sexta-feira, 23 de novembro de 2018

PRESIDENTE DA ÁGUAS DO RIBATEJO DEFENDE SERVIÇO DE PROXIMIDADE NA CONFERÊNCIA DA ÁGUA



FRANCISCO OLIVEIRA RECEBEU SELO DE QUALIDADE RECONHECIDA PELA ENTIDADE REGULADORA                                                                                            


Proximidade e transparência são palavras chave na relação que a empresa ÁGUAS DO RIBATEJO EIM, mantém com os seus 75 mil clientes e 150 mil consumidores. Francisco Oliveira, Presidente do Conselho de Administração da AR defendeu que o abastecimento de água e o tratamento de águas residuais são serviços fundamentais na vida das pessoas. O administrador considerou que as entidades gestoras não se podem afastar das populações e devem estar atentas às suas necessidades todos os dias.

Esta foi uma das conclusões da participação do Presidente da AR na XIII Expo Conferência da Água que decorreu nos dias 21 e 22 de novembro em Lisboa com a presença do Ministro do Ambiente e da Transição Energética e das principais entidades do setor.

Francisco Oliveira, que é também Presidente da Câmara Municipal de Coruche, foi um dos oradores para abordar “A Relevância dos Consumidores dos Serviços de Água”. Baseado na experiência de 10 anos de atividade da AR, Francisco Oliveira realçou a vantagem da entidade gestora continuar perto dos clientes e consumidores seja numa das oito unidades de atendimento presencial descentralizadas ou no contato por telefone disponível 24 horas por dia, todos os dias.

“Manter estas unidades e estes meios de contato permanente representa um esforço financeiro, mas não abdicamos de estar junto das pessoas, sobretudo, das que ainda não têm acesso às novas tecnologias”, referiu.

Francisco Oliveira explicou que a AR tem parcerias com as autarquias: municípios e freguesias e conta com a preciosa ajuda dos autarcas para fazer a ponte entre a empresa e os seus clientes e utilizadores.
A empresa dispõe de 47 sistemas de abastecimento de água nos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas que ocupam uma área territorial de 3240 km2.

As campanhas de informação e sensibilização nas escolas, associações e municípios;  e a presença nos principais eventos que decorrem nos sete concelhos: feiras, festas, festivais, atividades culturais e desportivas; também aproximam a AR dos consumidores. Por outro lado, a empresa mantém uma comunicação de proximidade com participação nos órgãos de comunicação social locais e regionais.

“Somos uma entidade de portas abertas porque a transparência gera confiança. A informação que divulgamos todos os dias vai muito além do que é exigido por lei, porque queremos que os nossos clientes e munícipes participem na vida da sua empresa”, referiu Francisco Oliveira. 


SELO DE QUALIDADE DA ÁGUA

A XIII Expo Conferência da Água terminou com a sessão solene onde foram distinguidas as entidades gestoras desempenho de excelência. Francisco Oliveira recebeu em nome da ÁGUAS DO RIBATEJO, o selo de qualidade de serviço atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

O selo premeia as entidades gestoras do abastecimento de água que no ano de 2017 se evidenciam no cumprimento de um conjunto de critérios, previstos no regulamento criado pela ERSAR.

A ÁGUAS DO RIBATEJO promoveu no ano passado cerca de 8500 análises certificadas para garantir a qualidade e a segurança no abastecimento de água a 150 mil consumidores nos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas.

“Podemos afirmar que temos uma água segura e de qualidade nos sete municípios.”, garante Francisco Oliveira, Presidente dos Conselho de Administração da AR.

O Ministro do Ambiente, Matos Fernandes realçou na conferência que Portugal tem uma qualidade de água para consumo “excelente” e desafiou as entidades gestoras a apostarem no reforço da eficiência, realçando o mérito das agregações com vários municípios como é exemplo a ÁGUAS DO RIBATEJO.

Recorde-se que a AR investiu cerca de 40 Milhões de Euros com obras de construção e reabilitação de 50 captações, 67 reservatórios, 18 estações de tratamento e 700 km de condutas.

SESSÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALPIARÇA



Hoje, dia 23 de Novembro de 2018, às 20.30 h, no auditório dos Paços do Concelho

A sessão ordinária da Assembleia Municipal, a realizar dia 23 de Novembro de 2018, 6^ feira, pelas 20h30, no Auditório da Câmara Municipal de Alpiarça, terá a seguinte Ordem de trabalhos:

Ponto 1 - Informação escrita do Sr. Presidente da Câmara Municipal, acerca da atividade do Município e da sua situação financeira, ao abrigo da alínea c) do n.e 2 do art.s 25 da Lei n.s 75 de 2013 de 12 de Setembro

Ponto 2 - Apreciação e votação da Proposta - Substituição de Dívida - Proposta de Autorização
Contratação de um Empréstimo de Médio e Longo Prazo, até ao limite de EUR 3.305.346,48 para substituição de dívida 
Município de Alpiarça

