sábado, 16 de fevereiro de 2019

RANKING DAS ESCOLAS 2018


COMPARA A TUA NOTA

 Vê como é a que a nota do exame que fizeste no ano passado se compara com as classificações dos teus colegas e com as médias da escola, do concelho e do país.





sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

CAMPEONATO REGIONAL DE DRESSAGE EM ALPIARÇA


A Reserva Natural do Cavalo Sorraia em Alpiarça, irá receber no dia 2 de Março 2019 pelas 10H00, uma prova do Campeonato Regional de Dressage.
Venha assistir à prova e aproveite para visitar a nossa Reserva Natural do Cavalo Sorraia.
Inscrições: 
Para participar na prova deverá efetuar a inscrição no Site da Federação Equestre Portuguesa (FEP) - https://www.fep.pt
A AtJuditetour apoia, promove e também participa nas actividades equestres! 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

JOAO GEADA: UM AGRICULTOR ALPIARCENSE DE SUCESSO



SABIA QUE EM DEZ DOS PACOTES DA MCDONAL’S QUE TEM TOMATE POSSIVELMENTE QUATRO TEM TOMATE DO HERDADE DO CALDAS?


E sabia que a “Herdade do Caldas” é explorada pelo João Geada um agricultor alpiarcense de sucesso?


Pois é o João (Miguel Lima) Geada que planta na "Herdade do Caldas"  várias culturas de produtos hortícola e outros turbéculos, onde o tomate é “rei” e um orgulho deste jovem agricultor.


Um orgulho porque  este agricultor  alpiarcense vende  tomate de alta qualidade à empresa “Italagro” que por sua vez  abastece a maior empresa do mundo, a McDonald’s.


QUANDO ESTIVER A SABOREAR   KETCHUP DO MCDONALD'S ESTÁ TAMBEM A SABORERAR TOMATE PRODUZIDO POR UM ALPIARCENSE



É NO RIBATEJO QUE SE PLANTA O MELHOR TOMATE DO MUNDO

Podes começar a espalhar: o ketchup que acompanha os nossos menus vem de um dos melhores lugares do mundo para a produção de tomate: Portugal. É a partir dos campos do Ribatejo que o nosso parceiro, o grupo HIT, produz o ketchup mais saboroso, com técnicas e processos de produção que preservam o paladar e frescura do tomate . E, porque o que é bom é para ser partilhado, para além de estar à sua mesa, pode ainda ser saboreado em França, Marrocos e Irlanda, países para onde o grupo HIT exporta.

SAIBA AQUI UM POUCO MAIS DO LONGO CAMINHO QUE JOÃO GEADA TEVE QUE PERCORRER ATÉ FORNECER TOMATES PARA A MAIOR EMPRESA DO MUNDO.

DESPORTO


CARNAVAL EM ALPIARÇA



Alpiarça prepara-se para mais um carnaval com festa e muita diversão, contando com a habitual participação das associações que organizam festas e bailes pelo concelho.
Deste o Casalinho, passando pelo Frade de Baixo e, naturalmente Alpiarça, o Carnaval será motivo de animação e folia convidando toda a comunidade a participar e divertir-se.
Os trabalhos de preparação para o corso carnavalesco também dão os seus passos, contando com bastante participação como se tem vindo a registar ao longo dos anos. Mais de 23 inscrições, mais de 300 foliões, é o que se espera no carnaval em Alpiarça.
Participe no maior Carnaval do Ribatejo e divirta-se!
O corso carnavalesco realizar-se-á no dia 03 de março, pelas 15h00 junto ao agrupamento de escolas
Carnaval de Alpiarça, uma festa com tradição! Contamos consigo!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

ARTIGO DE OPINIÃO: Afinal, quem são os democratas?

