sábado, 13 de maio de 2017

GNR recuperou moto roubada aos bombeiros de Alpiarça


A GNR de Alpiarça recuperou a segunda moto que tinha sido roubada aos Bombeiros Municipais da vila no passado 29 de abril, dentro do quartel da corporação.
Esta viatura, que já estava desmantelada, foi encontrada através de buscas efetuadas a uma oficina e uma garagem, na sequência da investigação dos militares do posto de Alpiarça.
A GNR identificou ainda três suspeitos pela autoria do crime, com idades entre os 17 e os 30 anos, que foram constituídos arguidos.
Recorde-se que uma das motos tinha sido recuperada logo no próprio dia, abandonada junto à Escola Secundária José Relvas, presumivelmente porque os autores do crime não conseguiram abrir a válvula que corta a gasolina.
«RR»

sexta-feira, 12 de maio de 2017

DESPORTO



13 De Maio

Sábado 
FUTEBOL 
10h30 - Todos ao Estádio!!
Apuramento Campeão Sub 10


17h - Campeonato Juniores 
Local: Estádio Municipal 

14 De Maio

Domingo
FUTEBOL
10h30 - Campeonato Iniciados 
Local: Estádio Municipal

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Apreciem estes artistas que por cá irão estar ao longo da semana


O Torreão Art Fest iniciou no dia 8/05/2017 os trabalhos, curiosamente no dia do Artista Plástico.
SMILE, GONÇALO MAR, BIGOD prometem marcar Alpiarça, dando um ar de modernidade, ajudando a preservar o património do município.
Apreciem estes artistas que por cá irão estar ao longo da semana.
«MP»

quarta-feira, 10 de maio de 2017

"DINASTIA" de Mariana Rodrigues - Exposição integrada, maio "Mês da Arte"


CORRIDA/CAMINHADA DA FAMÍLIA 2017


Corrida da Família MAIS Lezíria 2017. Inscrições até ao dia 12 de Maio!

Estão abertas as inscrições para a Corrida da Família 2017. Esta é mais uma atividade inserida no projeto MAIS Lezíria, que pretende assinalar o Dia Internacional da Família.
No dia 21 de maio, às 10h00, arranca em simultâneo nos 11 municípios da Lezíria do Tejo a Corrida da Família, um agradável convívio desportivo entre familiares e amigos, que promete muita diversão, mas também lembranças para a família mais numerosa, para o participante mais novo e para o participante mais velho.
Inscreva-se e divirta-se com a sua família e amigos. As inscrições são gratuitas e terminam no dia 12 de Maio.
Faça a sua inscrição neste link.

Vereador abandona reunião de câmara em Alpiarça em protesto

Francisco Cunha e Mário Pereira envolveram-se em mais uma acesa discussão.

O vereador da Câmara de Alpiarça Francisco Cunha (PSD/MPT) abandonou na sexta-feira, 5 de Maio, a reunião do executivo após uma acesa discussão com o presidente da Câmara de Alpiarça, Mário Pereira (CDU).
O conflito deu-se durante o período de antes da ordem do dia, quando Francisco Cunha abordou os direitos de oposição.

terça-feira, 9 de maio de 2017

Apresentação e Discussão da proposta de projecto de Reabilitação e Adaptação do Mercado Municipal




Ao final da manhã de hoje, juntando vendedores, logistas, frequentadores do espaço e autarcas, assumindo a participação popular na decisão como elemento fundamental em democracia, realizou-se a Apresentação e Discussão da proposta de projecto de Reabilitação e Adaptação do Mercado Municipal.
Com os contributos desta sessão, será concluído o projecto final a levar a aprovação da Câmara Municipal de Alpiarça e a apresentar à Candidatura a co-financiamento a 85% ao Programa Operacional Regional Alentejo 2020, no âmbito da regeneração urbana. 
Agradecimentos ao Arq° Pedro Oliveira, ao Eng° Ricardo M. Vaz e aos demais participantes na sessão.
«Mário Pereira»

