sexta-feira, 22 de março de 2019

"Ler Antes de Ler" para Bebés


PRESIDENTE DA CÂMARA DESPEDIU-SE DOS BOMBEIROS ALPIARCENSES QUE VÃO AUXILIAR AS POPULAÇÕES DE MOÇAMBIQUE










Esta manhã, no Quartel dos Bombeiros Municipais de Alpiarça, o Presidente da Câmara Municipal, em nome do Executivo e do povo de Alpiarça despediu-se e manifestou o desejo de boa sorte aos três bombeiros da nossa corporação, que seguem em viagem hoje para Moçambique, numa missão de auxílio às populações vítimas do ciclone Idai, que já provocou cerca de 250 mortos e mais de 400 mil desalojados.
Depois desta cerimónia, os bombeiros alpiarcenses, juntaram-se em Almeirim na sede do CDOS, às restantes 8 Corporações do Distrito de Santarém, de onde saíram em coluna para o aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, onde se uniram à restante força nacional que segue para Moçambique.
«CMA»

DESPORTO EQUESTRE NA RESERVA NATURAL DO CAVALO DO SORRAIA, ALPIARÇA - 24/03/2019 - 10H00


RESTAURANTE “TASCA DA TERESINHA” ABRE NA PRÓXIMA TERÇA FEIRA



Previsto que estava a abertura da “Tasca da Teresinha”  para o passado dia oito deste mês por imprevistos técnicos teve que ser adiada.
Resolvido os problemas irá então ser inaugurado o restaurante com os “acepipes” da Teresinha já na próxima terça feira.
Situado na Rua Dr. Queiroz Vaz Guedes ( antigo Restaurante Europa) vai funcionar todos os dias das 7.30h às 23.30 e servirá pequenos-almoços e  almoços cujas ementas serão as mais  diversas.



Teresa Gaspar (foto)  que vai gerir  a “Tasca da Teresinha” adiantou-nos que as ementas vão ser à base de “pratos tradicionais e grelhados”.
Para que nada falte aos seus clientes a Teresinha vai animar as tardes da sua tasca com os “mais variados petiscos".
Venha daí.
Noticia relacionada.

quinta-feira, 21 de março de 2019

BOMBEIROS DE ALPIARÇA SEGUEM AMANHÃ PARA MOÇAMBIQUE EM MISSÃO DE AUXÍLIO


Três elementos do corpo de Bombeiros Municipais de Alpiarça e um barco salva-vidas seguem viagem amanhã para Moçambique em missão de auxílio às populações vítimas do ciclone Idai.
Os Bombeiros alpiarcenses vão integrados num contingente nacional do qual fazem parte dezanove bombeiros de oito corporações do distrito de Santarém, que seguirão viagem para ajudar nas operações de busca e salvamento em Moçambique, pais afetado nos últimos dias pelo ciclone Idai, que já provocou perto de 250 mortos e mais de 400 mil desalojados.
A formatura anterior à partida realizar-se-á amanhã, sexta-feira, às 11 horas, no Quartel dos Bombeiros Municipais de Alpiarça.
«CMA»

segunda-feira, 18 de março de 2019

PATACÃO: A VERGONHA DAS VERGONHAS ALPIARCENSES


Por:
Catarina Pestana


ESCAROUPIM VS PATACÃO


Escaroupim, uma aldeia avieira de pescadores, situada no concelho de Salvaterra de Magos, remodelada e capaz de ser um dos ex-libris de Salvaterra pelos seus passeios de barco sobre a margem do rio Tejo até Muge através da empresa Promatur.

O Escaroupim não foi esquecido pela Câmara Municipal de Salvaterra, pelo contrário investiram no turismo e nas suas gentes que ali viveram e vêm aproveitado o seu património.

Patacão uma aldeia avieira banhada pela margem do Rio Tejo, esquecida e desprezada pela Câmara Municipal e pelo seu povo, podia ser um ex-libris do Concelho de Alpiarça, mas como tantos outros, está ao abandono, a ver-se cair aos pedaços as casas que outrora foram de pescadores que tanto contribuíram com o seu trabalho e esforço para com Alpiarça.


É triste ver este abandono!



Podia-se remodelar as casas, ter 2 ou 3 barcos para  passeio dos nossos turistas, um pequeno bar com “comes e bebes” que abrisse as suas portas só na época alta de Maio a Outubro, por exemplo.

Até quando vamos deixar morrer o que também é de todos nós?  


OPINIÃO: MÁRIO PEREIRA: UM PRESIDENTE DE CÂMARA QUE NÃO É CAPAZ DE ENFRENTAR A REALIDADE E QUE NÃO GOSTA QUE O CRITIQUEM



Há políticos que quando confrontados com dilemas ou  questões reais em vez de assumirem as responsabilidades dos seus falhanços fazem como a avestruz.

Escondem a cabeça debaixo da areia quando se aproxima o perigo

Em Alpiarça temos desta gente.

Quando confrontados  com factos reais ou quando  questionados sobre as suas graves faltas e incapacidades não assumem a responsabilidade daquilo que nunca conseguiram fazer e  muito menos conseguem fazer.

Uma jovem alpiarcense com apenas 25 anos apontou o dedo a Mário Pereira, presidente da Câmara Municipal de Alpiarça e perguntou-lhe, sem “papas na língua”:


“…QUE É FEITOS DOS JOVENS DA MINHA GERAÇÃO?..”

