sábado, 11 de novembro de 2017

O Agrupamento de Escolas, participou num projecto inovador de promoção da Dieta Mediterrânica



Todos queremos que as nossas crianças tenham a melhor e mais saudável alimentação. É também uma das maiores preocupações dos autarcas e da Câmara Municipal de Alpiarça, com especial atenção dada às cantinas do pré-escolar e primeiro ciclo -- as que estão sob a nossa responsabilidade directa.
Por isso, os nossos técnicos na área da educação, em articulação com a entidade que fornece as refeições escolares, com os professores e educadores e com a direcção, bem como com os representantes dos pais e encarregados de educação, intervêm diariamente para que tal possa acontecer.
Nesta linha, Alpiarça, através do seu Agrupamento de Escolas, participou num projecto inovador de promoção da Dieta Mediterrânica com os agrupamentos de escolas do concelho de Santarém, com excelentes resultados, e que envolveu especialistas em diferentes áreas ligadas à alimentação.
A ementa de hoje foi "saladinha de atum com feijão-frade e batatas e sopa de couve lombarda com feijão vermelho.
Como estamos a chegar ao S. Martinho, à tarde houve castanhas assadas.
«De Mário Pereira»

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

ESTÃO DEFINIDOS OS NOVOS REPRESENTANTES DOS ÓRGÃOS POLÍTICOS DA JUVENTUDE SOCIALISTA DE ALPIARÇA JS ALPIARÇA ELEGE NOVOS ÓRGÃOS POLÍTICOS



No passado dia 4 de novembro de 2017 foram eleitos os novos representantes dos órgãos políticos da Juventude Socialista de Alpiarça: 

Rodolfo Colhe mantém-se na liderança do Secretariado Concelhio, depois de quatro anos de mandato cumpridos, tendo a presidência da Mesa da Assembleia Concelhia passado a ser assumida por Daniela Coelho, militante desde 2011. 

Para o próximo mandato, o presidente do Secretariado eleito, Rodolfo Colhe, garante: “Continuar a lutar pelas camadas mais jovens de Alpiarça, não deixando que nenhuma das forças políticas se esqueça das suas responsabilidades e reforçar a participação dos jovens na vida política e cívica do concelho são algumas das nossas principais prioridades.” 

A presidente da Mesa da Assembleia eleita, Daniela Coelho, considera que os próximos anos serão de muito trabalho e crescimento na JS de Alpiarça: “É importante chamar cada vez mais os jovens alpiarcenses à participação política ativa e focar as iniciativas desenvolvidas no concelho, nunca esquecendo a importância dos órgãos regionais e nacionais que nos apoiam. É nesse sentido que pretendemos trabalhar nos próximos anos.” 

Foram ainda eleitos David Ribeiro, Ana Avelino, Tiago Lopes e Inês Martins para o Secretariado Concelhio e Rodrigo Colhe, Pedro Neves, André Vieira e Diogo Colhe para a Mesa da Assembleia Concelhia. 

A JS Alpiarça garante assim a continuidade do bom trabalho realizado ao longo dos anos, provando o empenho em promover iniciativas para o bem comum da população jovem do concelho. 

Desporto




11 De Novembro
Sábado 
FUTEBOL
10h - Águias (Jogo Interno)
Estádio Municipal
10h30m - Águias x NS Rio Maior(Campeonato Distrital)
Complexo dos Patudos

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Apresentação do livro "Frente a Frente com quem sou" de Marianela Valverde"


Uma tarde a acompanhar um dos dias dos passeios de reformados pensionistas e idosos do concelho de Alpiarça


Uma tarde a acompanhar um dos dias dos passeios de reformados pensionistas e idosos do concelho de Alpiarça, nesta leva aos concelhos vizinhos de Salvaterra de Magos (Falcoaria Nacional e Escaroupim) e Benavente (Igreja da Misericórdia e Núcleo Museológico Rural).
Um cumprimento especial aos colegas autarcas e técnicos dos municípios que tão bem nos receberam, bem como aos técnicos da Câmara Municipal de Alpiarça e a todos os participantes alpiarcenses.

«M.P.»

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

BARRAGEM DOS PATUDOS CHEIA DE “SUJIDADE” POR FALTA DE OXIGÉNIO



O “Noticias de Alpiarça” esteve hoje na barragem com um pescador. Estivemos a ver a “sujidade verde” que está na água junto das margens.

Uma verdunização que faz com que a água esteja toda “verde” de tal forma que quando os pescadores lançam a linha à água e depois a puxam no “verde” fica uma espécie de “risco” tal é a “porcaria” que está na água.

