sábado, 11 de janeiro de 2020

ARTIGO DE OPINIÃO: EQUIPA DA ALPIARÇA TV DESLOCA-SE AOS "FRADES" ALPIARÇA

Por:
Carlos Pinto

Equipa da Alpiarça TV deslocou-se para Frades no concelho de Alpiarça para filmarem crateras abertas por asteróides ou meteoritos nalgumas artérias da aldeia de Frades, no concelho de Alpiarça.
Hoje mesmo em reunião de câmara, vereador António Moreira no início da sessão, questionou como pretende a câmara minimizar os buracos abertos e os estragos causados no pavimento, não só pelos asteróides que caíram hoje no local, mas que, vá-se lá saber porquê, há anos e anos atingem e fustigam várias artérias daquela aldeia ribatejana, sendo nalguns casos os buracos maiores que as próprias ruas. Moradores há que já puseram as suas habitações à venda com medo que os asteróides atinjam também as suas habitações e não apenas as ruas da aldeia.

Presidente da edilidade, Mário Atracado, em declarações à Alpiarça TV, referiu que não se lembra bem quando, mas sabe que já foram feitas algumas intervenções em algumas ruas e ruelas da aldeia para minizarem os estragos, mas sem fundos comunitários, sem arame ou pilim e sem projetos, não vislumbra que se possam fazer melhoramentos de qualquer natureza nas ruas de Alpiarça ou das aldeias concelhias, nos próximos tempos.
Admirado, o repórter perguntou-lhe se não haveria ao menos um pouco de brita, pó de pedra, ou saibro para minimizar os problemas que afetam os moradores e a impossibilidade que sentem de chegarem às suas casas sem partirem uma perna, ou rebentarem com os pneus dos carros, perguntaram ainda se ele iria dormir descansado, já que está à beira de terminar o mandato e pouco ou nada deixa feito em Alpiarça, podendo mesmo bater todos os records de inércia.
Como ex-desportista federado, respondeu que records era o que mais gostava de bater e noites sem dormir não passa, porque lá por casa há sempre um xanax na mesinha de cabeceira, ou na sua falta um chá de tília.

NOVIDADES


sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

"Artes e Labores", Exposição Coletiva pelas alunas da Academia Sénior de Alpiarça

No átrio da Biblioteca Municipal vão estar expostos, até ao final do mês de janeiro, um conjunto de belos trabalhos, de várias expressões artísticas, realizados pelas alunas da Academia Sénior de Alpiarça - ASAL.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

CHOCANTE ABATE DE CHOUPOS NO PATACÃO





"Numa época tão sensível em questões ambientais, quando se viveram tempos de cheia em alguns locais do nosso país, após as tempestades de Dezembro de 2019. Gostaria de obter explicações ou simplesmente apresentar a minha enorme indignação pelo abate dos Choupos na zona do Patacão – Alpiarça.

"Sou neta de naturais de Alpiarça e conheço muito bem a região por onde passeio com regularidade. Por isso, foi com enorme sentimento de horror que constatei no primeiro dia de Janeiro de 2020 o verdadeiro ATENTADO Ambiental praticado.

Neste, outrora belo local perto do rio, foram “Decepadas” abatidas cerca de 30 Árvores – Choupos. Saliento que os mesmos serviam de barreira para possíveis cheias e encontram-se fora do terreno de cultivo habitualmente de milho e delimitado por uma rede. Os mesmos ladeavam uma estrada de terra. Saliento que já anteriormente tinham sido arrancados os cedros que alternavam com estes choupos e constituíam uma importante moldura verde. 

Desconheço o motivo deste atentado e se quem o cometeu teve autorização do município para esta terrível acção. Possuo fotos de anos anteriores que retractam este local quando ainda se destacava pela sua grande beleza.
Não me parece que as referidas árvores constituíssem algum impedimento para os sistemas de rega dos campos adjacentes – a utilizar expressores. Já verifiquei também que nos campos de Alpiarça têm sido cortadas um grande número de árvores, algumas bastante antigas, nos campos de cultivo para que as estruturas de rega não tenham impedimentos descaracterizando assim toda a paisagem ao longo das margens do rio Tejo.

Neste local do Patacão acho que foram longe demais. Estou chocada com a passividade e ausência de intervenção/protecção.

Julgava existir uma preocupação ambiental generalizada nas autarquias, mas não deve passar de mera propaganda política em períodos eleitorais ou intenções para candidaturas a fundos.

Alpiarça perdeu assim mais uma parte do seu interesse paisagístico característico e diferenciador.


PS: Remeti para as entidades oficiais do município (presidente e vereador com pelouro do ambiente) esta minha exposição.


