sábado, 14 de janeiro de 2017

Assembleia Geral extraordinária da Federação de Bombeiros do Distrito de Santarém


Assembleia Geral extraordinária da Federação de Bombeiros do Distrito de Santarém, na tarde deste Sábado, em Santarém, num dos edifícios da antiga Escola Prática de Cavalaria.
«Mário Pereira»

ORGANIZAÇÃO,ESTRUTURAÇÃO E PROMOÇÃO EMPRESARIAL DO ENOTURISMO NO ALENTEJO E RIBATEJO


No Cartaxo numa  reunião com agentes de enoturismo relativa à ORGANIZAÇÃO,ESTRUTURAÇÃO E PROMOÇÃO EMPRESARIAL DO ENOTURISMO NO ALENTEJO E RIBATEJO 
Com o Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Ribeiro, o Presidente  da Comissão Vitivinícola do Tejo, Luís de Castro e do Alentejo, Francisco Mateus, o nosso Diretor de Departamento, José Manuel Santos, a nossa técnica, Maria Estevinha Moreira Testa, o Presidente  da Câmara Municipal de Alpiarça, Mário Pereira e vários operadores de enoturismo
«Fonte: Mário Ceia da Silva»

Deputado do PCP não gosta que chamem geringonça ao governo


António Filipe sugere que os jornais e rádios que utilizam esta expressão sejam designados por "pasquins" e "baiucas"
O deputado comunista António Filipe discorda dos que se referem "ao governo do país" como geringonça por ser  uma "designação pejorativa".
"Vou fazer uma sugestão em nome do princípio da reciprocidade: sugiro que os órgãos de comunicação que se refiram ao governo do país usando a designação pejorativa de geringonça passem a ser designados pelas expressões igualmente pejorativas de ´pasquins´, ´baiucas` ou ´chafaricas`, case se trate respectivamente de jornais, rádios ou televisões", escreve, na sua página do facebook, o deputado comunista. 
A expressão geringonça foi utilizada pela primeira vez por Paulo Portas em Novembro de 2015, numa intervenção no parlamento quando ainda liderava o CDS. Portas utilizou esta expressão para classificar o acordo entre o PS e os partidos à sua esquerda. "O acordo de esquerda não é bem um governo, é uma geringonça", disse. 
António Costa já admitiu, no parlamento,que não se incomoda que o governo seja tratado por geringonça. "A nós não nos incomoda nada ser geringonça, mas a vocês incomoda muito que funcione", disse o primeiro-ministro, em abril, dirigindo-se ao PSD. O ministro Vieira da Silva também admitiu que “geringonça não é assim tão ofensivo" e "até gera algum afeto". 
Ao contrário dos socialistas e bloquistas, os responsáveis do PCP nunca tratam o governo por geringonça. Jerónimo de Sousa já convidou Paulo Portas a "retirar a caracterização e classificação que fez".
«i» 

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

NÃO SEJAM MAUS PARA MIM...

De: Marina Maltez

Era eu menina e moça quando a grande cantora Dora chocava o país com a sua irreverência! Grande voz! Grande mulher. Ora cá fica um pedido meu aos meus queridos vizinhos. Eu sei que os cães e os gatos são mais importantes que as pessoas. A vosso ver. Mas Alpiarça tem escolas e quem tem carta sabe ler sinais de trânsito. É isto todos os dias! Não se cansam de fazer reuniões e escalas para chatear a professora que só quer trabalhar? Já chega pode ser? É uma falta de civismo e educação. E um aviso. Continuam com este boicote e eu convido a Maria Leal para vir cantar todos os dias das 8 às 20!!



UM ESCLARECIMENTO



Volto a partilhar esta notícia e igual a mim mesma exercerei os direitos que os meus antepassados me concederam com a liberdade de expressão conquistada pelo 25 de Abril. E como Mulher ainda terei que ser mais incisiva pois a verdade é que infelizmente, parece que há quem pense que somos o sexo mais fraco. Erro. A notícia aqui publicada ( ** )  é bem clara e explícita e não coloca de forma alguma em questão a corporação dos Bombeiros de Alpiarça. Tive o prazer de receber hoje o Sr. Comandante que indignado com alguns comentários feitos (assumo não os ter lido) e após conversa com o comandante do posto acerca deste caso me pediu uma nota de desculpas. 


Hugo Teodoro
Comandante dos Bombeiros de
Alpiarça
Não o farei


Não o farei. E respeito e louvo a atitude do Sr. comandante. Mas reprovo-a por dois motivos: havendo liberdade de expressão não vejo o sentido de retirar ou lamentar o que disse, pois  trata-se da verdade e com testemunhos. Depois a sua visita teria sido bem vinda se primeiro tivesse advertido o seu funcionário que agiu da forma já referida enquanto estava fardado. E finalmente, tanto na minha página pessoal como em qualquer órgão de comunicação as verdades podem e devem ser expostas. Nada tenho contra a corporação dos Bombeiros mas neste caso a atitude correcta seria sim advertir o funcionário primeiro e depois tomar as medidas que considerasse convenientes.