Como não chegasse, entre outras questões primordiais para Alpiarça ainda o questionou  sobre as “oportunidades  que o concelho não  dá em “termos de empregabilidade e habitação.”

O Autarca nem uma resposta deu à jovem e escondeu-se atrás da capa da inoperância para não mostrar a sua incapacidade perante quem o enfrentou e lhe apontou o dedo.

Vamos compreendendo agora as razões porque durante três mandatos Mário Pereira nunca conseguiu tirar Alpiarça do marasmo em que se encontra com a cobertura e apoio do PCP/CDU.

Para o autarca reconstruir ou requalificar o Casa Museu dos Patudos, o Jardim Municipal ou a Praça do Município é que foi importante e “obra feita”.

Mário Pereira sempre confundiu “reconstruir” ou “requalificar” com OBRAS FEITAS DE RAIZ como fizeram os seus antecessores.

Ainda bem que não voltará a ser presidente da Câmara Municipal de Alpiarça.

Alpiarça precisa, mais do que nunca, de jovens que não tenham medo de enfrentar  o velho e desatualizado “Comité Central” da Rua Silvestre Bernardo Lima e fazer ver aos alpiarcenses que a CDU parou no tempo.

Noticia relacionadas:
LEITORA QUESTIONA DIRECTAMENTE O PRESIDENTE DA CÂMARA

ARTIGO DE OPINIÃO: Alpiarça está pelas ruas da amargura

Por:
Rodolfo Colhe

Por muito que uma pessoa se dê a conhecer nem sempre é percebida, e no meu caso acho que por vezes as minhas críticas ao trabalho do executivo CDU na Câmara Municipal de Alpiarça fazem com que pareça mais um dos muitos comentadores anticomunistas que em alguns casos parecem anti Alpiarça. Na realidade não sou nem uma coisa nem outra e se me acusarem da segunda então vamos ter problemas sérios.

Fazendo uso de uma frase atribuída ao Ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva “Eu cá gosto é de malhar na direita" não é na CDU nem no BE. Sou pró Geringonça e tenho pena de que a CDU e o BE não coloquem de lado determinados radicalismos.

Não tenho nenhum problema em dar os parabéns ao executivo CDU pela vinda do Senhor Presidente da República a Alpiarça que é sempre de louvar principalmente quando o PR tem a popularidade que tem. Nenhuma promoção de um só dia seria melhor que esta para a Casa Museu dos Patudos, falta agora criar a promoção diária e contínua. Mesmo eu que não sou fã do Professor Marcelo Rebelo de Sousa (há que admitir que a sua hiperatividade em contraste com hipoativadade do seu antecessor conquistou as pessoas) me sinto orgulhoso de o ver na minha terra, num local que me diz tanto e qualquer avaliação menos positiva nada mais é do que “bilhardeirices” que em nada contribuem para o bem comum. A vida também se faz de festa e banhos de multidão, resolvam alguma coisa ou não, e as pessoas de Alpiarça também têm direito a isso mas infelizmente não pude estar presente com muita pena minha.

No dia 16 de março a Js Alpiarça, Almeirim e Cartaxo desenvolveram um jantar Vínico sobre o qual falarei no próximo artigo, jantar esse, cujos copos de prova foram emprestados pela CM de Alpiarça e sinto-me na obrigação não só de agradecer como de elogiar a postura positiva com a cedência que foi feita.

Infelizmente, nem tudo é positivo, desde o primeiro minuto me imiscuí de grandes comentários sobre as pinturas no muro exterior dos Paços do Concelho e até fiz questão de os desvalorizar, pela simples razão de as mesmas serem supostamente da autoria de uma Juventude Partidária que não aquela onde milito e sou dirigente. Não concordei como teria de ser, mas não quis que achassem que estava a faze-lo por questões partidárias, mas desta vez terei de falar.

As juventudes partidárias não são grupos de taxistas, não são coladores de cartazes e muito menos são vândalos ao serviço de causas, devem ser sim grupos de jovens preocupados com o futuro do país e do mundo que se fazem ouvir e lutam por aquilo em que acreditam. Não conheço a organização interna da JCP, não sei se possuem concelhias como a JS, JSD ou JP ou se simplesmente elegem órgãos nacionais, não sei também se em Alpiarça há estrutura eleita ou não, o que sei é que não é tolerável é vandalizar por duas vezes os Paços do Concelho e ainda se vangloriarem como é possível ver na foto galeria no fim da seguinte página http://www.jcp.pt/ii-centenario-do-nascimento-do-karl-marx/.

Se a JCP tem estrutura eleita em Alpiarça desafio a virem admitir que são os autores, ou repugnar quem o fez, se não têm estrutura eleita, bem, nesse caso o comunismo em Alpiarça está pelas ruas da amargura.

Num último parágrafo quero dar os parabéns a todos os jovens que se uniram em nome da defesa do ambiente e participaram na Greve Ambiental, a todos independentemente das suas razões e razoabilidade, muitos parabéns. Uma greve que se inicia nas ações e palavras de uma jovem hoje com 15 anos diz muito sobre o poder da palavra e sobre a força que há em cada um de nós, parabéns Greta Thunberg por ajudar tantos jovens a sonhar.