é um erro pois teriam de ser servidos almoços todos os dias mas se o único erro for esse nada de grave vêm ao mundo. Uma certeza tenho, o espaço das tasquinhas como estava a ser “gerida” não teriam certamente futuro, por outro lado parece-me que a opção não foi a melhor por colocar este espaço demasiado escondido, mas há que ter em conta o facto de estar no interior leva a que o factor clima saia da equação.
E falando do clima, tenho a certeza que a primeira decisão importante a tomar relativamente ao futuro de Alpiarça é exactamente a data que hoje em dia parece-me já não ser a mais correcta. Há que lembrar que a realização da Alpiagra em Setembro se devia ao fim dos meloais e portanto ao período em que o poder de compra era maior.
Neste momento resta aguardar para percebermos como vai ser a Alpiagra 2018, e as conclusões devem ficar para ao fim, apesar de aquando da saída da programação ficaremos já com algumas ideias sobre as intenções e sobre o que aí virá.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

“EL GALEGO” EM ALPIARÇA




Foi adjudicado à  empresa “El Galego” a concessão do Bar/Cafetaria do Jardim Municipal de Alpiarça.

Prevê-se que no Verão o  bar já esteja a funcionar no novo espaço de lazer do jardim.

Saliente-se que a “El Galego” tem vários estabelecimentos de restauração a funcionar na cidade de Santarém.

CONCURSO PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVO POSTO DA GNR EM ALPIARÇA PARA FINS DESTE ANO


Na sequência do contrato assinado entre o MAI e a Câmara de Alpiarça (CONSTRUÇÃO DE UM NOVO QUARTEL DA GNR EM ALPIARÇA) que prevê a cedência de um terreno municipal para a construção do novo Posto Territorial da GNR vai permitir a elaboração do respetivo projeto de execução que está previsto a conclusão nos fins deste Verão.

Concluido o projecto o concurso para a construção de novo posto da GNR em Alpiarça vai ser aberto para até fins deste ano.

“NOTA-SE DEZMAZELO” disse o vereador António Moreira

Vereador António Moreira (PS)


Ora desmazelo pela coisa pública  é coisa que não falta em Alpiarça.

O Vereador do PS António Moreira começou por questionar o executivo da CDU se o Jardim Municipal tem “terra de terra” ou se na terra do espaço publico também foi colocado “terra de obras, caliço” e outros afins.

Ficou-se na dúvida porque de certezas nada havia mas houve a certeza que uma pequena laje rectangular com a medida aproximada de 20x15 centímetros encontra-se partida no Jardim Municipal que viria a dar “pano para mangas” na discussão da reunião camarária para se concluir que na verdade a “laje está partida” e que a Câmara já tomou medidas para contactar a empresa construtora para que esta reponha o que está partido.

Na troca de palavras, dos esclarecimentos e demais apontamentos ficamos com a sensação que o jogo de “farpas” nas reuniões de Câmara entre o Vereador António Moreira e Carlos Jorge da CDU não é jogado da melhor forma, isto é: existe algum conflito entre os dois eleitos.

Para que ficasse registado em acta: António Moreira reafirmou pela terceira ou quarta que “nota-se desmazelo” e ponto final.

SE ISTO NÃO É DESMAZELO, ENTÃO O QUE SERÁ?



(Esta sujidade já vai para dois meses que aqui se encontra)

Em termos de feição  uma leitora entrou em contacto com o 'Noticias de Alpiarça'  para nos  entregar  a foto,  acima publicada e  nos questionar "sobre o que fazer à sujidade que se encontra na rua principal de Alpiarça a Rua José Relvas".

Respondemos-lhes que é tudo uma questão de DESMAZELO por parte da Câmara como desmazelo é a sujidade que existe nas ruas de Alpiarça.

Só que este DESMAZELO não é culpa de nenhuma empresa mas sim da Câmara.

"Sábados a Contar"




Mamã!
 .
Certo dia, o Senhor Coelho encontrou nos   bosques um objeto macio e às manchinhas.Como  era perfeito - como tudo o que gostava -, levou-o para a sua toca limpa, arrumada  e muito organizada. Mas o objeto não era bem aquilo que ele pensava…
 .
E, de repente, CRRAC! Lá de dentro saiu um patinho pegajoso! O Senhor Coelho não queria algo sujo e pegajoso na sua toca maravilhosa, mas o patinho tinha outras ideias…
 .
Mais uma história maravilhosa para os nossos Sábados a Contar, não faltem!
 .
Para os pais e para os filhos, dia 26 de maio, pelas 16h30

SABIA QUE ALPIARÇA JÁ NÃO É O QUE ERA?


     


Os políticos pela “calada do tempo” conseguiram tirar-nos a nossa verdadeira identidade e até conseguiram repartir as nossas origens aos bocados.
Continuamos a pertencer ao distrito de Santarém para fazer parte do Alentejo e estarmos englobados na sub-região da Lezíria do Tejo.
Até conseguiram fazer que a população alpiarcense se resuma a cerca de 6 000 habitantes.
Deixamos de ter qualquer significado politico-administrativo.
Somos apenas  uma parte do Alentejo.
Até o nosso orgulho perdemos.
Tudo em nome do Dinheiro.

População
Número de habitantes 
1864
1878
1890
1900
1911
1920
1930
1940
1950
1960
1970
1981
1991
2001
2011
3 171
3 961
4 926
5 775
6 384
6 713
7 550
7 256
7 618
7 856
7 490
8 120
7 711
8 024
7 702

domingo, 20 de maio de 2018

II EDIÇÃO DA ROTA DAS SOPAS DE ALPIARÇA



Na segunda edição da Rota das Sopas de Alpiarça, a decorrer na Praça do Município, numa organização da ARPICA -- uma excelente jornada de promoção da rica gastronomia e doçaria da nossa terra, com animação e convívio.
«De: Mário Pereira»