quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Piloto alpiarcense em destaque na copa do mundo de motonáutica



O piloto ribatejano Bernardo Mira, de Alpiarça, conquistou no passado este domingo em Navia, nas Astúrias, em Espanha, o "Gran Premio Reina Letizia", prova que integra a Copa do Mundo de Motonáutica da Categoria T-850, destinada a barcos com motores de até 850 cc e um máximo de 70 cv.

Bernardo Mira, que tinha sido segundo na qualificação, venceu as 4 mangas da prova, duas no sábado e outras duas no domingo, deixando o seu mais direto rival, o espanhol Sérgio Pereira, que tinha sido o melhor na qualificação, no segundo lugar.

Mas Bernardo Mira não foi o único ribatejano em destaque. Paulo Almeida, também de Alpiarça, foi o terceiro na mesma prova, subindo ao lugar mais baixo do pódio.

Este foi o segundo grande resultado de Bernado Mira que, em Julho, em Valada, no Cartaxo, conquistou a sua primeira prova da classe T-850.
«RR»



domingo, 12 de agosto de 2018

ARTIGO DE OPINIÃO: Calor

Por: Rodolfo Colhe




Calor

Se há mês do ano que recolhe preferência de uma enorme franja da população é sem dúvida o mês de agosto, calor, sol e praia (seja ela marítima ou fluvial, felizmente não é só professor Marcelo que vai a banhos no rio, já anseio pelos meus).
Infelizmente, nem tudo são rosas neste mês, o fogo que deflagrou em Monchique e que foi combatido valentemente por corporações de bombeiros de todo o país, deixou qualquer português triste. Felizmente ao nível das perdas humanas e materiais os planos de ação funcionaram bem tendo sido bastante pronta a evacuação das populações, uma palavra para o trabalho da segurança social que muito cedo chegou ao terreno dando apoio psicossocial a todos os que necessitavam. Esperemos que este seja o único grande incêndio do ano e que as medidas do governo que até agora se têm mostrado eficazes continuem a ser. A maior força do mundo para todas as populações afetadas.
Os dias de muito calor que se fizeram sentir no fim de semana passado tiveram outros efeitos nefastos ainda que de gravidade bastante inferior ao grande fogo de Monchique, sendo que é na mesma de lamentar as perdas na agricultura com especial ênfase para a vinha onde a perda é relativamente grande num ano que já vinha por si a ser difícil devido ao míldio. Espero sinceramente que as perdas não coloquem em causa a estabilidade dos produtores e quem sabe a qualidade venha a compensar a quantidade. Ficou mais uma vez provado que o mal que fazemos ao nosso planeta depois abate-se sobre nós, com a exceção do presidente dos USA, DonaldTrump. Existirá mais alguém que duvide das alterações climáticas?
Estamos na silly season e como vem sendo habitual há muito ruído à volta de pouco ou até de nada, no entanto há uma temática que merece especial atenção, que é o novo partido que Pedro Santana Lopes está a preparar e que está a assustar a direita e a deixa-la com alguma dificuldade em posicionar-se. Para começar o debate sobre esse tema há que relembrar que Santana Lopes teve mais de 45% dos votos nas eleições para secretário-geral do PSD em janeiro passado, não foi 10 anos nem foram 10% dos votos, das duas uma ou Santana Lopes é de facto consensual no PSD ou então no PSD qualquer um pode vencer ou estar perto disso consoante o momento. No PSD ninguém quer falar profundamente sobre o caso, os que estão tentados a seguir Santana Lopes não querem ser os primeiros a avançar e os que estão contra medem as suas palavras com medo que isso possa precipitar outras a deixar o partido bem como com medo do que será a reação da opinião pública. No caso CDS o problema é diferente pois a conjuntura interna não é favorável, muitas vozes se levantam em sentidos muito contrários e as dúvidas são muitas, no entanto são as europeias e a possibilidade de ter que vincar o seu discurso em dúvida à Europa que preocupam a Assunção Cristas e a sua equipa. Pessoalmente, guardo algumas dúvidas de que este partido possa vir com força suficiente para fazer mossa, no entanto com os apoios certos e tendo em conta toda a situação política a nível europeu e mundial já não digo nada. 

UMA BOMBEIRA NA TERRA DA CORTIÇA E DOS TOIROS


Sara Dias no combate às chamas que chegou a envolver mais de cem bombeiros (Granho/Salvaterra de Magos)

É a  Bombeira  Sara Dias que deixou os Bombeiros da Chamusca para vestir a farda dos Bombeiros de Coruche. 
Terra da Cortiça e dos Toiros