Pior se torna quando o vento vindo do Casalinho empurra o tal “verde” para junto do paredão que dá um péssimo aspecto a quem visita o espaço.

Os pescadores apresentam várias causas para o sucedido mas sem qualquer base sólida pelo que o “Noticias de Alpiarça” pediu um parecer técnico ao Engenheiro Leonel Piscalho.

Disse-nos  que este “ fenómeno chama-se verdunização e tem a ver com a falta de oxigénio na agua por falta de alimentação, agitação e movimentação da massa liquida. As possiveis doluções seria a minimização dos elementos poluentes alguns dos quais são de facil adopção”.

Acrescentou-nos ainda que Sónia Sanfona tinha “um trunfo na manga para resolver este problema de forma relativa” mas não nos adiantou qual deixando-nos apenas com as causas.

No entanto aconselhou-nos a pedir à Gabriela Coutinho que nos facultasse uma solução porquanto esta ex-vereadora talvez seja a pessoa certa para arranjar “uma solução” nem que “seja com as vozes do além dos falecidos” que a ex-candidata do PSD “entende serem os autores e mentores da barragem.

Não deixou de nos acrescentar que só dirá a solução para acabar com este problema de verdunização se a actual vereadora do PS Sónia Sanfona o  “ entender como útil”.

A fazê-lo então no “tempo certo” Leonel Piscalho dirá como o fará. Até lá o autor da Barragem não dará  "prazer"  algum a quem o “ humilhou” e “mandou bocas”.


Contactamos Gabriela Coutinho para nos dizer a “solução” do problema mas até ao momento da publicação desta notícia não nos deu qualquer resposta.


Após publicação desta crónica, o Eng.º Leonel Piscalho, autor e projectista da Barragem dos Patudos fez-nos chegar a informação com uma das fórmulas para acabar com a verdunização  da barragem:


“Esse fenómeno pode ser combatido com agitação e filtração da água por várias forma ou por reacção quimica à custa de cloro e permanganato de potássio ou hipocloritos. No nosso caso teria de ser uma solução mista mais abrangente incluindo a limpeza das valinhas a montante até para além do Vale da Cigana, dos pesticidas agrícolas e outras formas de poluição devido á exiguidade dos caudais pluviais dos últimos anos”.


O RESTAURANTE/HOSPEDARIA EUROPA FECHOU



“O RESTAURANTE/HOSPEDARIA EUROPA FECHOU.

Inclusive a pedido da dona deixou de constar no Site do Município.
Não sei o que dizer sobre o tema, mas toda a gente se queixa que Portugal continua a pender para o litoral e o decrescimento da população é notória na maioria dos concelhos mais interiores.
«RV»”


Eu acrescentei na minha “página pessoal do Facebook:

 A antiga “Loja do Diamantino” na Rua António da Silva Barroso (Vai-Um) também fechou. Razões? Por exemplo: será culpa dos próprios empresários que se metem em negócios para os quais não estão vocacionados? Será por não atender/servirem a clientela em condições? Será por o concelho em vez de se desenvolver continua “parado no tempo”? Será porque a população em vez de aumentar está a diminuir? Cada um que faça as suas conclusões… porque eu já fiz as minhas há muito e o tempo tem vindo a dar-me razão.

Perguntou-me logo um leitor de “QUAIS AS MINHAS CONCLUSÕES” e se eu tenho algum problema em dizer “QUAIS SÃO”.

Nem mais.

Ai vai algumas das “MINHAS CONCLUSÕES”:

Os eleitos estão acomodados e pouco se preocupam com o que Alpiarça precisa. Desde que as coisas funcionem e não haja muito barulho continuaremos a viver todos no “FAZ DE CONTA” que tudo está  bem;

Qualquer pessoa que tenha “meia dúzia de cêntimos” abre um negócio. Depois não se preocupam se os empregados são gentis ou não como se o cliente tenha que aturar a má disposição dos funcionários;

Enquanto não houver aumento de população Alpiarça nunca progredirá;
Os empresários/investidores tem algum receio de investir num concelho “comunista” como se os comunistas sejam alguns papões;

A POPULAÇÃO ALPIARCENSE ESTÁ ENVELHECIDA e a GERAÇÃO DE JOVENS NÃO VÊM FUTURO algum na terra pelo que planeiam o seu futuro para outros concelhos mais desenvolvidos”;

Quando alguns eleitos (com responsabilidade) participam em manifestações ou à porta de instalações que estão em vias de encerrar as consequências são péssimas para o futuro do concelho e para atrair investidores;

As grandes empresas não investem em Alpiarça porque o próprio regulamento da Zona Industrial quase impede a instalação de grandes fábricas;

Alpiarça é uma terra altamente politizada e os empresários/investidores são alérgicos a sistemas políticos “vitalícios”;

Alpiarça só se desenvolveu com dois presidentes: Armindo Pinhão e Rosa do Céu porque os dois tinham ALGO EM COMUM:

Eram homens que sabiam trabalhar com “números”  (um é “Gestor” outro “Economista”) e sabem que tudo se consegue fazer se soubermos rentabilizar e aplicar  os números (entenda-se dinheiro).

