sexta-feira, 13 de maio de 2016

Alunos estagiários na AgroAlpiarça

Alunos estagiários  na AgroAlpiarça (Protocolo com escolas Francesas)


"PARTIR"


Poema de Filomena Frazão

Partir! Partir até não sei onde, onde tudo nada me lembre
onde tudo me faça esquecer, meu sofrimento, minha saudade
Partir, partir sem rumo, partir com felicidade, ou esquecer a infelicidade
partir, partir sem nada levar, levar simplesmente amor, amor ao proximo.
Partir, partir não sei para onde, onde deixe toda a tristeza para traz.
Partir, partir, partir sem mais voltar!
Partir e coexistir com o PARTIR.

A tremenda carga de água e do temporal que se abateu sobre a nossa região


Na sequência da tremenda carga de água e do temporal que se abateu sobre a nossa região no início da tarde de ontem, alagando ruas e estradas, provocando inundações e deslizes de terras, entre inúmeras outras ocorrências em diversos locais do concelho, é justo destacar a forma pronta e determinada como os trabalhadores do Município, a protecção civil, os Bombeiros Municipais e a GNR intervieram no sentido de repôr as condições de circulação, a segurança de pessoas e bens, bem como a imagem urbana.

Texto de Mário Pereira
Fotos de: Susana Rosa e Vera Capitao

Estradas Inundadas / Cortadas ao tráfego rodoviário

-Parque de estacionamento junto ao Rio Zêzere >> Constância

-E.M – 570 >> Riachos >> Torres Novas
-E.M 30 – Rabo dos Cágados >> Azinhaga >> Golegã
-E.M 1– Estrada dos Lázaros >> Golegã
-E.N 368 >> Tapada – Alpiarça
-E.M. 1368 – Torres >>Lagoalva >> Alpiarça
-ER-A2 >> Estrada do Meios >> Almeirim
-E.M. 1348 – Ribeira de Santarém >> Vale de Figueira 
-E.M – 590 >> Coruche
«Info: GNR/Proteção Civil»

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Medalha de Bronze para a Quinta da Lagoalva

Medalha de Bronze para o  Vinho Tinto Castelão/ Touriga Nacional 2014 e distinção para o  Vinho Branco Talhão 1 2015!  da "Quinta da Lagoalva"

Um pequeno diluvio" que caiu hoje na pacata vila de Alpiarça

 «Fotos de Pedro Ferrão»

ORDEM DE TRABALHOS DA REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL A REALIZAR NO DIA 13 DE MAIO, PELAS 15H00, NO AUDITÓRIO DOS PAÇOS DO MUNICÍPIO


Tejo galga margens em Alpiarça, mas risco de grande cheia parece afastado

Alguns campos agrícolas foram inundados, mas a situação “não é ainda problemática”, indica Protecção Civil de Santarém.

O rio Tejo já galgou a margem no concelho de Alpiarça, no distrito de Santarém, mas a gestão que está a ser feita dos caudais deverá permitir que o nível das águas permaneça estável nas próximas horas.
Em declarações à Renascença, o comandante Mário Silvestre, da Protecção Civil de Santarém, confirma a existência de “um galgamento da margem esquerda do rio Tejo, na zona de Alpiarça, Patacão”.
Alguns campos agrícolas foram inundados, mas a situação “não é ainda problemática”.
“Continuamos a gerir, aquilo que é possível, juntamente com a EDP Produção, os caudais que estão a ser largados no rio Tejo. A informação que temos é que os caudais irão, pelo menos durante esta noite, manter-se estáveis, tal qual como estão agora, sem agravamento”, adianta o comandante Mário Silvestre.

De acordo com o responsável pela Protecção Civil de Santarém, o controlo do caudal do rio e a melhoria do estado do tempo, prevista para esta quinta-feira, poderão afastar o risco de uma cheia de grandes dimensões.
«RR»

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Questões laborais dos trabalhadores do Município de Alpiarça

Com representantes da direcção regional do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL), na tarde de hoje, em reunião de apresentação e de abordagem de alguns aspectos referentes a questões laborais dos trabalhadores do Município.


«Texto e foto de Mário Pereira»

Desemprego cresce para 12,4% nos primeiros três meses de 2016

Entre janeiro e março, a taxa de desemprego ficou nos 12,4%, com um total de desempregados de 640,2 mil pessoas.
 O número total de pessoas sem atividade profissional foi 1% superior ao final do trimestre passado, devido ao aumento significativo dos homens desempregados. As mulheres também viram mais empregos desaparecer, uma tendência que não se verificou nos jovens.
O número de desemprego entre os 15 e os 24 anos diminuiu, uma realidade pouco vista nos últimos anos; o desemprego de longa duração também trouxe boas notícias, com uma queda de 0,2 pontos percentuais para os 7,4% no primeiro trimestre.
A taxa de desemprego caiu 1,3% em relação ao mesmo trimestre no ano passado, mas a realidade dos números não permite tirar boas conclusões: o emprego também caiu face a 2015, o que significa que a queda do desemprego terá sido feito à custa do desaparecimento de portugueses em idade ativa das estatísticas.

