quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Vem aí o frio. Portugal vai ser afetado por massa de ar polar


A passagem de uma frente fria vai levar à descida das temperaturas entre 3 a 7 graus Celsius até ao fim de semana
O território do continente vai ser afetado a partir de amanhã, quinta-feira, por uma superfície frontal fria, que vai fazer com que os valores da temperatura desçam, em especial da mínima, que em alguns locais ficará abaixo de zero.
A temperatura volta a descer de quinta para sexta-feira e novamente no fim de semana, segundo explicou ao DN a meteorologista Joana Sanches, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Isto porque a partir de quinta-feira Portugal continental vai ser afetado pela passagem de uma frente fria que vai levar à descida das temperaturas entre 3 a 7 graus.
Um anticiclone localizado a noroeste da Galiza vai trazer ainda mais frio, com o país a ser afetado por uma massa de ar polar, pelo menos até dia 16 (segunda-feira).
No que diz respeito às temperaturas, vai registar-se uma descida da máxima nas regiões do norte e centro entre 4 e 6 graus Celsius e na noite de quinta para sexta-feira desce a mínima entre 3 a 4 graus. Na noite de sexta-feira para sábado, a mínima volta a descer mais 2 a 3 graus.
Segundo o IPMA, a partir de sábado não está prevista nem precipitação, nem queda de neve, mas algum desconforto térmico, devido às baixas temperaturas previstas.
Para o interior norte e centro estão previstas temperaturas mínimas abaixo de zero, como por exemplo na Guarda e em Bragança (-2 graus). Em Lisboa, a temperatura mínima deverá rondar os 5 ou 6 graus.
As temperaturas vão descer gradualmente até sábado e depois a partir daí não vão ter grandes variações.
De acordo com o IPMA, esta situação em Portugal continental não tem a ver com a situação que se vive na Europa que tem estado a ser afetada por uma vaga de frio, que já causou pelo menos 60 mortes.
«DN»

Sem comentários:

Enviar um comentário