sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Actividades do 'Águias de Alpiarça'



14 De Outubro
Sábado 
FUTEBOL
10h30m- Infantis Fazendense
16h - Amigável Sub-11 NS Rio Maior
Local: Estádio Municipal 
 
19h- WorkShop "Nutrição Desportiva"
Degustação
21h30m-Espetaculo com o Grupo DCM trio, special guest Guilherme Freitas
Local: Largo frente ao Clube
15 De Outubro
Domingo
10h- Convívio VespÁguias

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Recepção nos Paços do Concelho à delegação da associação "Les Amis du Plateau"



Recepção nos Paços do Concelho à delegação da associação "Les Amis du Plateau" da cidade francesa de Champigny-sur-Marne, geminada com Alpiarça. 
A dirigir a delegação tivemos a presença de Valdemar Francisco, também administrador da Câmara de Comércio Franco-Portuguesa e de um conjunto de professoras que leccionaram em Champigny-sur-Marne nos anos 60 e 70, tendo contribuído para a integração da comunidade portuguesa em França nesse período. 
Nesta recepção, para além das boas-vindas e da troca de lembranças, tive também oportunidade de enviar os cumprimentos fraternos de Alpiarça para Champigny, em especial para os membros do Comité de Geminação e para o maire Dominique Adenot.
«M.P.»

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

UNS DESTROEM, OUTROS TIRAM O MELHOR QUE ALPIARÇA TEM


Às vezes apetece dizer:

“Não vale apena. Esta gente não merece nada”


Já quase dez bolas de ferro fundido que desapareceram do Largo Vasco da Gama (Praça Velha)

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

TUDO FUNCIONA À BASE DE COMPADRIO, DE CUNHAS, DE SIMPATIA E PARTIDARISMO

Por: V. Vidigal

Não interessa se é bom funcionário, se é bom trabalhador e muito menos se é um óptimo profissional, ou se é boa pessoa, o importante é que seja “militante do partido”.
Qual partido?
Daquele que estiver no poder.
Vamos parar no tempo  para  olharmos  para tudo que é “coisa pública".
Directa ou indiretamente tudo está ligado ou dependente da força politica que está no poder.
Até quem conduz  certas viaturas.
Às vezes lembro-me de uma situação que em tempos surgiu no burgo.
Acusaram um determinado grupo de pessoas que estava no poder institucional de ser uma espécie de “polvo” porque alcançava tudo que era “coisa”.
As “coisas” dependiam todas do pico da pirâmide.
Passadas dezenas de anos desta acusação ao “polvo” que acabou no Tribunal hoje tudo continua na mesma.
Mudam-se os vasos mas as flores são sempre as mesmas.
Olhamos para onde queremos olhar e as “pinças” do polvo estão em tudo que é sítio.
Infelizmente não é só nas bandas do burgo banhado pelo Tejo.
 É assim em tudo que é sítio.

Talvez, por estas e por outras, é que não passamos da “cepa torta” e pior: quando o burgo é pequeno como aquele em que estou a escrever este pequeno texto então nem se fala da desgraça que nos calhou.

domingo, 8 de outubro de 2017

ARTIGO DE OPINIÃO: A minha leitura das eleições

Por:
Rodolfo Colhe
Presidente da Juventude Socialista
de
Alpiarça

A minha leitura das eleições


As eleições autárquicas passaram e os resultados estão a vista de quem os quer ler, o PSD sai derrotado vítima da sua actual linha ideológica, o CDS perde eleitorado mas sai a respirar bem pelo resultado em Lisboa que obtêm principalmente por via fraquíssima candidatura do PSD, a CDU perde demasiadas câmaras e sai mal das eleições tendo muitos analista tendo culpar o actual modelo de governação desses resultados, e isso pode fazer sentido em alguns dos casos em outros não faz sentido algum sendo mais responsável as más políticas e a falta de renovação de listas. Quanto ao PS bem o resultado fala por si e é demonstrativo das boas práticas e do bom caminho em que o PS se encontra tendo contribuído como suporte a isso o excelente desempenho do governo, e nem quero imaginar os resultados caso a comunicação social e alguns membros de ordens profissionais fortemente ligamos a determinados partidos não tivessem tentado minar a confiança dos portugueses. Hoje em dia ser do PS esta na moda diria, lá cabe indivíduos de diversas linhas com diferentes pensamentos desde que unidos em torno da causa pública e dos valores do partido, não há que ignorar que existiram em alguns municípios 2 candidaturas de dissidentes do PS. Mas felizmente hoje a possibilidade de ganhar câmaras pelo PS é muito mais forte do que era por exemplo a 4 anos a trás onde a comunicação social esmagava dia a dia o Eng. José Sócrates e numa altura em que as pessoas estavam ainda crentes no discurso do então primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, será até difícil diria voltar a ter uma possibilidade tão boa de mudar a cor política de algumas câmaras tal como foi em Almada ou em Constância ou Marco de Canaveses. Uns dos pontos interessantes destas eleições foram sem dúvidas as eleições ganhas por muito poucos votos tais com Murça onde em mais de 4000 votantes apenas 120 votos ditaram a diferença, Alpiarça onde em 3861 votantes a diferença foi de apenas 179 votos mas o caso principal é Almada onde em 66500 votantes pouco mais de 300 votos decidiram o vencedor e ai sim talvez seja justo falar em pequenas distâncias.
Passando para o Ribatejo, as eleições foram novamente positivas para o PS não só pela recuperação de uma autarquia mas principalmente pelo facto de ter renovado maiorias e principalmente por ter conseguido atingir algumas onde era poder sem ser maioria tais como no Cartaxo onde as pessoas demonstraram uma enorme confiança neste executivo. Uma palavra especial para os militantes da JS que foram eleitos nestes eleições alguns inclusivamente para presidentes de junta tais como o meu amigo Samuel Frazão eleito presidente da junta de Monsanto, no caso do meu amigo André Charrua candidato a junta de freguesia do Couço que não tendo ganham recuperou mandatos para o PS. Uma palavra muito especial também para o Sérgio Oliveira que com apenas 31 anos venceu as eleições para a câmara de Constância, são estes resultados de jovens que demonstram que hoje a população no geral já esta preparada para votar em jovens porque a idade em nada determina a capacidade.
Por fim falar de Alpiarça, e em Alpiarça toda a gente perdeu, a CDU não pode ignorar o decréscimo no número de votos que na minha óptica só se explica por uma quebra grande de confiança e também por uma redução de cerca de 200 eleitores na sua maioria indivíduos que faleceram, o PSD não pode deixar de admitir que o seu eleitorado base fez voto útil provavelmente ora para evitar a CDU no poder ora para evitar o PS no poder. O PS não pode negar que não ganhou apesar da melhoria dos resultados até porque como já tinha dito as condições eram óptimas para a vitória mais ainda em Alpiarça onde ao contrário de 2013 nenhuma força do Partido saltou forças contrárias, eu enquanto candidato e militante do PS sinto-me derrotado e assumo também a percentagem de culpa que é minha. Por último os Alpiarcenses talvez também venham a sair derrotados consoante seja a resolução encontrada para a falta de maioria na assembleia municipal e assembleia de freguesia, espero bem que os interesses políticos e os interesses nacionais sejam colocados de parte a bem das pessoas de Alpiarça. Uma palavra de felicitação, força e de motivação a todos os eleitos das diferentes forças no nosso concelho.