Ponto 3 Apreciação e votação da Proposta Imposto Municipal de Imóveis (IMI) - Valor percentual para o ano de 2018 a liquidar em 2019 - D.L. n.- 287/2003, de 13 de Novembro, com a redação atualizada.
Município de Alpiarça

Ponto 4 - Apreciação e votação da Proposta - Taxa de Derrama do Ano de 2018, para cobrança no Ano de 2019.
Município de Alpiarça

Ponto 5 - Apreciação e votação da Proposta - Percentagem da participação variável no IRS - Ano de 2019
Artigo 269 da Lei das Finanças Locais - Lei 73/2013, de 03 de Setembro, na redação atualizada. Município de Alpiarça

Ponto 6 - Apreciação e votação da Proposta - Taxa Municipal de Direitos de Passagem (TMDT) - Valor
percentual para o Ano 2019 - Lei n.9 5/2004 de 10 de Fevereiro, na redação atualizada - Lei das ' Comunicações Eletrónicas.
Município de Alpiarça

Ponto 7 - Apreciação e votação do Procedimento Concursal para Nomeação em Regime de Comissão de Serviço, do Cargo de Direção Intermédia de 39 Grau da Unidade Orgânica Financeira - Aprovação da Composição do Júri.
Município de Alpiarça.

Ponto 8 - Apreciação e votação da Proposta - Reconhecimento de Interesse Público Municipal
Requerente Miguel Maurício Leonor Fidalgo Pistola

Ponto 9 - Apresentação, discussão e votação de recomendações, moções e votos, conforme disposto no n.9 2 do art.9 20 do Regimento

O Presidente da Assembleia Municipal de Alpiarça
Dr. Fernando Rodrigues Louro

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

ÁGUAS DO RIBATEJO RECEBE SELO DE QUALIDADE DA ÁGUA


A ÁGUAS DO RIBATEJO vai receber esta quinta-feira, 22 de novembro, o selo de qualidade de serviço atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). A cerimónia integrada na 13ª Expo Conferência da Água irá decorrer em Lisboa e vai contar com a presença do Ministro do Ambiente.

O selo premeia as entidades gestoras do abastecimento de água que se evidenciam no cumprimento de um conjunto de critérios, previstos no regulamento criado pela ERSAR.

A ÁGUAS DO RIBATEJO promove cerca de 8500 análises certificadas para garantir a qualidade e a segurança no abastecimento de água a 150 mil consumidores nos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas.

“Podemos afirmar que temos uma água segura e de qualidade nos sete municípios.”, garante Francisco Oliveira, Presidente dos Conselho de Administração da AR.

Recorde-se que a AR investiu cerca de 40 Milhões de Euros com obras de construção e reabilitação de 50 captações, 67 reservatórios, 18 estações de tratamento e  700 km de condutas.

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

ARTIGO DE OPINIÃO: Sondagens

Por:
Rodolfo Colhe


Sondagens

As mudanças na sociedade provocaram uma alteração significativa da confiança dos indivíduos nas sondagens, das fake news aos erros de cálculo passando por opiniões e notícias tendenciosas contribuíram para esse decréscimo de confiança, no entanto em que vamos confiar para avaliar a tendência de votos? Nas sondagens, claro!

Com o último orçamento desta legislatura aprovado, apesar dos problemas que ainda possam vir a aparecer, neste momento, e segundo a sondagem da Eurosondagem para o Expresso e SIC, 41,8% dos eleitores tem intenção de votar no PS e apenas 26,8% no PSD. Apenas um grande conjunto de cataclismos poderia inverter estes valores. Honestamente, acho que todos os partidos á esquerda do PS e da sua direita temem uma maioria absoluta apesar de a última maioria absoluta ter reunido 45,03% dos votos ainda longe do valor projetado. O PCP e o BE avaliam a hipótese de fazerem parte do governo ou pelo menos pretendem manter-se influentes. Já o PSD e CDS claramente não querem passar 8 anos afastados do poder e neste caso da capacidade de decisão, o PAN apesar de fazer mais uso do espaço mediático do que propriamente do seu voto também não quer uma maioria que lhe impeça de chamar a si os louros. O PS não vai pedir a maioria a uma só voz mas muitas vozes vão pedir, mas a voz de António Costa não creio que o faça. Pessoalmente, gostaria que acontecesse apesar do bom resultado que o país atingiu com esta solução governativa, ninguém joga para ganhar por pouco, o objetivo será sempre golear. A questão que se põe neste momento é o que pode levar o PS á maioria e o que a pode tirar, certamente declarações despropositadas como a da Ministra da Cultura que criaram este conflito não irão contribuir para a maioria mas também não irão fazer com que não aconteça. Creio sempre que o povo português, no fundo, se irá sempre afastar dos radicalismos.

Estou certo que com uma boa gestão dos incêndios em 2017, possivelmente estaríamos bem mais perto do objetivo, a crise de Tancos em nada ajudou mas é impossível negar que estamos perante um governo sólido que conduz o país para o seu lugar.
Que venha o último ano.