Amigos que morreram em Santarém relataram má disposição após ingestão de plantas


Os dois amigos que morreram no sábado em Alcanhões, Santarém, quando faziam uma caminhada de resistência, relataram por telefone momentos de "desorientação e indisposição após ingestão de ervas", disse hoje o comandante dos bombeiros de Pernes.
Em declarações à agência Lusa, o comandante José Viegas disse que os dois homens, de 35 e 43 anos, caminhavam em zona rural quando pediram auxílio pelo 112, cerca das 15:40, tendo uma das vítimas mortais relatado ao telefone que "ambos tinham comido umas plantas" e que se estavam "a sentir mal, com sintomas de indisposição, convulsões e desorientação", tendo dado como referências de localização "um marco da linha de água e que estavam perto da localidade de Pernes", a poucos quilómetros de Alcanhões, no concelho de Santarém.
"Quando tentei ligar de volta o homem já não atendeu mais", disse o comandante dos bombeiros de Pernes, tendo relatado que foram enviados para o terreno quatro viaturas e oito homens que viriam a encontrar os dois amigos, já sem sinais de vida, perto das 17:00, "a uma distância superior a 5 quilómetros", algures entre Pernes e Alcanhões.
"O relato de ingestão de plantas com estas consequências é uma situação muito estranha, nunca aqui aconteceu, mas o que se passou ao certo é uma situação que só a autópsia poderá revelar", observou Viegas, tendo avançado que os corpos dos dois homens "não apresentavam sinais de violência ou sinais de agressões".
Os dois amigos estariam a praticar 'geocaching', um jogo em que os participantes seguem a pé as coordenadas indicadas por GPS até encontrarem uma caixa, tendo o comandante dos bombeiros referido que o primeiro dos homens a desfalecer era o que estava equipado com o sistema de georreferenciação.
"O homem que telefonou não estava equipado com o sistema de georreferenciação, as indicações eram um pouco vagas, e a busca foi uma luta contra o tempo. Demorámos cerca de uma hora a encontrar os dois homens, que estavam num caminho rural que acompanha a conduta da linha de água da EPAL, que liga a nascente do Alviela a Lisboa, e estavam próximos um do outro, mas já cadáveres", acrescentou.
Fonte do Instituto de Medicina Legal disse à Lusa que a autópsia, que deverá ajudar a perceber as circunstâncias em que ocorreram as mortes, "vai decorrer no hospital de Vila Franca de Xira", não tendo precisado a data de realização da mesma.
A investigação está a decorrer sob a responsabilidade da Polícia Judiciária de Lisboa.
Noticia relacionada: 
Amigos morrem em circunstâncias misteriosas
«DN»

Jovem desaparecida desde sexta-feira já foi encontrada


A jovem, de 16 anos, residente em Frade de Baixo, no concelho de Alpiarça, que estava desaparecida e a ser procurada pela família e pelas autoridades desde sexta-feira, 5 de maio, apareceu este domingo e está bem de saúde.
Não foram revelados pormenores do desaparecimento mas segundo uma familiar da jovem, esta estava em Santarém, na companhia de outro jovem, ao que tudo indica seu namorado.

Mariana Roque tinha sido vista pela última vez durante o dia de sexta-feira, tendo a família contactado a GNR ainda nesse dia. O caso foi posteriormente entregue à Polícia Judiciária.
«RR»

Reunião da Comissão Intermunicipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios


Reunião da Comissão Intermunicipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (Alpiarça, Almeirim e Chamusca), na tarde de hoje, na vila da Chamusca, para a aprovação do Plano Operacional Intermunicipal 2017.
(Mário Pereira)

segunda-feira, 8 de maio de 2017

CONTINUIDADE DOS TRABALHOS DE TRATAMENTO DA MASSA DE ÁGUA DA BARRAGEM DOS PATUDOS


PROCESSO DE TRATAMENTO BIO-AUGMENTAÇÃO "BIO-AQUA" NA PRIMAVERA DE 2017

Decorrem os trabalhos de continuidade, em 2017, do processo de tratamento BIO-AUGMENTAÇÃO "BIO-AQUA" de recuperação da massa de água da Barragem dos Patudos.
Este processo foi iniciado na primavera-verão de 2016, tendo conduzido a resultados positivos na qualidade da massa de água, combatendo o fenómeno da eutrofização que atinge há mais de uma década a Albufeira. Assim, num ano marcado por temperaturas médias muito altas, não se registou nos últimos 2 anos a morte de peixes, tendo melhorado também a cor e o cheiro da água.
O essencial deste tratamento consiste na Bio-Augmentação "Bioaqua", processo microbiológico com a multi-cultura de bactérias viáveis seleccionadas (não patológicas), para combater o processo de eutrofização e a morte de peixes.
Este tratamento irá conduzir à decomposição dos nutrientes e matéria orgânica existentes em excesso, reduzindo os micróbios patogénicos e produzindo vários tipos de enzimas que irão combater a propagação de algas.
A aplicação do tratamento pelos serviços municipais conta com o apoio dos Bombeiros Municipais de Alpiarça.
«De Mário Pereira»

