quarta-feira, 11 de maio de 2016

Desemprego cresce para 12,4% nos primeiros três meses de 2016

Entre janeiro e março, a taxa de desemprego ficou nos 12,4%, com um total de desempregados de 640,2 mil pessoas.
 O número total de pessoas sem atividade profissional foi 1% superior ao final do trimestre passado, devido ao aumento significativo dos homens desempregados. As mulheres também viram mais empregos desaparecer, uma tendência que não se verificou nos jovens.
O número de desemprego entre os 15 e os 24 anos diminuiu, uma realidade pouco vista nos últimos anos; o desemprego de longa duração também trouxe boas notícias, com uma queda de 0,2 pontos percentuais para os 7,4% no primeiro trimestre.
A taxa de desemprego caiu 1,3% em relação ao mesmo trimestre no ano passado, mas a realidade dos números não permite tirar boas conclusões: o emprego também caiu face a 2015, o que significa que a queda do desemprego terá sido feito à custa do desaparecimento de portugueses em idade ativa das estatísticas.

Do lado do emprego, a taxa de portugueses com atividade profissional caiu 0,5% na comparação com o último trimestre de 2015 e 0,4% face ao período homólogo. É necessário destacar, ainda assim, que os dados divulgados hoje são estimativas do INE e não representam por isso a versão final dos números do desemprego e emprego.
«Fonte: Economia/INE/NM»

Sem comentários:

Enviar um comentário