Por:
Manuel Costa


Nos anos 80, por motivos profissionais, encontrava-me na Líbia de Khadafi quando assisti a alguns raids aéreos americanos bombardeando Tripoli (capital) e outros alvos preferenciais ligados ao petróleo. Parece que estas desavenças e guerras estão sempre no sítio onde há petróleo ou outras riquezas naturais. Os motivos são óbvios. Durante muitos anos, devido a sucessivos boicotes à importação de bens alimentares e embargos na venda do "ouro negro" líbio que jorrava pelas areias do deserto, este país que havia construído nesta década modernos supermercados de 6 e 7 andares nas várias cidades, estes acabariam por ter semanas a fio, as prateleiras vazias até novo e escasso fornecimento que ali chegava, sabe-se lá de onde e a que custo. Escusado será dizer que 24 horas depois do reabastecimento, as prateleiras estavam de novo vazias e, eram visíveis restos de arroz e massa espalhados pelos chão devido às brigas entre várias pessoas pela posse do mesmo pacote. No entanto, aquele povo lá foi sobrevivendo. E sobreviveu até ao dia em que os auto-proclamados "donos da democracia" a pretexto sabe-se lá de quê, resolveram invadir o seu país e assassinar o seu líder Muamar Khadafi. Hoje, a Líbia está dividida em estados tribais e a ferro e fogo! A imprensa e as televisões, por cá, pouco falam disso. Eles lá saberão porquê. O petróleo da costa mediterrânica, incluindo Sabratha e o conhecido Golfo de Sirtre, está a ser levado pelos tais "democratas" e, a Europa, a sofrer as consequências dessa desorganização e caos, com um fluxo migratório de consequências imprevisíveis. É esta a apregoada Democracia dos tais "senhores" preocupados com o Povo Líbio subjugado e amordaçado? Não será difícil perceber, já que o "modus operandi" nos vários palcos é sempre o mesmo, o que irá suceder à Venezuela, um dos países com maiores reservas petrolíferas do mundo. E atenção, que me estou a lixar para a política e para os políticos! Tento entender apenas, a vida daqueles que mais sofrem com estes malabaristas endinheirados e bem armados, que se acham donos de tudo e de todos. Fulanos que, pensando bem, não são de modo algum, exemplos para ninguém.

ARTIGO DE OPINIÃO: Sim a proximidade

Por:
Rodolfo Colhe

Sim a proximidade

As últimas semanas foram marcadas por polémicas e ataques ao PCP (cá se fazem cá se pagam), há que retirar uma discussão e uma suposta reentrada na discussão política de um tema que em conjunto devia levar a uma reformulação do nosso país.

A discussão em curso é a transferência de competências para as autarquias uma temática vital e de uma necessidade extraordinária que possibilitará a gestão de proximidade que tanto precisamos, o tema que aparentemente reentrou na discussão política foi a regionalização.

Resumindo-me à minha insignificância não me vou dar ao luxo de falar em modelos nem em libertação de verbas, mas sim daquilo que é para mim essencial na política e cintando o meu amigo Tiago Preguiça “fazer as pessoas felizes”. Esse deve ser, sem dúvida, o objetivo de qualquer política pública ou de qualquer ação política no geral, mesmo quando falamos de medidas que diretamente não beneficiam as pessoas.

O poder do estado central não deve ser beliscado, mas sejamos honestos tem a ministra da saúde possibilidade de se preocupar pessoalmente com os problemas de um centro de saúde quando tem problemas em 400? O mesmo serve para as escolas municipais ou para o acesso à justiça na nossa região. Não será de todo mais fácil os autarcas terem poder para decidir e resolver? Não seria mais fácil termos uma entidade regional eleita com poder executivo e político capaz de resolver os problemas ou de pressionar o governo no sentido de o problema vir a ser resolvido? Não podem e devem os problemas em primeira instância ser resolvidos por quem está próximo? Se não devem então assumo que não percebo nada disto.

Para mim é óbvio que a Câmara Municipal de Alpiarça deve ter mais autonomia (deve-lhe ser dadas condições para exercer bem as suas responsabilidades), para mim é óbvio que o Ribatejo deve voltar existir administrativamente.

Uma palavra aos autarcas que estão com duvidas que as competencias venham acompanhadas de fundos para as cumprir, sei que a mudança é dificil mas acreditem no governo.
Não devemos deixar que os políticos da Área Metropolitana do Porto de uma forma um pouco hipócrita sejam os únicos a contestar o centralismo, quando no fundo só querem substituir o centralismo de Lisboa pelo “nortismo” do Porto.

Espero sinceramente que a regionalização entre realmente na agenda e que seja discutida, estudada e em seguida legislada com uma estrutura duradoura e que venha a favorecer todos, mas que principalmente ajude a atenuar as diferenças entre as diferentes regiões do nosso país.