sábado, 2 de julho de 2016

Presidente da Câmara almoça com o Primeiro-Ministro


Almoço com o Primeiro-Ministro, em Almeirim, a convite do Presidente da Câmara, Pedro Ribeiro, assinalando a redução para 13% do IVA na restauração, medida resultante da posição política conjunta surgida na sequência dos resultados eleitorais das legislativas. 


«Texto de Mário Pereira»
(Agradeço a Rui Louraço e a Marcelo Mendes, as fotos)

sexta-feira, 1 de julho de 2016

O lugar do Casalinho hoje em foco



O lugar do Casalinho, em Alpiarça, hoje em foco. Pouco antes do início da Festa Popular deste ano, a deflagração de um incêndio que obrigou à mobilização de meios consideráveis dos Bombeiros da nossa região -- Bombeiros Municipais de Alpiarça, BV Chamusca, BV Almeirim, BV Salvaterra de Magos, BM Santarém, BV Constância e equipa de Sapadores da ACHAR --, incluindo um helicóptero de combate a incêndio. 

O ataque rápido e em força, bem como a determinação dos elementos dos bombeiros, permitiu o imediato controlo da situação.



«Texto e fotos de Mário Pereira»




«Fotos de Paulo Ferreira»

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Aprovado o projeto de reabilitação do jardim municipal de Alpiarça

Aprovado por maioria, com os votos favoráveis do executivo e do vereador do PS, Manuel Colhe, em reunião extraordinária da Câmara Municipal de Alpiarça, realizada ontem, quarta-feira, dia 29 de junho, o projeto de reabilitação do jardim municipal de Alpiarça elaborado pelo arquiteto Domingos Santos Silva. O projeto agora aprovado será candidatado a financiamento através dos fundos comunitários.

«CMA/JA»

ACTIVIDADE FÍSICA PARA SĖNIORES DO CONCELHO DE ALPIARÇA FESTA DE FINAL DE ANO


O Parque do Carril recebeu a Festa dos participantes no programa municipal de desporto "Atividade Física para Séniores" que decorreu ao longo do ano em vários espaços de todo o concelho.
Semanalmente os técnicos da Autarquia deslocam-se aos vários locais de atividade, Frade Cima, Frade Baixo e Alpiarça onde desenvolvem diversas atividades para todos.
Este ano o programa teve cerca de 65 inscritos e além das aulas houve também ações realizadas fora do Concelho.
Para marcar o final do ano realizou-se no Parque do Carril um convívio entre todos os participantes com muita musica, atividades e pic nic. onde não faltou a alegria e diversão.
A Câmara Municipal pretende continuar com este programa no próximo ano.
«Legenda da Foto: Seniores/Foto de Rui Louraço»

quarta-feira, 29 de junho de 2016

ORDEM DE TRABALHOS DA SESSÃO ORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALPIARÇA, DIA 30 DE JUNHO DE 2016

A ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALPIARÇA VAI REUNIR-SE EM SESSÃO ORDINÁRIA, NO PRÓXIMO DIA DE 30 DE JUNHO DE 2016, 5.ª FEIRA, PELAS 21H30, NO AUDITÓRIO DOS PAÇOS DO MUNICÍPIO.


A SESSÃO CONVOCADA PELO SR. PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA, FERNANDO RODRIGUES LOURO, TEM A SEGUINTE ORDEM DE TRABALHOS:
Ponto 1 - Informação escrita do Sr. Presidente da Câmara Municipal, acerca da atividade do Município e da sua situação financeira, ao abrigo da alínea c) do n.º 2 do art.º 25 da Lei n.º 75 de 2013 de 12 de Setembro.
Ponto 2 - Apreciação e votação da Consolidação de Contas do ano de 2015 - Relatório de Gestão Consolidado. Município de Alpiarça.
Ponto 3 - Apreciação e votação da Modificação ao Orçamento para 2016 – Revisão n.º 1. Município de Alpiarça.
Ponto 4 - Apreciação ao Apelo sobre a tomada de posição em Defesa da Escola Pública – AbaixoAssinado. FENPROF – Federação Nacional de Professores.
Ponto 5 - Apreciação e votação da Proposta para aprovar a aceitação de doação da afetação ao domínio Público Municipal de várias parcelas de terreno da Quinta da Gouxa. Município de Alpiarça – Proposta do Sr. Presidente da Câmara Municipal.
Ponto 6 - Leitura, discussão e votação de recomendações, moções e votos, conforme disposto no n.º 2 do Art.º 20 do Regimento.
Ponto 7 - Apreciação, discussão e votação da proposta da ata, referente a sessão Ordinária da Assembleia Municipal, realizada no dia vinte e nove de Abril de dois mil e dezasseis.

As excursões dos reformados, pensionistas e idosos do concelho de Alpiarça



Após a reunião de Câmara extraordinária desta manhã, dei um salto à Nazaré, com a Fernanda Cardigo, Presidente da Junta de Freguesia, e com o Fernando Louro, Presidente da Assembleia Municipal, para acompanhar a parte final da excursão de hoje de reformados, pensionistas e idosos do concelho de Alpiarça.
Este ano o destino das cinco viagens que serão realizadas neste início de Verão passa pelas salinas de Rio Maior e pela praia da Nazaré.

