sexta-feira, 16 de agosto de 2019

QUE É FEITO DAS PROMESSAS DE QUEM MANDA NA CÂMARA DE ALPIARÇA E ONDE ESTÁ A RESPONSABILIDADE DE QUEM NÃO CUMPRE O QUE PROMETE?





O Contribuinte/reclamante chamou o responsável da Câmara e apontou-lhe com o dedo os dois enormes buracos que estavam na frente de quem tem poderes para  os mandar tapar. 
Viu e disse:
"Vou mandar tapar"
Já passarem vários meses.
Os buracos continuam a alastrar e já tem alguns centímetros de profundidade.
O local é na Rua Silvestre Bernardo Lima.
Os que testemunharam a 'cena' perguntam:
"Onde está a responsabilidade desta gente que não cumpre o que prometem e não querem saber disto para nada?"



ALPIARÇA: uma terra com passeios 'cheios' de imundícies








Dejectos e mais dejectos nos passeios da Urbanização do "Casal dos Gagos"

Quem nos acode ou  quem nos salva do cheiro horrível desta porcaria?

«Fotos enviadas por um leitor»

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

MAS QUE GENTE É ESTA QUE NOS ESTÁ A GOVERNAR?





Ontem estive a falar com um responsável da Autarquia alertando-o para  a sujidade que existe em alguns passeios de Alpiarça.
Na curta conversa que tive com o mesmo fiquei com a sensação de que lhe estava a "entrar por um ouvido a cem e a sair pelo outro a mil".
A única resposta que me deu foi "é da responsabilidade da Câmara a limpeza dos passeios" mas sempre a caminhar como que: pouco ou nada estivesse  interessado na informação.
Uma conversa  que mais não era do que informá-lo de outros locais onde a sujidade existe em abundância por causa do  desleixo  dos serviços camarários  onde o dito é um dos responsáveis.
Lamento que a Câmara da minha terra esteja tão mal servida de responsáveis e começo agora a perceber porque Alpiarça continua a ser uma terra suja e entregue ao desleixo.

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Resíduos orgânicos serão recolhidos de forma seletiva pelos municípios



Restos alimentares e guardanapos de papel já estão a ser transformados em fertilizante para a agricultura e alguns geram até eletricidade.

Os municípios portugueses vão passar a recolher seletivamente os resíduos orgânicos, como restos de comida, até agora colocados no lixo indiferenciado, uma obrigação que resulta de uma diretiva europeia que visa ajudar o meio ambiente.
Com esta seleção, não só se transformam os resíduos em recursos para a produção de fertilizantes e, em alguns casos, de eletricidade, como também se evita um problema ambiental. Quando colocados no lixo indiferenciado e depositados em aterro, no processo de decomposição, os resíduos orgânicos produzem metano e dióxido de carbono, gases com efeito de estufa que contribuem para o aumento da temperatura média do planeta e para a crise climática.
Conta a SIC que, em Lisboa, além do composto, através dos resíduos em decomposição já é gerada eletricidade a partir do biogás produzido na estação de valorização orgânica da Valorsul. E, a partir de outubro, a Câmara vai iniciar a recolha de resíduos orgânicos na Alta da cidade.
A autarquia lisboeta vai dar a cerca de 6700 famílias da freguesia do Lumiar um balde para depositarem os resíduos orgânicos e guardanapos de papel.
Já na cidade da Maia estão a ser recolhidos e encaminhados para a compostagem resíduos orgânicos de cerca de mil famílias, desde outubro de 2018. Um projeto piloto que, ao que tudo indica, será alargado a 700 prédios do concelho no próximo ano, abrangendo desta forma 35 mil habitantes.
Desde que esta iniciativa foi instalada em Águas Santas, a quantidade de lixo indiferenciado recolhido pelos serviços municipais passou para metade.
«NM»

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

COMO É QUE O EXECUTIVO DA CDU PERMITE UMA "PORCARIA" DESTAS NUM PASSEIO PÚBLICO?




Um passeio público cheio de dejectos de andorinhas que causa vómitos a quem passa junto desta porcaria.
Mais grave ainda quando se situa  frente a uma farmácia.
Bastava que o Executivo da CDU desse ordens para que o passeio fosse lavado com uma "mangueirada" de água que por acaso e para o efeito até existe uma boca de incêndio bem perto desta sujidade ou que solicitasse aos bombeiros que lavassem o passeio.
O executivo da Câmara de Alpiarça quanto a higiene deixa muito a desejar.
O local é o passeio frente à Farmácia Gameiro e a rua é a Silvestre Bernardo Lima.