( ** ) Noticia relacionada 

AGRADECIMENTO AO PRESIDENTE DA CÂMARA E CRITICA O COMPORTAMENTO DE UM BOMBEIRO


quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Funcionário já não pernoita no mercado municipal


O funcionário da Câmara de Alpiarça que sobrevivia em condições miseráveis no mercado municipal da vila está a pernoitar e fazer a sua higiene pessoal no quartel dos bombeiros municipais.
Esta foi a solução temporária encontrada pela autarquia, que, segundo o presidente Mário Pereira, vai também prestar-lhe apoio através dos serviços de ação social para tentar resolver os graves problemas de alcoolismo que o homem enfrenta.
Segundo o autarca, a Câmara está também a tentar mediar uma solução definitiva que envolva a família do funcionário e a Segurança Social.
O drama pessoal deste homem, de 47 anos, foi tornado público por um munícipe que recolheu imagens do interior do mercado municipal, onde o homem vivia sem as mínimas condições de salubridade e higiene.
O funcionário, que já tinha sido transferido dos bombeiros municipais para o mercado devido ao seu problema com o álcool, não tinha água quente para tomar banho, cozinhava numa divisão imunda e dormia em colchões velhos rodeado de dejetos de animais.
Segundo Mário Pereira, a Câmara deu-lhe autorização para pernoitar temporariamente no mercado após uma desavença familiar, mas desconhecia as condições desumanas em que o homem sobrevivia.
O espaço que utilizava já foi limpo e arrumado, acrescentou ainda o presidente da autarquia.
«Rede Regional»

Vem aí o frio. Portugal vai ser afetado por massa de ar polar


A passagem de uma frente fria vai levar à descida das temperaturas entre 3 a 7 graus Celsius até ao fim de semana
O território do continente vai ser afetado a partir de amanhã, quinta-feira, por uma superfície frontal fria, que vai fazer com que os valores da temperatura desçam, em especial da mínima, que em alguns locais ficará abaixo de zero.
A temperatura volta a descer de quinta para sexta-feira e novamente no fim de semana, segundo explicou ao DN a meteorologista Joana Sanches, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Isto porque a partir de quinta-feira Portugal continental vai ser afetado pela passagem de uma frente fria que vai levar à descida das temperaturas entre 3 a 7 graus.
Um anticiclone localizado a noroeste da Galiza vai trazer ainda mais frio, com o país a ser afetado por uma massa de ar polar, pelo menos até dia 16 (segunda-feira).
No que diz respeito às temperaturas, vai registar-se uma descida da máxima nas regiões do norte e centro entre 4 e 6 graus Celsius e na noite de quinta para sexta-feira desce a mínima entre 3 a 4 graus. Na noite de sexta-feira para sábado, a mínima volta a descer mais 2 a 3 graus.
Segundo o IPMA, a partir de sábado não está prevista nem precipitação, nem queda de neve, mas algum desconforto térmico, devido às baixas temperaturas previstas.
Para o interior norte e centro estão previstas temperaturas mínimas abaixo de zero, como por exemplo na Guarda e em Bragança (-2 graus). Em Lisboa, a temperatura mínima deverá rondar os 5 ou 6 graus.
As temperaturas vão descer gradualmente até sábado e depois a partir daí não vão ter grandes variações.
De acordo com o IPMA, esta situação em Portugal continental não tem a ver com a situação que se vive na Europa que tem estado a ser afetada por uma vaga de frio, que já causou pelo menos 60 mortes.
«DN»

APLICAÇÃO DE HERBICIDA



APLICAÇÃO DE HERBICIDA


Informa-se toda a população do Concelho de Alpiarça que os Serviços Municipais estão à proceder à pulverização dos passeios e bermas de estradas com herbicida, para controlo de infestantes.

Mais se informa que o serviço em causa está a ser efetuado por pessoal e equipamento adequado.

Agradecemos a colaboração e pedimos desculpas por qualquer transtorno.

Mais qualidade de vida com Alpiarça + limpa.

O Vereador do Pelouro
Carlos Pereira

O QUE DIZ A IMPRENSA NACIONAL SOBRE A GNR DE ALPIARÇA


GNR detém suspeito de violar idosa

A GNR de Alpiarça deteve e entregou à Polícia Judiciária de Lisboa e Vale do Tejo um homem, de 28 anos, suspeito de ter violado uma idosa, de 87 anos, durante o assalto ao domicílio.

