sábado, 7 de março de 2020

COMEMORAÇÕES DO 71º ANIVERSÁRIO DOS BOMBEIROS MUNICIPAIS DE ALPIARÇA





Decorreu esta manhã, dia 7 de março de 2020, pelas 10h30 no auditório da Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça, a sessão solene com a atribuição de medalhas e condecorações aos Bombeiros Municipais do concelho.

Um dia de tão importante significado que marcou os 71 anos de serviço, esforço e dedicação à comunidade alpiarcense prestados por todas as mulheres e homens que integram o Corpo de Bombeiros Municipais de Alpiarça.
As comemorações iniciaram-se às 9h45 com a formatura e terminaram com um agradável almoço comemorativo.
«CMA»

domingo, 1 de março de 2020

Caminhada que iniciou as comemorações do 71° aniversário do corpo de Bombeiros Municipais de Alpiarça




«De: Sara Fábio Dias»

ARTIGO DE OPINIÃO: Moção de Estratégia Proximidade e Confiança l Um PS para Todos

Por:

Rodolfo Colhe



Moção de Estratégia Proximidade e Confiança l Um PS para Todos

Bem receber é uma arte típica do povo português no geral e do povo de Alpiarça, e foi isso que fizemos no passado sábado no auditório da Casa Museu dos Patudos quando recebemos a discussão da Moção de Estratégia Proximidade e Confiança l Um PS para Todos da candidatura do Hugo Costa à Federação Distrital de Santarém do Partido Socialista.
Estes momentos devem ter uma importância enorme naquilo que é a vida de um partido por diversas razões, a primeira das quais porque os partidos no geral têm muitas vezes um problema de falta de militância ativa, e nestes momentos é dada voz a todos os militantes e simpatizantes sejam eles eleitos, dirigentes ou militantes de base. De certa forma os partidos estão a sentir dificuldade em adaptar-se às transformações sociais e laborais que nos tiram imenso tempo, momentos como o  que se passou no passado sábado dão sentido ao papel do militante. 
A outra grande vantagem é bem mais concreta e prática, a Moção tem de refletir as necessidades do nosso distrito, e quem melhor que os eleitos, dirigentes ou militantes de base para ajudar a refletir essas necessidades, que por vezes são demasiado específicas de um concelho para serem do conhecimento de toda a gente.
Infelizmente ações deste tipo nem sempre são muito participadas, no entanto esse não foi o caso da discussão da moção no passado sábado com variadíssimos contributos de camaradas de todo o distrito, tendo eu também demonstrado algumas preocupações e deixado um repto ao Hugo Costa e restantes deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Santarém. Comecei por falar sobre a importância do turismo para a economia e sobre a dificuldade que existe em aproveitar as potencialidades turísticas de um espaço como a Casa Museu dos Patudos, que por muitas visitas que possa receber está muitíssimo longe de atingir o seu potencial máximo e dessa forma potenciar Alpiarça. Demonstrei também a minha preocupação com a situação do Instituto Politécnico de Santarém e de Tomar que atravessam graves dificuldades financeiras quando por exemplo o Instituto Politécnico de Leiria se encontra a evoluir no sentido de poder vir a ter um Doutoramento em conjunto com a Universidade do Minho, dando mais um salto qualitativo.
Sabendo eu que os meus camaradas são conhecedores do problema não pude deixar de voltar a chamar a atenção para o problema da Barragem dos Patudos que me parece não só colocar em causa o desenvolvimento turístico de Alpiarça, como pode potencialmente ser perigoso para a saúde pública.