Dificilmente “Engenheiros e Professores” tem queda para empreendedores porque mais não são que “burocratas”.  O tempo provou que assim tem sido em Alpiarça;

Os tais “POLÍTICOS ACOMODADOS” e o partido a que pertencem não gostam da grande indústria porque esta obriga à deslocação de Técnicos com formação superior que precisam de residir onde se situam os locais de trabalho (imaginariamente em Alpiarça);

Por sua vez estes, mais tarde ou mais cedo, vão querer inserir-se  na sociedade local e querem fazer parte das associações e colectividades locais para passar os seus tempos livres ou porque tem ideias diferente das vigentes e querem aplicar as suas mais modernas ou avançadas.

Ao acontecer isto os que se mantem agarrado ao sistema serão destituídos e o sistema politico quer nos governa localmente quererá tudo menos isto porque com as “ideias dos outros, que são mais avançadas, tudo vais mudar” e o “nosso partido nunca mais terá força e voz”;

Mas acima de tudo, para não estar aqui a tarde toda a escrever, o problema de Alpiarça não se desenvolver é porque tudo está POLITIZADO e dependente de uma força politica que teima em impedir o progresso e fazer-nos ver que por estas bandas do Tejo está tudo bem.


Chega.

Rombo de 110 mil euros na ARPICA de Alpiarça sem culpados

A Associação de Reformados de Alpiarça (ARPICA) arrisca-se a nunca recuperar o rombo de 110 mil euros nas contas, a avaliar pela decisão do Juízo Central Cível do Tribunal de Santarém, que absolveu a antiga chefe da secretaria à qual a instituição incutiu a responsabilidade de se apropriar do dinheiro, pedindo uma indemnização do mesmo valor. O tribunal concluiu que a associação não fez prova da culpa da funcionária, realçando que havia outras pessoas com acesso ao dinheiro. A mesma funcionária e o marido, que era tesoureiro da ARPICA, vão ainda ser julgados num processo-crime por peculato, pelos mesmos factos, no qual esta decisão pode ter efeitos abonatórios.

GNR DETÉM 2 HOMENS POR FURTO, POSSE DE ARMA E TRÁFICO DE ESTUPEFACIENTES


Um homem, de 39 anos, foi detido esta terça-feira, 7 de novembro, em Alpiarça, por militares do Destacamento Territorial de Santarém da GNR, por posse de arma ilegal e suspeita de tráfico de estupefacientes.

“No decorrer de uma investigação por posse de arma ilegal e tráfico de estupefacientes, que durava há três meses, foi efetuada uma busca domiciliária, onde foram apreendidas três armas de ar comprimido, estando uma delas transformada para utilização de munições de calibre .22, com silenciador incluído. Foram ainda apreendidas seis doses de folhas de cannabis”, explica a GNR, em comunicado, acrescentando que o detido foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.
«RR»

terça-feira, 7 de novembro de 2017

"Natal Pelas Nossas Mãos" - 2017


Três Companhias de Teatro do Ribatejo levam “As 1001 Noites” a Alpiarça


A Companhia de Teatro Poucaterra, a Chamusc-Arte e o Teatro Meia Via, em coprodução, vão apresentar "As 1001 Noites", a produção mais arrojada que alguma vez se realizou na região centro do País. Serão 16 espetáculos diferentes, de 15 em 15 dias, subordinados aos seus 296 contos.
 
A apresentação às entidades oficiais, patrocinadores e comunicação social ocorreu este sábado à noite no Pavilhão de Exposições da Alpiagra em Alpiarça, onde os 16 espetáculos irão ser apresentados até junho de 2018.
 
Carlos Petisca da Chamusc-Arte, Elsa Vieira do Teatro Meia Via e Rafael Vergamota da Companhia de Teatro Poucaterra do Entroncamento, falaram ao EOLtv poucos minutos antes da apresentação, onde explicaram as intenções deste Ciclo Cultural, que é a “formação do público e de o obrigar a sair de casa de 15 em 15 dias”, uma vez que os 16 espetáculos serão todos diferentes.
 