Segundo a vítima, durante a madrugada de sábado, um indivíduo introduziu-se na sua residência e roubou uma mala com documentos e dinheiro.
Terá sido surpreendido pela idosa, que agrediu e terá violado.
Ao deslocar-se à GNR de Alpiarça, acompanhada de familiares, a idosa apresentava sinais de agressão na cara, pelo que ao ser questionada pelos militares disse ter sido vítima de violação, informando ainda que ao tentar repelir esta ação arranhou a cara do agressor, que identificou.
Os militares foram à residência do suspeito e constataram que o mesmo apresentava arranhões na cara. Questionado pelos militares, o suspeito acabou por confessar o crime.
A vítima foi encaminhada para o hospital de Santarém e o suspeito foi detido e conduzido pela Polícia Judiciária para as suas instalações, em Lisboa.


«Jornal de Noticias»

PARA MEMÓRIA FUTURA



...
o Grande ERRO Geoestratégico de PORTUGAL no Séc. XX 
- A História do 25 de Abril e a DESCOLONIZAÇÃO -
Vejamos Portugal foi Vitima do Conflito Leste /Oeste e Vitima da COBIÇA sobre os Recursos Naturais existentes nas Ex-Províncias Ultramarinas (Ouro, Diamantes, Café, Algodão, Sisal, etc..)
Vamos então aos FACTOS: 
(1) Em Angola, já não havia guerrilha digna desse nome desde 1968. O MPLA (apoiado por Moscovo) já só tinha quadros no exterior, a FNLA (financiada por Chineses e Americanos) estava reduzida a dois bi-grupos de Catangueses e a UNITA colaborava já com Portugal.
A guerra estava Ganha;
(2) Moçambique, com a Operação "Nó Górdio", a FRELIMO de obediência Soviética, estava já práticamente confinada a pequenas faixas do Norte, refugiada na Tanzânia e em riscos de extinção completa (ver declarações do próprio Samora Machel de 1976).
A guerra estava Ganha;
(3) Guiné - o caso mais complicado dada exiguidade do território e a cobertura do Senegal e da Guiné Conakri ao movimento terrorista alinhado com a URSS (PAIGC), que após a Independência Chacinou as tropas Locais (Comandos Africanos) que apoiavam Portugal e que Portugal abandonou cobardemente;
(4) São Tomé e Principe e Cabo Verde - nunca tiveram nenhum conflito armado nem solicitaram a Independência: foi-lhes dada por pelos dirigentes políticos da altura, sem nenhuma consulta aos respectivos Povos;
(5) Timor - apesar dos múltiplos apelos da Indonésia para que Portugal não abandonasse o território pois "não podemos tolerar um Regime Comunista nas nossas fronteiras..." os referidos dirigentes políticos entregaram o Poder ao Partido Comunista Local (FRETILIN) abandonando todas as outras forças políticas e o Povo Timorense que queria permanecer Português; Seguiu-se a chacina que durou anos, ao Povo Timorense. por parte da Indonésia.
(6) Macau - a cereja em cima do bolo: contra a vontade do Governo da China, o General Ramalho Eanes decidiu iniciar "consultas" para fazer Macau integrar a China, o que consegui em 1998, para grande surpresa do Governo Chinês que nada tinha pedido sobre a matéria.
Com a descolonização Portugal (os seus líderes políticos da altura) provocou centenas de milhares de mortos, no período entre 25 de Abril de 1974 e Novembro de 1975. A história os julgará.
Uma coisa é certa: Chamar Revolução dos Cravos ao que aconteceu em Abril de 74, só por profunda má consciência e por tentativa de esconder o que aconteceu na verdade.
...
Por último: Que motivação esteve por detrás do Movimento Revoltoso do 25 de Abril de 1974?
Sejamos claros: 
- o Regime da Democracia deve-se aos Militares e a mais ninguém, a nenhum partido, nem personalidade.
...
É realmente uma história mal contada. Vejamos o que queriam então os Capitães que conceberam e que lideraram o golpe de Estado de 1974.
Em 1º lugar: queriam que os Oficiais Milicianos do Quadro de Complemento (oficiais milicianos), se quisessem entrar para o Quadro Permanente das Forças Armadas, após a sua Comissão de Serviço no Ultramar, frequentassem a Academia Militar durante os mesmos anos que eles a tinham frequentado;
...
O General Sá Viana Rebelo ao produzir um despacho que admitia que os Oficias milicianos poderiam entrar para o Quadro Permanente sem frequentar a Academia, deu origem ao mais importante factor descontentamento dos Oficiais do Quadro Permanente;
Em 2º lugar, havia uma reivindicação, por parte sobretudo dos Oficiais Subalternos (Alferes a Capitão), para que a sua remuneração fosse melhorada quando em Zona Operacional, no Ultramar;
Em 3º lugar, havia a “exigência” de que o armamento fosse melhorado e renovado, para o geral das Forças Armadas.
Não tendo o Poder Político da altura respondido positivamente a estas reivindicações, deu-se a primeira manifestação fardada no Terreiro do Paço, em 1972. 
...
Não tendo o poder político reagido como devia, ouvindo e acolhendo, pelo menos em parte, estas reivindicações, os Oficias passaram a reunir-se, com o objectivo de despoletar, o que viria a ser a revolução do 25 de Abril.
Note-se que estas reivindicações foram, sobretudo, feitas pelos Oficiais então na Metrópole. Por inoperância dos governantes, estendeu-se depois ao Ultramar, com os resultados que conhecemos.
CONCLUSÃO:
Portugal teve que se defender sempre dos interesses da URSS, EUA e CHINA; A cobiça destas potências em relação às riquezas do Ultramar Português foi sempre conhecida, para além dos interesses político-estratégicos resultantes do conflito Leste-Oeste (Comunismo-Capitalismo) que vigorou até 1991.
Mas Portugal teve sempre o apoio, esmagadoramente maioritário, das populações Negra, Branca e Mestiça, dos Territórios Ultramarinos;
Portugal, e todos esses cidadãos do Ultramar, foram assim traídos na “rectaguarda” por Políticos e Militares sem Visão de Estado, sem Patriotismo, sem percepção da Geoestratégia e da Geopolítica.
OBS: Em 1974 e já numa viragem da Política Externa dos EUA, o então Secretário de Estado Henry Kissinger afirmou numa Sessão do Congresso Norte-Americano:
- "Portugal é essencial à estabilidade do Continente Africano, em geral, e em particular à estabilidade da África Austral... ". Citei.
Portugal, (os seus dirigentes da altura) tornou-se assim responsável pelo Genocídio que teve lugar entre 25 de Abril de 1974 e 11 de Novembro de 1975; Na verdade, só em Angola morreram mais de 100.000 pessoas nesse período, com o prolongamento em Timor até aos anos de 1990.
Os políticos, da altura, e os militares do MFA, destruíram assim a vida de milhares de famílias Brancas, Negras e Mestiças … Portuguesas.
Para que a Memória não se perca.
A História fará, o que os portugueses, de agora, não têm a coragem de fazer: 
- Julgará severamente estes acontecimentos, e as suas consequências.
Tudo isto foi feito SEM CONSULTA aos povos interessados pois sabiam, os políticos, da altura e os Militares, que a Vontade esmagadora dos Povos do Continente e dos Territórios Ultramarinos, era a da Continuação do Portugal Pluricontinental. 
Por isso não fizeram a Consulta, que aliás o Movimento dos Capitães, a que sucedeu o MFA, tinha Prometido fazer.
Incómodo? Sei que é muito! 
Mas a Verdade tem destas coisas.
…Melhores cumprimentos.
Miguel Mattos Chaves 
Cidadão Português - Militar que cumpriu o Serviço Militar em Angola