«Texto e fotos de: Mário Pereira»

Detido por suspeita de furto de metais

Militares do Posto Territorial de Alpiarça detiveram esta tarde, dia 29 de junho, em Alpiarça, um homem com 50 anos por suspeita de furto de metais não preciosos.
Na sequência de diligências de investigação relativas a este crime, foi realizada uma operação de prevenção ao furto de metais não preciosos, que levou à abordagem e fiscalização de um veículo, culminando com a detenção do seu condutor.
Já referenciado pela prática do mesmo tipo de ilícito criminal, o suspeito não indicou a proveniência dos objetos que transportava pelo que lhe foi apreendido:

     36 aros metálicos em ferro fundido, para colocação de tampas;

·    Diversos tampos metálicos;

·    Uma grelha de águas pluviais;

·    Várias peças metálicas com estampagem de diversos municípios.

O homem foi constituído arguido.

VÍDEO INTEGRAL DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA DE 29 DE JUNHO DE 2016

TEVE COMO PONTO ÚNICO A ORDEM DE TRABALHOS - REQUALIFICAÇÃO DO JARDIM MUNICIPAL DE ALPIARÇA - PROJETO DE ARQUITETURA E ESPECIALIDADES.
Aprovado por maioria com voto contra do Sr. Vereador Francisco Cunha.
O Sr. Presidente da Câmara e o Sr. Vereador Francisco Cunha fizeram declaração do seu sentido de voto.

Junho 2016 - Domingos Santos Silva, Arquiteto -------------------------------------------------------------------
Aprovado por maioria com o voto contra do Sr. Vereador Francisco Cunha.---------------------------------

PS de Alpiarça elegeu nova comissão política concelhia


João Céu (foto) é o novo presidente da Comissão Política Concelhia (CPC) do PS de Alpiarça, estrutura que elegeu novos corpos sociais durante o mês de junho.
A mesa da assembleia é agora composta por Sónia Sanfona, Vera Cavaca e Cláudia Hortelão, sendo o secretariado composto por Abel Pedro, Teresa Freitas, Vera Capitão, Abel Pinhão, Marta Piscalho e Paula Estereiro.
«RR»

terça-feira, 28 de junho de 2016

PASTOR: Uma profissão com futuro

Segundo anunciou ‘O Ribatejo’ um “pastor aceita turistas” para ” acompanhar o rebanho” no percurso que faz vai para seis anos, na Serra dos Candeeiros, na companhia habitual de 220 cabras e um velho cão.”
Só que agora não faz o percurso sozinho mas sim com a companhia semanal de um grupo de visitantes.
Adianta o semanário que o “projecto vai de vento em poupa” porquanto o “número de cabeças de gado do rebanho irá duplicar ate final do ano” tal é a procura dos visitantes.
Com um itinerário interessante e com os trilhos desenhados pela passagem do rebanho” que até servem de “corte contra incêndios”, nunca se sabe se  ser  pastor não será uma profissão de futuro.
Raúl Gabriel dos Santos Rodrigues (foto) mais conhecido como Nelinho é o pastor que agora também faz de guia turístico porque o importante é também conhecer cada recanto da serra para agradar ao visitante.
Para o efeito foi criada a ‘Rota dos Pastores’ que ajuda a conduzir mensalmente dezenas de visitantes pela encosta da Serra dos Candeeiros contando com o apoio da ‘Cooperativa Terra Chã’
António Centeio/NA

Capturado foragido da prisão



Militares do Posto Territorial de Almeirim capturaram ontem, dia 27 de junho, um homem com 27 anos, que se encontrava foragido da prisão de Alcoentre.

O homem, residente no concelho de Alpiarça, estava a cumprir pena de prisão no Estabelecimento Prisional de Alcoentre, por condenação pela prática de furtos, tendo aproveitado uma saída precária para não regressar à prisão.

Ontem foi capturado em Almeirim e entregue no Estabelecimento Prisional.

PASSEIOS SÉNIORES ALPIARÇA

Realizou-se a primeira de 5 viagens dos Passeios Sénior de Alpiarça (27, 28, 29, 30 de Junho e 1 de Julho) às salinas de Rio Maior e à Nazaré





«CMA»

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Entrega do "Prémio Nacional Memória e Identidade" ao pintor Júlio Pomar



Uma grande honra, a que me foi possibilitada hoje à tarde, em Lisboa: a entrega do "Prémio Nacional Memória e Identidade" ao pintor Júlio Pomar -- uma figura maior das artes e da cultura portuguesa --, em representação da Direcção da Associação Portuguesa dos Municipios com Centro Histórico (APMCH).
Este Prémio da APMCH é justificado pela enorme valia da intervenção artística de Júlio Pomar na construção de significado nos centros urbanos, essencial para a produção de memória e identidade colectiva, e teve a presença da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, do Presidente do Conselho de Curadores e do secretário-geral da APMCH.



