quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

CHOCANTE ABATE DE CHOUPOS NO PATACÃO





"Numa época tão sensível em questões ambientais, quando se viveram tempos de cheia em alguns locais do nosso país, após as tempestades de Dezembro de 2019. Gostaria de obter explicações ou simplesmente apresentar a minha enorme indignação pelo abate dos Choupos na zona do Patacão – Alpiarça.

"Sou neta de naturais de Alpiarça e conheço muito bem a região por onde passeio com regularidade. Por isso, foi com enorme sentimento de horror que constatei no primeiro dia de Janeiro de 2020 o verdadeiro ATENTADO Ambiental praticado.

Neste, outrora belo local perto do rio, foram “Decepadas” abatidas cerca de 30 Árvores – Choupos. Saliento que os mesmos serviam de barreira para possíveis cheias e encontram-se fora do terreno de cultivo habitualmente de milho e delimitado por uma rede. Os mesmos ladeavam uma estrada de terra. Saliento que já anteriormente tinham sido arrancados os cedros que alternavam com estes choupos e constituíam uma importante moldura verde. 

Desconheço o motivo deste atentado e se quem o cometeu teve autorização do município para esta terrível acção. Possuo fotos de anos anteriores que retractam este local quando ainda se destacava pela sua grande beleza.
Não me parece que as referidas árvores constituíssem algum impedimento para os sistemas de rega dos campos adjacentes – a utilizar expressores. Já verifiquei também que nos campos de Alpiarça têm sido cortadas um grande número de árvores, algumas bastante antigas, nos campos de cultivo para que as estruturas de rega não tenham impedimentos descaracterizando assim toda a paisagem ao longo das margens do rio Tejo.

Neste local do Patacão acho que foram longe demais. Estou chocada com a passividade e ausência de intervenção/protecção.

Julgava existir uma preocupação ambiental generalizada nas autarquias, mas não deve passar de mera propaganda política em períodos eleitorais ou intenções para candidaturas a fundos.

Alpiarça perdeu assim mais uma parte do seu interesse paisagístico característico e diferenciador.


PS: Remeti para as entidades oficiais do município (presidente e vereador com pelouro do ambiente) esta minha exposição.


Atentamente,
Sandra Jacob"

Sem comentários:

Enviar um comentário