Suspeito de violação de idosa em prisão preventiva


O homem que assaltou e abusou sexualmente de uma idosa de 86 anos no Frade de Cima, concelho de Alpiarça, vai aguardar julgamento em prisão preventiva.
O arguido, de 28 anos, foi ouvido esta segunda-feira, 9 de janeiro, em primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Santarém, onde o juiz de instrução criminal decidiu aplicar-lhe a medida de coação mais gravosa por considerar que se verificava o perigo de continuação da atividade criminosa.
O caso ocorreu no passado sábado, dia 7, quando o indivíduo, que mora perto do local do crime, entrou em casa da vítima para a assaltar.
A mulher acabou por acordar com o barulho e, ao surpreender o ladrão, terá sido agredida física e sexualmente.
A detenção do homem foi feita pela GNR de Alpiarça logo na manhã de sábado, após a idosa e os familiares mais próximo terem feito queixa do sucedido.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

AGRADECIMENTO AO PRESIDENTE DA CÂMARA E CRITICA O COMPORTAMENTO DE UM BOMBEIRO

De: Marina Maltez

Em primeiro lugar o meu sentido agradecimento pessoal ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara Mário Pereira que em apenas um dia resolveu um assunto com uma prontidão simplesmente magnífica. 

Isto prova que em Alpiarça não se vive numa anarquia em que filhos de A ou maridos e mulheres de B consideram que os seus desejos próprios e mesquinhos podem governar uma terra e prejudicar quem trabalha honestamente, paga descontos e até contribui para a economia local. Tudo isto, por um sinal de trânsito que o Sr. bombeiro e demais colegas não concordavam que o Centro de Estudos tivesse para segurança dos alunos. Lamentamos mas a vossa vontade mesquinha e desprezível não está acima da Lei. Já agora agradecia ao Sr. Bombeiro (uma vez que não há fogos, nem cheias mas que os meus descontos até contribuem para o seu vencimento) apague as fotografias que tirou da minha viatura. Não está à venda e por lei cometeu um crime caro senhor. Talvez esteja na profissão errada e deva ir para fotógrafo! Mas entretanto e como não aprecio os seus métodos faça o favor de apagar as fotos que tem do meu carro e do meu espaço. E um pedido: eu sei que estas pessoas pouco ou nada fazem para além de tentar boicotar o meu trabalho, mas se for possível deixem-me trabalhar em paz! Eu não desço ao nível deste tipo de criatura. Um bem haja ao executivo! Ah! Sr. comandante dos Bombeiros...pode perder um membro mas ganha um fotógrafo:) E o fotógrafo em vez de implicar com onde eu estaciono pode por perto da casa dele que nem é aqui e tem por lá um serviço que lhe pode ser útil:)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

