sábado, 24 de fevereiro de 2018

EM PORTUGAL, OS BOMBEIROS ESTÃO PREPARADOS PARA SOCORRER ANIMAIS?



O XIV Congresso do Hospital Veterinário Montenegro, que se realiza este fim de semana, no Europarque de Santa Maria da Feira, irá ter uma sala de formação gratuita para “bombeiros e socorristas com uma sala de formação gratuita para que estes profissionais saibam como lidar com um animal ferido”.

Luís Montenegro, de 47 anos e médico veterinário, explicou ao Notícias ao Minuto que pretende alertar para a necessidade de os socorristas e bombeiros terem formação na assistência de animais, já que, tendo em conta os pedidos de ajudam que chegam, “não estão preparados para lidar com situações de socorro a animais”.
Pretende-se que a “iniciativa vá deixar lastro e que vá ser replicada, porque no dia a dia estes profissionais se deparam com situações em que têm também de socorrer animais”, mesmo que a sua formação seja apenas para socorro humano.
A formação deve existir até para que os socorristas se “protejam a eles próprios do dano que um animal ferido e com dores lhes possa causar”. “Os animais têm particularidades diferentes que é preciso conhecer para que o socorro seja eficiente e o prognóstico favorável”, assegura.
O ideal seria que a matéria de socorrer animais estivesse incluída nos cursos que bombeiros e socorristas têm como obrigatórios, mas o facto de a mensagem ser passada e de se entender a necessidade e importância já é relevante para estes veterinários.
«De: Inês André de Figueiredo»

CENTRO CÍVICO DE ALPIARÇA ESTÁ MAIS BONITO



No terreno onde se situava a antiga sede  do Águias” (esquina da Rua Comandante Fontoura da Costa/Rua José Relvas – Frente à Igreja) a Câmara colocou algumas  floreiras em forma de arcos.
Saliente-se que este terreno agora vedado pelas floreiras estava a ser usado como parque de estacionamento

Grande manifestação em Lisboa pela defesa do serviço público postal dos Correios




Grande manifestação em Lisboa pela defesa do serviço público postal dos Correios, com a participação de milhares de pessoas de todo o país, organizada pelos sindicatos dos trabalhadores dos CTT representando as duas centrais sindicais CGTP/IN e UGT, e com a presença de autarcas, movimento de utentes e dirigentes e deputados do PCP, PEV e BE.
Coube-me a honra de intervir em representação dos autarcas presentes, saudando a luta dos trabalhadores e apelando à defesa deste importante serviço às populações e à necessária intervenção do Governo de forma a impedir este processo de degradação do serviço e de encerramento de estações dos CTT .
«MP»

Reunião entre a ANACOM e os órgãos autárquicos de Alpiarça


Da esquerda para a direita: Agostinho Franco (Coordenador do Núcleo de Serviços Postais, ANACOM), Mário Fernando Pereira (Presidente, Câmara Municipal de Alpiarça), João Cadete de Matos (Presidente, ANACOM), Fernanda Cardigo (Presidente, Junta de Freguesia de Alpiarça), Carlos Jorge Pereira (Vice-Presidente, Câmara Municipal de Alpiarça).

Teve lugar a 22 de fevereiro de 2018, na sede da ANACOM, em Lisboa, uma reunião entre esta Autoridade e a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Alpiarça, na qual foram tratadas matérias relacionadas com o desenvolvimento do serviço postal universal e a qualidade do serviço assegurado pelos CTT - Correios de Portugal.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

TEMPO MUITO CHUVOSO PARA AS PRÓXIMAS SEMANAS


O estado do tempo iria sofrer uma alteração muito drástica nos próximos tempos, o nosso Anticiclone que teimosamente nos tem feito um bloqueio que dura à mais de um Ano finalmente vai rumar para outras paragens bem mais a Norte da Europa, assim temos o caminho aberto para as baixas pressões nos afectarem directamente, e temos assim nos próximos tempos um clima mais parecido com Irlanda ou Inglaterra.
As consequências disso vamos começar a sentir a partir de Segunda Feira e poderá durar pelo menos 10 dias seguidos, podendo até ser mais, são esperadas chuvas frequentes por todo o Continente a partir então de Segunda Feira no Sul a se estender ao Centro e mais tarde ao Norte, o dia para já que vai ser mais chuvoso da semana deverá ser o de Quarta Feira com chuva forte e persistente em todo o Continente, podem ocorrer trovoadas e não se exclui a formação de tornados ou outros fenómenos extremos de vento, a probabilidade é baixa de ocorrer mas não se pode excluir.
Podem-se acumular valores muito elevados de precipitação nos próximos 10 a 15 dias, não se excluindo valores a rondar os 100mm a 150mm em grande parte do Continente, e localmente até superiores aos 200mm até mesmo em regiões mais a Sul.
O vento será moderado e forte ao longo destes dias de instabilidade podendo ocorrer picos mais intensos.
A Neve pode aparecer em grande quantidade no Interior Norte e Serra da Estrela mas essa possibilidade ainda é algo incerta.
«https://www.facebook.com/jornal.alpiarcense.3»

