sábado, 23 de julho de 2022

𝗖𝗜𝗡𝗘𝗠𝗔 𝗗𝗢𝗖𝗨𝗠𝗘𝗡𝗧𝗔𝗟




Foi apresentado esta noite, dia 22 de julho de 2022 no Parque Do Carril em Alpiarça, o resultado da residência de Cinema Documental desenvolvida no Concelho de Alpiarça, que contou com a participação das gentes da nossa terra, retratando "Histórias e Tradições de Alpiarça". Este projeto decorreu no âmbito do Projeto "Programação em Rede" da CIMLT, dinamizado pela "Waves Of Youth", envolvendo 11 municípios da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, com um total de 82 participantes.

Um agradecimento a todos os que contribuíram e fizeram parte desta iniciativa, valorizando a cultura, os costumes e a tradição!
«CMA»

Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil




 PERIGO DE INCÊNDIO RURAL – MEDIDAS PREVENTIVAS 

,

1. SITUAÇÃO

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para as próximas 48H, salienta-se:

➡️ Tempo seco, com valores baixos de humidade relativa, e com fraca recuperação noturna no interior e no Sotavento Algarvio;

➡️ Vento a predominar do quadrante oeste, soprando do quadrante norte na faixa costeira ocidental com rajadas até 60 km/h. Vento temporariamente do quadrante leste nas terras altas do interior Norte e Centro no período fim do dia e até início da manhã. Intensificação do vento no dia 24; 

➡️ Perigo de incêndio rural Muito Elevado a Máximo em grande parte do território.

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Manutenção da dificuldade das ações de supressão aos incêndios rurais determinada pelas condições meteorológicas e pelo estado de secura da vegetação.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo

com as disposições legais em vigor:

🚫 É PROIBIDO fazer QUEIMADAS nos dias de perigo de incêndio muito elevado ou máximo. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520.

🚫 Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO ou SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520. 

🚫 Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.

🚫Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

🚫 Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

🚫 Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período.

Acompanhe a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível nos sítios da internet da ANEPC (www.prociv.pt), do IPMA (www.ipma.pt) e do ICNF (www.icnf.pt), ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos d Bombeiros.

«de Sara Fábio Dias»

sexta-feira, 22 de julho de 2022

"VALA DE ALPIARÇA" vista por cima




Este rio nasce a leste de Aranhas de Cima, passa em Aranhas de Baixo, Semideiro, Água de Prata, Casal Novo, Luzirão, Murta, Vale de Cavalos, Alpiarça, Almeirim, Casal Branco, entra na margem esquerda do rio Tejo. Tem cerca de 65 km. Nalguns sitios chama-se-lhe Ulme e Alpiaçoilo.
A sua extensão e largura ( na maioria dos troços a distância entre as margens é superior a 10/15 metros ) e potencia, naturalmente todas as condições para as práticas do lazer e de competição.
Localizado junto a vala existe o Mercado de Frutas de Alpiarça dirigido para a comercialização do melão e da melancia e que é seguramente um dos mais importantes do País".

DESPORTO

 


quinta-feira, 21 de julho de 2022

AGUARDENTE VÍNICA VELHÍSSIMA QUINTA D'ATELA no El corte Inglês de Lisboa e Porto.

Agora já pode encontrar a nossa AGUARDENTE VÍNICA VELHÍSSIMA NO El corte Inglês de Lisboa e Porto. A nossa aguardente é um produto de excelência que vale a pena experimentar!

Reconhecimento e Gratidão


Esta semana voltamos a ser recetores de gratidão através de donativo de águas.

Estes donativo que em muito nos enaltece, é uma forma de gratidão demonstrada pela empresa Nuno Ferreira - Sistemas de Rega que nos ofertou preciosas águas para os nossos Bombeiros.

Enaltecemos mais uma vez a empresa Nuno Ferreira - Sistemas de Rega pelo donativo de uma palete de águas.

Manifestamos também um agradecimento publico às pessoas e entidades que colaboram desinteressadamente connosco.

Um enorme bem hajam!

«de. Sara Fábio Dias»

quarta-feira, 20 de julho de 2022

𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 𝗔𝗠𝗕𝗜𝗘𝗡𝗧𝗔𝗟 – 𝗣𝗥𝗢𝗚𝗥𝗔𝗠𝗔 𝗣𝗧𝟮𝟬𝟮𝟬 𝗠𝗢𝗡𝗟𝗜𝗭





Realizou-se esta manhã, dia 20 de Julho de 2022, no âmbito de um programa interno PT2020 – "𝗖𝗼𝗺𝗲𝗺𝗼𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝗗𝗶𝗮 𝗱𝗮 𝗡𝗮𝘁𝘂𝗿𝗲𝘇𝗮" – da empresa 𝗠𝗢𝗡𝗟𝗜𝗭, sediada na Zona Industrial de Alpiarça, uma ação de limpeza e recolha lixo/detritos nocivos para o meio ambiente na zona envolvente à Albufeira dos Patudos. Esta ação contou com um grupo de voluntários de departamentos indiferenciados da empresa MONLIZ. O Município, apoiou esta ação com kits de luvas e sacos para a recolha dos resíduos, assim como a participação de alguns colaboradores. No final houve um pequeno lanche oferecido pelo Restaurante "O Cavalo do Sorraia" para recompor as energias.
--
Este projeto visa contribuir para o bem-estar da população e aproximar a empresa da comunidade envolvente, pois no contexto de crise ambiental que existe atualmente, a sustentabilidade tem vindo a assumir uma importância relevante, onde o contributo de cada um pode fazer a diferença no futuro.

Parabéns à MONLIZ por esta iniciativa!

C.M.A.