IMAGENS DO ENCONTRO CONCELHIO DA CDU

Carregue em cima das fotos para ampliar


«Fotos: CDU»

A detenção do indivíduo por abuso sexual em Alpiarça já passou a ser noticia nacional



"...A vítima, acompanhada dos seus familiares deslocou-se ao Posto da GNR, informando que durante a madrugada um indivíduo tinha-se introduzido no interior da sua residência e furtado uma mala com documentos e dinheiro. A idosa apresentava sinais de agressão na cara, pelo que ao ser questionada pelos militares disse ter sido vítima de violação, informando ainda que ao tentar repelir esta ação arranhou a cara do agressor, dando ainda informações sobre a sua identificação.
De imediato os militares deslocaram-se à residência do suspeito e constataram que o mesmo..."
Leia a noticia completa em: 
http://www.maisalgarve.pt/noticias-geral/nacionais/5879-gnr-foi-detido-individuo-por-abuso-sexual-em-alpiarca


domingo, 8 de janeiro de 2017

FUNCIONÁRIO DA CÂMARA VIVE EM CONDIÇÕES DESUMANAS NO MERCADO MUNICIPAL


Um funcionário da Câmara de Alpiarça tem pernoitado nos últimos meses no mercado municipal da vila, onde sobrevive sem as mínimas condições de salubridade ou de higiene.
O homem, de 47 anos e com problemas graves de alcoolismo, não tem sequer água quente para tomar banho, cozinha numa divisão imunda e dorme em colchões velhos rodeado de dejetos de animais.
O caso chocou um residente na vila, que conseguiu tirar fotografias ao espaço onde o funcionário reside.
alpiarcafuncionariomercadomunicipal04As imagens foram enviadas por e-mail a todos os eleitos da Câmara de Alpiarça, exigindo-lhes que “ganhem vergonha” e encontrem uma solução para este drama humano, tendo em conta o número de instituições de solidariedade social que existem no concelho.
“Há algumas semanas, o funcionário em questão pediu-nos para ficar nas instalações do mercado até arranjar uma casa para morar, depois de ter tido alguns problemas familiares. Nós aceitámos essa situação temporária, mas eu desconhecia completamente as condições em que ele está a viver”, explicou à Rede Regional o presidente da autarquia, Mário Pereira, que garante “empenhar-se pessoalmente na procura de ajuda” para o homem, que conhece desde os tempos de infância.
Os problemas de alcoolismo do funcionário, segundo o presidente do município, são bem conhecidos na autarquia, que tem “tentado ajudá-lo a superar a doença”.
alpiarcafuncionariomercadomunicipal02O homem foi acompanhado por um psicólogo do gabinete de ação social, e já fez um tratamento ao alcoolismo suportado pela Câmara, na altura em que foi transferido dos bombeiros para o mercado municipal.
O funcionário recuperou e foi novamente acolhido pela família, mas uma nova recaída no vício e uma desavença com os familiares fizeram-no pedir à autarquia para pernoitar no local de trabalho, onde tem residido há várias semanas nas condições que agora foram denunciadas.
 «Fonte: Tede Regional»


Faleceu António Tereso - o herói da fuga do Forte de Caxias, no carro blindado de Salazar


NOTA DO SECRETARIADO DO COMITÉ CENTRAL DO PCP

Faleceu António Tereso
7 Janeiro 2017

O Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português informa com mágoa e tristeza, do falecimento hoje dia 7 de Janeiro aos 89 anos, de António Tereso. Militante comunista que dedicou a sua vida à luta dos trabalhadores e do povo português pela liberdade, pela democracia, pelo socialismo.
António Tereso, começou a trabalhar aos 12 anos, ingressando mais tarde na Carris.
É como operário da Carris e na sequência da luta que em Fevereiro de 1959 foi preso e condenado a dois anos e três meses de prisão.
Na prisão de Caxias desempenha complexo e destacado papel na preparação e concretização da fuga de oito destacados dirigentes e militantes comunistas do Forte de Caxias no carro blindado de Salazar, a 4 de Dezembro de 1961.
Depois da fuga, foi forçado a ingressar na clandestinidade.
Passou depois pela Checoslováquia e por França, onde tirou o curso de torneiro mecânico e aí exerceu essa profissão até ao 25 de Abril de 1974.
Após o 25 de Abril, regressado a Portugal, desempenhou as mais diversas tarefas e responsabilidades no apoio à Direcção do Partido, até quando lhe foi possível fisicamente, antes e após a sua reintegração na Carris.
O corpo de António Tereso estará em câmara ardente na Casa Mortuária da Igreja de S.Francisco de Assis, na Av.Afonso III (ao Alto de S.João) a partir das 10 horas de dia 8 de Janeiro, domingo, saíndo o funeral às 12 horas para o Cemitério de Barcarena onde o corpo será cremado pelas 12h30.