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

SERVIÇOS MUNICIPAIS COMBATEM A PROLIFERAÇÃO DA "LAGARTA-DO-PINHEIRO"





Os serviços municipais de Alpiarça têm desenvolvido uma acção constante nas áreas de responsabilidade camarária de identificação e destruição de focos da "Lagarta-do-pinheiro", praga que tem proliferado em toda a região.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Câmara Municipal e a Junta de Freguesia foram recebidos na Assembleia da República



A defesa do serviço público universal postal e da Estação dos CTT em Alpiarça continua.
Hoje, na Assembleia da República, em audiência da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas da AR, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia foram recebidos pelos deputados representantes dos grupos parlamentares.
«De. M.P.»

Workshop de Kizomba



No próximo sábado o Clube organiza um Workshop de Kizomba com início às 15h.
Venham participar!
Inscrições pelo telefone 243558429 ou por email direccao@aguiasalpiarca.pt

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

ARTIGO DE OPINIÃO: Foi-se a folia, veio a lagarta

Por:
Rodolfo Colhe
Presidente daJuventude
Socialista de Alpiarça


Já passou o carnaval, e agora já alguém leva a mal e já se pode voltar a falar de coisas importantes.
Esta semana tem surgido notícias que não posso comprovar porque ainda não tive oportunidade de ir pessoalmente confirmar, mas não me custa nada a crer, até porque já assisti em outras alturas. Refiro-me às fotos que têm sido divulgadas de pinheiros com lagarta, principalmente, na zona da Reserva do Cavalo Do Sorraia.
Como é do domínio comum, esta “praga” é bastante perigosa para a saúde, para além do facto de que enfraquece a árvore levando-a a morrer. Confirmando-se mais uma vez a existência deste problema só vem confirmar que os cuidados com a saúde não são o forte deste executivo, e que a valorização do espaço da Reserva do Cavalo Do Sorraia também não.
Lamento que semana após semana tenha de fazer uma prosa de escárnio e mal dizer, às vezes de fazer corar os versos do enterro do galo com o executivo camarário como principal fonte de inspiração, mas torna-se difícil da forma como os assuntos são geridos e com a falta de preparação e de políticas. Já não é a primeira vez que falo na Reserva do Cavalo Do Sorraia e, infelizmente, não será a última uma vez que ainda não se percebeu se existe um plano para este espaço. A mim, sinceramente, parece-me que não e isso é grave.
É grave um espaço destes não ter um plano pois torna-se um investimento a fundo perdido, e se repararmos bem não é um investimento menor, água, manutenção, vencimentos e alimentação dos animais e todos os outros cuidados com os mesmos serão com toda a certeza no final do ano uma verba significativa, e depois que retorno se tira disso? E não se entenda retorno exclusivamente por retorno financeiro, pois seria uma interpretação errada e simplista, entenda-se sim retorno ao nível da melhoria da qualidade de vida e da divulgação da Vila. Um espaço tão aprazível não pode passar meses e meses sem receber uma única iniciativa seja ela de que tipo for. Para sermos verdadeiros espaços é algo que não falta a Alpiarça, falta é vontade e capacidade de fazer algo com eles.

Em jeito de notas finais queria aproveitar este meu espaço de opinião para demonstrar a minha felicidade em ver a minha grande amiga Mara Lagriminha ser candidata ao Departamento das Mulheres Socialistas do Ribatejo. A Mara é um grande quadro de enormes capacidades que irá representar bem não só as mulheres socialistas como as mulheres no geral. Tal como o seu slogan indica a Mara irá dar Voz à Igualdade, discutindo esse e outros assuntos da forma pragmática como sempre a vi agir.