«De: Mário Pereira»

CONTINUAMOS A SER UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO LOCAL

2442
102
7

Recolha de dados feita hoje no Google 

" Jardim Zoológico" de Alpiarça


Espero que seja um contributo para a memória das pessoas de Alpiarça. Quem não se lembra que aos domingos se ia visitar o " Jardim Zoológico" de Alpiarça ? Corujas do mato, mochos galegos, bufos reais, corujas das torres, milhafres pretos, águias calçadas, ginetos, raposas, javalis, sacarrabos, coelhos, veados, patos reais, texugos, gralhas, bufos pequenos, gaios, milhafres, gamos, galinhas de água, lebres, gamelas e camelos entre outros.

«Joaquim Jose Duarte Garrido»

APRESENTAÇÃO DO LIVRO AQUI E AGORA, DE VASCO GASPAR


domingo, 26 de junho de 2016

Audição de Final de Ano da Escola de Música da Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1° de Dezembro



Tarde de Domingo, a Audição de Final de Ano da Escola de Música da Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1° de Dezembro, em que participei com a Fernanda Cardigo, Presidente da Junta de Freguesia. 
Ao ver/ouvir as actuações dos jovens músicos desta Escola da SFA, conclui-se pela justeza do investimento que as autarquias locais realizam na promoção da cultura nas associações e colectividades e no desenvolvimento integral de cada um dos seus munícipes. 
Parabéns aos músicos, aos professores e à direcção da SFA; boas férias e um bom regresso em Setembro.


«De: Mário Pereira»

MUNICÍPIO DE ALPIARÇA VENCEU EDIÇÃO 2016 DOS "JOGOS + LEZÍRIA" DA CIMLT


A equipa do Município de Alpiarça venceu os "Jogos + Lezíria" 2016 da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo. 
O Município de Rio Maior foi o anfitrião da 3ª edição dos Jogos + Lezíria, uma competição que envolve equipas dos Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e da sua estrutura em divertidos jogos ao bom estilo "Jogos sem Fronteiras".
O palco escolhido para esta edição 2016 foi o Complexo de Piscinas Municipais e envolveu 8 equipas que competiram em 5 animados jogos. No final a vitória foi para o Município de Alpiarça seguida pelos Municípios de Almeirim e Santarém.


«CMA»

A apropriação dos heróis

Por: Arnaldo
Vasques

Como uma apropriação aos heróis do nosso mundo rural, assistimos neste mês de junho, em Alpiarça, ao lançamento de mais uma obra de investigação integrada nos Cadernos Culturais. “A Praça de Jorna em Alpiarça, a saga do trabalho e da dignidade”, de Ricardo Hipólito, com prefácio de Dulce Freire, uma viagem detalhada ao mundo do campesinato nos campos do Ribatejo e do Alentejo. Para este fim, ajudaram os relatos dos mais velhos e nisso, antes que esses registos se apagassem de vez, teve o autor trabalho aturado por vários anos de pesquisa e recolha. Luta e resistência, organização e destemor perante os patrões e o sistema, e a insistente violência de um regime policial e fascista, que prendia, torturava e assassinava, de tudo isto se falou naquela tarde soalheira e emoldurada de gente. Precisamente no local onde o jovem trabalhador rural, Alfredo Lima, foi baleado por um praça da GNR, era comandante do posto de Alpiarça o sargento Pires, justamente ali teve lugar a cerimónia. Assinalou-se a desdita com um ramo de flores na placa que imortalizará o largo com o nome de Alfredo Lima. Momentos antes, ouvíramos as palavras emocionadas da irmã, Maria José Lima, enquanto ofertava ao Partido Comunista local a camisola guardada por tantos anos, onde “avultavam os dois orifícios das balas assassinas”. Mais gente, que entregou as suas vidas em prol das lutas campesinas, veio a lume: Soeiro Pereira Gomes foi relembrado. Escondendo-se onde pôde, albergou-o uma família de Pernes, os Vieira, num moinho de vento a caminho de Vaqueiros (abraço ao Óscar Vieira, amigo do Liceu!). Veio-me à memória, também de Pernes, o destemido “Diabo”, quando despejou um garrafão de água poluída do Alviela, frente ao ministério no Terreiro do Paço. Outro herói adiantado no tempo! Apropriamo-nos dos heróis como natureza sagrada: nascem das crenças e dos mitos, determinam estados de opinião e modos de ação determinada. Como pão para a boca, apropriamo-nos dos heróis pensando exorcizar a nossa passagem pela Terra!?…

«In O Ribatejo»

CONTINUAMOS A SER UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO LOCAL






Recolha de dados feita hoje no Google e referentes ao dia de ontem




Festa popular da Gouxaria


Festa popular da Gouxaria, que decorreu no parque de merendas, numa organização de Comissão de Moradores e da Junta de Freguesia de Alpiarça. 
Momento de encontros e de convivialidade entre a população do concelho.



«De Mário Pereira»