A FUGA DE CAXIAS NO CARRO DE SALAZAR

Contada por António Gervásio (dirigente do PCP), um dos fugitivos

A 4 de Dezembro de 1961, em pleno dia – 10 da manhã –, oito destacados militantes comunistas, rompendo a forte segurança policial, fogem com êxito do Forte de Caxias num velho «Mercedes» à prova de bala, oferecido por Hitler ao ditador Salazar.

Recordamos os oito fugitivos: José Magro, Francisco Miguel, Domingos Abrantes, António Gervásio, Guilherme de Carvalho, Ilídio Esteves, Rolando Verdial (todos funcionários do Partido) e António Tereso.

Foi grande o impacto nacional desta fuga. As pessoas ficaram impressionadas: como foi possível, em pleno dia, num pátio interior do forte rodeado de taludes, GNR’s, carcereiros armados e sempre com os olhos postos nos movimentos de cada preso, chegar um automóvel e, num abrir e fechar de olhos, oitos presos desaparecerem sem os guardas terem tempo para compreender o que se estava a passar? É natural que surjam tais interrogações. Sem dúvida que jogou muito o factor surpresa e a rapidez – agir tão rápido que os guardas não tivessem tempo de pensar que se tratava de uma fuga!
Cada fuga tem a sua história. A fuga de Caxias não foi uma realização ao acaso, nem uma aventura. Ela envolve um longo trabalho colectivo (cerca de um ano), paciente, minucioso, um conhecimento profundo de variadíssimos detalhes.

(...) O elevado número de fugas não nos deve levar a pensar que as cadeias fascistas eram calabouços frágeis de onde se podia fugir facilmente. Nada disso! A Pide introduzia constantemente medidas rigorosas de segurança. Quem passou longos anos na cadeia sabe disso.

1. Preparação da fuga

Nos finais da década de 50 o Partido tinha sofrido duros golpes com a prisão de numerosos funcionários. Nessa altura, muitos deles encontravam-se no Forte de Caxias. A Pide temia os funcionários do Partido e tinha razões para isso... A polícia, com receio das fugas, tinha medo de os juntar na mesma sala. Por outro lado, procurava não dividi-los pelas salas dos outros presos para impedir o trabalho de esclarecimento e organização; para não permitir que ensinassem a ler e a escrever e estabelecessem ligações entre salas, pisos e alas, etc.

Contudo, a certa altura, a Pide decidiu distribuir os funcionários do Partido pelas salas dos outros presos. Isso veio possibilitar o reforço das ligações entre salas e pisos e dar passos na direcção da fuga. Não demorou muito que a Pide voltasse de novo a juntar os funcionários numa sala do rés-do-chão que oferecia maior segurança, o que veio facilitar a preparação, uma vez que estavam todos juntos.

Um certo dia soubemos que se encontrava na garagem da cadeia um «Mercedes» à prova de bala. Esta informação teve uma enorme importância para se perspectivar a fuga. Todos os esforços se viraram para o «Mercedes». Era necessário conhecer o estado do carro, repará-lo, arranjar combustível, fazer ensaios. Colocava-se a questão: como chegar ao «Mercedes» sem levantar o mínimo de suspeita? A organização do Partido na cadeia pôs a imaginação a trabalhar. E, como se costuma dizer, para os comunistas as dificuldades só existem para serem vencidas.

2. A história do «rachado»

No Forte de Caxias existiam alguns presos com comportamentos fracos que, a troco de visitas em comum com familiares, apanhar sol, receber comida da família, se dispunham a fazer alguns serviços da cadeia, como limpezas e outros. A esses presos, os outros chamavam-lhes «rachados» (uma coisa que não presta). Estudando esta realidade dos «rachados», a organização do Partido na cadeia avançou com a ideia de arranjar um «rachado» fingido, um quadro sério, corajoso, capaz de assumir tarefas difíceis e arriscadas.

Essa escolha foi cair no camarada Tereso, motorista da Carris, com conhecimentos mecânicos e outras capacidades. Não vamos explicar um conjunto de situações diversas. Dizer só que levou tempo a ganhá-lo para a tarefa, pois ele não aceitava a ideia de ser «rachado» mesmo a fingir. Contudo, sendo uma tarefa do Partido, acabou por aceitá-la. A Pide, desconfiada, demorou tempo a ser convencida.