Esta coprodução vai também dar a conhecer alguns dos 296 contos das 1001 Noites, das quais o grande público só conhece duas ou três.
 
Os espetáculos começam às 21h30, a sala tem capacidade para 150 pessoas e o bilhete custa 5 euros com direito a chá. A estreia é já no sábado dia 11 de novembro.

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

ARTIGO DE OPINIÃO: Prevenir para não ter que remediar

Por:
Rodolfo Colhe
Presidente da Juventude Socialista
de
Alpiarça

Prevenir para não ter que remediar

A semana ficou marcada pelos incidentes num espaço de animação nocturna em Lisboa, cujo nome não digo porque não publicito estabelecimentos do tipo. Os incidentes que se registaram foram difundidos por todo o país, espero eu que com consequências não só para o espaço em si mas para aquilo que é hoje em dia uma realidade. Confesso que deixei há muito de frequentar discotecas e bares com regularidade, principalmente os primeiros, e não porque não gosto de me divertir ou de beber uns copos mas exactamente pelo contrário, porque gosto e não o consigo fazer nesses espaços. Na realidade actual, determinado tipos de espaços com determinado tipo de atitudes não só não fazem sentido como estão desactualizados, é pelo menos a minha leitura. Confesso que num mundo tão vasto e diversificado, me faz alguma confusão a ideia de ter uns gorilas à porta a escolher quem entra, não que a selecção não deva ser feita, deve até ser maior, nomeadamente, no cumprimento da lei que impede a entrada de indivíduos alcoolizados ou sob o efeito de substâncias, mas convêm que depois dentro dos espaços também não se vendam bebidas depois das pessoas já se encontrarem alcoolizadas e que, já agora as ditas substâncias ilegais não sejam vendidas dentro dos espaços. É muito importante aumentar a fiscalização e melhora-la, mas também é importante não entrar em cruzada contra os espaços de animação nocturna e nomeadamente contra os seguranças que em muitos casos são pessoas perfeitamente normais que se sujeitam a horários loucos, muitas vezes até como segundo trabalho para poderem ter uma vida melhor. Para mim, generalizar nunca será o caminho para a resolução de nenhum tipo de problema, nem isso nem as tentativas de brincadeira com a situação feitas pelo líder da Juventude Popular, mas vindo desse jovem já esperamos tudo, de mau claro.
A verdade é que este tema merece ser verdadeiramente esmiuçado de forma a percebermos como evitar que se repita, sendo também importante não deixar cair este assunto como outros que ao deixarem de ter tempo de antena deixam de ser importantes.

domingo, 5 de novembro de 2017

ALPIARÇA ORGULHA-SE DOS SEUS FILHOS: ALPIARCENSE DISTINGUIDO COM A MEDALHA “ JOVEM CIENTISTA"


Reverso da medalha simbolizando um cromossoma.


Medalha da SOCIEDADE PORTUGUESA DE BIOQUÍMICA, entregue ao JOVEM cientista Alpiarcense . Distinguido por ser o melhor JOVEM CIENTISTA dos últimos três anos. Prémio entregue em Barcelona em Outubro 2017.



ANDRE SANTOS Investigador Jovem do SPB

Prêmio reconhece trabalho em publicações de alto impacto por jovens bioquímicos portugueses
André Santos recebeu o prêmio de Investigador Jovem do SPB
Oeiras, 25.10.2017
Felicitamos André Santos, ex-alunos da ITQB NOVA, que foi premiado hoje pelo Young Investigator Award da Sociedade Portuguesa de Bioquímica (SPB) pelo trabalho desenvolvido como doutor em Inês Cardoso Pereira Lab . A cerimônia ocorreu durante o 1º Encontro Conjunto das Sociedades de Biologia Molecular e Biologia Molecular Francês-Português-Espanhol , que está ocorrendo em Barcelona.
O Prêmio Jovem Investigador da SPB visa estimular a pesquisa de qualidade feita por jovens pesquisadores em Bioquímica, promovendo e comunicando pesquisa de bioquímica em Portugal. Reconhece trabalho em publicações de alto impacto por bioquímicos portugueses com menos de 35 anos, em instituições de pesquisa portuguesas.
André Santos foi o único destinatário do prêmio, com o trabalho "A proteína trisulfeto casou a redução do sulfato dissimilatório com a conservação de energia", que foi publicado em Ciência e foi destacado em dezembro de 2015
«http://www.itqb.unl.pt/news/andre-santos-was-awarded-spb-young-investigator-award»