Quinta da Atela

 



Atreva-se a dar uma voltinha de trator, ao longo do passeio terá a oportunidade de relaxar e usufruir de paisagens vínicas, montados, lagos e até mesmo o maior Salgueiro Negral da Península Ibérica.
No final do passeio, venha conhecer a nossa adega.
Embarque connosco nesta belíssima aventura!

𝗔𝗟𝗣𝗜𝗔𝗥𝗖̧𝗔 𝗘𝗠 𝗙𝗘𝗦𝗧𝗔!

 


𝗖𝗔𝗙/𝗢𝗧𝗟 𝗩𝗘𝗥𝗔̃𝗢 𝟮𝟬𝟮𝟮 𝗘𝗠 𝗔𝗟𝗣𝗜𝗔𝗥𝗖̧𝗔




Arrancou mais uma semana de CAF/OTL VERÃO 2022, com atividades desportivas, lúdicas e pedagógicas diversificadas.
Diversão e alegria não faltaram!
«CMA»

terça-feira, 19 de julho de 2022

Associação Nacional de Assembleias Municipais promove formação para valorização de eleitos locais

 



·            A preparação das sessões, as questões orçamentais e financeiras e as dotações da Assembleia Municipal no orçamento do município são alguns dos temas que serão abordados numa formação dedicada à capacitação de eleitos locais.

·            Curso ministrado em regime online através da plataforma ZOOM conta com duas edições: 19 e 20 de julho e 27 e 28 de julho.

·            Inscrições limitadas através do email: aedrel@aedrel.org

Numa organização conjunta do Centro de Valorização de Eleitos Locais (CVEL), da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) , com a Associação de Estudos de Direito Regional e Local (ADREL)  e  com a VALORGLOCAL, esta é uma formação de capacitação dirigida aos autarcas das Assembleias Municipais que pretendem obter conhecimentos sobre a estrutura e funcionamento das Assembleias Municipais.

Estando prevista duas edições desta formação (19 e 20 de Julho e 27 e 28 de julho), o curso contempla dois momentos: o primeiro é dedicado às questões mais estruturais como o regimento, a Mesa da Assembleia Municipal e os grupos municipais. Já a segunda parte da formação incide na  preparação das sessões, assuntos orçamentais e financeiro e as dotações da assembleia municipal no orçamento municipal.

Para Albino Almeida, Presidente da ANAM, “as formações de capacitação dos eleitos locais, de forma estruturada e coerente, são essenciais para quem procura estar, cada vez mais, informado e dotado das ferramentas necessárias para assumir funções no âmbito do Poder Local. É fundamental que os eleitos locais estejam cada vez mais capacitados para as suas responsabilidades”.

Para Manuel Ferreira Ramos, jurista e coordenador do Centro de Valorização de Eleitos (CVEL) estas ações de formação têm sido reconhecidas pelos eleitos locais que as frequentam como importantes para a melhoria da qualidade da democracia local.

Criado com o objetivo de contribuir para um maior conhecimento e debate entre eleitos locais,  o CVEL tem vindo a desenvolver um esforço contínuo no sentido de aprimorar a atividade interna deste órgão autárquico, contribuindo, assim, para a sua valorização e dignificação. "A valorização do papel das Assembleias no processo político democrático local passa não só por uma melhor comunicação com os cidadãos, mas também pela melhoria do funcionamento interno das Assembleias,” acrescenta.

A inscrição no curso tem o valor de 10€ e confere a atribuição do “Guia Prático das Assembleias Municipais”, um documento que dá resposta a 115 perguntas com esclarecimentos e práticos, sobre as mais variadas questões relacionadas com este órgão deliberativo.


APRESENTAÇÃO FINAL "HISTÓRIAS E TRADIÇÕES DE ALPIARÇA"


22 JULHO | PARQUE DO CARRIL | 21H30

Integrada no projeto “Programação em Rede”, a Residência Artística "CINEMA DOCUMENTAL", dinamizada pelos "Waves Of Youth", tem como objetivos criar métodos de trabalho em equipa, aquisição e desenvolvimento de competências básicas, profissionais e sociais, que têm vindo a ser trabalhadas e desenvolvidas para a criação de um filme, ligado ao tema "HISTÓRIAS E TRADIÇÕES DE ALPIARÇA".
Uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) em parceria com o Município de Alpiarça, com o apoio da União Europeia (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), Portugal 2020 e Alentejo 2020.
«CMA»

segunda-feira, 18 de julho de 2022

CLDS 4G Alpiarça - Valorizar Gerações |





 𝗖𝗼𝗹𝗼𝗿𝗶𝗿 𝗲 𝗯𝗿𝗶𝗻𝗰𝗮𝗿 𝗰𝗼𝗺 𝗥𝗲𝗮𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗮𝘂𝗺𝗲𝗻𝘁𝗮𝗱𝗮 


Foi mais uma tarde bem passada à volta da utilização da Realidade Aumentada, desta feita com o propósito exclusivamente lúdico e criativo. 

Depois de explicada a "magia" da Realidade Aumentada, os nossos amiguinhos colocaram mãos à obra, coloriram ao seu gosto, retocaram e, no final, com o recurso aos tablets, aumentaram a realidade dos seus desenhos com animações 3D. 

Bem divertido 

«CMA»

𝗟𝗜𝗠𝗣𝗘𝗭𝗔 𝗗𝗔 𝗩𝗔𝗟𝗔 𝗥𝗘𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗔𝗟𝗣𝗜𝗔𝗥𝗖̧𝗔




Deu-se início esta manhã, aos trabalhos de limpeza e remoção de plantas infestantes na Vala Real de Alpiarça, junto à Ponte e Parque do Carril.
«CMA»