Uma das tarefas do novo «rachado» era ganhar a confiança dos carcereiros. Começou por arranjar os carros da cadeia, depois os carros do director do Forte e de alguns Pides. A sua credibilidade foi crescendo e passado tempos chegou ao célebre «Mercedes». Estudou-o, foi-o reparando e sacando combustível da cadeia. Com o andar dos tempos começou a fazer experiências, pequenas manobras no pátio do forte, ensaios que foram aumentando.

3. Os passos finais

Passaram-se vários meses. Os dados estavam lançados. As andanças do «Mercedes» eram vistas como normais pela GNR. Os batentes de cimento do portão do exterior estavam devidamente estudados: não iriam resistir ao embate do «Mercedes».

A fuga tinha de realizar-se antes das 10 horas da manhã, porque depois dessa hora chegavam ao portão familiares dos presos para as visitas. Estavam asseguradas medidas para não haver pessoas atrás do portão e era rigorosamente necessário que no dia da fuga os carros da cadeia e da Pide, dentro do forte, estivessem, antes das 9 horas, todos imobilizados, avariados, para não poderem perseguir os fugitivos – medida que também foi assegurada.
Estava definido quais os oito camaradas que iriam participar na fuga. A casa da guarda (GNR) ficava no meio do túnel que dava acesso ao pátio do recreio dos funcionários presos e ao portão do exterior. Junto à casa da guarda havia um gradão de ferro. Havia comandantes que tinham o túnel fechado com o gradão durante o dia, outros tinham-no aberto. No dia da fuga o túnel estava fechado.

Algumas semanas antes da fuga a Pide inventou um estratagema na escala dos recreios no sentido dos funcionários presos nunca saberem o dia e a hora certa do recreio, tudo isto com receio de fuga! Mas, passados alguns dias, descobrimos o segredo pidesco.

Finalmente chegou o dia decisivo. A 4 de Dezembro de 1961, às nove e pouco da manhã, a Pide abre-nos a porta para o recreio. Estávamos um pouco tensos. Alguns de nós pensámos: vamos sair e já não voltaremos!

No recreio iniciámos o nosso jogo tradicional de voleibol que fazia parte de outra jogada... A GNR, nos taludes, observava-nos. No nosso meio circulavam carcereiros armados.

Poucos minutos depois vemos o «Mercedes» conduzido por Tereso subindo em marcha atrás o túnel por onde iríamos fugir. O «Mercedes» chegou até junto de nós. Começámos a «protestar», os guardas muito atentos, aproximámo-nos do carro cujas portas só estavam encostadas – tudo aparentemente sereno mas muito rápido. Ouve-se o grito da senha: GOLO! E num gesto super rápido os oito fugitivos estavam no interior do «Mercedes» que, em grande velocidade, avança pelo túnel em direcção à liberdade. A sentinela não teve sequer tempo de fechar o gradão. O «Mercedes» vai direito ao portão exterior, arranca em primeira, dá uma pancada no portão que salta em pedaços! Ouvem-se tiros de metralhadora. O «Mercedes» arranca encostado ao talude do forte. Chovem tiros e ouvem-se as balas a fazerem ricochete no carro.

Os carcereiros correm em busca dos carros da cadeia, mas, para seu azar, nenhum deles quis mexer-se, estavam todos avariados! Não podiam perseguir os comunistas fugitivos...

Cerca de 10 minutos depois, os oito fugitivos estavam em Lisboa. Cada um seguiu o seu rumo a abraçar as novas tarefas do Partido. O «Mercedes» ficou a descansar na rua Arco do Carvalhão até a Pide o ir buscar...

Nota: Os heróis também morrem... Mesmo que caiam no esquecimento...
AC
«http://alpendredalua.blogspot.com/2017/01/faleceu-antonio-tereso-o-heroi-da-fuga.html»