Amigos morrem em circunstâncias misteriosas


Só a autópsia, marcada para esta segunda-feira, 8 de maio, vai esclarecer em concreto o que provocou a morte aos dois amigos encontrados já cadáveres num terreno agrícola perto de Alcanhões, concelho de Santarém, ao final da tarde de sábado.
Filipe Namora, de 43 anos, natural e residente em Santarém, e Ricardo Marques, um militar da Força Aérea de 35 anos, natural de Alpiarça, decidiram fazer uma caminhada de resistência na natureza, ao longo de 36 horas, segundo uma das próprias vítimas escreveu na sua página do Facebook.
Por razões que estão por apurar, chegaram apenas a Alcanhões, onde ainda foram vistos por um morador, perto do local onde foram encontrados pelas 17 horas, já sem vida.
“Como nunca os tinha visto por aqui, até dei a volta com a carrinha para passar mais perto deles. O certo é que não pediram ajuda nenhuma”, explicou à Rede Regional Joaquim Ventura, que só mais tarde, ao ver o aparato de ambulâncias e meio de socorro, percebeu que se tratava dos mesmos homens.
Uma das vítimas, Filipe, ainda ligou para o 112 a pedir auxílio quando Ricardo se começou a sentir mal e a deixar de andar.
Contudo, deu apenas como referência que estaria perto de Pernes, junto a um marco da linha de água da EPAL.
Pouco depois, deixou de atender o telefone aos bombeiros de Pernes, que saíram do quartel percorrendo a linha de água.
Elementos desta corporação acabaram por encontrar as duas vítimas cerca de 40 minutos depois, já sem vida.
A GNR de Santarém tomou conta da ocorrência e preservou o local até à chegada dos inspetores da Polícia Judiciária.
«RR»

domingo, 7 de maio de 2017

ARTIGO DE OPINIÃO: Ter opinião

Por:
Rodolfo Colhe
Presidente da Juventude Socialista
de
Alpiarça


Ter opinião

Um dos muitos riscos de emitir muitas vezes opinião é poder errar, até porque quem nunca diz nada, nunca erra, nem belisca a opinião de ninguém. Isto não é uma crítica a ninguém e se quiserem considerar uma crítica, considerem uma crítica à sociedade em si. Quantas vezes ouvimos, por exemplo, a opinião de autarcas ou candidatos a autarcas sobre causas fraturantes como as causas LGBTI, ou a eutanásia, a legalização das drogas leves ou a regulamentação da prostituição? A verdade é que dar a nossa opinião, às vezes, é uma chatice para quem tem actividade política e muito mais para quem vai a votos, claro que quanto mais se sobe em grandeza populacional do cargo a que se candidata, mais os média apertam o cerco e obrigam a que os candidatos falem sobre tudo. Também quando poucos ou nenhuns feedbacks ouvimos da parte de autarcas e candidatos à descentralização de competências para as autarquias, é natural que não os vejamos mostrar o seu verdadeiro eu sobre outras temáticas que ajudariam a perceber a sua abertura perante a sociedade. Outro dos problemas de dar regularmente opinião é ficar sem ter sobre o que falar ou pelo menos não ter nada de novo para dizer e, claro que após se falar uma ou duas vezes sobre um tema ele não fica resolvido, mas corremos o risco de ser apelidados de fala-baratos ou mesmo de o ser. Quem lê ou ouve aquilo que dizemos ou escrevemos é que avalia. Salvo erro no meu primeiro artigo falei sobre a estrada que passa junto a Quinta da Lagoalva que, era e continuará a ser (infelizmente é aquilo que penso), miserável e sem condições de circulação nesta época em que é tão necessária, no entanto não tem sentido falar sempre disso. Neste momento chega a ser difícil dizer alguma coisa sobre Alpiarça e não porque esteja tudo bem, mais porque está quase tudo igual, nada acontece nem nada se vê. Parece até que já estamos habituados a que os contentores estejam cheios, que as ruas tenham ervas e buracos (e não, a culpa não é dos funcionários) e por aí fora. O hábito é tal que se uma senhora que passava não comentasse, eu nem me lembrava que no meio daquele mato existia um jardim na Rua Beco do Hospital e é muito perigoso quando o fazer mal se torna o normal.

Dia da Mãe

Numa altura em que muito nos preocupa a natalidade, a educação e muitas vezes a falta dela em que vemos tantas famílias destruturadas (não confundir com famílias onde há divórcio porque essas, por vezes, tem óptima estrutura), e a viver a crise social de uma forma que não desejo a ninguém, há que aproveitar para louvar todas as mães especialmente as mães com M grande. O que deve fazer o dia não é a prenda apesar de nenhum filho se dever esquecer de comprar uma prenda ou de roubar uma flor do quintal de um vizinho como eu e muitos fizemos no passado, mas não será isso o essencial. Este é mais um dia para felicitar uma das partes da família. Sem família, amigos e afetos somos menos que os outros animais.