sábado, 4 de janeiro de 2020

Lidl deixa de vender sacos de plástico em 2020. Serão menos 25 milhões de sacos de plástico no mercado

 
 
A guerra ao plástico promete intensificar-se em 2020. Depois de os comerciantes de Lisboa estarem proibidos desde 1 de janeiro de usarem louça de plástico descartável, nomeadamente copos, na rua, ou seja, fora dos próprios estabelecimentos (com um prazo de 90 dias para adaptação ao novo regulamento municipal), a cadeia de supermercados Lidl Portugal anunciou esta sexta-feira que decidiu eliminar por completo em 2020 a venda de sacos de plástico para o transporte de compras, nas mais de 255 lojas no território nacional.
Com esta operação de redução de resíduos poluentes, iniciada de forma faseada em maio de 2019, o Lidl torna-se assim na primeira cadeia de retalho alimentar a tomar esta decisão de erradicar a 100% a venda de sacos de plástico. Por ano, serão cerca de 25 milhões de sacos de plástico que não sairão para o mercado em Portugal.
Além disso, o Lidl promete ainda que, até ao fim de 2020, todas as embalagens de artigos alimentares e não alimentares de marca própria (que representam cerca de 70% dos produtos vendidos) serão feitas de material reciclado ou fibra virgem com certificação FSC. Esta certificação assegura que o papel e o cartão utilizados na produção de embalagens têm origem em florestas com gestão sustentável e promovem benefícios sociais, ambientais e económicos.
Até 2025, o Lidl Portugal está igualmente “comprometido em reduzir em 20% a utilização de plástico”, referiu a cadeia em comunicado.
Em vez do plástico, o supermercado vende para o transporte de compras sacos de ráfia com 60% de material reciclado, a 60 cêntimos, ou, no caso das frutas e legumes, sacos reutilizáveis, laváveis e 100% recicláveis, com duas unidades a custarem 69 cêntimos, capazes de suportar um peso até cinco quilos.
Além destas opções, os clientes podem igualmente optar por sacos de papel em dois tamanhos — médio e grande — vendidos a 10 e 14 cêntimos, respetivamente, com 60% a 70% de pasta de papel reciclada na sua composição e certificação FSC Misto (embalagens provenientes de fontes responsáveis).
“A sustentabilidade faz parte do nosso ADN e é transversal a toda a nossa cadeia de valor. O trabalho que temos vindo a desenvolver — com o objetivo de eliminar, reduzir, substituir e transformar — e a sensibilização da sociedade em relação ao plástico é primordial, mas é apenas um dos nossos focos e não o único: a utilização de papel sustentável, garante de uma boa gestão florestal, assegura um equilíbrio igualmente importante e vital para o meio ambiente”, comentou Bruno Pereira, administrador de compras do Lidl Portugal, no mesmo comunicado.
Desde agosto de 2018 o Lidl descontinuou a venda de plásticos descartáveis, “evitando a entrada anual no sistema de 12,5 milhões de copos e mais de cinco milhões de pratos”.
«Eco»

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

REABERTURA DA ESTAÇÃO DOS CTT EM ALPIARÇA


Na sequência de um intenso processo de reivindicação da população e das autarquias locais, de que resultou a alteração da posição dos CTT, reabriu hoje pela manhã a Estação dos Correios de Alpiarça, situada em pleno Centro Cívico da vila, na Praceta José Pinhão.
Marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal, a Presidente da Junta de Freguesia, Vereadores, eleitos locais, o Presidente e vogal do conselho de administração dos CTT, representantes da Comissão de Utentes e diversos populares.
A Estação dos CTT em Alpiarça foi a segunda a reabrir a nível nacional dos 33 concelhos que viram encerrar as instalações da única loja gerida pela empresa concessionária do serviço público postal no seu território. Existe o compromisso da nova administração de reabrir as restantes ao longo do próximo ano.
Segundo informação do presidente do CA dos CTT, a loja/posto de Alpiarça que tem funcionado na papelaria "Prazer dos Números" na Rua José Relvas continuará entretanto em funcionamento.
A reabertura da Estação dos CTT demonstra a justeza das posições desde o primeiro momento defendidas pelos órgãos autárquicos do Município e da Freguesia , profundamente identificados com a defesa dos interesses da população e do serviço público postal universal.
«CMA»

CUIDADO COM AS TAMPAS DE SANEAMENTO NA VIA PÚBLICA!...