GNR DE ALPIARÇA DETEVE SUSPEITO DE VIOLAÇÃO DE IDOSA


A GNR de Alpiarça deteve um homem de 28 anos que é suspeito de ter abusado sexualmente de uma idosa de 86 anos, durante um assalto à sua residência, na aldeia do Frade de Cima, na madrugada deste sábado, 7 de janeiro.
A vítima começou por ser assistida no Hospital de Santarém, mas foi depois transportada ao gabinete médico-legal do Hospital de Santa Maria, onde foi submetida a exames periciais para apurar vestígios de uma eventual violação.
Um dos filhos da idosa explicou à Rede Regional que o suspeito do crime é quase vizinho e conhecido da família desde pequeno.
Há poucas semanas, “andou lá em casa a fazer uns trabalhos por conta do meu irmão. Foi aí que deve ter pensado em assaltar a casa da minha mãe, que fica ao lado”, disse o homem.
Durante a madrugada, “ele partiu um vidro da porta e entrou dentro de casa, para ver se conseguia roubar algum dinheiro ou outros valores”, contou o filho, acrescentando que a mãe, que reside sozinha, acordou com o barulho e acabou por confrontar o ladrão, dentro da residência.
Como foi reconhecido quase de imediato, o autor do crime atirou a idosa ao chão e começou a agredi-la, deixando-lhe marcas na cara e hematomas no corpo.
Quando o homem saiu, a mulher chamou de imediato os filhos, que deram o alerta à GNR de Alpiarça.
O suspeito acabou por ser detido ao final da manhã e entregue à Polícia Judiciária (PJ), que ficou encarregue da investigação do caso.
«RR»

ARTIGO DE OPINIÃO: As festividades finais de 2016 e de entrada em 2017 acabaram e já voltamos ao mesmo

Por:
Rodolfo Colhe
Presidente da Comissão da
 Juventude Socialista Alpiarcense
As festividades finais de 2016 e de entrada em 2017 acabaram e já voltamos ao mesmo. A senhora presidente do CDS com o seu estilo de oposição, entre o populismo extremo e a chico-espertice, o PSD a apanhar papéis e a deixar sair os “papões” que o seu líder tinha enterrado, Luís Filipe Menezes já anda aí por exemplo, mas candidatos a Lisboa ou ao Porto nem vê-los. Chego a questionar-me se o Dr. Pedro Passos Coelho não quer perder as eleições autárquicas para poder entregar a liderança e fugir do buraco que cavou, e já que falamos nisso, o PSD de Alpiarça também ainda não assumiu se tem candidato. Estará a decisão dependente da coligação nacional com o CDS? Está tudo tão baralhado que não tarda nada nem se conhecem os naipes das cartas, sendo que muitas vezes isso convém e até facilita algumas jogadas. Por terras Alpiarcenses, o ano acabou como começou, com muito lixo acumulado nos contentores e ao lado dos mesmos mas o dinheiro para festas e arraiais e não falta. Confesso que fico um bocado envergonhado quando amigos meus ao passarem por Alpiarça me enviam fotos dos contentores a transbordar de lixo. Quanto a festas e arraiais, aproxima-se o Carnaval e mais uma vez a CMA vai disponibilizar uma verba, na minha óptica exagerada, para a realização do evento. Ao mesmo tempo desmarca-se quase na totalidade da realização do mesmo, no fundo pagando para que outros organizem por eles, o que em certo ponto é uma atitude inteligente tendo em conta a péssima capacidade demonstrada para organizar eventos. Quanto à verba, é muito superior àquela que é disponibilizada por autarquias maiores e em melhor situação financeira assim como também retira o verdadeiro espírito de imaginação e improviso que o Carnaval deve ter. Na minha óptica, comemorações como a do Carnaval devem estar entregues a associações sem fins lucrativos criadas exclusivamente para esse fim ou novas secções dos clubes e associações já existentes (secções essas que teriam apenas a função de preparar o Carnaval) e que durante todo o ano através de actividades diversas tentam obter o fundo necessário à realização do Carnaval. Uma associação deste tipo não só daria outra vida ao Carnaval como quiçá até ajudaria a dinamizar Alpiarça, que bem precisa. Com isto não quero afirmar que a CMA não disponibilizasse uma verba a essa associação, muito menos que não disponibilizasse material que possuísse e não lhe fosse necessário ou até que usasse das suas facilidades enquanto autarquia para facilitar a aquisição de materiais. O Carnaval em Alpiarça, tal como já acontece em outras localidades, deve ter um fim solidário e existem diversas formas de o fazer, pois tanto poderia acontecer através da entrega de um bem alimentar na entrada das diferentes actividades desenvolvidas anualmente, inclusive no próprio corso carnavalesco, bem como através da aquisição de bens alimentares ou pagamento de, por exemplo, contas de farmácia caso existisse verba após a realização do evento, aliás o objectivo do evento deveria ser esse.
Mais uma vez e correndo o risco de me tornar repetitivo tenho de dizer que os exemplos devem vir de cima e neste caso devem vir de quem está no poder mas também de quem está à frente das outras forças vivas, que tendo pretensões eleitoralistas não criticam nada que possa ser bem visto por parte da população. Alpiarça necessita seriamente de voltar a ter espírito cívico e social e de deixar o “olho por olho, dente por dente” em que se vive.
P.S- Quando me preparava para dar por terminado este artigo chega a notícia da morte de Mário Soares, não sendo eu verdadeiramente desse tempo, sem dúvida que Soares é fixe, sem dúvida que é o grande líder político da história do nosso país e para mim um ídolo. Nunca o conheci mas nunca o vou esquecer.