Do lado do emprego, a taxa de portugueses com atividade profissional caiu 0,5% na comparação com o último trimestre de 2015 e 0,4% face ao período homólogo. É necessário destacar, ainda assim, que os dados divulgados hoje são estimativas do INE e não representam por isso a versão final dos números do desemprego e emprego.
«Fonte: Economia/INE/NM»

Motos com inspecção obrigatória a partir de Outubro

A medida aplica-se a veículos com cilindrada superior a 250 cm3 e deve custar 12,50 euros mais IVA.
A inspecção obrigatória a motos vai avançar já em Outubro. A medida aplica-se a veículos com cilindrada superior a 250 cm3 e deve custar 12,50 euros mais IVA.
A informação é avançada pelo “Jornal de Notícias”, que cita Paulo Areal, presidente da Associação Nacional de Centros de Inspecção Automóvel (ANCIA).
O mesmo responsável acrescenta que está em conversações com o Governo para estender as inspecções a todos os veículos de duas e três rodas, tractores e máquinas industriais. O sector pede ainda mexidas nos automóveis e quer que revisão sempre que haja mudança de dono.
Fonte do Ministério do Planeamento e das Infra-estruturas afirmou que a extensão de inspecção às cilindradas mais baixas "está a ser estudada, valendo a pena ser analisada com mais cuidado".
Segundo a ANCIA, nos Açores a obrigatoriedade de inspecção a todos os motociclos existe desde 2014, tendo-se verificado uma diminuição da sinistralidade. 
Mas o sector pede ainda outras alterações: revisão sempre que haja mudança de dono e a última inspecção tenha sido realizada há mais de três meses; inspecção extraordinária em caso de acidente sempre que se apresentem danos estruturais nos veículos ou ainda uma inspecção anula obrigatória para controlo de gases poluentes.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Plano de Valorização e de Comunicação Turística para o concelho de Alpiarça

Reunião de trabalho de preparação do Plano de Valorização e de Comunicação Turística para o concelho de Alpiarça, que começou a ser desenvolvido pela Câmara Municipal, com a colaboração da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e da Escola Superior de Turismo do Estoril. 


De: Mário Pereira

Depois de definida a metodologia e a respectiva calendarização, serão realizadas sessões de trabalho com a participação dos agentes ligados a todos os sectores de actividade que se cruzam com o desenvolvimento turístico, abertas à população.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Comissão Intermunicipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios


Reunião da Comissão Intermunicipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios ( CIMDFCI ) de Alpiarça, Almeirim e Chamusca, na tarde de hoje, no auditório dos Paços do Concelho de Alpiarça, com a apresentação e aprovação do Plano Operacional Intermunicipal 2016.

«Texto e fotos de Mário Pereira»

O encontro de uma amiga especial

Por: Filomena Frazão


"Algumas vezes na vida, tu encontras uma amiga especial. Alguém que muda sua vida simplesmente por estar nela. 
Alguém que te faz rir até você não poder mais parar. 
Alguém que te faz acreditar que realmente tem algo bom no mundo. 
Alguém que te convence que lá tem uma porta destrancada só esperando alguem abri-la. 
Isso é uma amizade para sempre. 
Quando estás para baixo e o mundo parece escuro e vazio,a tua amiga sempre te põe para cima e faz com que o mundo escuro e vazio fique bem claro. 
Tua amiga para sempre te ajuda nas horas difíceis, tristes e confusas. 
Se te virares e começar a caminhar, sua amiga para sempre te segue.
Se você perder seu caminho, ela te guia e te põe no caminho certo. 
Sua amiga para sempre segura sua mão e diz que vai ficar tudo bem. Sua amiga é para sempre e para sempre não tem fim."

Sessão de esclarecimento sobre os apoios para as empresas no âmbito do Portugal 2020


A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, em parceria com a Câmara Municipal de Alpiarça, vai realizar nas instalações do Município, uma sessão de esclarecimento sobre os apoios para as empresas no âmbito do Portugal 2020.
A sessão decorre dia 20 de maio, pelas 17h00, no Auditório da Câmara Municipal de Alpiarça, onde serão abordados os apoios e sistemas de incentivos disponíveis para as empresas no âmbito do Portugal 2020.
No final das apresentações, e com o objetivo de incrementar e promover o apoio da NERSANT às empresas do concelho e Alpiarça, a associação empresarial e o Município irão assinar um protocolo de colaboração.

As empresas interessadas em estar presentes neste seminário devem efetuar inscrição no portal da NERSANT, em www.nersant.pt.

CORRIDA / CAMINHADA DA FAMÍLIA 2016

«CMA»

domingo, 8 de maio de 2016

MIGUEL ARRAIOLOS EM 10° NA TAÇA DO MUNDO DE TRIATLO NO MÉXICO

TRIATLETA DE ALPIARÇA REFORÇA POSIÇÃO NO RANKING PARA OS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016



O triatleta Alpiarcense Miguel Arraiolos alcançou o 10º lugar na prova da Taça do Mundo de Huatulco, México. 
O nosso atleta está a lutar por uma qualificação para o s Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 e terminou a 1:12 m do francês Etienne Diemunsch, vencedor da prova.
«CMA»