Por:
Manuel Dacosta


Mais uma vítima das tampas de saneamento existentes nas ruas da vila de Alpiarça, que ficou com a viatura bastante danificada. Contou-nos a condutora e proprietária do veiculo acidentado, que felizmente saiu ilesa, que na zona do Carvalhal (perto do café "Carvalhal") quando conduzia a sua viatura pela Rua Jacinto dos Mártires Falcão, ouviu um grande estrondo por baixo da mesma e imediatamente à sua volta. Lembra-se de ver uma grande fumarada enquanto os airbags actuavam, originando repentinamente a quebra do para-brisas, a destruição do tablier e outros danos que serão avaliados na respectiva peritagem técnica. A GNR foi chamada ao local e tomou conta da ocorrência. Não havendo dúvida de que terá sido a tampa de saneamento solta que deu origem ao acidente. Responsáveis da CMA estiveram também presentes para uma análise dos factos in loco e, perante a proprietária do veiculo, assumiram todas as despesas daqui resultantes. Tendo aconselhado a proprietária e munícipe a levar a viatura à oficina para uma avaliação de custos e depois apresentar o orçamento à Câmara Municipal de Alpiarça.

domingo, 29 de dezembro de 2019

ARTIGO DE OPINIÃO: Adeus Juventude Socialista

Por:
Rodolfo Colhe


Adeus Juventude Socialista

Ontem foi de vez, infelizmente não é um até já, ontem disse adeus à Juventude Socialista, disse adeus à melhor escola que tive (o seio da família não foi escola, foi educação).
Foi numa noite de copos que um jovem interessado com o que se passava à sua volta decidiu experimentar a juventude do partido em que sempre votara. Muitos dias foram bastante longos, mas foram cinco anos e meio demasiado curtos para tanta coisa.
Ontem dirigi-me ao congresso dizendo que “na política devemos começar todos do zero e ir somando experiências, conhecimentos e amigos”
Os conhecimentos não se podem contabilizar, mas sei que aprendi muito com os melhores e só aprendi uma ínfima parte do que eles tinham para me ensinar.
As experiências foram aos milhares entre congressos nacionais, congressos distritais, intervenções, discussões e boas conversas. Pertenci à comissão política nacional e distrital, fui membro da secretariado distrital e com grande orgulho representei a Juventude Socialista na Comissão Nacional do Partido Socialista e sou militante honorário. Aveiro, Porto, Coimbra, Lisboa, Castelo de Vide, Almada, Povoa do Varzim, Troia e todo o Ribatejo são locais onde passei nesta jornada, onde hoje percebo que fui sempre feliz mesmo quando não atingi os meus objetivos.
Quanto aos amigos vou ser sempre injusto com alguém mas hoje não posso deixar de destacar alguns, Eduardo Oliveira, Margarida Rabita, Joaquim Rafael, João Seixas, Diogo Martins, Carolina Simões, Vasco Casimiro, Diogo Carmo, Mara Lagriminha, Afonso Costa, Tiago Chambel, Bruno Quaresma e Tiago Preguiça. Foi graças a eles que nunca desisti e é graças a eles que gosta tanto de fazer política.
Quando simpaticamente fui convidado a dirigir-me aos congressistas pude afirmar que “não precisamos de políticos castrados muito menos precisamos deles na JS” foi essa a minha máxima, engoli sapos, muitos até mas nunca me desviei do caminho que achava certo sempre com a consciência que podia estar errado, só os cinzentões é que nunca erram.
A JS Alpiarça estava sem órgãos eleitos e consegui hoje sair e deixa-la ativa e com o Rodrigo Colhe e a Rafaela Lopes eleitos para a Comissão Política Distrital da JS.
Sei que podia ter feito mais, sei que podia ter feito melhor mas saio com o sentido de dever cumprido.
O futuro só a mim pertence, e não sei qual será, mas sei algumas coisas. Sei que a JS terá sempre em mim um amigo e os meus amigos sabem que fico lixado se não me ligarem.
Para o PS agora sou mais um militante com ganas de trabalhar e participar com o inconformismo de sempre.
OBRIGADO JUVENTUDE SOCIALISTA