Atentamente,
Sandra Jacob"

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Mostra Fotográfica "Ando a pensar nisto" de Luísa Baeta


"Ando a pensar nisto: no andar apenas por andar, para andar, andar sem saber para onde estou a ir [...] Não são os percursos, nem as distâncias que percorro, nem o tempo que demoro que me movem, mas o sair, passear, o que absorvo, o que observo, o que contemplo, o que encontro e tudo o que isso me traz a cada regresso."
Luísa Baeta
Mais informações aqui

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

ONDE ESTÃO OS ANUNCIADOS INVESTIMENTOS PÚBLICOS EM ALPIARÇA?




Onde estão ou quando começam os anunciados investimentos públicos no valor de vários milhões de Euros em Alpiarça?

Quando começa a:

Requalificação do antigo edifício da Câmara Municipal de Alpiarça/actual Posto da GNR?


Quando começa as obras de conservação e melhoramentos da Escola do Agrupamento José  Relvas na Avenida da Casa do Povo?




Quando começa a construção do novo Quartel da GNR?

Quando começa a reconstrução das antigas casas de habitação do Estádio Municipal de Alpiarça (foto)?

Quando acabam as obras de requalificação do Mercado Municipal de Alpiarça?




Para "meados do ano corrente" para estarem concluídas em 2011, ano de eleições?

Para a CDU mostrar que fez "qualquer coisa"?

Ou nunca serão feitas?

Graças aos politicos da  CDU/PCP e PS, Alpiarça dificilmente conhecerá o que será  desenvolvimento.

Foi a CDU e o PS que destruíram o que de bom havia em Alpiarça.

Alpiarça era um terra desenvolvida quer em termos comercias quer industriais.

Hoje não passa de uma aldeia vermelha





ARTIGO DE OPINIÃO: O que aí vem

Por:
 Rodolfo Colhe

O que aí vem
Parte I


O ano de 2020 será na minha ótica muito importante na definição do que serão os próximos anos na política portuguesa. A importância deste ano poderia ser medida pelo simples facto de que teremos 2 orçamentos de estado para aprovar e assumo com esta declaração que acho que o primeiro irá ser aprovado, mas há muito mais do que isso.
Os resultados das eleições internas no PSD e CDS serão importantíssimos para os próximos anos e ninguém pode negar isso. No caso do CDS, talvez mais do que o vencedor que pode significar o afirmar de uma das vertentes ideológicas do partido, será importante perceber até que ponto ficaram “esfrangalhados” e até que ponto existirá migração de quadros derrotados para outros partidos.
No caso do PSD a música é outra, caso Rui Rio seja o vencedor reforça e muito a sua posição independentemente se ganha por goleada ou por 1-0. Para o delfim de Pedro Passos Coelho, Luís Montenegro, é um tudo ou nada pois ser duas vezes derrotado poderá mesmo ser o fim das suas ambições, pelo menos num futuro próximo. Não nego que Luís Montenegro iria trazer um tipo de discurso diferente, mais aguerrido e mais politizado mas não estou certo até que ponto a aura de Passos Coelho que faz questão de não perder não seria um inimigo de futuro, principalmente quando estivesse em causa apelar ao eleitorado de centro e até nas maiorias negativas tão tentadas pelo PSD na última legislatura.
Miguel Pinto Luz parte atrás mas parte forte e a mostrar que conhece a máquina, não tendo eu uma opinião formada creio que a declaração “Não coloco linhas vermelhas a alianças, nem com o Chega” deixou algumas sirenes a apitar mas veremos como o eleitorado lida com isso. Tem menos tempo debaixo dos holofotes que os restantes candidatos e isso iria dar-lhe hipóteses de se “transformar” no líder que entendesse que o partido necessitava.
No PCP também não é certa a manutenção de Jerónimo de Sousa na liderança do Partido, e aí tendo em conta a durabilidade dos lideres o futuro do PCP estaria em jogo (não que o PCP corra o risco de desaparecer) visto que o PCP tem obrigatoriamente de mudar nem que seja a sua forma de comunicar e de se relacionar com a população. Acho que quando mudarem de líder será certamente uma das grandes lutas a travar dentro do partido, se não quiserem perder ainda mais preponderância.
No Bloco de Esquerda são noticiadas vozes críticas à liderança atual, um pouco como no PCP e é difícil perceber como funciona o partido e como se move internamente. Nenhum partido é um livro totalmente aberto, mas nem todos estão fechados a sete chaves. Apesar de tudo a leitura neste caso não deve fugir muito de Catarina Martins querer estar no poder e os seus opositores internos querem um BE de oposição com muitas linhas vermelhas. Continuo a achar que o BE ainda pode crescer mas não me parece que o afastamento do poder seja o caminho.